Castanha da Índia
Resumo:
Castanha da Índia indicada para problemas de varizes, hemorróidas, flebites e dores nas pernas.
Ver descrição completa
Preço Especial A partir de R$ 37,00
Disponível
- Imagens meramente ilustrativas
- Todo produto será manipulado após o recebimento e aprovação do farmacêutico
- Ainda em dúvida? Clique aqui e fale com nosso fitoterapeuta
Veja para que serve Castanha da Índia
Castanha da Índia (Aescullus hippocastanum)
AÇÃO E INDICAÇÃO:
Indicada para problemas de varizes, hemorróidas, flebites e dores nas pernas.
FORMAS UTILIZADAS:
- Cápsula (Pó e Extrato Seco)
- Tintura (líquido a 20%)
- Cosmecêuticos
*Não se trata de propaganda, e sim de descrição do produto, consulte sempre um especialista. **Venda Sob prescrição de profissional habilitado, podendo este ser o nosso farmacêutico de acordo com a resolução 586/2013 do conselho de farmácia. Consulte-o. Sugestão de uso e benefícios desenvolvidos por profissional habilitado. Todo produto deste site possui dosagens dentro dos padrões usuais.
Castanha da Índia: para que serve e efeitos colaterais
Você já ouviu falar na Castanha da Índia? Se sim, você já sabe que essa semente é muito popular e eficaz no tratamento de varizes e hemorróidas por sua ação positiva na circulação do corpo! Mas há mais detalhes sobre a semente desta árvore, tanto em seu funcionamento quanto sua história curiosa. Quer saber mais? Neste artigo, veremos os benefícios da Castanha da Índia e quem pode pode consumir.
O que é a Castanha da Índia?
Aqui vai a primeira informação curiosa da Castanha da Índia: ela não é exatamente indiana. Ao que tudo indica, essa espécie é nativa dos Balcãs, uma região do sudeste Europeu e um tanto distante da Índia; sendo introduzida no restante da Europa através do Império Otomano. Mas também aparece na Ásia Menor, Cáucaso e Norte da Índia.
O nome científico desta espécie é Aesculus hippocastanum, e os seus nomes populares em português são Castanha da Índia, castanha indiana e castanheiro da índia. No entanto, por se desenvolver em mais países, terá também outros nomes populares, como em inglês horse-chestnut ou buckeye.
Faz parte da família Sapindaceae e é uma árvore decídua que pode alcançar 25 metros de altura, mas suas castanhas — ou sementes — não são apropriadas para alimentação, pois são amargas. Portanto, seus usos principais são medicinais e ornamentais.
Há ainda outra curiosidade: A Castanha da Índia, na Grã-Bretanha e Irlanda, é utilizada para uma brincadeira de crianças chamada conkers. E durante a Primeira Guerra Mundial, houve uma campanha para coleta dessas sementes para a produção cordite, um tipo de explosivo usado como propelente de armas.
É claro que não há nada explosivo na Castanha da Índia, pelo contrário: extraía-se somente o amido, que depois iria para outros processos químicos. Na realidade, a Castanha da Índia não é uma excelente fonte de amido, mas foi escolhida para não afetar o consumo de produtos alimentícios durante a guerra e foi escolhida também durante a Segunda Guerra Mundial.
A Castanha da Índia também foi citada por Anne Frank em seu diário, que descreveu a árvore em Amsterdã. A árvore veio a se deteriorar e falecer por causas naturais, como vento e fungos, no entanto, suas castanhas tornaram-se outras 13 mudas distribuídas pelos Estados Unidos.
Agora que já desbravamos um pouco da história da Castanha da índia, vamos compreender melhor seus usos medicinais e como ela age no seu corpo!
Castanha da Índia: para que serve
Afinal, Castanha da Índia é bom para quê? Embora tenha sido usada de formas diferentes ao longo da história, suas ações estimulantes da circulação sanguínea se destacam.
As partes utilizadas são suas sementes, e seus componentes são:
- Saponinas
- Taninos
- Alcalóides
- Minerais (cálcio, fósforo, potássio)
- Vitaminas (B, K1, C, caroteno e pró-vitamina D)
- Flavonóides
- Cumarinas
- Óleos
- Aminoácidos
A Castanha da Índia possui ações:
- Anti-inflamatória
- Adstringente
- Hemostática
- Analgésica
- Redutora da permeabilidade capilar
- Antiedematosa
- Vasoconstritora
- Vasoprotetora
- Antiexsudativa
Ela é vendida na forma de cápsulas, tintura e também faz parte de cremes indicados para varizes e cremes para hemorróidas. Além de ser um bom fitoterápico sozinho, é associado com outras plantas para ser ainda mais eficaz no seu tratamento — seja na versão em creme ou em cápsulas e tintura. Se você já deseja garantir alguma das opções de Castanha da Índia manipuladas para você, basta clicar aqui.
E quais são as indicações de uso da Castanha da Índia?
A Castanha da Índia é utilizada no tratamento de doenças como:
- Varizes (alivia sensação de dor e cansaço nas pernas)
- Hemorróidas
- Flebites
- Má circulação
- Insuficiência venosa
- Fragilidade de veias capilares
A escina presente na Castanha da Índia é um princípio ativo que inibe a eliminação de líquidos orgânicos pela derme — a pele — e promove a permeabilidade vascular. Trata-se de um tipo de saponina com propriedades tônico-venosas, que otimiza o tônus das paredes venosas. A Ciência continua estudando os componentes deste fitoterápico e deve-se levar em consideração o mecanismo sinérgico da Castanha da Índia.
Dosagem usual recomendada
A dosagem ideal varia com o quadro apresentado pelo paciente, bem como a forma que se consumirá a Castanha da Índia — que pode ser utilizada em cápsulas, tintura ou creme. E se você se pergunta quanto tempo para fazer efeito, é um fato que também depende da condição do paciente e se todas as orientações forem seguidas corretamente.
Portanto, converse com profissionais da saúde para conferir a dosagem para o seu caso. Aproveite para falar com fitoterapeutas e não deixe a sua saúde de lado! Você pode entrar em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui.
Castanha da Índia corta o efeito de anticoncepcional?
Não há dados disponíveis que indiquem que a Castanha da Índia interrompa ou influencie no funcionamento de anticoncepcionais. Há ainda quem consuma este fitoterápico para ativar melhor a circulação e evitar trombos, quando já possui algum histórico individual ou familiar. Lembramos que o uso de anticoncepcionais deve ser acompanhado por profissionais da saúde e sua posologia precisa ser seguida com rigorosidade.
Castanha da Índia emagrece?
Não há evidências que a Castanha da Índia sirva especialmente para redução de taxas de gordura corporal em metas de emagrecimento, embora existam pesquisas de tais efeitos em roedores. É possível diminuir inchaços e retenção de líquidos ao ser utilizada para a circulação. Se você tem interesse em adquirir um estilo de vida mais saudável e tem o objetivo de emagrecer, existem plantas mais adequadas! Confira nosso informativo: 7 dicas de emagrecimento saudável com plantas! Clique aqui.
Castanha da Índia: efeitos colaterais e contraindicações
A Castanha da Índia é um fitoterápico bem tolerado pelo organismo humano e não apresenta reações adversas graves. Quando ocorrem, podem provocar náuseas, urticária, refluxo, espasmos musculares e desconforto gastrointestinal. No entanto, há precauções de uso importantes:
- Não é recomendado para gestantes, lactantes e crianças por falta de estudos que atestem um consumo seguro por estes pacientes.
- Não é recomendado para pacientes hipersensíveis ou alérgicos aos seus componentes.
- Não é recomendado para pacientes que consomem anticoagulantes.
- Não é recomendado para pacientes com insuficiência renal ou hepática.
- Para pacientes idosos, o ideal é buscar orientação médica.
- Pacientes que vão passar por cirurgias devem interromper o uso da Castanha da Índia pelo menos 3 semanas antes do procedimento.
Quem possui histórico de alergia à escina (um dos principais componentes da Castanha da Índia) ou demais condições, deve manter-se atento e buscar outras alternativas de tratamento.
Castanha da Índia: preço e onde comprar
Você pode comprar Castanha da Índia no nosso site, clicando aqui.
Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.
Bibliografia
https://vascularclinica.com.br/orientacoes/varizes-e-anticoncepcional-qual-e-relacao/
http://www.latamjpharm.org/trabajos/24/2/LAJOP_24_2_7_2_E2DEC835LY.pdf
https://www.scielo.br/j/rbfar/a/fdWcGYwDMqhGN9qM9nHXrSd/?format=html&lang=pt
https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1046/j.1467-2494.1999.234192.x
https://www.degruyter.com/document/doi/10.1515/jbcpp-2019-0115/html
https://www.bbc.co.uk/radio4/history/making_history/makhist10_prog3d.shtml
https://esj-journals.onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/j.1442-1984.2010.00304.x
https://www.hsnstore.pt/blog/nutricao/plantas/castanha-de-indias/
Os resultados e indicações referentes ao uso desse produto foram avaliados e comprovados pelo fabricante deste insumo farmacêutico (Informe Cientifico do fornecedor).
Não garantimos os resultados descritos, estes variam de pessoa para pessoa dependendo de diversos fatores como alimentação, prática de exercícios físicos, presença de outras patologias, bem como, o uso correto do produto conforme descrito na posologia.
- Produto adjuvante e suplemento alimentar. A prática de atividade física regular e bons hábitos alimentares são imprescindíveis para manutenção da saúde;
- A(s) imagen(s) que indica(m) o(s) produto(s) é (são) meramente ilustrativa(s), sem nenhuma alusão técnica e/ou científica;
- De acordo com as normas da Anvisa, todo produto deve ser manipulado de acordo com o pedido do comprador, portanto será manipulado após o recebimento e aprovação do nosso farmacêutico;
- Trata-se de descrição do produto e não propaganda. Somos uma Farmácia de manipulação. Portanto, os produtos naturais anunciados neste site serão produzidos sob encomenda;
- Não faça uso de medicamentos ou produtos sem orientação de um profissional médico ou farmacêutico;
Aproveite as formas de comunicação do nosso site e saiba mais detalhes com nossa equipe farmacêutica:
Por e-mail: farmacia@oficinadeervas.com.br
Telefone: (16) 2133-4455
WhatsApp: (16) 2133-4455
- Se persistirem os sintomas, o médico ou farmacêutico deverá ser consultado;
- Evite a automedicação. O medicamento mesmo livre de obrigação de prescrição médica merece cuidado.
- As indicações postas não se tratam de propaganda, e sim de descrição do produto;
- Consulte sempre um especialista;
- As indicações dos produtos são baseadas no conhecimento científico do profissional farmacêutico e nos laudos de aquisição dos produtos junto aos fornecedores autorizados pela Anvisa.
Os medicamentos sob prescrição só serão dispensados mediante apresentação de prescrição de profissional habilitado ou cópia digital;
1- Mantenha todo e qualquer medicamento ou produtos para adultos longe do alcance de crianças;
2- Manter esse produto longe de fontes de umidade, calor, luz ou eletromagnéticas. Temperatura de melhor conservação: 15 a 30º C;
3- Não partir ou mastigar esse produto;
4- Tomar sempre com quantidades generosas de líquido;
5- Mantenha seus exames médicos em dia. A ação de fitoterápicos orais pode ser alterada em portadores de problemas de tireoide, síndrome metabólica, obesidade mórbida entre outros.
6- Exercite-se regularmente e alimente-se com bom senso. Isso garante a manutenção de sua saúde a longo prazo;
7- Não use nenhum produto com o prazo de validade vencido;
8- Mulheres grávidas ou amamentando e crianças devem consultar médico ou farmacêutico antes de utilizar este produto;
9- Os fitoterápicos, de maneira geral, possuem efeitos terapêuticos mais suaves, o que pode explicar a redução dos efeitos colaterais. Porém, alguns efeitos colaterais não descritos na literatura podem ocorrer;
10- Pessoas com hipersensibilidade às substâncias contidas na formulação não devem ingerir o produto;
11- Em caso de hipersensibilidade, recomenda- se interromper o uso e consultar o médico.
ATENÇÃO:
É permitida às farmácias e drogarias a entrega de medicamentos por via postal desde que atendidas as condições sanitárias que assegurem a integridade e a qualidade dos produtos, conforme legislação vigente.
O estabelecimento farmacêutico deve assegurar ao usuário o direito à informação e orientação quanto ao uso de medicamentos solicitados por meio remoto.
RDC 44 de 17 de agosto de 2009
A dispensação de plantas medicinais é privativa das farmácias e ervanarias, observados o acondicionamento adequado e a classificação botânica e adequada orientação de profissional da saúde.
As embalagens não podem ter alegações terapêuticas.