Artrite e Artrose: sintomas, diferenças e tratamento

Essa dor é artrite, artrose ou outra coisa? É muito comum as pessoas falarem de artrite ou artrose quando sentem dores nas articulações, mas existem diferenças importantes entre as duas condições — mesmo que o incômodo seja muito semelhante. E independente de qual delas esteja te atacando, você merece maior qualidade de vida! Neste informativo, vamos ver os sintomas e tratamentos possíveis para artrite e artrose!

 

Se você já quiser saber quais são os fitoterápicos indicados para Artrite e Artrose, clique aqui!


O que são as articulações?

Antes de entendermos melhor o que é artrite e o que é artrose, vamos lembrar primeiro o que são as articulações — afinal, elas são as estruturas atingidas por essas duas condições.

As articulações são as junções entre os ossos, sendo elas móveis ou não. Podem ser classificadas de diversas formas, por exemplo em quais tecidos humanos se ligam, seus eixos de movimento e grau de mobilidade. Além de manter os ossos unidos e permitir a movimentação, as articulações evitam o atrito e desgaste ósseo.

Aqui, vamos falar das articulações que desempenham movimentos no nosso corpo, chamadas popularmente de juntas. Geralmente são as articulações cartilaginosas e sinoviais, que respectivamente apresentam cartilagens e bolsas de líquido sinovial.

Vemos aí a primeira semelhança entre artrite e artrose: ambas afetam as articulações do corpo, geralmente as articulações cartilaginosas e sinoviais que auxiliam nossos movimentos. As duas também são enquadradas dentro do reumatismo, que é um termo que abriga por volta de 200 doenças envolvendo as articulações, tendões, esqueleto e ligamentos.

E já que o movimento indica sempre um corpo ativo, incomoda muito quando as dores não passam. Mas será que é só um sinal da idade ou um corpo que se desgastou demais? Tem cura? Muita gente acha que artrite e artrose são doenças da terceira idade, mas existem detalhes que tornam o diagnóstico um pouco mais complexo. Vamos entender mais a seguir!

 

O que é a Artrite e quais são os sintomas?

A artrite é uma inflamação que atinge uma articulação ou várias. Para memorizar melhor, você pode lembrar de outras doenças inflamatórias que também apresentam o final da palavra "ite", como tendinite e bursite. O sufixo "ite" justamente significa inflamação!

Quando certa parte do corpo é acometida pela artrite, os sintomas principais são:

 

Se a artrite acomete várias partes do corpo de uma só vez, pode ser chamada de poliartrite, sendo mais comum afetar joelhos, quadris, mãos e coluna.

 

Quais são as causas de Artrite?

As causas de artrite são diversas, portanto é necessário indicar-se causas e fatores de risco que favorecem o surgimento dela, por exemplo:

 

Ué, a artrose causa artrite? Pois é, a artrose é sim uma das causas de artrite, pois trata-se de um desgaste da articulação em si. E se a articulação está desgastada, ela pode inflamar.

O que é Artrose e quais são os sintomas?

A artrose também é chamada de osteoartrite e, por sua vez, é uma degeneração da articulação, sendo considerada uma doença crônica. A palavra degeneração não é tão mais usada porque ela assusta pacientes, mas vamos esclarecer o sentido usado para a artrose: trata-se da diminuição gradual das características originais de um determinado órgão ou estrutura — no caso, as articulações.

Com o tempo, as articulações perdem substâncias como colágeno e água. É um processo natural e seus principais sintomas são:

 

Dificilmente existe inchaço ou vermelhidão como na artrite, embora a artrose possa causar posteriormente a artrite em si, cujos sintomas incluem o inchaço.

 

E quais são as causas da Artrose?

A principal causa da artrose é o envelhecimento natural do corpo, embora não necessariamente toda e qualquer pessoa vá desenvolver a artrose. Existem fatores de risco e causas bem mais específicas.

A Artrose pode ser acentuada por:

 

E nesses casos, o ideal é fazer uma investigação mais minuciosa com médicos de confiança. O desgaste contínuo e a degeneração celular favorece também a deformação das articulações, como acontece nas mãos de idosos.

Não há cura para Artrose, mas existe tratamento.

Ela atinge muito a coluna, quadril, mãos e joelhos. Se impacta outras áreas do corpo, é indicado buscar orientação médica para conferir mais detalhes.

 

Para resumir, qual é a diferença entre artrite e artrose?

Veja abaixo uma explicação resumida:

 

Enquanto a artrite pode aparecer em jovens de qualquer idade — já que traumas e inflamações são comuns e impactam todas as faixas etárias, incluindo crianças — a artrose é mais provável a partir da terceira idade.

Prevenção de danos nas articulações

A prevenção é semelhante para as duas condições, envolvendo o cuidado com as articulações na hora de praticar esportes e desempenhar nossas atividades diárias de maneira geral. No entanto, não existe uma solução definitiva para prevenir a artrose porque ele é fruto de desgastes naturais do corpo.

Já a artrite pode estar envolvida com doenças que precisam ser tratadas também. Portanto, cuide da integridade das articulações e busque orientação médica mais específica para seu caso, caso você note o aumento de dores.

Manter atividades físicas regulares e fortalecer os músculos com exercícios é um passo importante para manter a saúde das articulações, lembrando que elas devem ser adequadas à sua capacidade física e rotina. Não ultrapasse seus limites e vá com cuidado!

 

Tratamento convencional para Artrite e Artrose

O tratamento tradicional da Artrite envolve investigar e tratar as causas inflamatórias, sejam elas traumas, doenças, infecções, etc. Inclui medicamentos para dor e para a inflamação, exercícios terapêuticos com fisioterapeutas e a adoção de hábitos saudáveis, tanto na alimentação quanto na rotina de atividades físicas.

Já o tratamento tradicional de Artrose, além de envolver os medicamentos analgésicos e fisioterapia, pode também incluir procedimentos mais complexos como cirurgias.

Orientações médicas e exames regulares são necessários em todos os casos, afinal, o diagnóstico preciso da doença garante um tratamento mais específico e seguro. Certos pacientes podem se queixar de dores, mas durante o curso do tratamento e exames, pode-se descobrir a fibromialgia ou até uma osteoporose, que terão um conjunto de medidas diferentes do que simplesmente artrite ou artrose.

O repouso é também importante para as fases agudas das duas condições, servindo para trazer mais conforto nas juntas. É indicado principalmente para articulações inflamadas da Artrite, recebendo o auxílio de órteses como apoios, munhequeiras, talas e estabilizadores.

O acompanhamento com ortopedistas, reumatologistas e fisioterapeutas pode acelerar a recuperação e melhorar sua qualidade de vida mais rápido!

Tratamento com itens da Oficina de Ervas

Todas as orientações gerais passadas anteriormente são valiosas para o tratamento! Mas existem ainda outras dicas para deixar o processo mais ágil. Então que tal apostar na ajuda da natureza?

Há ervas que auxiliam no tratamento da dor, disponíveis em diferentes formas farmacêuticas para se adequar à sua rotina. Inclusive, também existem opções para uso tópico em massagens, aliviando dores com as propriedades terapêuticas da erva junto com o movimento relaxante.

Confira a lista completa de itens que costumam ser mais utilizados no tratamento de artrite e artrose:

 

1 - Canela de Velho — Essa planta é anti-inflamatória e analgésica, diminuindo a sensação de dor no corpo. Além de aliviar dores da artrose e artrite, é indicada para tendinite e bursite também. (ver produto)

2 - Erva Baleeira — É também uma erva com propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, indicada para reumatismos, incluindo artrite e artrose! Por ser muito versátil, existe também a opção de Creme de Erva Baleeira Composto, excelente para massagear onde dói. (ver produto)

3 - Boswellia — O principal uso da Boswellia serrata é para o alívio de dores inflamatórias e reumatoides, ajudando nos casos de artrite e artrose. Um ponto de atenção importante é o fato de não ser recomendada para pessoas com gastrite. (ver produto)

4 - Sucupira — É indicada para dores articulares e dores inflamatórias, como a artrite e a artrose, e também a tendinite e a bursite. Possui propriedades anti-inflamatórias e antinociceptivas (ver produto)

5 - Cúrcuma — Além de ser um ótimo tempero, a Cúrcuma tem potencial anti-inflamatório, pois inibe a atividade de moléculas responsáveis pela mediação da dor e inflamação. A principal responsável por essa ação é a Curcumina presente na planta. (ver produto)


6 - Unha de Gato — É um fitoterápico anti-inflamatório também, promovendo alívio em dores musculares e articulares. Assim, pode ser usada para artrite, artrose e para demais condições que causam dor nas articulações. (ver produto)

7 - Ipê Roxo — Conhecido por efeitos analgésicos e anti-inflamatórios, o Ipê Roxo é usado para tratar dores musculares e inflamações osteoarticulares. Auxilia, portanto, na artrite e artrose. (ver produto)

8 - Garra do Diabo — Não se preocupe com esse nome! A principal indicação da Garra do Diabo é para tratamento de dores, tais como artrite, artrose, tendinite, bursite e também fibromialgia. Uma das principais substâncias responsável pelas suas qualidades anti-inflamatórias é o harpagosídeo. (ver produto)

9 - Salgueiro — Também possui ação anti-inflamatória e analgésica. É usada para para dores reumáticas em geral. Portanto, quem sofre de artrite e artrose vai aproveitar os benefícios do Salgueiro! (ver produto)

10 - Fito Óleo Ativo — Trata-se de um óleo composto por óleos essenciais de Alecrim e Alfazema, somados à Cânfora, Mentol, Salicilato de Metila, óleo de Amêndoas e óleo de Semente de Uva. É usado para massagens, aliviando dores musculares, articulares e tensões. Ajuda na artrite, artrose e torções. (ver produto)

11 - Gel analgésico — Outra opção de uso tópico, composto por Erva de Santa Maria, Arnica montana, Mentol, Cânfora, Salicilato de Metila e Gel base. Usado em massagens para dores musculares, dores de artrite e artrose, e pancadas. (ver produto)

12 - UC-II® — É um colágeno do TIPO II, apropriado para as articulações. Previne o desgaste e fortalece as articulações, reduzindo dores e inflamações também. É um produto patenteado com selo de autenticidade! (ver produto)

13 - Osteosil — Apresenta duas substâncias importantes para os ossos: fosfato e silício orgânico. É principalmente indicado para tratamentos de osteoporose e osteopenia, mas também tem ação preventiva do envelhecimento ósseo e articular. Assim, pode fazer parte de tratamentos de artrite e artrose; sendo até mesmo manipulado junto com o UC-II®. (ver produto)

Gostou do informativo? Preparamos esse conteúdo com muito carinho, pois sabemos que dores afetam bastante nosso cotidiano. Esperamos que as dicas tenham sido úteis para você se cuidar e saber corretamente quais itens escolher para seu tratamento. Sua saúde e bem-estar são muito importantes! Portanto, não se esqueça de buscar o apoio de profissionais da área da saúde para uma avaliação completa do seu caso e cuide da sua saúde com muito zelo, sabendo que você também pode contar com o auxílio da Oficina de Ervas!

E se sobrou alguma dúvida, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

 

Bibliografia

https://cristianozerbini.com.br/blog/artrite/reumatismo-artrite-artrose-qual-diferenca

https://www.mdsaude.com/reumatologia/artrite-artrose/

https://vivaassim.com.br/qualidade-de-vida/prevencao-da-artrite-como-cuidar-das-articulacoes

https://www.healthline.com/health/arthrosis-vs-arthritis

https://www.arthritis.org/health-wellness/about-arthritis/understanding-arthritis/what-is-arthritis

https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/artrose-osteoartrite/

https://www.youtube.com/watch?v=bYK-7iazHFM

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Maria aldinete
Fui diagnosticada com artrose nas mãos e indicado condroflex para tomar. Eu gosto de produtos naturais por isso não comprei e estou lendo as informações a respeito vou me organizar e fazer o pedido daqui
⇒ Oficina de Ervas: Olá, bom dia Poderia tomar algum fitoterápico com ação anti-inflamatória como a Boswellia ou Erva Baleeira e também usar o UCII (colágeno tipo II) que retarda o desenvolvimento da artrose. Clique nos links abaixo para ver mais informações sobre as sugestões acima: https://www.oficinadeervas.com.br/boswellia-serrata https://www.oficinadeervas.com.br/erva-baleeira https://www.oficinadeervas.com.br/ucii Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e entre em contato com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Rosangela
Olá boa tarde Eu gostaria de saber se posso juntar a erva de baleeira e espinheira santa e fazer um só chá, ou se posso juntar a espinheira santa com a garra do diabo e fazer um só chá?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Rosangela. Pode juntar as plantas para fazer o chá composto, mas a Espinheira santa deve ser ingerida sempre antes das refeições, pois ela protege o estômago antes de receber o alimento. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Marina Alves
Tenho uma dor no braço esquerdo, a dois meses. Dói noite e dia.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Marina Com ação anti-inflamatória , pode fazer o uso da Cúrcuma Longa, Erva Baleeira, Boswellia, entre outras. Mas para entender a sua dor e poder te orientar melhor clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Magda
Tenho artrose e artrite o que tem de melhor em cápsulas pra eu tomar?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Magda. No caso de artrose, se você ainda não faz tratamento, pode tomar o UC II 40mg uma vez ao dia. Esse é um colágeno específico para articulações que protege contra desgastes, melhora a flexibilidade e promove saúde articular. https://www.oficinadeervas.com.br/ucii Se você sente dores, poderá usar plantas com ação anti-inflamatória como a Boswellia serrata ou Erva Baleeira na forma de cápsulas. https://www.oficinadeervas.com.br/boswellia-serrata https://www.oficinadeervas.com.br/erva-baleeira Também há possibilidade de usar creme para alívio local, como o creme composto de Erva Baleeira. https://www.oficinadeervas.com.br/creme-de-erva-baleeira-composto É importante que você faça acompanhamento médico e exercícios de fortalecimento muscular para que tenha uma rotina sem dor. Dependendo da articulação afetada, é importante que se faça o controle do peso corporal. Você pode tirar suas dúvidas e obter informações com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• MARLENE SADER ESTEVAO
Tenho tendinite nos ombros e dói muito, nem posso levantar o braço esquerdo. Já fui no ortopedista, reumatologista e faço fisioterapia. Como melhorar esta dor,?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Marlene Um fitoterápicos que indicamos para tendinite é a Garra do Diabo (Harpagophytum procubens) possui ação anti-inflamatória. Clique no link abaixo para mais informações e adqurir o fitoterápico mencionado: https://www.oficinadeervas.com.br/garra-do-diabo Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• ADRIANA APARECIDA RODRIGUES DA COSTA
Já fiz três cirurgias no tornozelo, tendão e ligamento, isso pode ter algo ligado a Artrite?
⇒ Oficina de Ervas: Bom dia Adriana A Artrite acomete mais comumente as articulações, provocando dor, inchaço e vermelhidão.É necessário entender quais as causas que levaram você a realizar tais cirurgias. Entre em contato com um de nossos fitoterapêutas pelos links abaixo e podemos entender mais detalhadamente seu caso e prestar orientação mais específica. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta https://www.oficinadeervas.com.br/zap Estamos à disposição


Artigo Dilênia ou Maçã de Elefante? Entenda os benefícios do uso medicinal dessa planta! 16 Jul 2024 Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos