Aquileia ou Mil-folhas: para que serve e benefícios
A Aquileia tem mais de um nome popular e mais de uma indicação medicinal! Usada desde a Antiguidade, essa erva tem potencial anti-inflamatório e auxilia desde distúrbios digestivos até afecções respiratórias. Neste artigo, você vai entender os benefícios e para que serve a Aquileia!
O que é Aquileia ou Mil-folhas?
A Aquileia também é chamada de Mil-folhas — e tem também inúmeros outros nomes populares! Também pode ser chamada de milefólio, mil-em-rama, mil-folhadas, erva-dos-soldados, erva-dos-militares, pronto-alívio, levante, erva-carpinteira, erva de São João… Essa planta vem das regiões temperadas do Hemisfério Norte, aparecendo não apenas na Europa, como também na Ásia e na América do Norte. Foi introduzida na Nova Zelândia e Austrália, além de ser cultivada no sul do Brasil também, no Paraná.
O nome científico dela é Achillea millefolium, da família botânica Asteraceae, da qual também fazem parte a Camomila, a Losna, o Tanacetum…
E só de conferir o nome científico, já dá para perceber a inspiração de diversos de seus nomes populares! Muitos desses nomes também carregam contextos bem curiosos sobre essa espécie, por exemplo o nome “Aquileia”. Não te lembra algum outro nome famoso?
Isso mesmo, vem de “Aquiles”.
É dito que esse guerreiro da Ilíada, a epopéia de Homero, tratou seus soldados feridos com essa planta, que eventualmente foi nomeada Aquileia também. O nome “erva-dos-soldados” e “erva-dos-militares” também é uma alusão ao uso tradicional por tropas, enquanto “erva-carpinteira” e “erva de São João” vêm de inspirações cristãs, de histórias (não canônicas) de Jesus curando João, seu pai carpinteiro.
Mil-folhas vem da inspiração de seu nome científico, millefolium, que faz uma referência às suas características botânicas: além de florescer em diminutas e diversas flores, as folhas da Aquileia são bem pequeninas e numerosas. Daí, ficou fácil de apelidar de “mil-folhas” e também consolidar essa característica em seu nome científico. Além do panorama europeu, a Aquileia também foi usada na medicina tradicional por povos originários da América do Norte, por exemplo os indígenas das Grandes Planícies, os Diné e os Miwok.
A Aquileia é conhecida há tanto tempo e em lugares tão diferentes, que existe evidência arqueológica de um sepultamento neandertal de 60 mil anos no Iraque, na Caverna de Xanidar, onde diversas ervas — incluindo a Aquileia — jaziam com os restos mortais.
É uma planta muito bonita, servindo para fins ornamentais. E como toda planta, além de seus benefícios medicinais, vale a pena ressaltar seu papel no meio ambiente: serve para atrair polinizadores como mariposas, besouros, vespas, abelhas... E certas aves, como o estorninho, usam a Aquileia para forrar ninhos. Combate também a erosão do solo e pode ser usada como uma planta positiva para atrair os polinizadores citados para outras plantações, enquanto repele outros tipos de insetos considerados pragas.
Agora que você sabe mais sobre a Aquileia, vamos conferir seu uso fitoterápico!
Aquileia: para que serve
A Aquileia é uma erva com ampla distribuição no Hemisfério Norte, portanto ela possui diversos usos medicinais distintos, com muitas culturas diferentes favorecendo certas indicações ou outras. Em geral, o uso medicinal mais consolidado é para aliviar desconfortos abdominais (cólicas e dispepsias), afecções respiratórias, inflamações e feridas.
As partes utilizadas na fitoterapia são as folhas e flores. Em geral, seus componentes são:
- Ácido isovalérico
- Ácido salicílico
- Asparagina
- Esteróis
- Flavonóides
Possui ações
- Anti-inflamatórias
- Cicatrizantes
- Antioxidantes
- Gastroprotetoras
- Hemostáticas
- Antiespasmódicas
- Antipirética
- Vasodilatadoras
- Hipotensivas
- Diuréticas
E quais são suas indicações de uso?
Mesmo sendo uma erva de aparência tão simples, a Aquileia tem mais de uma indicação de uso!
- Alívio de distúrbios digestivos — dispepsias (má digestão), flatulências (gases).
- Auxílio à questões menstruais — possível regulação de ciclo menstrual, alívio de cólicas.
- Combate a sintomas gripais — alívio de sintomas de afecções respiratórias como gripes, resfriados, febres, inflamação na garganta.
- Ameniza inflamações e dores inflamatórias.
- Adjuvante no tratamento de distúrbios circulatórios leves, como má circulação
- Recuperação de feridas e cortes superficiais
As propriedades anti-inflamatórias da composição auxiliam na redução de dores inflamatórias gastrointestinais, como cólicas intestinais. Mas não descarta-se o mecanismo sinérgico de todo seu fitocomplexo.
É possível fazer chá de Aquileia?
Nos países em que esta planta é nativa no Hemisfério Norte, o chá é mais comum porque todas as partes aéreas da planta são consideradas próprias para consumo — embora não com grande frequência devido seus impactos na saúde. E apesar de existir a produção de Aquileia para fins fitoterápicos no estado do Paraná, não é usual encontrar as folhas desidratadas para chá no Brasil.
Seu sabor não é tão convidativo: a Aquileia é amarga e adstringente. Mesmo assim, foi ingrediente importante para a produção de cerveja durante a Idade Média, antes do uso de Lúpulo em meados do século VII. A Aquileia ainda é usada na produção de certos licores e bebidas amargas.
Para facilitar seu uso medicinal, a Oficina de Ervas oferece em cápsulas, tintura e extrato fluido!
Aquileia: efeitos colaterais e contraindicações
A Aquileia é considerada segura para consumo, sendo bem tolerada pelo organismo humano. Reações adversas, quando ocorrem, variam entre náusea, desconfortos digestivos, cefaléia (dor de cabeça), tontura, reações alérgicas, diarréia e vômito. Há mais de uma contraindicação:
- Não recomenda-se Aquileia a gestantes ou lactantes por falta de estudos que atestem um consumo seguro por estes pacientes. Deve-se suspender o uso na suspeita de gravidez.
- Não é recomendado para crianças e pacientes hipersensíveis ou alérgicos aos seus componentes, por exemplo a ácido salicílico/aspirina ou outros salicilatos.
- Quem possui histórico de úlceras gastroduodenais ou oclusão das vias biliares não deve consumir Aquileia.
Dosagem usual recomendada
Se você deseja conferir a dosagem ideal para você devido a alguma questão específica, converse com nossos fitoterapeutas sobre seu caso! Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui. Assim, ficará mais fácil entender como tomar e como usar a Aquileia da melhor forma.
Aquileia: preço e onde comprar
Você pode comprar Aquileia no nosso site, clicando aqui.
Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.
Referências
https://tudosobreplantas.com.br/tag/aquileia/
https://hortodidatico.ufsc.br/mil-folhas/
https://en.wikipedia.org/wiki/Achillea_millefolium
https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC10703637/
https://rowanandsage.com/blog/2019/12/6/plant-profile-yarrow
https://www.healthline.com/nutrition/yarrow-tea
https://en.wikipedia.org/wiki/Shanidar_Cave#Shanidar_4,_the_"flower_burial"
https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S037887411730418X
Comentários
Vamos lá, seja o primeiro a comentar sobre: Aquileia ou Mil-folhas: para que serve e benefícios
Deixe seu comentário sobre:
Aquileia ou Mil-folhas: para que serve e benefícios