Melão de São Caetano

Preço Especial A partir de R$ 7,00

Disponível

Resumo:

Melão de São Caetano é coadjuvante no tratamento de obesidade (emagrecimento). Veja artigos sobre o Melão de São Caetano aqui. Pague em até 6 x s/juros, Aproveite!
Ver descrição completa

 

Veja para que serve Melão de São Caetano

Melão de São Caetano ( Momordica charanthia)

AÇÃO E INDICAÇÃO:

Antidiabético, coadjuvante no tratamento de obesidade (emagrecimento), aumenta a tolerância à glicose e sua assimilação direta. Diminui colesterol e triglicerídeos. Dermatoses em geral, furunculoses de repetição. Cardiotônico suave, diurético, anti-inflamatória, digestivo, vermífugo, laxativo, febrífugo, antitumoral e antiviral.

Evitar o uso na gravidez e lactação; pode ser abortiva e teratogênica. Contra-indicado nas diarreias agudas e crônicas. Toxicidade relativa, evitando-se doses mais elevadas ou tempo prolongado. Evitar o uso em pessoas com hipoglicemia.

FORMAS UTILIZADAS:

- Cápsula (pó das folhas);

- Tintura (líquido a 20%).

Melão de São Caetano: saiba para que serve e como tomar

O melão de São Caetano é conhecido por diversos nomes populares, como erva de São Caetano, fruta de cobra, erva das lavadeiras, erva de São Vicente, pepino amargo, momórdica e melãozinho. Em inglês é chamado de Bitter melon, em japonês é Nigagori e em chinês se chama Ku Gua.

O nome científico do melão de São Caetano é Momordica charanthia e ele faz parte da família das cucurbitáceas. O nome latin Momordica significa “mordida” e se refere às bordas das folhas que parecem ter sido mordidas.

Melao de sao caetano fruto folha e flor

É uma trepadeira de cheiro desagradável que possui flores amareladas e folhas palmatífidas. O melão de São Caetano em si (fruto) é oblongo, parecendo um pepino pequeno, que é verde quando imaturo e fica amarelo alaranjado quando amadurece. Ele abre-se em válvulas espinhosas, possuindo uma carnosidade mole em seu interior, que torna-se amarelo avermelhada quando madura.

O melão de São Caetano é uma planta daninha originária da África tropical e partes da Ásia, como o leste da Índia e sul da China. No Brasil, ocorre em todas as regiões, por sua alta capacidade de se adaptar ao ambiente, sendo encontrado em pomares, cafezais, hortas, terrenos baldios, cercas e alambrados. É utilizado na medicina caseira tanto aqui quanto em outros países por onde se espalhou.

Veja abaixo para que serve o melão de São Caetano, os benefícios do chá de folhas (emagrece?) e como tomar.

 

Melão de São Caetano é comestível?

Todas as partes da planta são comestíveis, mas a parte mais consumida é o fruto quando está verde, que é preparado por várias culturas de diversas formas, como refogado, frito, recheado, em picles, conservado em salmoura ou até fresco em fatias. A planta inteira tem um sabor amargo muito forte e apenas a polpa da fruta fica doce quando amadurece.

Melao de sao caetano e comestivel

Benefícios do Melão de São Caetano. Para que serve afinal?

O melão de São Caetano é uma planta muito rica em nutrientes, principalmente vitamina C. Os frutos verdes são ricos em ferro, cálcio, fósforo e vitaminas. A planta tem se destacado por seu uso na medicina popular e pelo histórico de compostos com atividade biológica, principalmente esteroides, alcaloides, catequinas e saponinas.

Veja abaixo outros princípios ativos do melão de São Caetano e suas localizações:

  • Folhas: Momordopicrina, momordicinas I, II e III, ácido momórdico, ácidos graxos, cera vegetal, clorofila e várias resinas;
  • Frutos verdes: Saponinas e momordicosídeos;
  • Frutos maduros: Aminoácidos, esteróides, p-insulina, glucosídeos e carotenóides;
  • Sementes: Aminoácidos, proteínas, alfa-tricosantina, ribonuclease e momordicosídeos A, B, C, D e E.

 

Por conta desses ativos, o melão de São Caetano pode ajudar no tratamento de doenças variadas, como:

  • Diabetes;
  • Diarreias simples ou hemorrágicas;
  • Obstipação intestinal (prisão de ventre);
  • Cólicas abdominais (gases);
  • Má digestão;
  • Úlcera;
  • Vermes;
  • Inflamações do fígado;
  • Reumatismo;
  • Leucorreia;
  • Fluxo menstrual irregular;
  • Febre;
  • Tumores;
  • Leucemia;
  • Colesterol alto (aumenta a secreção biliar);
  • Triglicérides alto;
  • Pressão alta;
  • Doenças autoimunes;
  • Tosse com catarro;
  • Infeções bacterianas e virais.

 

A infusão das folhas do melão de São Caetano pode ser usada externamente também, trazendo benefícios para ajudar no tratamento de:

  • Eczemas;
  • Ferimentos;
  • Furúnculos;
  • Hemorroidas;
  • Lesões e problemas de pele;
  • Queimaduras;
  • Micose;
  • Pediculose (piolhos).

Cha de melao de sao caetano

Como o Melão de São Caetano ajuda na Diabetes?

O controle de diabetes é a ação mais conhecida do melão de São Caetano, por conta de vários tipos de ativos que contribuem de formas diferentes para regular o açúcar no sangue.

Dois desses ativos, a charantina e o polipeptídeo-p (ou insulina-p), têm a estrutura molecular muito parecida com a da insulina, agindo no corpo como uma insulina vegetal. Dessa forma, os ativos “enganam” os receptores das células, permitindo a entrada da glicose nelas para serem metabolizadas.

A planta possui um ativo chamado sitosterol, que ajuda o corpo a consumir a glicose ingerida através da comida e evita que o corpo jogue para o sangue a "glicose" armazenada no fígado, diminuindo o açúcar no sangue.

O melão de São Caetano também:

  • Estimula as células do pâncreas a produzirem mais insulina e se multiplicarem;
  • Aumenta a quantidade e sensibilidade dos receptores de insulina nas células;
  • Diminui a absorção de glicose no intestino;
  • Resiste aos hormônios que aumentam a taxa de glicose.

 

Melão de São Caetano emagrece?

O melão de São Caetano pode ajudar em quadros de obesidade, mas devido às funções depurativa, digestiva e de controle de diabetes e triglicérides. O emagrecimento pode vir como consequência dessas ações terapêuticas, no entanto, não é uma planta indicada especificamente para esse fim. Quem não for obeso e quiser tomar o melão de São Caetano para emagrecer, dificilmente vai conseguir bons resultados.

 

Melão de São Caetano cura câncer?

Há estudos sendo feitos em diversos tipos de câncer e os resultados têm sido satisfatórios, mas não é um remédio definitivo para o câncer. Ele pode ser usado como auxiliar no tratamento da doença e, principalmente, para a prevenção. O melão de São Caetano tem compostos antioxidantes, anti-inflamatórios e antitumorais que diminuem as chances do seu corpo desenvolver câncer.

 

Como tomar Melão de São Caetano: fruto, chá de folhas, tintura ou cápsulas?

A forma mais comum de ingerir o melão de São Caetano é comer o fruto, mas também tem como tomar na forma de tintura (garrafada) ou fazer o chá na forma de infusão. O chá de folhas e talos é feito na proporção de 10g por litro de água.

Quem não aguentar o sabor forte e amargo do melão de São Caetano em si (fruto), pode tomar as cápsulas também. A dose diária do pó nas cápsulas fica entre 20 a 40mg/kg/dia, dividida em 3 tomadas diárias.

Depois de 3 meses de tratamento, é necessário fazer uma pausa de 2 semanas para evitar os efeitos colaterais.

melao de sao caetano em capsulas

Quais os efeitos colaterais que o Melão de São Caetano pode apresentar?

O melão de São Caetano é uma planta ótima, mas há algumas contraindicações e cuidados que devem ser tomados durante seu uso.

O uso interno é contraindicado para:

  • Grávidas - pois possui ação teratogênica, ou seja, pode causar aborto ou má formação no embrião;
  • Mulheres e homens que estão tentando ter filhos - pois ela diminui a fertilidade de ambos;
  • Mulheres que estão amamentando (lactantes);
  • Crianças de até 10 anos.

 

A planta pode causar hipoglicemia em pessoas que não tem diabetes e em diabéticos que tomam insulina, por isso, é preciso ter cuidado para não ingerir o melão de São Caetano quando estiver com fome ou perto da hora de aplicar a insulina.

Diabéticos que vão fazer exames precisam dar uma pausa no uso da planta, pois o melão de São Caetano pode interferir nos testes laboratoriais do sangue-glicosúria e causar falso-negativo em exames que usem fitas oxidantes-reagentes e reagentes de Benedict;

É bom evitar o uso contínuo do melão de São Caetano por mais de 3 meses, pois ele pode prejudicar a flora bacteriana fisiológica, levando ao crescimento de certas leveduras oportunistas, como a cândida.

As sementes do melão de São Caetano têm uma toxicidade maior que o resto da planta, por isso é melhor evitar ingeri-las.

 

Onde comprar Melão de São Caetano?

As frutas você pode encontrar em alguns mercados e feiras, mas a disponibilidade varia com o costume da região de consumir a planta.

A tintura e as cápsulas de melão de São Caetano você pode comprar no nosso site mesmo, clicando aqui.

pe de melao de sao caetano

Melão de São Caetano é coadjuvante no tratamento de obesidade (emagrecimento). Veja artigos sobre o Melão de São Caetano aqui. Pague em até 6 x s/juros, Aproveite!

Diabete  Emagrece  Obesidade  Colesterol  Melão de são caetano  Momordica charanthia  Cucumis africanus  Cucumis  Momordica  Erva de lavadeira  Erva de são caetano  Erva de são vicente  Fruto de cobra  Fruto de negro  Melãozinho  Pepino amargo  Bitter melon  Ku Gua  Colesterol  Diabetes  Anti-tumoral  Antitumoral 

Deixe sua avaliação

Avaliações de clientes reais

Os resultados e indicações referentes ao uso desse produto foram avaliados e comprovados pelo fabricante deste insumo farmacêutico (Informe Cientifico do fornecedor).

Não garantimos os resultados descritos, estes variam de pessoa para pessoa dependendo de diversos fatores como alimentação, prática de exercícios físicos, presença de outras patologias, bem como, o uso correto do produto conforme descrito na posologia.

- Produto adjuvante e suplemento alimentar. A prática de atividade física regular e bons hábitos alimentares são imprescindíveis para manutenção da saúde;

- A(s) imagen(s) que indica(m) o(s) produto(s) é (são) meramente ilustrativa(s), sem nenhuma alusão técnica e/ou científica;

- De acordo com as normas da Anvisa, todo produto deve ser manipulado de acordo com o pedido do comprador, portanto será manipulado após o recebimento e aprovação do nosso farmacêutico;

- Trata-se de descrição do produto e não propaganda. Somos uma Farmácia de manipulação. Portanto, os produtos naturais anunciados neste site serão produzidos sob encomenda;

- Não faça uso de medicamentos ou produtos sem orientação de um profissional médico ou farmacêutico;

Aproveite as formas de comunicação do nosso site e saiba mais detalhes com nossa equipe farmacêutica:

Por e-mail: farmacia@oficinadeervas.com.br
Telefone: (16) 2133-4455
WhatsApp: (16) 99159-9056

- Se persistirem os sintomas, o médico ou farmacêutico deverá ser consultado;
- Evite a automedicação. O medicamento mesmo livre de obrigação de prescrição médica merece cuidado.
- As indicações postas não se tratam de propaganda, e sim de descrição do produto;
- Consulte sempre um especialista;
- As indicações dos produtos são baseadas no conhecimento científico do profissional farmacêutico e nos laudos de aquisição dos produtos junto aos fornecedores autorizados pela Anvisa.

Os medicamentos sob prescrição só serão dispensados mediante apresentação de prescrição de profissional habilitado ou cópia digital;

1- Mantenha todo e qualquer medicamento ou produtos para adultos longe do alcance de crianças;
2- Manter esse produto longe de fontes de umidade, calor, luz ou eletromagnéticas. Temperatura de melhor conservação: 15 a 30º C;
3- Não partir ou mastigar esse produto;
4- Tomar sempre com quantidades generosas de líquido;
5- Mantenha seus exames médicos em dia. A ação de fitoterápicos orais pode ser alterada em portadores de problemas de tireoide, síndrome metabólica, obesidade mórbida entre outros.
6- Exercite-se regularmente e alimente-se com bom senso. Isso garante a manutenção de sua saúde a longo prazo;
7- Não use nenhum produto com o prazo de validade vencido;
8- Mulheres grávidas ou amamentando e crianças devem consultar médico ou farmacêutico antes de utilizar este produto;
9- Os fitoterápicos, de maneira geral, possuem efeitos terapêuticos mais suaves, o que pode explicar a redução dos efeitos colaterais. Porém, alguns efeitos colaterais não descritos na literatura podem ocorrer;
10- Pessoas com hipersensibilidade às substâncias contidas na formulação não devem ingerir o produto;
11- Em caso de hipersensibilidade, recomenda- se interromper o uso e consultar o médico.

ATENÇÃO:

É permitida às farmácias e drogarias a entrega de medicamentos por via postal desde que atendidas as condições sanitárias que assegurem a integridade e a qualidade dos produtos, conforme legislação vigente.

O estabelecimento farmacêutico deve assegurar ao usuário o direito à informação e orientação quanto ao uso de medicamentos solicitados por meio remoto.

RDC 44 de 17 de agosto de 2009

A dispensação de plantas medicinais é privativa das farmácias e ervanarias, observados o acondicionamento adequado e a classificação botânica e adequada orientação de profissional da saúde.

As embalagens não podem ter alegações terapêuticas.

(Lei 5991/73)

Mais Procurados