Sabia que o Melão de São Caetano pode ajudar no diabetes?
Hoje nós iremos explicar o que é diabetes, quais são os tipos e sintomas, como é o tratamento e de que forma o melão de São Caetano é usado para auxiliar no tratamento da doença.
Clique aqui e vá direto a explicação do Melão de São Caetano.
Mas, antes de chegar lá, é importante conhecer as estatísticas do diabetes no Brasil, com dados do Ministério da Saúde (2016):
- O diabetes cresceu 61,8% entre os anos de 2006 e 2016;
- Mais de 14 milhões de brasileiros têm diabetes;
- Isso é praticamente 8,9% da nossa população;
- 9,9% das mulheres e 7,8% dos homens têm diabetes;
- Metade dos diabéticos não sabem que têm a doença.
O que é diabetes?
O diabetes (ou diabetes mellitus) é uma doença caracterizada pela diminuição da ação ou produção de insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas que ajuda o corpo a absorver a glicose (açúcar) do sangue.
As moléculas de insulina se encaixam nos receptores das células e fazem elas consumirem o açúcar presente no sangue, gerando energia. Por isso, o diabetes causa um desequilíbrio no corpo que traz consequências gravíssimas à saúde.
Tipos de diabetes
Você sabia que existem dois tipos de diabetes mellitus? Confira quais são:
Diabetes tipo 1
É uma doença autoimune, ou seja, o próprio corpo ataca uma parte do organismo que ele acha prejudicial mas que é normal, como se estivesse se defendendo dele mesmo.
Esse tipo de diabetes aparece entre a infância e adolescência e faz com que o pâncreas produza pouca ou nenhuma insulina, sendo necessário tomar doses de insulina todo dia para manter o nível de glicose do sangue sob controle.
Diabetes tipo 2
É a mais comum e tem ligação com fatores hereditários, aparecendo em pessoas com mais de 40 anos, sedentárias, acima do peso ou com maus hábitos alimentares. Neste caso, a insulina é produzida normalmente, mas o organismo não consegue mais absorver a glicose porque os tecidos do corpo criam resistência, então o açúcar no sangue fica alto. Esse tipo também pode ocorrer em jovens, principalmente os que têm hábitos insalubres, mas é mais difícil.
Sintomas do diabetes
No começo do diabetes os sintomas são inexistentes ou muito pequenos, por isso é difícil perceber logo e a doença pode se arrastar sem diagnóstico e sem tratamento por anos.
Isso pode aumentar as chances de desenvolvimento das complicações causadas pelo diabetes, como doenças nos rins, retina (olho), sistema nervoso e sistema cardiovascular.
Quando os sintomas aparecem, geralmente são:
- Sede em excesso;
- Aumento da vontade de urinar;
- Perda de peso não intencional;
- Má circulação;
- Cansaço;
- Pressão alta;
- Problemas cardíacos (colesterol e triglicerídeos elevados);
- Visão embaçada;
- Tontura;
- Formigamento no corpo;
- Doenças renais;
- Dificuldade de cicatrização (principalmente em membros inferiores);
- Infecções.
Como descobrir o diabetes
Para descobrir se você tem diabetes, basta fazer um exame de sangue que mede a glicemia. O diagnóstico vai ser confirmado se ela estiver acima de 126mg/dL.
Como é o tratamento de diabetes
Nos dois tipos de diabetes é necessário o acompanhamento médico e a primeira coisa a se fazer é mudar o estilo de vida para manter hábitos mais saudáveis, com exercícios físicos frequentes e uma alimentação balanceada.
A partir daí, é possível começar a regular ou diminuir a ingestão de açúcar e carboidratos simples (pão e massas com farinha de trigo branca). Para quem é fumante, é muito importante parar de fumar.
- No diabetes tipo 1, o tratamento é feito também com reposição diária da insulina.
- No diabetes tipo 2, o tratamento vai além do controle do açúcar no sangue, pois geralmente o paciente tem outras doenças associadas, como pressão e colesterol altos.
O que é o melão de São Caetano
O melão de São Caetano (Momordica charanthia) é uma trepadeira daninha da família das cucurbitáceas e originária da África e da Ásia. Ela aparece em todas as regiões do Brasil, em lugares como cafezais, pomares, terrenos baldios, hortas e cercas.
Ele é conhecido também como melãozinho, momórdica, erva de São Caetano, pepino amargo, bitter melon (inglês) e nigagori (japonês).
Suas folhas são palmatífidas, suas flores são amarelas e seu fruto parece um pepino, que fica amarelo quando amadurece. Esses frutos são bem amargos e são consumidos em diversas partes do mundo, sendo refogados, recheados, fritos, em salmoura, cru e em conserva.
Melão de São Caetano para diabetes
O uso do melão de São Caetano para diabetes já é muito conhecido e várias pesquisas foram feitas para comprovar sua ação e descobrir como ela funciona. Isso acontece pois o melão de São Caetano possui dois ativos conhecidos como insulina vegetal:
- Charantina;
- Polipeptídeo-p (ou insulina-p).
Esses ativos têm a estrutura molecular parecida com a estrutura da insulina e conseguem "enganar" os receptores de insulina das células, fazendo com que elas consumam o açúcar. Outras funções do melão de São Caetano no diabetes são:
- Evitar que o fígado jogue o açúcar armazenado (glicogênio) para o sangue;
- Aumentar a sensibilidade à insulina nos receptores das células;
- Estimular o pâncreas a produzir mais insulina;
- Aumentar a multiplicação das células produtoras de insulina no pâncreas;
- Diminuir a absorção de açúcar no intestino;
- Resistir aos hormônios que aumentam a taxa de glicose.
Como tomar melão de São Caetano
Há diversas formas de tomar o melão de São Caetano. Você pode:
- Cozinhar e comer o fruto diariamente;
- Tomar o chá da folha, sendo 10g para cada litro de água quente;
- Tomar na forma de tintura (garrafada);
- Tomar na forma de cápsulas para não sentir o gosto amargo, sendo de 20 a 40mg/kg/dia, dividido pelo dia em 3 vezes.
Cuidados e contraindicações do melão de São Caetano
O melão de São Caetano é contraindicado para:
- Crianças de até 10 anos;
- Grávidas;
- Lactantes (mulheres que estão amamentando);
- Homens e mulheres que estão tentando ter filhos.
Outras precauções:
- É necessário fazer uma pausa de 2 semanas a cada 3 meses de tratamento para evitar efeitos colaterais;
- Pessoas que não têm diabetes e pessoas dependentes de insulina precisam tomar cuidado para não ingerir o melão de São Caetano quando estiverem com muita fome ou quando estiver perto do horário de aplicar insulina, pois ele pode causar hipoglicemia;
- Diabéticos precisam fazer uma pausa no uso da planta antes de fazer exames de diabetes, pois ela pode interferir nos resultados;
- É bom evitar ingerir as sementes, pois elas têm uma toxicidade maior que o resto da planta.
Onde comprar o melão de São Caetano
Dependendo da região, você encontra o fruto em feiras e mercados, pois em alguns lugares do Brasil é comum comer ele no cotidiano. O chá, a tintura e as cápsulas você pode comprar no nosso site, clicando aqui.
E aí, achou interessante?
Se tiver mais dúvidas, fale com um fitoterapeuta clicando aqui.
Será um prazer te ajudar!
⇒ Oficina de Ervas: Olá Aldenora. Sim, ele é indicado para vários problemas de saúde, e a ação antitumoral é uma delas. Qualquer dúvida, estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Oi Lindinalva. Que plantas você usou e que apresentaram essa interação com o corticoide? Entre em contato com nosso fitoterapeuta para que possamos tirar todas as dúvidas. Informe que medicamentos você toma, se a glicemia ainda está alterada, qual a sua idade. Nosso contato é pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Marco.Ficamos muito felizes com seu relato, realmente o medicamento auxilia no tratamento, mas mudar os hábitos aumenta as chances de obter bons resultados. Estamos a disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Mafalda. Quanta informação importante você nos trouxe. Cada dia aprendemos mais um pouco. Muito obrigada por compartilhar suas experiências. Estamos sempre à disposição. Abraços.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Sandra. Se você é pré diabética mas consegue controlar com alimentação e atividade física, não precisa tomar nada. Faça acompanhamento com frequência da sua glicemia. Caso comece a alterar, pois é uma tendência com a idade, tem outras plantas como a Pata de Vaca, Jambolão e Gimena. Estamos à disposição para qualquer dúvida.
⇒ Oficina de Ervas: Claudia, bom dia. Ficamos imensamente gratos por ter pessoas como você que nos ajuda a ter mais informações para ajudar o nosso semelhante. Ficamos a disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Lúcio. O diabetes tipo 2 deve ser controlado principalmente pela alimentação e exercícios físicos, mas temos relatos de cliente que controlam com o uso de melão de são Caetano, Pata de Vaca, Gimena, Pau tenente ou jambolão. Alguns fazer rodízio entre algumas dessas plantas, pois o organismo pode acostumar com o ativo da planta. Cada caso é diferente, pois depende dessas variáveis que citei. Caso queira conversar com nossos fitoterapeutas, entre em contato pelo email e informe sua idade, se tma algum medicamento, se tem algum problema de saúde, se controla a alimentação e faz exercícios, qual a sua taxa glicêmica. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Oi Rosilene. É melhor fazer o uso das folhas. Pode preparar o chá e tomar nas refeições. Só não faça uso contínuo. Dê uma pausa de 10 dias a cada 2 meses de uso. Qualquer dúvida, entre em contato conosco. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Maria. Ficamos muito felizes com seu comentário. Se precisar entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá João Carlos. A planta Gimena auxilia no controle da glicemia e pode tirar a vontade de comer doce. Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas, através do e-mail: farmacia@oficinadeervas.com.br . Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Oi Marcelo. Geralmente se toma a cápsula de 300mg. Pode tomar 3 a 4 cápsulas ao dia. Qualquer dúvida, entre em contato conosco.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Job. Se a sua glicemia ainda está alta, mesmo tomando medicamentos, você pode tomar a cápsula de Melão de São Caetano 300mg antes do café, almoço e jantar. Entre no link para a compra. https://www.oficinadeervas.com.br/melao-de-sao-caetano. Qualquer dúvida, estamos à disposição.