8 Dicas de Tratamento para Hemorroidas
Pior do que o constrangimento de falar sobre hemorroidas, é a dor que elas causam se não forem tratadas! Provocam desconfortos ao sentar, podem sangrar e complicam muito a nossa qualidade de vida. Então, é melhor você saber o que são as hemorroidas, para poder preveni-las e tratá-las! E no informativo desse mês, vamos conferir todos esses detalhes e daremos dicas especiais de tratamento. Vamos resolver esse problema juntos?
O que são Hemorroidas?
Dói, coça e ainda pode ficar ardendo. São as hemorroidas e o que fazer nessa situação? Primeiro, vamos entender o que é a hemorroida e, em seguida, veremos tratamentos e dicas de fitoterápicos!
Hemorroidas são caracterizadas por veias que dilataram-se ao redor do ânus ou no reto. Essa região é naturalmente vascularizada, mas quando existe essa inflamação dolorosa e protuberâncias, é quando a hemorroida está em desenvolvimento.
É uma doença benigna, apesar de progressiva, e provoca muita dor e constrangimento devido onde está localizada no corpo. Mas vamos reforçar neste informativo que nenhum paciente deve se sentir constrangido a ponto de fugir de acompanhamento médico. Não é um assunto discutido socialmente, no entanto, é necessário estabelecer uma relação de confiança entre pacientes e profissionais de saúde!
Afinal, as hemorroidas são mais comuns do que se fala e muita gente já sofreu ou sofre do mesmo problema. Até mesmo o rei Luís 14, da França, foi acometido por sérias dores causadas por hemorroidas e, mesmo naquela época — em que noções de assepsia não eram tão desenvolvidas quanto hoje — ele decidiu submeter-se à uma intervenção cirúrgica. E foi um sucesso! E sendo da realeza ou não, todo mundo deve ter o direito de tratar as hemorroidas e se ver livre de sofrimento.
As hemorroidas podem ser externas ou internas:
- Externas: São aquelas protuberâncias mencionadas anteriormente, pequenas bolsas vascularizadas ou nódulos, sentidos como "pelotas" por pacientes.
- Internas: Ainda provocam dor durante a evacuação e podem ainda gerar sangramentos. Mas, a dor não é tão frequente.
E ainda existe uma escala de estágios das hemorroidas:
- Grau I: O paciente ainda não consegue ver, por meio de espelhos, as hemorroidas, mas já pode sentir desconfortos e/ou notar sangue durante a evacuação.
- Grau II: As hemorróidas despontam da região anal, saindo durante esforço da evacuação ou esforço físico da pelve, voltando ao normal de maneira espontânea.
- Grau III: Agora, as hemorróidas não retornam para o interior do corpo sozinhas e é necessário colocá-las manualmente no local. O desconforto aumenta consideravelmente.
- Grau IV: As hemorroidas estão externas e não voltam para o interior do corpo manualmente. Há dor intensa e desconforto ao sentar.
Sintomas das Hemorroidas
Os sintomas das hemorroidas são bem clássicos, sendo facilmente detectáveis pelo próprio paciente. O principal é a dor no reto, mas envolve outros aspectos que mostraremos a seguir:
- Incômodo ao evacuar
- Dores na região do ânus, impedindo o paciente de sentar de maneira confortável
- Coceiras
- Sangramentos, que podem ser percebidos por sangue no papel higiênico e/ou nas fezes.
- Secreções
- Aparecimento de tecido na borda do ânus, que abre-se durante o esforço da evacuação.
Diagnóstico de Hemorroidas
Devido aos seus sintomas marcantes, é fácil alguém prestar atenção em todos os aspectos que estão acontecendo com o próprio corpo e deduzir que está, de fato, com hemorroidas. No entanto, isso não significa que você deve evitar atendimento médico, afinal, você não sabe ainda com plena certeza qual é o grau da hemorroida e pode ter ainda dúvidas sobre as melhores opções de tratamento para o seu organismo.
Buscar especialistas é uma boa opção, principalmente se a dor for muito intensa. Para isso, procure por coloproctologistas no SUS ou no seu plano de saúde particular!
Alguns exames podem ser solicitados por profissionais, como:
- Simples observação médica
- Anuscopia
- Sigmoidoscopia
- Colonoscopia
Lembrando que seu caso será avaliado com cuidado, para evitar gastos e desgaste emocional em exames que podem ser um pouco mais invasivos. Portanto, não tenha medo de buscar ajuda médica por imaginar exames extremamente desconfortáveis, porque tudo é feito com o objetivo de minimizar quaisquer sofrimentos. E, em muitos casos de hemorroidas ainda em estágios iniciais, esses exames podem não ser necessários.
Causas das Hemorroidas
Engana-se quem acredita que existe uma causa única para hemorroidas! Existem, é claro, fatores que contribuem para o risco de aumento da pressão de vasos sanguíneos da região anorretal, como:
- Genética — Não é um assunto muito comentado entre integrantes da família, mas o paciente tem maior chance de desenvolver hemorróidas se parentes próximos já tiveram, como mães, pais e avós.
- Idade — Embora as hemorroidas atinjam igualmente homens e mulheres e seja, em geral, uma doença comum, aparece mais em pessoas a partir dos 40 anos de idade, devido ao enfraquecimento de tecidos.
- Gestação — O desenvolvimento do feto contribui para o surgimento das hemorroidas por pressionar as estruturas da pelve, aumentando a pressão sanguínea ali.
- Constipação — A dificuldade na evacuação ou evacuação incompleta, somada às fezes secas, são outros fatores importantes para as hemorroidas. O esforço para evacuar costuma ser intenso, forçando a área do ânus e possivelmente machucando as paredes do reto. Não evacuar quando sente vontade é prejudicial também.
- Obesidade — Devido ao sobrepeso, a pressão sobre as veias abdominais e a pelve é maior, o que pode futuramente favorecer o surgimento de hemorroidas. Dieta com falta de fibras ou líquidos também é outro fator.
- Sedentarismo — Muito tempo sentado é um fator de risco! Isso diminui o funcionamento pleno do aparelho digestivo e da irrigação sanguínea saudável da região. Atividades físicas tendem a melhorar o funcionamento do intestino e a frequência de evacuações, pontos fundamentais para a saúde em geral e para prevenção de hemorróidas. Por outro lado, o excesso de treinos em bicicletas e hipismo pode favorecer o surgimento de hemorroidas.
- Esforço físico intenso — E isso não se resume às atividades físicas em excesso, conforme o tópico anterior! Pessoas que exercem trabalhos pesados e frequentes podem sofrer dessa condição, além de existir a possibilidade de alguns pacientes realizarem muito esforço ao evacuar, o que está relacionado com a constipação.
3 Mitos sobre as Hemorroidas
Hemorroida vira câncer?
Não, as hemorroidas não evoluem para câncer. O que pode acontecer, porém, é o paciente ter as duas doenças simultaneamente, por isso é de extrema importancia se atentar aos sinais que o corpo dá, como hemorragia e sangue nas fezes. Os sintomas de câncer no reto e hemorroidas são parecidos e, por mais que hemorroidas sejam benignas, é melhor tirar a dúvida com profissionais da saúde para evitar riscos graves.
Pimenta ou outros alimentos picantes causam hemorroidas?
Não. No entanto, sabores picantes podem provocar irritações e inflamações em quem já tem hemorroidas, então o ideal é excluir esse tipo de comida da sua alimentação durante o tratamento. É fácil lembrar o que não comer: fuja de pimentas e demais temperos picantes se você tem hemorroidas.
Bebida alcoólica causa hemorroida?
Não. Assim como a pimenta, as bebidas alcóolicas podem desregularizar o intestino, provocando ou a prisão de ventre ou a diarréia. Assim, essa irritação piora hemorroidas já existentes.
Como prevenir as Hemorroidas?
Agora que você já entendeu mais sobre o que são hemorroidas e quais as causas que favorecem o seu aparecimento, vamos discutir pontos que te ajudam a preveni-las! Confira:
- Obedeça a vontade do seu corpo na hora de evacuar! Só lembre-se de cuidar do esforço.
- Adote uma alimentação saudável, rica em fibras e líquidos, para manter o funcionamento do intestino excelente. Tem gente que fica em dúvida do que comer, então, aposte em leguminosas e grãos. Assim, evitamos a constipação e esforços absurdos na hora de evacuar.
- Pratique atividades físicas! Isso evita o sedentarismo e a obesidade, melhorando a atividade digestiva e intestinal também. Mas cuidado com o excesso de peso na academia ou muitas horas no selim de bicicleta! Movimente-se sempre um pouco, mesmo no trabalho (se houver essa possibilidade).
- Atenção ao papel higiênico! A fricção intensa pode ser prejudicial, mas a gente sabe que não dá para lavar o ânus em todo lugar. Se for possível, prefira lavar a região com água. Do contrário, use o papel higiênico e trate a área com delicadeza!
Como tratar as Hemorroidas?
Os cuidados com hemorroidas variam de acordo com o grau delas, sendo a hemorroida interna ou externa. É variável de paciente para paciente, tem cura e requer um acompanhamento médico específico. De modo geral, os tratamentos para hemorróidas são os seguintes:
- Pomadas e cremes
- Banhos de assento mornos por 15 minutos podem aliviar dores
- Compressas frias promovem bem estar, apenas tome cuidado com queimaduras de gelo e verifique se, no seu caso, a dor realmente passa. Tanto a água quente ou fria tem seu espaço para o tratamento, então lembre-se de avaliar a inflamação e as sensações do seu corpo
- Medicamentos anti-inflamatórios receitados por profissionais da saúde
Outros tratamentos envolvem procedimentos mais complexos, eficazes contra estágios mais avançados das hemorróidas. Podem envolver uma cirurgia, como a hemorroidectomia — que possui mais de uma técnica atualmente — e todas as condições do paciente devem ser avaliadas pela equipe médica.
- Ligadura elástica
- Escleroterapia
- Hemorroidectomia
- Hemorroidopexia grampeada
- Fotocoagulação infravermelha
Vale lembrar que não são todos os pacientes que necessariamente irão passar por tais procedimentos!
8 Dicas de Tratamento para Hemorroidas
Será que existem outras alternativas que podem ajudar no tratamento de hemorroidas? A resposta é sim! Geralmente são indicadas para graus leves das hemorroidas e evitam-se plantas que possuem ação irritante da mucosa. Para facilitar, separamos uma lista de dicas que serão seus aliados até sua recuperação completa:
As principais dicas de fitoterápicos são:
1 - Castanha da Índia — Aumenta resistência das veias, sendo também anti-inflamatória e analgésica. Indicada para varizes, hemorróidas e flebites. (ver produto)
2 - Hamamelis — É vaso-protetora, com ação hemostática, cicatrizante e reconstrutora de tecidos. (ver produto)
3 - Erva de Bicho —Tem ação anti-inflamatória, hemostática e anti-hemorroidária! Seu uso tradicional é bem consolidado, indicado também para varizes. (ver produto)
Outros que ainda podem te ajudar são:
4 - Melilotus — Estimulante da circulação venosa e linfática, dimuindo a dilatação das veias do ânus e do reto. As cumarinas em sua composição reduzem essas inflamações. (ver produto)
5 - Tanchagem — É antisséptica, fortificante de vasos e anti-inflamatória. Além de ser indicada para outras finalidades, também contribui para a melhora de hemorroidas. (ver produto)
Os produtos que agem como laxantes, sem irritar a mucosa intestinal, e evitam esforços absurdos na hora de evacuar são:
6 - Chlorella — Melhora o funcionamento intestinal e possui ainda nutrientes em sua composição. (ver produto)
7 - Psyllium — Favorece o amolecimento da consistência das fezes, diminuindo a necessidade de grande esforço ao defecar. (ver produto)
8 - PEG 4000 — Aumenta a concentração de água nas fezes e facilita a evacuação sem causar irritações. Pode ser utilizado por todas as faixas etárias. (ver produto)
Dica extra! — Uma alternativa excelente de uso tópico é o Creme de Hemorroidas manipulado pela Oficina de Ervas, composto por Castanha da Índia + Hamamelis + Erva de Bicho + Paeonia! (ver produto).
Esperamos que as informações tenham sido úteis e que logo você possa sentar sem medo da dor! Ninguém precisa sentir vergonha por ter desenvolvido hemorróidas, afinal, é um problema médico com CID e medicação; e todos merecem o melhor tratamento possível.
Busque sempre o apoio de profissionais da área da saúde para uma avaliação completa do seu caso e cuide da sua saúde com carinho. Depois de conferir as dicas de tratamento no informativo deste mês, tenha a certeza de que você pode sempre contar com a Oficina de Ervas!
E se sobrou alguma dúvida, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.
Bibliografia
https://www.clinicaforster.com.br/o-que-e-hemorroida
https://bvsms.saude.gov.br/hemorroidas/
https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/hemorroidas/
https://saude.abril.com.br/bem-estar/hemorroida-tem-cura/
https://saude.abril.com.br/medicina/o-que-sao-hemorroidas-tratamento/
https://www.institutojorgereina.com.br/especialidades/coloproctologia/hemorroidas/
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Eliane.
Ficamos felizes em saber que nosso informativo ajudou alguém.
Caso queira conversar com um de nossos fitoterapeutas, entre em contato pelos links abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
https://www.oficinadeervas.com.br/zap
Estamos à disposição
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Uilmara.
Ficamos muito felizes com o seu comentário.
Agradecemos pelo carinho em compartilhar a sua opinião.
Estamos sempre à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Maria
Sugerimos em cápsulas e creme.
Sugestão:
Castanha da Índia 200mg + Erva de Bicho 200mg - tomar 1 cápsula 3 x ao dia
Creme de Castanha da Índia EG + Hamamelis EG + Erva de Bicho EG + Barbatimão EG + Babosa EG + Calêndula EG - passar no local de 2 a 3 x ao dia.
Link com mais informações:
https://www.oficinadeervas.com.br/castanha-da-india
Para uma orientação mais personalizada, esclarecimentos ou orientações, entre em contato com um de nossos fitoterapêutas através dos links:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
https://www.oficinadeervas.com.br/zap
Estamos à disposição
⇒ Oficina de Ervas:
Boa tarde Wagner
Você pode fazer uso das cáspulas de Hamamelis +Castanha da índia para uso interno, associado ao Creme composto com extratos de Castanha da Índia + Hamamelis + Erva de Bicho + Barbatimão + Babosa + Calêndula , para aplicação local.
Para uma orientação mais personalizada, esclarecimentos ou orientações, entre em contato com um de nossos fitoterapêutas através dos links:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
https://www.oficinadeervas.com.br/zap
Estamos à disposição
⇒ Oficina de Ervas:
Boa tarde José
Como opçãopara o tratyamento de hemorróidas temos o Creme composto de Hamamelis e Erva de Bicho para uso tópico e as cápsulas de Hamamelis e Castanha da Índia para uso interno
Segue abaixo um link com mais informações sobrre os produtos:
https://www.oficinadeervas.com.br/erva-de-bicho
https://www.oficinadeervas.com.br/hamamelis
Para uma orientação mais personalizada, esclarecimentos ou orientações, entre em contato com um de nossos fitoterapêutas através dos links:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
https://www.oficinadeervas.com.br/zap
Estamos à disposição
⇒ Oficina de Ervas:
Ficamos muito felizes que tenha gostado de nosso informativo.
Se precisar de algum esclarecimento ou orientação, entre em contato com um de nossos fitoterapêutas através dos links:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
https://www.oficinadeervas.com.br/zap
Estamos à disposição
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Cesar
No caso da Castanha da Índia com Hamamelis, pode tomar 1 cápsula 3 vezes ao dia.
Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Thaís
A Bepantol é uma pomada rica em vitaminas, ou seja, serve para nutris, hidratar e reconstruir a barreira cutânea. No entanto, não tem ação ação anti-inflamatória, que é ideal em caso de hemorróida.
Nesse caso, a recomendação é usar - via oral - as cápsulas de Castanha da Índia com Erva de Bicho, que vão melhorar a circulação local e desinflamar. Pode associar também o creme de Castanha da Índia com Hamamélis, Erva de Bicho e Paeônia (uso tópico).
Para maiores orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Reginaldo.
Pode ser usado o creme composto da Castanha da India e por via oral o Melilotus.
Caso necessite de maiores informações, entre em contato com os nossos fitoterapeutas pelo link abaixo.
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos a disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, João
Ficamos felizes que tenha gostado de nosso conteúdo.
Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Jorge.
Você pode usar os fitoterápicos indicados no informativo para tomar. Geralmente, o composto em cápsulas de Hamamelis + Castanha da Índia é o mais usado e pode tomar 1 cáps 3 vezes ao dia.
Para passar, podemos manipular o creme de Castanha da Índia EG + Hamamelis EG + Erva de Bicho EG + Paeonia TM - 50g (para hemorroida). Pode aplicar 2 a 3 vezes ao dia.
https://www.oficinadeervas.com.br/hamamelis
Qualquer dúvida, clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá Adriano,
O fitoterápico Melilotus é usado por via oral e tem ação para hemorroidas além de melhorar a circulação do sangue pelo corpo. No caso dos gases intestinais e dificuldade em evacuar, a Inulina, óleo de Linhaça e a tintura carminativa composta pode amenizar esse tipo de desconforto.
Para maiores informações pedimos que entre em contato com os nossos fitoterapeutas através do link abaixo.
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Luiz.
Caso você prefira conversar com nossos fitoterapeutas para orientações, é só entrar em contato pelo link baixo e informar suas necessidades, sintomas, idade e tratamentos que você já faz.
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Izabel.
Apesar da Babosa ser cicatrizante, a folha de babosa possui um líquido amarelo que é irritante da pele e pode piorar os sintomas.
Para usar a Babosa "in natura", é necessário tomar o cuidado de colher a folha cortando na base, deixá-la em pé num recipiente para que todo o líquido amarelo seja exsudado de um dia para outro.
Depois, para usar o gel, a casca deve ser cortada com cuidado para que o gel seja separado bem limpo.
O mais indicado no tratamento de hemorroidas é tomar Castanha da Índia e Hamamelis, e usar um creme específico para hemorroidas. Se tiver fissuras e sangramento, poderá usar o creme cicatrizante também.
https://www.oficinadeervas.com.br/castanha-da-india
https://www.oficinadeervas.com.br/hamamelis
https://www.oficinadeervas.com.br/creme-de-babosa-curcuma-e-confrei-cicatrizante
Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, José.
Ficamos felizes que você tenha gostado do nosso informativo.
Aqui temos uma equipe de fitoterapeutas para tirar qualquer dúvida ou orientar os nossos clientes. Portanto, se você precisar, entre em contato pelo link abaixo:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição
⇒ Oficina de Ervas:
Olá, Ruthy
Ficamos felizes que nosso informativo foi importante para você.
Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas:
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta
Estamos à disposição