Cúrcuma: o que é e para que serve

Cada vez mais se fala da Cúrcuma, mas ela já é amada há milênios pela humanidade! A parte utilizada dessa planta é o rizoma, cuja cor interna é aquele tom de amarelo tão característico. E além do seu sabor, a Cúrcuma apresenta benefícios para a saúde através de suas ações antioxidantes e anti-inflamatórias. Vamos entender mais sobre essa poderosa espécie? Leia neste artigo o que é a Cúrcuma e para que serve.

 

O que é a Cúrcuma?

A Cúrcuma é uma planta que se desenvolveu no Sudeste Asiático, principalmente na Índia — e por isso é tão comum ver receitas dessa região que levam a Cúrcuma em pó ou rodelas de seu rizoma. Hoje, essa espécie é cultivada e amada em muitos outros territórios tropicais, incluindo o Brasil. O nome científico da planta é Curcuma longa, da família Zingiberaceae — que é a mesma família botânica da Colônia, do Gengibre e da Zedoária.

Cúrcuma e Açafrão: é a mesma coisa?

A resposta mais rápida é não. Mas vamos explicar melhor!

Assim como muitas outras plantas, a Cúrcuma tem mais de um nome popular e um deles é açafrão-da-terra! E muitas pessoas costumam só falar açafrão. O problema é que existe outra planta com o mesmo nome, mas a espécie é bem diferente! Trata-se do Crocus sativus, da família Iridaceae. Enquanto a parte mais utilizada da Cúrcuma é o rizoma, do Açafrão aproveita-se os estigmas da sua flor. Esse açafrão, também chamado de açafrão verdadeiro, é uma das especiarias mais caras do mundo devido ao custo da produção em relação à quantidade por quilo produzido.

Voltando a falar da Cúrcuma (ou Açafrão-da-Terra), saiba que trata-se de uma planta perene com folhas compridas. Costuma ser chamada “açafroeira” também. Quando as folhas amarelam, indicando o fim de um ciclo, e perdem-se as partes aéreas da planta, é o momento em que a colheita de seus rizomas deve ser feita. Os rizomas, por sua vez, são esbranquiçados na parte de fora e amarelados por dentro.

E o que faz a Cúrcuma ser tão amada?

Há inúmeras razões que tornam a Cúrcuma tão querida. Ao longo da história, ela foi usada para tingir lãs, tecidos e também fez (e faz!) parte de eventos culturais e religiosos, como o Festival de Bhandara em Jejuri, na Índia. Até hoje ela é usada como corante natural para diversos alimentos, como margarinas, queijos e temperos. E é claro, ela é usada largamente na culinária! O que seria do sabor do curry e de diversos pratos tão deliciosos sem a Cúrcuma?

Ao longo dos anos, a Cúrcuma também recebeu atenção especial por seus efeitos na saúde e hoje, com recursos mais sofisticados da Ciência contemporânea, os mecanismos de ação dela têm sido estudados.

Portanto, além da possibilidade de você enriquecer ainda mais a alimentação com a Cúrcuma, sua saúde pode também receber impactos desse rizoma. Mas quais impactos são esses? Será que existem malefícios? Será que faz mal para os rins e fígado? Ou será que faz mal para pressão alta? Vamos conferir com mais detalhes a seguir!

Cúrcuma: para que serve

A Cúrcuma serve como tempero para nossa alimentação, também ajudando nossa saúde com poucas evidências de reações adversas — ainda que seja necessário lembrar das condições prévias de saúde de cada um e a quantidade de Cúrcuma consumida por dia.

E se você não gosta tanto do sabor ou se não tem planos de incorporar muita Cúrcuma na alimentação, hoje existem opções confiáveis de Cúrcuma em cápsula e formas farmacêuticas para consumí-la.

As partes utilizadas da planta são os seus rizomas e seus componentes em geral são:

O princípio ativo mais estudado e famoso da Cúrcuma é a Curcumina. Mas antes de conversarmos sobre ela, vamos falar de um ponto muito importante da composição da Cúrcuma: o amido.

O que é o "Teste da Cúrcuma Pura"?

A parte que aproveitamos é seu rizoma. Além do rizoma ser uma estrutura da planta que auxilia na reprodução da planta — considerado na botânica como um tipo de caule, embora a aparência lembre uma raiz — os rizomas também servem de reserva energética da planta, geralmente contendo amido. Portanto, quando você compra a Cúrcuma in natura ou em pó, saiba que ela naturalmente contém amido.

Muitas pessoas assistem vídeos na internet alegando que é possível conferir se um tempero de Cúrcuma em pó é legítimo ou não através de um teste, que consiste em misturar uma certa quantidade de Cúrcuma com água e apurar para conferir se a mistura "engrossa" ou não. E se engrossar, isso significa que a Cúrcuma foi adulterada com adição de amido ou fubá. Mas esse teste não é confiável!

Conforme explicado, a parte que aproveitamos da Cúrcuma é o seu rizoma e ele possui amido. Qualquer Cúrcuma pura tem a possibilidade de engrossar nesse teste pela presença natural desta substância em sua composição. A maneira de conferir se o produto que você tem é puro e confiável é através de certificações e a busca por empresas que prezam pela qualidade de seus produtos.

 

Cúrcuma: para que serve

A Cúrcuma (ou Açafrão da Terra) possui diversas ações, como

 

Ela é vendida no nosso site na forma de cápsulas, pó, extrato fluido, xarope, tintura, gel, cremespray nasal.

Cúrcuma é diferente de Curcumina?

Sim, mas uma é associada à outra. A curcumina é a principal substância extraída da Cúrcuma, a mais estudada por seus efeitos terapêuticos e responsável pela coloração do rizoma. É um dos curcuminoides em sua composição.

Consumir a Cúrcuma integral traz benefícios ao corpo, mas quem tem necessidades mais específicas pode consumir o extrato de curcumina. Vale lembrar que a proporção de curcumina dentro da Cúrcuma integral pode variar de acordo com as condições de cultivo. Por isso, consumir o extrato de Curcumina é uma forma de  padronizar sua ingestão.

 

O que é a biodisponibilidade e qual é a biodisponibilidade da Curcumina?

Biodisponibilidade é um termo usado para definir a velocidade e a quantidade em que ocorre a absorção de um princípio ativo pelo nosso corpo. Quando a biodisponibilidade de algo é baixa, significa (de forma resumida) que essa substância não é tão bem absorvida naturalmente. E a biodisponibilidade da Curcumina é considerada baixa.

Mas existem métodos para melhorar isso! A Curcumina é melhor absorvida na presença de gordura (lipossolúvel), então consumi-la durante as refeições já ajuda a obter melhores benefícios.

Outro ingrediente que aumenta a absorção dos benefícios da Cúrcuma é a pimenta preta. Você pode usá-la para temperar os alimentos junto com a Cúrcuma, mas existe Cúrcuma com Pimenta Preta em cápsulas e também Curcumina com Pimenta Preta em cápsulas.

 

E quais são os usos da Cúrcuma?

Afinal, consumir Cúrcuma é bom para quê? Veja a lista a seguir:

 

Dosagem usual recomendada

Se você deseja conferir a dosagem ideal para você devido a alguma questão específica, converse com nossos fitoterapeutas sobre seu caso! Afinal, a Cúrcuma tem diversas indicações e várias formas farmacêuticas disponíveis, além de ser consumida também na alimentação. Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui. Assim, ficará mais fácil entender como tomar a Cúrcuma da melhor forma.

 

Uso tópico de Cúrcuma

A Cúrcuma também pode ser utilizada na pele. Mas antes de só jogar o pó no corpo, vamos explicar alguns pontos importantes sobre o uso dessa especiaria!

As ações cicatrizantes, antissépticas e anti-inflamatórias da Cúrcuma tornam-a muito interessante para desinflamar a pele e ajudar no processo de cicatrização da derme. Portanto, pode servir tanto no tratamento da acne, quanto no tratamento de outras questões, como ferimentos e micoses.

Mas atenção:

O ideal é buscar formulações seguras para a sua saúde! Afinal, existem fitoterápicos de uso tópico que combinam os efeitos da Cúrcuma com os benefícios de outras plantas e a melhor forma farmacêutica para você.

1. Gel de Bardana Composto (Anti-acne) — É composto por Bardana, Hamamelis, Cúrcuma, Confrei e Própolis. Diminui a oleosidade da pele, desinflama e cicatriza acnes e auxilia no fechamento de poros. (ver produto)

2. Creme de Cúrcuma, O.E. Cravo e O.E. Cedro (Anti-micótico) — É composto por Cúrcuma, Óleo Essencial de Cravo da Índia e Óleo Essencial de Cedro. As atividades antissépticas e antifúngicas tratam micoses de pele. (ver produto)

3. Creme de Babosa, Cúrcuma e Confrei (Cicatrizante) — É composto por Cúrcuma, Babosa e Confrei, indicado para tratamento de ferimentos, escaras e cortes. (ver produto)

 

É possível que você encontre informações em sites ou páginas em redes sociais sobre usar a Cúrcuma nos dentes, mas não há respaldo científico para essa indicação e ela amarela os dentes. Continue apostando na higiene bucal convencional, com pasta de dente, escovação e uso de fio dental.

Existem também muitas receitas de máscaras ou esfoliantes de Cúrcuma na internet, que são muito atraentes pelas promessas de clareamento e combate à oleosidade, foliculite... Mas vale lembrar de duas coisas:

 

Já existem cosméticos convencionais com Cúrcuma na composição, oferecendo efeitos positivos dessa especiaria com riscos reduzidos. E não se esqueça que você pode conversar com a Oficina de Ervas para acertar a melhor formulação de fitocosméticos! Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui.

Cúrcuma emagrece? Ou engorda?

A Cúrcuma, por si só, não emagrece, pois não há evidências de que ela influencie nas taxas de lipídios depositados em excesso no tecido adiposo no corpo (gordura). Existem indícios de melhora no controle de colesterol e triglicérides. São gorduras com características diferentes. A redução de colesterol e triglicérides, junto com a sensível melhora de índices glicêmicos pela Cúrcuma, pode auxiliar nos processos de emagrecimento, mas é um auxílio sensível e indireto, sendo necessárias outras ações para emagrecer.

Através de suas ações antioxidantes e anti-inflamatórias, a Cúrcuma pode auxiliar o metabolismo do corpo em metas de emagrecimento, por exemplo, melhorando a resposta física na recuperação pós-treinos ou na diminuição de dores. Muitas pessoas podem evitar atividades físicas ou até mesmo a recomendação de fisioterapia devido a dores inflamatórias. E com o corpo sem dor e uma rotina mais ativa, é mais fácil emagrecer.

Vale lembrar que emagrecer envolve déficit calórico associado a escolhas alimentares mais saudáveis, junto com uma rotina consistente de atividades físicas. Ou seja, envolve muito autocuidado e apoio!

A Cúrcuma não engorda também, a menos que você se empolgue demais nas receitas envolvendo esse tempero e deixe de lado os hábitos saudáveis. De modo geral, a Cúrcuma não é associada a ganho de peso.

Se você tem o objetivo apenas de emagrecer, existem fitoterápicos mais recomendados. Confira nosso informativo: 7 dicas de emagrecimento saudável com plantas!

 

Shot de Cúrcuma

Os shots de Cúrcuma são bem populares. De modo geral, são shots matinais consumidos em jejum; preparados com água, meio limão, alguns temperos e até própolis. Quem tem sensibilidade ao limão, costuma substituir por laranja.

E apesar de serem naturais, é necessário ter cautela com algumas promessas famosas sobre shots. Por exemplo:

1. O shot de Cúrcuma com limão emagrece?

Não. A resposta é bem semelhante ao tópico anterior: a combinação dos ingredientes do shot não são responsáveis pelo emagrecimento, pois nenhum alimento é capaz disso. Ele pode ajudar em alguns aspectos, pois tanto o limão quanto a Cúrcuma podem ajudar na parte digestiva, mas a aceleração do metabolismo não é suficiente para causar grande impacto. É possível que o shot reduza o apetite, mas ainda assim é necessário cautela na afirmação sobre emagrecimento. O que o shot pode fazer é proporcionar bem estar para que você consiga praticar exercícios com mais disposição.

2. O shot de Cúrcuma com limão aumenta a imunidade?

O sistema imunológico engloba células diferentes e a síntese de substâncias específicas para combater agentes infecciosos e corpos estranhos. A Vitamina C presente no limão ajuda na produção de leucócitos do sistema imune e a Cúrcuma, sendo antioxidante, pode auxiliar nas defesas do corpo.

Ainda assim, um shot de Cúrcuma com limão não é o único responsável pela sua imunidade. E aliás, nem todo mundo gosta ou é aconselhado a tomar. Pessoas com sensibilidade a acidez de limão ou laranja podem sofrer dores gástricas, e quem já tem a ferritina alta deve evitar o alto consumo de vitamina C, pois essa vitamina aumenta a absorção de ferro.

Além disso, com o tempo, a Cúrcuma do shot pode amarelar os dentes e a acidez do limão pode deixá-los sensíveis. Para evitar esses tipos de problema, é possível substituir o shot por um suplemento em cápsulas de Cúrcuma com Vitamina C + Própolis. Esse suplemento tem aqui na Oficina de Ervas também!

Um estilo de vida saudável — boa alimentação, atividade física, rotina de sono e ausência de vícios — auxilia muito o sistema imunológico a ficar em equilíbrio e funcionar bem, independente de você consumir ou não os shots. Vamos cuidar melhor do básico antes?

Cúrcuma age na saúde mental?

Necessita-se muita cautela para afirmar as ações da Cúrcuma e da Curcumina na saúde mental. Os estudos são limitados e de metodologia variada, portanto não é possível concluir se a Cúrcuma age diretamente na saúde mental e quais são todos os seus possíveis mecanismos de ação.

Não suspenda seu tratamento de depressão, ansiedade, TDAH ou demais questões apenas porque você tem interesse na Cúrcuma. Você pode apenas adicioná-la na sua rotina, sem fazer substituição de medicamentos.

Algumas associações são possíveis entre o potencial anti-inflamatório e antioxidante com a mente, por exemplo a melhora sensível de performance cognitiva e a memória, além do auxílio na prevenção de doenças degenerativas.

A atividade anti-inflamatória é pesquisada por supostamente auxiliar pacientes depressivos, já que inflamações são mais comuns nesse quadro. Porém, a depressão é complexa e não deve ser reduzida somente a uma condição inflamatória — nem devemos reduzir outras questões de saúde mental.

A Cúrcuma ainda vai te entregar os benefícios dela, mas há condições de saúde que precisam de cuidados e intervenções mais específicas. Relacionar a Cúrcuma com a saúde mental pode ser indicador de que os pacientes que a consomem, também mantêm outros cuidados com a saúde, como boa alimentação e atividades físicas — que aí sim têm efeitos importantes comprovados sobre a saúde mental e podem complementar os tratamentos psicológicos de quem precisa de ajuda.

 

Cúrcuma: efeitos colaterais e contraindicações

Por ser também uma opção alimentícia, a Cúrcuma é bem tolerada pelo organismo. Efeitos colaterais, quando ocorrem, variam entre irritação da mucosa gástrica, náusea e diarreia. Como qualquer outro produto natural, é importante atentar-se a recomendações de uso:

 

Cúrcuma: preço e onde comprar

Você pode comprar a Cúrcuma no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

Bibliografia

https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/acafrao-uma-nova-materia-prima-para-curativos

https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-da-saude/em-estudo-com-animais-curcuma-nao-preveniu-obesidade/

https://jornal.usp.br/ciencias/curcuma-casca-de-banana-e-carvao-ativado-sao-ineficazes-para-clareamento-dental-comprova-estudo/

https://revistapesquisa.fapesp.br/o-veneno-do-remédio/

https://revistapesquisa.fapesp.br/curcumina-fake-news-e-geoparques/

https://revistapesquisa.fapesp.br/a-corrida-para-extrair-os-beneficios-da-curcumina/

https://revistapesquisa.fapesp.br/beneficios-extrasdo-acafrao/

https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/ptr.5640

https://catracalivre.com.br/estilo/beneficios-acafrao-saude-pele-cabelo/

https://istoe.com.br/entenda-por-que-a-curcuma-pode-ser-tudo-o-que-voce-precisa-ter-uma-pele-perfeita/

https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2021/08/cientistas-brasileiros-criam-curativo-com-principio-ativo-da-curcuma.html

https://revistagalileu.globo.com/sociedade/historia/noticia/2023/07/curry-mais-antigo-do-sudeste-asiatico-e-achado-em-utensilios-de-2-mil-anos.ghtml

https://www.healthline.com/nutrition/turmeric-benefits-weight-loss

https://www.healthline.com/health/diabetes/turmeric-and-diabetes

https://viral.sapo.pt/factos/curcuma-com-pimenta-preta-ajuda-a-perder-peso/

https://blog.livup.com.br/shot-de-acafrao/

https://sciencebasedmedicine.org/turmeric-tasty-in-curry-questionable-as-medicine/

https://12ft.io/proxy?q=https%3A%2F%2Fsaude.abril.com.br%2Falimentacao%2Ftudo-sobre-shot-matinal%2F

https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/sectics/daf/pnpmf/ppnpmf/arquivos/2016/MonografiaCurcumaCPcorrigida.pdf

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Antônio Carlos de Azevedo Fereira
Muito bom ter este conhecimento eu consumo todos os dias de manhã com limão e gengibre é bom
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Antônio Ficamos felizes que nossos informativos foi importante para você. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Val
Gostei muito do informativo,pois tinha dúvidas ,grata
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Val Ficamos felizes que nossos informativos foi importante para você. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Nayra
Tomo todos os dias em jejum, com limão e pimenta preta, melhorou bastante minhas dores no joelho, vou mudar pra curcuma longa com p. Preta cápsulas pra variar..kkkk
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Nayra A Cúrcuma tem uma excelente ação anti-inflamatórios, use as cápsulas para sua comodidade. Clique no link abaixo para mais informações e adquirir a Cúrcuma com pimenta: https://www.oficinadeervas.com.br/curcuma Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Roxane Zacarias
Curcuma e açafrão eu adoro minha família sempre usou para comida e saúde pulmão artrose etc tudo devemos consumir e mais para Vitiligo e ótimo podem usar
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Roxane Realmente a Cúrcuma é muita rica e com muitos benefícios. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Sergio Pereira Borges
A onde weu poço comprar curcuma
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Sergio Você pode comprar direto do nosso site, clique no link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/curcuma Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Nadir Maria formenton
Gente eu Faso uso da cúrcuma tenho resultados maravilhoso tenho muitas dores como fibromialgia bico de papagaio erne de disco esporão de calcâneo artrite artrose agora minhas dores estão todas contratada graças a Deus e a cúrcuma eu sinto qe e muito bom pra minha cabeça esquecimento
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Nadir Realmente é um fitoterápico muito rico, ficamos felizes com seus resultados. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• JOSE RODRIGUES EVO
Gostei muito do conteúdo.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, José Ficamos muito feliz em saber que o conteúdo te agradou. Seu comentário é muito importante para nós. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• wagner marins
Boa tarde, Prezados, gostaria de compra a cúrcuma em capsulas porém não sei (tipo quantas e que horas é melhor tomar) e nem as miligramas certas de comprar. Alguém pode me orientar?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Wagner Temos as opções de dosagens e fórmulas de Cúrcuma mais potentes e menos potentes. A escolha vai depender de sua necessidade. Clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Informe sua idade, se tem algum problema de saúde e para qual finalidade desejar usar a Cúrcuma. Estamos à disposição.


• Helena Schevtschenko
Parabéns pelo artigo descrito. Bastante esclarecedor!!
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Helena Ficamos felizes que nosso informativo foi importante para você. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Celestino Luwawa
Valeu a pena ler e compreender
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Celestino Ficamos felizes que tenha gostado das informações que fornecemos. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024 Artigo Hibisco é bom para quê? Desvende os benefícios! 23 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos