Carqueja

Resumo:

Carqueja indicada para problemas do fígado, vesícula biliar e má digestão. Possui também ação diurética. Pode ser utilizada em regimes de emagrecimento.
Ver descrição completa

Preço Especial A partir de R$ 10,00

Disponível

 

Ainda em dúvida? Clique aqui e fale com nosso fitoterapeuta

Veja para que serve Carqueja

Carqueja (Baccharis trimera)

AÇÃO E INDICAÇÃO:

Indicada para problemas do fígado, vesícula biliar e má digestão. Possui também ação diurética. Pode ser utilizada em regimes de emagrecimento, associada à Cáscara Sagrada, Sene, Fucus, Centela Asiática, Chá Verde, chá Vermelho, Chá Branco, Garcínia, Pholia Magra, Laranja Amarga, Faseolamina, Quitosana, entre outras.

FORMAS UTILIZADAS:

- Cápsula (pó da planta);

- Tintura (líquido a 20%);

- Extrato Fluido (líquido a 100%);

- Chá (rasura).


*Não se trata de propaganda, e sim de descrição do produto, consulte sempre um especialista. **Venda Sob prescrição de profissional habilitado, podendo este ser o nosso farmacêutico de acordo com a resolução 586/2013 do conselho de farmácia. Consulte-o. Sugestão de uso e benefícios desenvolvidos por profissional habilitado. Todo produto deste site possui dosagens dentro dos padrões usuais.

Carqueja: Para que serve e benefícios

Ih, sentiu o sabor amargo da Carqueja só de ouvir falar dela? Pois não tema o amargor dessa planta preciosa! Nativa da América do Sul, a Carqueja apresenta inúmeros benefícios à saúde: é boa para o fígado e pode oferecer uma ajuda extra nas metas de emagrecimento. Que tal entender melhor sobre essa planta amarga? Vamos desvendar para que serve a Carqueja e seus efeitos colaterais neste artigo!

 

O que é a Carqueja?

Quem sabe você já tenha ouvido falar o ditado popular de que remédio bom é remédio amargo — e Carqueja, sendo uma planta de amargor notável, realmente traz muitos benefícios para a saúde!

Trata-se de uma planta herbácea, de caule alado e bem verde. A planta fêmea é maior e com caule mais grosso que a planta macho. A origem dela é aqui na América do Sul, sendo uma espécie comum em pastos, terrenos baldios e lugares geralmente planos e úmidos. Afinal, ela prefere regiões baixas e com várzeas, em locais banhados. 

Carqueja o que e nome cientifico beneficios

Por ser uma planta bem comum, considerada até uma erva daninha, ela pode causar certos inconvenientes para atividades econômicas, pois gados podem consumi-la em excesso, tornando o leite mais amargo. A produção de mel também pode ser atingida, caso a região não tenha a flora conservada para oferecer mais opções às abelhas — já que elas irão recorrer à Carqueja, deixando o mel amargo também.

A história do nome "Carqueja" tem etimologia controversa, mas foi o nome dado pelos portugueses colonizadores devido à leve semelhança da planta com a carqueja portuguesa, que é uma espécie diferente. Enquanto a nossa Carqueja tem o nome científico Baccharis trimera, da família Asteraceae, a carqueja portuguesa é Pterospartum tridentatum L., da família botânica Fabaceae.

Existe também a carqueja-doce, que na realidade não é doce ao nosso paladar— é apenas menos amarga que a Carqueja amarga.

A Carqueja amarga é uma opção bem famosa de chá, mas que todos torcem o nariz devido ao seu sabor. Ainda assim, é valorizada para casos de problemas hepáticos e digestivos, como muitas outras plantas no Brasil. E existem ainda mais detalhes de seu amplo uso medicinal!

Carqueja amarga cha uso medicinal para que serve

Ela tem diversas utilidades, principalmente para quem tem questões a serem resolvidas no fígado. E já que o fígado influencia outros aspectos da nossa saúde, melhorar a saúde hepática significa melhorar outros pontos também, como o colesterol.

Veja abaixo mais informações sobre a Carqueja!

 

Carqueja: para que serve

A Carqueja serve principalmente para problemas do fígado, vesícula biliar e má digestão. E também pode oferecer uma ajuda extra no emagrecimento.

As partes utilizadas na fitoterapia são suas folhas, e em geral seus componentes são:

  • Flavonoides
  • Terpenóides
  • Princípios amargos
  • Saponinas
  • Óleo essencial
  • Resinas

 

A Carqueja possui ações:

  • Hipoglicemiante
  • Hepatoestimulante
  • Hipocolesterolêmica
  • Colagoga
  • Digestiva
  • Diurética
  • Antioxidante
  • Imunoestimulate
  • Hipotensiva

 

Ela é vendida na forma de cápsulas, extrato fluido, tintura e chá!

Se você tem dúvidas de onde encontrar a melhor opção de Carqueja manipulada para você, não se preocupe! A Oficina de Ervas tem todas estas versões para você escolher.

 

E quais são as indicações de uso da Carqueja?

A Carqueja tem mais de uma indicação de uso! Popularmente, ela é empregada em casos de problemas digestivos e hepáticos, muito comuns em casos de alimentação mais pesada e consumo de álcool — gerando aquela sensação de empanturramento e gases. Por isso, o chá é uma opção prática e que traz alívio nessa má digestão, principalmente quando consumido quentinho.

A Carqueja pode ser utilizada para:

 

Os principais responsáveis pela atividade terapêutica da Carqueja são os flavonóides.

Estudos indicam que as propriedades digestivas da Carqueja melhoraram o funcionamento do estômago e apresentaram atividade analgésica, o que ajuda em casos de desconfortos gástricos como desconforto no estômago.

Carqueja e bom para gordura no fígado gastrite

Só tome atenção: se o seu caso for principalmente gastrite, existem outros fitoterápicos mais indicados, como a Espinheira Santa (ver produto). Se quiser saber mais detalhadamente sobre gastrite, leia nosso informativo clicando aqui.

Muitas pessoas também têm dúvidas se a Carqueja abaixa pressão e a resposta é sim, ela tem ação anti-hipertensiva por promover a diurese. Diuréticos contribuem com a pressão arterial porque podem fazer com que os vasos sanguíneos se dilatem, auxiliando no controle da pressão. Pacientes com hipertensão que já fazem uso de medicamentos anti-hipertensivos devem tomar cuidado ao consumir a Carqueja, porque a pressão pode cair demais.

E sobre a Diabetes, por mais que a Carqueja não seja a principal planta indicada para o tratamento dessa doença, ela também pode ser uma opção extra: certos flavonóides (como a luteolina, quercetina e apigenina) ajudam o metabolismo da glicose, diminuindo também a resistência à insulina. Assim, a Carqueja ajuda no controle de índice glicêmico.

Já a rutina e a quercetina, que são antioxidantes, também estimulam o sistema imune, pois promovem a produção de glóbulos brancos.

 

Dosagem usual recomendada

Se você deseja conferir a dosagem ideal para você devido a alguma questão específica, converse com nossos fitoterapeutas sobre seu caso! Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui. Assim, ficará mais fácil entender como tomar e como usar a Carqueja da melhor forma.

 

Carqueja e gordura no fígado

A Carqueja ajuda a reduzir o colesterol ruim porque as saponinas em sua composição diminuem a absorção desse colesterol no intestino, aumentando a eliminação desse colesterol nas fezes.

A planta estimula a produção de bile, que justamente auxilia no metabolismo de gorduras. Mas atenção: Quadros de esteatose hepática, também conhecida como gordura no fígado ou fígado gorduroso, merecem muita atenção. Existem outras ações importantes no estilo de vida para melhorar a gordura no fígado. A Carqueja pode ajudar, mas existem outros cuidados com esteatose hepática. Clique aqui para ler o informativo "Gordura no Fígado: É grave? Veja sintomas e 4 opções de tratamento natural".

Estagios de dano no figado

Carqueja emagrece?

A Carqueja, por si só, não possui propriedades específicas que reduzam taxas de lipídios depositados em excesso no tecido adiposo no corpo, apenas melhora o controle do colesterol — além de auxiliar na diabetes. O colesterol e a lipídios no tecido adiposo (gordura de sobrepeso) são gorduras com características diferentes.

Mas essa planta pode auxiliar os regimes de emagrecimento através de sua atividade digestiva, melhora das funções hepáticas, melhora de índices glicêmicos e sensível efeito termogênico. A diurese favorecida pela ação diurética também propicia a manutenção de peso por eliminar retenção de líquido.

Carqueja capsulas baixa colesterol emagrece indicacao

Vale lembrar que a Carqueja não é capaz de emagrecer o corpo sem uma rotina saudável.

Também temos uma cápsula composta que inclui Carqueja e outras plantas que podem ajudar no seu processo de emagrecimento! Ela possui Cáscara sagrada, Sene, Carqueja e Maracujá (clique aqui para adicionar ao Carrinho).

Questões metabólicas são complexas e a obesidade não pode ser encarada de forma simplista. Assim, recomendamos sempre manter hábitos saudáveis e acompanhamento com profissionais da saúde. Você pode conferir mais informações e dicas de ervas indicadas para emagrecimento no nosso informativo também: É só clicar aqui para conferir 7 Dicas de Emagrecimento Saudável com Plantas.

 

Como fazer o chá de Carqueja?

O método de preparo desse chá é a infusão, que é o método de preparo que utiliza as partes mais delicadas das plantas, como flores e folhas. Para preparar, basta adicionar água fervente sobre a erva, tampar o recipiente e deixar em repouso por aproximadamente 5 minutos. Depois, basta coar e consumir.

Para o chá de Carqueja, a proporção é de 5g da erva para cada xícara (250ml) de água. Prefira o chá de Carqueja orgânico — e nós oferecemos essa opção aqui na Oficina de Ervas!

Carqueja contra indicacao efeitos colaterais

Carqueja: efeitos colaterais e contraindicações

De modo geral, a Carqueja é bem tolerada pelo organismo, sendo uma alternativa popular de chá. Efeitos colaterais, quando ocorrem, variam entre náusea, desconfortos gastrointestinais e contrações. Veja cada contraindicação abaixo:

  • Não recomenda-se Carqueja a gestantes ou lactantes.
  • Não é recomendado para pacientes hipersensíveis ou alérgicos aos seus componentes
  • Não há consenso quanto ao uso de Carqueja para crianças. Consulte pediatras.
  • Pacientes que usam medicamentos antidiabéticos, anticoagulantes e anti-hipertensivos devem tomar cuidado ao consumir a Carqueja.

 

Carqueja: preço e onde comprar

Você pode comprar a Carqueja no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

Carqueja abaixa pressao hipertensao onde encontrar comprar

Bibliografia

https://www.scielo.br/j/rbpm/a/CFY3XWVTbXbwTXWKYkhvMgv/?lang=pt

https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/148371/1/1987AP001-Saito-Consideracoes-3038.pdf

https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-677038

Carqueja indicada para problemas do fígado, vesícula biliar e má digestão. Possui também ação diurética. Pode ser utilizada em regimes de emagrecimento. Pague em até 6 x s/juros, Aproveite!

Carqueja  Emagrecimento  Diabetes  Fígado  Bacharis trimera  Chá 7 ervas  7 ervas  Sete ervas  Digestivo  Digestão  Problemas de fígado  Má digestão  Vesícula biliar  Ação diurética  Diurese  Retenção de líquido  Diabete  Ressaca  Pedra na vesicula 

Deixe sua avaliação

Os resultados e indicações referentes ao uso desse produto foram avaliados e comprovados pelo fabricante deste insumo farmacêutico (Informe Cientifico do fornecedor).

Não garantimos os resultados descritos, estes variam de pessoa para pessoa dependendo de diversos fatores como alimentação, prática de exercícios físicos, presença de outras patologias, bem como, o uso correto do produto conforme descrito na posologia.

- Produto adjuvante e suplemento alimentar. A prática de atividade física regular e bons hábitos alimentares são imprescindíveis para manutenção da saúde;

- A(s) imagen(s) que indica(m) o(s) produto(s) é (são) meramente ilustrativa(s), sem nenhuma alusão técnica e/ou científica;

- De acordo com as normas da Anvisa, todo produto deve ser manipulado de acordo com o pedido do comprador, portanto será manipulado após o recebimento e aprovação do nosso farmacêutico;

- Trata-se de descrição do produto e não propaganda. Somos uma Farmácia de manipulação. Portanto, os produtos naturais anunciados neste site serão produzidos sob encomenda;

- Não faça uso de medicamentos ou produtos sem orientação de um profissional médico ou farmacêutico;

Aproveite as formas de comunicação do nosso site e saiba mais detalhes com nossa equipe farmacêutica:

Por e-mail: farmacia@oficinadeervas.com.br
Telefone: (16) 2133-4455
WhatsApp: (16) 98234-0111

- Se persistirem os sintomas, o médico ou farmacêutico deverá ser consultado;
- Evite a automedicação. O medicamento mesmo livre de obrigação de prescrição médica merece cuidado.
- As indicações postas não se tratam de propaganda, e sim de descrição do produto;
- Consulte sempre um especialista;
- As indicações dos produtos são baseadas no conhecimento científico do profissional farmacêutico e nos laudos de aquisição dos produtos junto aos fornecedores autorizados pela Anvisa.

Os medicamentos sob prescrição só serão dispensados mediante apresentação de prescrição de profissional habilitado ou cópia digital;

1- Mantenha todo e qualquer medicamento ou produtos para adultos longe do alcance de crianças;
2- Manter esse produto longe de fontes de umidade, calor, luz ou eletromagnéticas. Temperatura de melhor conservação: 15 a 30º C;
3- Não partir ou mastigar esse produto;
4- Tomar sempre com quantidades generosas de líquido;
5- Mantenha seus exames médicos em dia. A ação de fitoterápicos orais pode ser alterada em portadores de problemas de tireoide, síndrome metabólica, obesidade mórbida entre outros.
6- Exercite-se regularmente e alimente-se com bom senso. Isso garante a manutenção de sua saúde a longo prazo;
7- Não use nenhum produto com o prazo de validade vencido;
8- Mulheres grávidas ou amamentando e crianças devem consultar médico ou farmacêutico antes de utilizar este produto;
9- Os fitoterápicos, de maneira geral, possuem efeitos terapêuticos mais suaves, o que pode explicar a redução dos efeitos colaterais. Porém, alguns efeitos colaterais não descritos na literatura podem ocorrer;
10- Pessoas com hipersensibilidade às substâncias contidas na formulação não devem ingerir o produto;
11- Em caso de hipersensibilidade, recomenda- se interromper o uso e consultar o médico.

ATENÇÃO:

É permitida às farmácias e drogarias a entrega de medicamentos por via postal desde que atendidas as condições sanitárias que assegurem a integridade e a qualidade dos produtos, conforme legislação vigente.

O estabelecimento farmacêutico deve assegurar ao usuário o direito à informação e orientação quanto ao uso de medicamentos solicitados por meio remoto.

RDC 44 de 17 de agosto de 2009

A dispensação de plantas medicinais é privativa das farmácias e ervanarias, observados o acondicionamento adequado e a classificação botânica e adequada orientação de profissional da saúde.

As embalagens não podem ter alegações terapêuticas.

(Lei 5991/73)

Mais Procurados