Alcachofra

Preço Especial A partir de R$ 40,00

Disponível

Resumo:

Alcachofra possui ação protetora do fígado. Auxilia nos regimes de emagrecimento e no controle do colesterol e triglicérides. Pague em até 6 x s/juros, Aproveite!
Ver descrição completa

 

Ainda em dúvida? Clique aqui e fale com nosso fitoterapeuta

Veja para que serve Alcachofra

Alcachofra (Cynara scolymus)

AÇÃO E INDICAÇÃO:

Possui ação protetora do fígado. Auxilia nos regimes de emagrecimento e no controle do colesterol e triglicérides. Sua ação desintoxicante auxilia em casos de ingestão de bebidas alcoólicas e melhora a digestão. Preventivo da aterosclerose. Diminui a predisposição à formação de calculose biliar. 

FORMAS UTILIZADAS:

- Cápsula (extrato seco da planta);

- Tintura (líquido a 20%);

- Extrato Fluido (líquido a 100%);

- Chá (rasura).


*Não se trata de propaganda, e sim de descrição do produto, consulte sempre um especialista. **Venda Sob prescrição de profissional habilitado, podendo este ser o nosso farmacêutico de acordo com a resolução 586/2013 do conselho de farmácia. Consulte-o. Sugestão de uso e benefícios desenvolvidos por profissional habilitado. Todo produto deste site possui dosagens dentro dos padrões usuais.

Alcachofra: para que serve e como tomar

Você já provou a Alcachofra? Essa planta pode ser consumida de diversas formas, como assada, frita, refogada e muito mais. Mas não é necessário sofrer de amores pelo sabor da Alcachofra para aproveitar seus inúmeros benefícios para saúde! Os fitoterápicos feitos com essa planta ajudam o fígado, colesterol e até em regimes de emagrecimento. Confira neste artigo para que serve a Alcachofra e como tomar.

 

O que é a Alcachofra?

Conhecer novos sabores é sempre interessante, ainda mais com ingredientes naturais que podem fazer muito bem para nossa saúde! A flor da Alcachofra é um exemplo de como podemos tornar nossas refeições variadas, deliciosas e saudáveis. Ainda assim, não é todo mundo que se acostuma com o toque levemente amargo desta planta ou que se dispõe a prepará-la — ainda mais levando em consideração a dificuldade de encontrá-la nos supermercados e o preço. Quem gosta muito dela opta por comprá-la em conserva, que é mais fácil de achar.

Essa planta cresce em regiões de clima temperado a frio. Pode alcançar até 2 metros com caule forte e folhas grandes, de coloração verde prateada ou acinzentada. Já o botão da flor possui tamanho variável — embora maior que flores comuns — e tem cor roxa, muita característica.

Alcachofra o que e

Sua origem é na região Mediterrânea, já no Brasil é cultivada em algumas áreas do estado de São Paulo, no Paraná e na Serra Gaúcha. E não se engane: o uso dessa planta não é nada recente, pois há evidências do consumo de variedades da Alcachofra ainda na Antiguidade Clássica, justamente no Mediterrâneo.

Por ter se espalhado por vários países, ela recebeu diversos nomes de acordo com o idioma. O nome popular em português da Alcachofra vem do árabe andalusino al-kharshūf, o que dá a dica sobre a importância deste alimento na cultura árabe, junto com a Berinjela. Já o nome científico desta espécie é Cynara scolymus, da família Asteraceae.

As promessas à saúde pelo consumo desta planta são muitas: baixa pressão, baixa triglicérides, baixa colesterol, diminui a gordura no fígado... Mas será que é tudo isso mesmo? E como fazer para aproveitar esses benefícios?

Vamos conferir mais detalhes abaixo!

 

Alcachofra: para que serve

É muito comum ouvir que Alcachofra faz bem para o fígado, para pressão alta, colesterol e obesidade. Uau, é muita qualidade em uma só planta! E veremos a seguir os componentes e ações que explicam mais a sua atuação no organismo.

As partes utilizadas são suas folhas e talos, e seus componentes em geral são:

  • Taninos
  • Flavonóides
  • Sesquiterpenos
  • Vitaminas (A, B1, B2, C)
  • Mucilagens
  • Pectina
  • Sais minerais
  • Ácido cafeico
  • Cinarina

Alcachofra para que serve

A Alcachofra possui ações:

  • Digestiva/ Antidispéptica
  • Laxativa (leve)
  • Diurética (leve)
  • Hepatoprotetora (protetora do fígado)
  • Depurativa
  • Colagoga (estimulante da contração da vesícula biliar, levando bile para intestino)
  • Colerética (estimulante de produção de bile no fígado)

 

A Alcachofra é vendida na forma de cápsulas, extrato fluido, tintura e folhas para chá. Se você tem dúvidas de onde encontrar a melhor opção de fitoterápico para você, não se preocupe! A Oficina de Ervas tem várias versões para você escolher.

 

E quais são as indicações de uso da Alcachofra?

A Alcachofra costuma ser utilizada para diversos problemas, como:

  • Melhora no controle de colesterol e triglicérides
  • Prevenção de aterosclerose
  • Estimulante da ação e da regeneração do fígado

 

A quantidade de polifenóis antioxidantes da Alcachofra explica em parte o combate à aterosclerose e a hipercolesterolemia. Considerando a relação entre o estresse oxidativo e problemas cardiovasculares — por exemplo, a aterosclerose — nota-se que as atividades antioxidantes da Alcachofra beneficiam nosso organismo na prevenção de tais condições cardiovasculares. A redução de riscos pode ser explicada pela inibição de oxidação de lipoproteínas do sangue, evitando a formação de placas de gordura, e a redução indireta da biossíntese de colesterol.

A cinarina, por sua vez, é uma das protagonistas pela atividade hepática, estimulando tanto a produção de bile quanto a contração da vesícula biliar.

Alcachofra beneficios e como tomar

É necessário maior aprofundamento de pesquisas científicas para determinar os mecanismos de ação da Alcachofra, portanto até o momento é possível dizer que ela auxiliará no controle de colesterol e triglicérides, nos cuidados com o fígado e com dietas de emagrecimento, trazendo benefícios de forma sistêmica para o seu corpo com a ação antioxidante.

Não descarta-se o mecanismo sinérgico de seus componentes. Futuros estudos são muito bem-vindos para desvendar com maior especificidade o funcionamento da planta em nosso organismo!

 

Dosagem usual recomendada

A dosagem usual depende do quadro da sua saúde — que tipo de condição você está buscando tratar — e a forma que você prefere consumir a Alcachofra. Afinal, esta planta é muito versátil e permite diferentes usos, por exemplo em cápsulas ou tintura. Converse com nossos fitoterapeutas sobre seu caso e não deixe a sua saúde de lado! Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui. Assim, ficará mais fácil entender como tomar a Alcachofra da melhor forma.

 

Alcachofra emagrece ou engorda?

A Alcachofra, por si só, não possui propriedades específicas que reduzam taxas de lipídios depositados em excesso no tecido adiposo no corpo, apenas melhora o controle de colesterol e triglicérides. São gorduras com características diferentes.

Mas essa planta pode auxiliar os regimes de emagrecimento através de sua atividade digestiva, melhora das funções hepáticas e com leve ação diurética, por consequência, facilitando o funcionamento do intestino. Assim, a Alcachofra pode melhorar a evacuação e a manutenção de peso. No entanto, ela não é capaz de emagrecer o corpo sem uma rotina saudável.

Portanto, recomendamos sempre uma rotina saudável e lembramos que existem plantas mais específicas para quem deseja emagrecer. Você pode conferir mais informações e dicas de ervas indicadas para emagrecimento no nosso informativo também: É só clicar aqui para conferir 7 Dicas de Emagrecimento Saudável com Plantas.

Alcachofra emagrece ou engorda

Alcachofra: efeitos colaterais e contraindicações

Por ser também uma opção alimentícia, a Alcachofra é bem tolerada pelo organismo. Efeitos colaterais, quando ocorrem, variam entre náusea, vômito, mal-estar e leve urticária. Existem outros lembretes importantes para o consumo de Alcachofra:

  • Não recomenda-se a Alcachofra à gestantes ou lactantes por falta de estudos que atestem um consumo seguro por estes pacientes. É possível a redução de secreção láctea.
  • Não é recomendado para crianças e para pacientes hipersensíveis ou alérgicos aos seus componentes.
  • Pacientes com histórico de obstrução biliar e pacientes propensos à fermentação intestinal devem evitar o consumo de Alcachofra.
  • Pacientes que fazem uso de diuréticos para pressão arterial ou cardiopatia devem buscar orientação de profissionais da saúde antes de consumir a Alcachofra.

 

Alcachofra: preço e onde comprar

Você pode comprar a Alcachofra no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

Alcachofra preco e onde comprar

Bibliografia

ARTICHOKE. In: Wikipedia: a enciclopédia livre. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Artichoke>.Acesso em: 26 set. 2022.

BOTSARIS, A S; Alves, L. F. Cynara scolymus L. (Alcachofra). Revista Fitos, Rio de Janeiro v. 3 n. 02, p. 51-63, jun. 2007. Disponível em: <https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/74>. Acesso em: 26 set. 2022.

RIBEIRO, Kamily; MORAES, Francine Campolim. O uso da Alcachofra (Cynara scolymus L.) na hipercolesterolemia. Revista Científica Eletrônica de Ciências Aplicadas da FAIT. n. 2. Maio, 2020. Disponível em:<http://fait.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/CzSxNCiio8Ut2Ru_2020-9-1-19-52-28.pdf>. Acesso em: 26 set. 2022.

SILVA, Danielle da COsta; CERCHIARO, Giselle; HONÓRIO, Káthia M. Relações patofisiológicas entre estresse oxidativo e arteriosclerose. Quim. Nova, Vol. 34, No. 2, 300-305, Outubro, 2010. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/qn/a/dWb4TmJfqGrckNx5NgmpSnb/?format=html&lang=pt>. Acesso em: 26 set. 2022.

WRIGHT, Clifford A. The Heart of the Syrian Artichoke. Saveur, 1997. Disponível em <https://www.saveur.com/hearts-syria> Acesso em: 26 set. 2022.

Alcachofra possui ação protetora do fígado. Auxilia nos regimes de emagrecimento e no controle do colesterol e triglicérides. Pague em até 6 x s/juros, Aproveite!

Figado  Emagrecimento  Colesterol  Ma digestão  Aterosclerose  Calculo biliar  Detox  Alcachofra  Scolymus  Ação protetora do fígado  Figado  Digestão  Triglicérides  Regime de emagrecimento  Ressaca  Regime de  Emagrecimento  Polifenois  Calculose biliar 

Deixe sua avaliação

Os resultados e indicações referentes ao uso desse produto foram avaliados e comprovados pelo fabricante deste insumo farmacêutico (Informe Cientifico do fornecedor).

Não garantimos os resultados descritos, estes variam de pessoa para pessoa dependendo de diversos fatores como alimentação, prática de exercícios físicos, presença de outras patologias, bem como, o uso correto do produto conforme descrito na posologia.

- Produto adjuvante e suplemento alimentar. A prática de atividade física regular e bons hábitos alimentares são imprescindíveis para manutenção da saúde;

- A(s) imagen(s) que indica(m) o(s) produto(s) é (são) meramente ilustrativa(s), sem nenhuma alusão técnica e/ou científica;

- De acordo com as normas da Anvisa, todo produto deve ser manipulado de acordo com o pedido do comprador, portanto será manipulado após o recebimento e aprovação do nosso farmacêutico;

- Trata-se de descrição do produto e não propaganda. Somos uma Farmácia de manipulação. Portanto, os produtos naturais anunciados neste site serão produzidos sob encomenda;

- Não faça uso de medicamentos ou produtos sem orientação de um profissional médico ou farmacêutico;

Aproveite as formas de comunicação do nosso site e saiba mais detalhes com nossa equipe farmacêutica:

Por e-mail: farmacia@oficinadeervas.com.br
Telefone: (16) 2133-4455
WhatsApp: (16) 98234-0111

- Se persistirem os sintomas, o médico ou farmacêutico deverá ser consultado;
- Evite a automedicação. O medicamento mesmo livre de obrigação de prescrição médica merece cuidado.
- As indicações postas não se tratam de propaganda, e sim de descrição do produto;
- Consulte sempre um especialista;
- As indicações dos produtos são baseadas no conhecimento científico do profissional farmacêutico e nos laudos de aquisição dos produtos junto aos fornecedores autorizados pela Anvisa.

Os medicamentos sob prescrição só serão dispensados mediante apresentação de prescrição de profissional habilitado ou cópia digital;

1- Mantenha todo e qualquer medicamento ou produtos para adultos longe do alcance de crianças;
2- Manter esse produto longe de fontes de umidade, calor, luz ou eletromagnéticas. Temperatura de melhor conservação: 15 a 30º C;
3- Não partir ou mastigar esse produto;
4- Tomar sempre com quantidades generosas de líquido;
5- Mantenha seus exames médicos em dia. A ação de fitoterápicos orais pode ser alterada em portadores de problemas de tireoide, síndrome metabólica, obesidade mórbida entre outros.
6- Exercite-se regularmente e alimente-se com bom senso. Isso garante a manutenção de sua saúde a longo prazo;
7- Não use nenhum produto com o prazo de validade vencido;
8- Mulheres grávidas ou amamentando e crianças devem consultar médico ou farmacêutico antes de utilizar este produto;
9- Os fitoterápicos, de maneira geral, possuem efeitos terapêuticos mais suaves, o que pode explicar a redução dos efeitos colaterais. Porém, alguns efeitos colaterais não descritos na literatura podem ocorrer;
10- Pessoas com hipersensibilidade às substâncias contidas na formulação não devem ingerir o produto;
11- Em caso de hipersensibilidade, recomenda- se interromper o uso e consultar o médico.

ATENÇÃO:

É permitida às farmácias e drogarias a entrega de medicamentos por via postal desde que atendidas as condições sanitárias que assegurem a integridade e a qualidade dos produtos, conforme legislação vigente.

O estabelecimento farmacêutico deve assegurar ao usuário o direito à informação e orientação quanto ao uso de medicamentos solicitados por meio remoto.

RDC 44 de 17 de agosto de 2009

A dispensação de plantas medicinais é privativa das farmácias e ervanarias, observados o acondicionamento adequado e a classificação botânica e adequada orientação de profissional da saúde.

As embalagens não podem ter alegações terapêuticas.

(Lei 5991/73)

Mais Procurados