2021-10-06

7 dicas de emagrecimento saudável com plantas

É comum as pessoas fazerem planos de emagrecer entre o final do ano e o começo do próximo, muitas vezes apelando para dietas muito restritivas e, na realidade, nada saudáveis.

E, enquanto temos de um lado os dados da Abeso que indicam que 40% da população brasileira é obesa, do outro lado muitos brasileiros tentam emagrecer e não conseguem. Por que? E como ter uma vida mais saudável?

Neste informativo vamos falar sobre emagrecimento saudável, dicas e como as plantas medicinais podem ajudar.

Se quiser já saber quais plantas medicinais podem te ajudar, clique aqui!

Mulher com comida saudavel e exercicios

Alimentação começando na infância

A apresentação de alimentos logo nos primeiros anos de idade pode impactar nossas preferências nos anos seguintes, moldando nossos hábitos e estimulando - ou não, dependendo do alimento - para nosso desenvolvimento e saúde.

Atualmente, o desmame precoce e a introdução de alimentos ultraprocessados na infância contribuem para uma nutrição inadequada e, conforme o indivíduo vai crescendo, se a família não tem tempo para escolher e preparar refeições mais saudáveis, a criança pode:

  • Ter deficiências de minerais e vitaminas;
  • Desenvolver dificuldade em se adaptar à novos sabores e texturas de alimentos;
  • Desenvolver sobrepeso;

 

A OMS incentiva que governos criem diretrizes de orientação alimentar para seu respectivo país e, inclusive, existem guias alimentares para crianças de até 2 anos e guias alimentares para a população brasileira em geral.

  • 80% dos brasileiros em 12 regiões metropolitanas buscam uma alimentação saudável;
  • Mas 52% dos entrevistados relatam que comida saudável é “sem graça”, segundo pesquisa da FIESP.

 

A reeducação alimentar pode ser complicada tanto para crianças quanto adultos, mas com calma é possível se alimentar corretamente e abrir o paladar para novos sabores.

Alimentacao infantil saudavel

Rotina e alimentação na vida adulta

Se na infância o indivíduo pode ser refém da rotina da família e por consequência, não ser estimulado à uma alimentação variada e saudável, na vida adulta isso também acontece por causa de:

  • Longas jornadas de trabalho;
  • Maior tempo de deslocamento entre trabalho e casa;
  • Facilidade de comer outras comidas na rua;
  • Preço mais baixo de salgados e outras opções menos saudáveis.

 

São inúmeros fatores que facilitam a fuga para um estilo de vida nada saudável. E é aí que encontramos 40% da população com obesidade, conforme a pesquisa citada da Abeso.

Mas não precisa ser assim! Como já está incorporado no nosso vocabulário, “fazer o arroz e feijão” é o básico. Essa combinação tipicamente brasileira é rica em fibras, faz parte do grupo de alimentos minimamente processados pela indústria e são fontes de benefícios nutricionais como:

  • Ferro
  • Vitaminas do complexo B
  • Proteína
  • E também induzem a sensação de saciedade!

 

Quando associados com vegetais e carnes (ou outras opções veganas), o arroz e o feijão oferecem uma excelente combinação para nossa saúde e energia.

Focar na reeducação alimentar não é apenas uma das chaves para o emagrecimento, como também agrega mais saúde e longevidade para seu corpo. Busque alimentos menos processados e organize sua rotina para preparar refeições ao longo da semana, fugindo do consumo de outras opções menos saudáveis.

Prato de comida saudavel brasileira

Influência de estigmas sociais no emagrecimento

Em uma definição super simplificada, a obesidade ocorre quando o consumo calórico é superior ao gasto energético do indivíduo, ocasionando o acúmulo de gordura no corpo. No entanto, existem muitas outras questões envolvidas, como:

 

Mais do que isso, a pessoa obesa infelizmente sofre preconceitos na sociedade, sendo taxada como preguiçosa, gulosa, sem disciplina - sendo que muitas vezes pessoas magras não são plenamente sadias. O corpo obeso sofre uma patologização incessante no nosso mundo, sem que essa mesma sociedade - de maneira geral - ofereça acolhimento, compreensão e condições para as pessoas cultivarem mais hábitos saudáveis.

Então, além do estresse que pode ter influenciado o ganho de peso, o indivíduo sofre com bullying, isolamento social e humilhações dentro da família, do emprego e também na mídia.

Isso tudo acaba piorando a situação psicológica de quem precisa de ajuda para mudar o estilo de vida. É preciso menos humilhação e mais motivação com apoio positivo.

Personal trainer da motivacao para exercicios

Como quebrar o ciclo

A obesidade então é multifatorial, está associada a doenças como hipertensão e diabetes e, além de ser influenciada por questões psicoemocionais, sofre também de estigmas sociais. E o que podemos fazer?

Primeiro, devemos entender que não existem atalhos, receitas e nem resultados milagrosos para emagrecer em pouco tempo. Adotar um estilo de vida mais saudável é um compromisso a longo prazo e que podemos fazer gradualmente para não desanimar ou interromper o processo. Demora um pouco e pode ser um progresso não-linear. Lembre-se de:

  • Cultivar a autoestima
  • Cercar-se de apoio é fundamental para manter a saúde mental e física
  • Manter a alimentação mais saudável
  • Escapar do sedentarismo
  • Buscar profissionais como nutricionistas, nutrólogos e demais especialistas - incluindo psicólogos - é uma excelente saída, pois cada corpo é único

 

Entenda também que a maior parte das fotos que a gente vê na mídia e em redes sociais são editadas! Traçar expectativas reais é fundamental para não cairmos em outras armadilhas, como transtornos alimentares e excesso de atividades físicas.

Mulher correndo fazendo exercicios

Dicas para emagrecer de forma saudável

Assim como as dietas podem variar um pouco de acordo com preferências pessoais, rotinas e condições físicas e financeiras, as atividades físicas também vão seguir a mesma tendência.

É importante ressaltar que, ao procurar uma atividade física, você não está punindo o seu corpo por comer; você está se exercitando para manter o corpo ativo e saudável. O pensamento punitivista atrapalha o prazer pela atividade física, que na realidade só nos oferece benefícios. Aqui vão algumas dicas:

  • 1 - Busque uma atividade física que te agrade e se encaixe na sua rotina;
  • 2- Ao optar por uma academia, se possível, faça vínculos de amizade com outras pessoas, pois isso pode te motivar ainda mais!
  • 3 - Se a sua preferência é treinar sozinho, que tal escolher músicas para acompanhar? Faça uma playlist com suas canções preferidas!
  • 4 - Danças são formas divertidas de manter o corpo ativo;
  • 5 - Se você tem filhos, por que não brincar com eles? Jogar bola, vôlei ou até peteca;
  • 6 - Curta o momento de montar seu cardápio e fazer compras do mercado;
  • 7 - Ioga e meditação são práticas que contribuem para o físico e o mental;

Casal comprando comida saudavel

Como emagrecer com a ajuda da fitoterapia

Existem plantas que podem nos ajudar a emagrecer de forma saudável, sendo associadas a nossa nova rotina. Confira a lista preparada pela Oficina de Ervas - basta clicar acima de cada opção para ser direcionado à página do item no site:

 

Plantas laxativas

Certas ervas regularizam o funcionamento do intestino com sua ação laxativa, como:

 

Plantas termogênicas e para gordura localizada

Para acelerar o metabolismo e ajudar a queimar gordura localizada no nosso corpo, outras plantas podem te ajudar:

No uso externo, também para gordura localizada, temos o Gel Crioterápico de Ginkgo (ver produto), que ajuda a esquentar o local, queimando a gordura da parte aplicada.

 

Plantas inibidoras de apetite e estimulantes de sensação de saciedade

Para reduzir a fome fora de hora, você pode contar com inibidores de apetite:

 

Plantas calmantes (para fome compulsiva)

Se a fome for compulsiva, associada com estresse, ansiedade e até depressão, existem opções que nos ajudam a controlar esses sintomas:

 

Plantas diuréticas

A retenção de líquidos e o inchaço podem interferir no nosso peso e bem estar. Para combatê-los, ervas diuréticas nos auxiliam na eliminação de água:

 

Plantas digestivas

Plantas digestivas também são aliadas no emagrecimento, principalmente se nossa digestão estiver um pouco mais demorada. Elas fortalecem o fígado, promovendo o bem-estar após refeições e melhorando o processamento de gorduras:

 

Esperamos que tenha gostado do informativo. Com o verão chegando e a pandemia caminhando para seu fim, muitas pessoas buscam pelo emagrecimento, portanto, ressaltamos que existe sim uma forma de emagrecer de forma saudável e consistente!

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

Casal feliz com comida saudavel

Bibliografia

http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira.pdf

http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/guia_da_crianca_2019.pdf

https://saudebrasil.saude.gov.br/ter-peso-saudavel/obesidade-e-desnutricao-nem-tudo-e-o-que-parece

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-ter-peso-saudavel/noticias/por-que-prevenir-e-cuidar-da-obesidade

https://www.clinicajobst.com.br/a-importancia-do-equilibrio-para-o-emagrecimento-saudavel

https://cdbh.com.br/atuacao/emagrecimento/

http://blogdasegurancaalimentar.volkdobrasil.com.br/mercado-de-alimentacao-saudavel/

https://www.oswaldocruz.com/site/noticias-de-saude/noticias-de-saude/alem-de-saudavel-comer-arroz-e-feijao-todos-os-dias-ajuda-a-emagrecer

https://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-alimentar-melhor/comidas-que-dao-match-arroz-e-feijao

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