Ué, existe Ginseng Brasileiro? Assim como o Ginseng brasileiro, o Ginseng Brasileiro é uma espécie diferente do tradicional Ginseng Coreano. E ainda assim, é um adaptógeno eficaz para afastar o estresse e o cansaço. Confira nesse artigo para que serve e todos seus benefícios.
O que é Fáfia?
A Fáfia é uma planta orgulhosamente sul-americana, então há quem estranhe esse outro nome popular dela: Ginseng Brasileiro. Ué! Como algo que nasceu aqui nas Américas leva "ginseng" no nome? Explicamos: assim como aconteceu com o Ginseng Siberiano, o nome não vem por uma imensa proximidade botânica ou geográfica, e sim pelas similaridades de seu uso terapêutico. Afinal, a Fáfia compartilha algumas propriedades adaptógenas semelhantes — ou seja, ajuda o corpo a se adaptar ao estresse físico e emocional.
Atualmente, o nome científico atualizado é Hebanthe erianthos, da família Amaranthaceae, mas há outros nomes científicos desatualizados que são mais famosos ou usuais, ainda mais quando a gente vai procurar para consumir: Pfaffia paniculata.
Existem outros nomes populares, como:
- Paratudo ou para-tudo
- Cenoura brasileira
- Suma
- Batata-do-mato
- Corango
- Ginseng-do-pantanal
- Picão-de-tropeiro
- Solidonia
Na região amazônica, dentro e fora das fronteiras do Brasil, povos indígenas aproveitam os benefícios da Fáfia para diversas finalidades, tanto que essa planta é considerada um tônico geral, estimulante e também afrodisíaco. Em nosso país, ela é encontrada junto ao curso dos rios, incluindo além da Amazônia: São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Goiás.
Trata-se de uma herbácea com raízes tuberosas profundas, que se assemelham à figura de um ser humano. Essa característica é muito evidente também no Ginseng Coreano, o que pode ser outro fator para as comparações das duas espécies. As folhas são opostas, macias e com uma penugem de tons amarelados. A planta também apresenta flores miúdas nas pontinhas de suas estruturas.
Agora que você sabe mais sobre o Ginseng Brasileiro ou Fáfia, agora chegou a hora de entender ainda mais detalhes desse fitoterápico incrível. Veja mais abaixo!
Fáfia: para que serve
A Fáfia é um fitoterápico natural com ação adaptógena. Isso significa que ela serve para revigorar o corpo, sendo uma opção ideal para quem sofre com cansaço, estresse, baixa imunidade ou queda de libido.
As partes utilizadas da Fáfia na Fitoterapia são suas raízes e seus compostos químicos conhecidos são:
- Fitosteróis (β-sitosterol, estigmasterol, estigmasterol-β-D-glicosídeo, sitosterol-β-glicosídeo), nortriterpenoides (ácido pfáfico, pfaffina A e B)
- Saponinas (pfaffosídeos A, B, C, D, E e F). Alantoína
- Mucilagens
- Ácido pantotênico
- Aminoácidos
- Fósforo
- Cálcio
- Ferro
- Potássio
- Vitaminas (complexo A, B, E e K)
Possui ações
- Antioxidante
- Anti-inflamatória
- Analgésica
- Imunomoduladora
- Antimicrobiana
- Adaptógena
- Hipoglicemiante
- Hipotensora
E é vendido na forma de cápsulas, tintura e pó para preparo de chá.
E quais são suas indicações de uso?
Ainda que tenha o uso tradicional como um tônico geral, a Fáfia é indicada principalmente como adaptógeno na Fitoterapia, com foco na melhora da exaustão física e mental. Confira a seguir todas as indicações da Fáfia:
- Combate fadiga (cansaço) física e mental
- Ameniza estresse (burnout)
- Melhora na capacidade mental (memória e concentração)
- Aumenta a resistência e a recuperação muscular
- Protege o sistema imune
- Prevenção de doenças cardiovasculares
- Auxílio sensível no controle de colesterol (LDL)
- Auxílio sensível no tratamento de diabetes
Alguns princípios ativos da Fáfia são indicadas como responsáveis por certas ações da planta, por exemplo as saponinas como responsáveis pelo efeito imunomodulador e anti-inflamatório. No entanto, outros aspectos não foram ainda bem elucidados pela Ciência, como seus possíveis efeitos hormonais. Há fontes que apontam a Fáfia como possível anabolizante natural, o que contraria outros dados sobre efeitos estrogênicos. Mas não descarta-se o mecanismo sinérgico de todo seu fitocomplexo.
Lembre-se: nenhum fitoterápico ou medicamento, por si só, faz milagres. Por mais que a Fáfia traga maior vitalidade, se não houver mudanças graduais na rotina, os resultados tendem a ser limitados. A exaustão é um sinal do corpo pedindo descanso, respeito aos próprios limites e novos hábitos que favoreçam o bem-estar.
Tomar um fitoterápico e continuar dormindo mal, se alimentando de forma desequilibrada, sem lazer ou atividade física... não funciona.
Fáfia é afrodisíaca mesmo?
A parte hormonal da Fáfia ainda está sendo estudada pela Ciência, então fica difícil apontar componentes responsáveis por possíveis efeitos na libido e seus respectivos mecanismos de ação. Mas os impactos na fadiga e resistência física já ajudam a explicar parte disso, pois uma vida sexual satisfatória também envolve energia. Há indícios que melhore o sistema circulatório, o que também seria bem-vindo para a libido feminina e masculina:
A melhora do fluxo de sangue para as genitálias facilita tanto a ereção do órgão sexual masculino quanto maior sensibilidade e prazer no órgão sexual feminino.
Lembramos que parte do desempenho sexual do indivíduo se dá também por fatores psicológicos, além dos biológicos. Se você busca uma vida sexual mais plena e satisfatória, confira sempre se existem aspectos psicológicos carecendo de atenção, como ansiedade, depressão e autoestima. Cuide sempre de você por completo!
Fáfia emagrece?
Não. A Fáfia não possui propriedades específicas que reduzam taxas de lipídios depositados em excesso no tecido adiposo no corpo. Não há estudos suficientes em humanos que atestem sua capacidade específica de emagrecer, nem de engordar.
O que esta planta pode fazer é ajudar na sua disposição para aderir à novos hábitos mais equilibrados, além da disposição para uma rotina mais ativa e com exercícios físicos.
Esses fatores não eliminam exatamente a gordura, mas te cercam de condições favoráveis para cuidar da saúde de forma completa.
E se o que te impede de firmar um compromisso com uma rotina saudável é a fadiga constante, aqui vai outro alerta: Confira se não existem outros aspectos da saúde, como fatores nutricionais ou hormonais, que precisam de atenção. Não se esqueça também que a exaustão exige que a gente descanse, reconheça limites e opte por novas atitudes para melhorar nosso bem-estar.
Entenda mais sobre o assunto! Leia “Exaustão, cansaço ou fadiga? O que é e o que fazer” clciando aqui.
Como fazer chá de Fáfia?
O método de preparo do chá de Fáfia em pó é a decocção, que é o método de preparo que utiliza as partes mais robustas da planta, como cascas, sementes e raízes. Para preparar, basta adicionar adicionar a erva em um recipiente com 1 xícara (250ml) de água fria, tampar, levar para ferver por aproximadamente 2 minutos e coar. Depois, basta esperar a temperatura mais agradável para tomar. Cuidado para não se queimar!
Para o chá de Fáfia, a proporção indicada é de 5g de Fáfia em pó para cada xícara.
Fáfia: efeitos colaterais e contraindicações
O Ginseng brasileiro ou Fáfia é bem tolerado pelo corpo humano e seus efeitos colaterais — se ocorrem — são reversíveis. Ele também é conhecido por não causar alta excitabilidade e agitação, o que pode acontecer com o Ginseng Coreano. Alguns de seus efeitos colaterais são cefaléia (dor de cabeça), confusão, nervosismo, hipertensão, distúrbios do sono, desconfortos gástricos, vômitos e sangramento pelo nariz. Existe mais de uma contraindicação importante para o consumo da Fáfia!
- Não recomenda-se Fáfia a gestantes e lactantes por falta de estudos que atestem um consumo seguro por estes pacientes. Então se você pensar em engravidar ou descobriu a gravidez, suspenda o uso.
- Não é recomendado para pacientes hipersensíveis ou alérgicos aos seus componentes.
- Não é recomendado para crianças e adolescentes.
- Não é recomendado para pacientes hipertensos ou pacientes que fazem uso de remédios para pressão
- Também alerta-se para interações medicamentosas entre o Ginseng e antidepressivos, imunossupressores, anticoagulantes, anti-inflamatórios não esteróides e hipoglicemiantes, medicamentos hormonais e corticóides.
Dosagem usual recomendada
Se você deseja conferir a dosagem ideal para você devido a alguma questão específica, converse com nossos fitoterapeutas sobre seu caso! Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui. Assim, ficará mais fácil entender como tomar e como usar a Fáfia da melhor forma.
Fáfia: preço e onde comprar
Você pode comprar a Fáfia no nosso site, clicando aqui.
Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.
Referências
https://pt.wikipedia.org/wiki/Hebanthe_erianthos
https://fitoterapiabrasil.com.br/planta-medicinal/pfaffia-paniculata
https://hortodidatico.ufsc.br/fafia/
https://www.oficinadeervas.com.br/arquivos/pfaffia-glomerata.pdf
https://www.scielo.br/j/hb/a/wHScJFpQW6hvRpTWMB3NQ7K/
https://revista.ufrr.br/hd/article/view/7478/3667