Creme de Cúrcuma, O.E. Cravo e O.E. Cedro (Anti-micótico)

Resumo:

AÇÃO E INDICAÇÃO: Creme indicado para tratamento de micoses de pele.  Composto de Curcuma longa, Óleo Essencial de Cravo
Ver descrição completa

Preço Especial A partir de R$ 37,00

Disponível

 

Ainda em dúvida? Clique aqui e fale com nosso fitoterapeuta

Veja para que serve Creme de Cúrcuma, O.E. Cravo e O.E. Cedro (Anti-micótico)

AÇÃO E INDICAÇÃO:

Creme indicado para tratamento de micoses de pele.  Composto de Curcuma longa, Óleo Essencial de Cravo da Índia e Óleo Essencial de Cedro. 


*Não se trata de propaganda, e sim de descrição do produto, consulte sempre um especialista. **Venda Sob prescrição de profissional habilitado, podendo este ser o nosso farmacêutico de acordo com a resolução 586/2013 do conselho de farmácia. Consulte-o. Sugestão de uso e benefícios desenvolvidos por profissional habilitado. Todo produto deste site possui dosagens dentro dos padrões usuais.

Cúrcuma

CÚRCUMA

NOME BOTÂNICO

Curcuma longa L

FAMÍLIA

Zingiberaceae.

PARTE UTILIZADA

Rizoma

HISTÓRICO

A cúrcuma (Curcuma longa L.), conhecida no mercado internacional como “Turmeric”, espécie originária do sudeste asiático, é considerada uma preciosa especiaria devido às peculiaridades de seus rizomas. Embora sua principal utilização seja como condimento, possui substâncias antioxidantes, antimicrobianas e corantes que lhe oferecem possibilidades nas áreas: cosméticas, têxtil, medicinal e alimentício. Conhecida também como açafrão, açafrão-da-terra e açafrão-da-india, seu uso é milenar na medicina tradicional da Índia (ayurvedica) e da China.

CONSTITUINTES

Os constituintes da Cúrcuma incluem três curcuminoides: curcumina (diferuloylmetano, constituinte primário e responsável por sua cor amarela vibrante), demetoxcurcumina, e bisdemetoxcurcumina, bem como óleos voláteis (tumerona, atlantona e zingiberona), açúcares, proteínas e resinas.

AÇÃO

Estudos demonstram que os curcuminóides inibem a atividade de moléculas responsáveis pela mediação da dor e da inflamação, a partir da inibição desses alvos moleculares, a Curcuma é capaz de controlar o processo inflamatório. Propriedades antioxidantes e antimicrobianas também são atribuídas à curcumina, além de outras atividades farmacológicas.

Outras propriedades medicinais da cúrcuma reconhecidas pela farmacopeia asiática são: estomáquico, estimulante, carminativa, expectorante, anti-helmíntico, anti-inflamatório e dermatológico. Oliveira & Akisue (1993) reportam o uso terapêutico da cúrcuma como tônico, aromático e estimulante de funções digestivas.

PROPRIEDADES FARMACOLÓGICAS

-Antioxidante: atua no combate aos radicais livres, neutralizando-os e impedindo sua ação destrutiva.

-Anti-inflamatória: reduz os níveis de citocinas pro-inflamatórias como IL1-β e IL-6, a expressão genica de COX-2 e a secreção de PGE2. Importante agente terapêutico no tratamento de doenças inflamatórias de intestino e pancreatites.

-Antialérgicas: inibem a biossíntese de leucotrienos através da via da lipoxigenase e diminuem a formação de prostaglandinas.

-Atividade hepatoprotetora: Diminui componentes hepáticos inflamatórios e biomarcadores de dano oxidativo.

-Prevenção de Alzheimer: eficiente na remoção do acúmulo de placas no cérebro e a melhoria do fluxo de oxigênio.

-Proteção cardiovascular: melhora a circulação do sangue atuando na prevenção de doenças cardíacas e AVC.

-Antienvelhecimento: atua na proteção da elastina e do colágeno, responsáveis pelo tônus da pele.

-Distúrbios oculares: grande potencial terapêutico em olho seco, cataratas, retinopatia diabética.

-Termogênico/Perda de peso: melhora o fluxo da bile. Regula o triglicérides fazendo com que se transformem em fonte de energia, ao invés de armazenarem como gordura corporal.

-Anticancerígena: causa apoptose em várias linhagens celulares de câncer e células tumorais e pode inibir a angiogênese.

INDICAÇÕES

É indicado em distúrbios digestivos e hepáticos (flatulência, dor abdominal, distensão, dispepsia e etc), no tratamento de artrite reumatoide e dores articulares, na síndrome metabólica, obesidade, na prevenção de doenças neurodegenerativas e do câncer.

CONTRA INDICAÇÕES

Curcuma longa é contraindicado caso o paciente tenha alergia a curcumina e açafrão. É também contraindicado para uso em pacientes que estejam fazendo uso de medicações que alterem suas características de coagulação como antiagregantes plaquetários, anticoagulantes, heparina de baixo peso molecular e agentes trombolíticos, pois, pode haver aumento no risco de casos de sangramento. É também contraindicado para pacientes com riscos de obstrução de vias biliares ou que tenham cálculos biliares, pacientes com úlceras estomacais e hiperacidez do estômago.

EFEITOS COLATERAIS

Superdosagem acima de 30g/dia pode ser neurotóxica e causar delírios e confusão mental.

USO DURANTE GESTAÇÃO / LACTAÇÃO

Não recomendado seu uso sem orientação médica

PRECAUÇÕES

Não exceda a dose diária recomendada. Este produto é um suplemento nutricional que não deve substituir uma dieta variada e equilibrada. Manter fora do alcance das crianças.

Armazenar longe de luz, calor e umidade. Como com qualquer suplemento nutricional, consulte o farmacêutico ou um profissional de saúde antes de usar caso esteja grávida, amamentando, tenha algum problema de saúde ou faça uso de algum medicamento.

INTERAÇÕES

Potencializa a ação dos anticoagulantes e pode provocar hemorragias em doses elevadas. Pode diminuir a ação de imunossupressores.

DOSAGEM / MODO DE USAR

Pó: dose de 20 a 40mg/kg/dia (Não ultrapassar a dose máxima de 30g/dia)
Extrato seco 5:1 : 100mg 3 vezes ao dia.
Tintura: 2 a 4 gotas/kg/dia
Curcumina isolada: 100 a 150mg 3 vezes ao dia.

DURAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO

Não determinado

SUPERDOSAGEM

Acima de 30g/dia

PRECAUÇÕES DE ARMAZENAMENTO

Armazenar preferencialmente em recipientes herméticos, ambiente seco e arejado, ao abrigo da luz solar.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Jurenka J.S. Anti-inflammatory properties of curcumin, a major constituent of Curcuma longa: a review of preclinical and clinical research, Alternative Medicine Review Volume 14, Number 2 2009.

Filho A.B.C, Souza R.J, Braz L.T, Tavares M, Cúrcuma: planta medicinal, condimentar e de outros usos potenciais. Cienc. Rural vol.30 n°1 Santa Maria, jan/mar 2000. 

Stankovic I, Curcumin Cheminal and Technical Assessment 61st JECFA, FAO 2004. 

Ravindran, Prasad and Aggarwal, Curcumin and Cancer Cells: How Many Ways Can Curry Kill Tumor Cells Selectively? The AAPS Journal, Vol. 11, No. 3, September 2009.

Alternative Therapies: Turmeric, Am J Health Syst Pharm. 2000;57(12) http://www.medscape.com/viewarticle/406890

Aggarwal et al: Anticancer Potential of Curcumin: Preclinical and Clinical studies, Anticancer research 23: 363-398 (2003).

Cheng AL, Hsu CH, Lin JK. - Phase I clinical trial of curcumin, a chemopreventive agent, in patients with high-risk or pre-malignant lesions. - Anticancer Res. 2001 JulAug;21(4B):2895-900.

Prucksunand C, Indrasukhsri B, Leethochawalit M, Hungspreugs K.- Phase II clinical trial on effect of the long turmeric (Curcuma longa Linn) on healing of peptic ulcer. - Southeast Asian J Trop Med Public Health. 2001 Mar;32(1):208-15.

----------------------------------------------------------------

Cúrcuma (Curcuma longa) 

Planta extremamente arraigada à cultura indiana, tanto na medicina como na culinária, sendo que este país é responsável pela produção de 90 % de toda Cúrcuma produzida no mundo.

No Brasil a Cúrcuma é chamada de açafrão, principalmente nas regiões de Minas Gerais e Goiás, mas não podemos confundir a Cúrcuma com o verdadeiro açafrão o Crocus sativus só por que os dois possuem a coloração amarelada. A Cúrcuma também é conhecida como Açafrão-da-terra, Açafrão-da-índia, e a planta como um todo é chamada de açafroeira.

O ciclo é de aproximadamente oito meses; pode variar algumas semanas dependendo da fertilidade do solo e do sistema de irrigação implantado. A planta pode atingir cerca de um metro e meio de altura, e produz folhas grandes de verde escuro intenso brilhante.

Colhem-se os rizomas quando as folhas secarem. Isto normalmente irá ocorrer no período de seca, que para a região do centro-oeste e sudeste ocorre nos meses de junho a agosto. Se por acaso não colher os rizomas eles irão brotar quando iniciarem as chuvas e o período quente. Este ciclo irá se repetir indefinidamente.

Antigamente, os bandeirantes saíam à procura de pedras preciosas pelos rincões brasileiros, e para demarcar as regiões já garimpadas eles plantavam alguns rizomas de Cúrcuma, e com isso esta planta se difundiu por várias regiões.

Esta é uma planta que realmente dá gosto de trabalhar, pois é empregada para uma infinidade de doenças. E a cada dia aparecem novas descobertas.

De forma bastante sucinta podemos dizer que esta planta possui uma ação anti-séptica fantástica. É empregada no tratamento de feridas, úlceras de decúbito, machucados e ferimentos em geral devido à sua ação antiinflamatória e cicatrizante. É usada como antimicótico, em inflamações de articulações, no controle do colesterol estimulando a produção e eliminação da bile. Está sendo muito usada para o tratamento de alguns tipos de câncer; possui ação anti-viral, sendo empregada como coadjuvante no tratamento da AIDS. Possui ação antioxidante, auxiliando no combate a radicais livres. No uso externo consegue apresentar uma ação parecida com os corticóides, sendo empregada no tratamento da psoríase, e demais doenças na pele, retirando inclusive a sensação de coceira.

A cúrcuma carrega no ocidente um peso muito grande de ser o condimento barato que substituiu o verdadeiro açafrão. Devido ao seu alto preço no mercado internacional, o açafrão acabou sendo substituído em alguns pratos da culinária européia pela Cúrcuma. Mas a Cúrcuma possui características totalmente diferenciadas, tanto no aroma, sabor, qualidades farmacológicas e até mesmo na capacidade de colorir de amarelo. Possui sabor e aroma intenso, levemente picante e característico, lembrando um pouco o aroma de terra. É parte constituinte do curry, e é muito empregado na indústria de alimentos, principalmente como corante natural, como por exemplo, nas margarinas, queijos e temperos.

No Brasil é muito usada na região de Minas e Goiás, principalmente no famoso frango com açafrão, e no arroz com açafrão. No preparo destes pratos é só adicionar uma colher de chá ou um pouco mais na hora de refogar o arroz ou o frango. Em uma panela doure uma cebola grande e alguns dentes de alho amassado em um pouco de azeite. Adicione o açafrão e o arroz. Cuidado com o açafrão, pois uma quantidade a mais pode deixar o seu prato amargo. Logo após uma leve refogada adicione a água e deixe cozinhar normalmente. Um simples arroz vai ficar com um sabor e um aroma delicioso, e você pode enriquecer cozinhando gergelim juntamente com o arroz.

Passe a comer diariamente o arroz dourado, que é indicado principalmente para as mulheres que estejam no período da menopausa e que possuam dores pelo corpo, principalmente as provocadas por osteoporose. Existem alguns relatos sobre a Cúrcuma agir como um repositório hormonal, e com sua ação antiinflamatória é o alimento perfeito para o dia-a-dia.

Ademar Menezes Junior

Curcuma

AÇÃO E INDICAÇÃO: Creme indicado para tratamento de micoses de pele.  Composto de Curcuma longa, Óleo Essencial de Cravo Pague em até 6 x s/juros, Aproveite!

MICOSE  MICOSE DE PELE  Creme anti micotico  Micose  Micose de pele  Curcuma  Oleo essencial de cravo  Oleo essencial de cedro  Antimicotico 

Deixe sua avaliação

Os resultados e indicações referentes ao uso desse produto foram avaliados e comprovados pelo fabricante deste insumo farmacêutico (Informe Cientifico do fornecedor).

Não garantimos os resultados descritos, estes variam de pessoa para pessoa dependendo de diversos fatores como alimentação, prática de exercícios físicos, presença de outras patologias, bem como, o uso correto do produto conforme descrito na posologia.

- Produto adjuvante e suplemento alimentar. A prática de atividade física regular e bons hábitos alimentares são imprescindíveis para manutenção da saúde;

- A(s) imagen(s) que indica(m) o(s) produto(s) é (são) meramente ilustrativa(s), sem nenhuma alusão técnica e/ou científica;

- De acordo com as normas da Anvisa, todo produto deve ser manipulado de acordo com o pedido do comprador, portanto será manipulado após o recebimento e aprovação do nosso farmacêutico;

- Trata-se de descrição do produto e não propaganda. Somos uma Farmácia de manipulação. Portanto, os produtos naturais anunciados neste site serão produzidos sob encomenda;

- Não faça uso de medicamentos ou produtos sem orientação de um profissional médico ou farmacêutico;

Aproveite as formas de comunicação do nosso site e saiba mais detalhes com nossa equipe farmacêutica:

Por e-mail: farmacia@oficinadeervas.com.br
Telefone: (16) 2133-4455
WhatsApp: (16) 2133-4455

- Se persistirem os sintomas, o médico ou farmacêutico deverá ser consultado;
- Evite a automedicação. O medicamento mesmo livre de obrigação de prescrição médica merece cuidado.
- As indicações postas não se tratam de propaganda, e sim de descrição do produto;
- Consulte sempre um especialista;
- As indicações dos produtos são baseadas no conhecimento científico do profissional farmacêutico e nos laudos de aquisição dos produtos junto aos fornecedores autorizados pela Anvisa.

Os medicamentos sob prescrição só serão dispensados mediante apresentação de prescrição de profissional habilitado ou cópia digital;

1- Mantenha todo e qualquer medicamento ou produtos para adultos longe do alcance de crianças;
2- Manter esse produto longe de fontes de umidade, calor, luz ou eletromagnéticas. Temperatura de melhor conservação: 15 a 30º C;
3- Não partir ou mastigar esse produto;
4- Tomar sempre com quantidades generosas de líquido;
5- Mantenha seus exames médicos em dia. A ação de fitoterápicos orais pode ser alterada em portadores de problemas de tireoide, síndrome metabólica, obesidade mórbida entre outros.
6- Exercite-se regularmente e alimente-se com bom senso. Isso garante a manutenção de sua saúde a longo prazo;
7- Não use nenhum produto com o prazo de validade vencido;
8- Mulheres grávidas ou amamentando e crianças devem consultar médico ou farmacêutico antes de utilizar este produto;
9- Os fitoterápicos, de maneira geral, possuem efeitos terapêuticos mais suaves, o que pode explicar a redução dos efeitos colaterais. Porém, alguns efeitos colaterais não descritos na literatura podem ocorrer;
10- Pessoas com hipersensibilidade às substâncias contidas na formulação não devem ingerir o produto;
11- Em caso de hipersensibilidade, recomenda- se interromper o uso e consultar o médico.

ATENÇÃO:

É permitida às farmácias e drogarias a entrega de medicamentos por via postal desde que atendidas as condições sanitárias que assegurem a integridade e a qualidade dos produtos, conforme legislação vigente.

O estabelecimento farmacêutico deve assegurar ao usuário o direito à informação e orientação quanto ao uso de medicamentos solicitados por meio remoto.

RDC 44 de 17 de agosto de 2009

A dispensação de plantas medicinais é privativa das farmácias e ervanarias, observados o acondicionamento adequado e a classificação botânica e adequada orientação de profissional da saúde.

As embalagens não podem ter alegações terapêuticas.

(Lei 5991/73)

Mais Procurados