2020-12-03

Unha de gato: Para que serve e quais os benefícios dessa planta medicinal?

Conheça nossas fórmulas magistrais para Unha de Gato.
Veja nossa lista de opções:
Tintura de 60mL,     Extrato Fluído de 60mL,     90 Cápsulas Pó de 400mg,     90 cáps. Unha de Gato E.S. 150mg + Ipê Roxo E.S. 150mg,     Chá de 40 gramas (Pó) Kampo de Ervas,     60 cápsulas de Unha de Gato E.S. 400mg,     Tintura 100mL (Kit com 2 frascos),     90 Cápsulas Pó de 400mg (Kit com 2 frascos),     90 cáps. Unha de Gato E.S. 150mg + Ipê Roxo E.S. 150mg (Kit com 2 frascos),     Tintura 100mL,     Extrato Fluído de 100mL,     

foto da planta unha de gatoA Unha de Gato é uma planta medicinal que possui propriedades imunoestimulantes. Por isso, é muito usada para aumentar a imunidade, auxiliando em tratamentos para pessoas com tumores metastáticos, artrose, candidíase, herpes zoster, artrite reumatoide e lúpus.

A planta é chamada assim no Brasil, pois seus espinhos são em forma de garras. Ela pode ser da espécie Uncaria tomentosa (Willd.) DC. e U. guianensis (Aubl.) Gmel. da família botânica Rubiaceae e são representantes do gênero Uncaria na América do Sul e Central.

Elas são trepadeiras perenes que se distinguem pela forma dos espinhos, características das folhas e cor das flores. A espécie U. tomentosa é um cipó lenhoso gigante, geralmente, encontrado em florestas primárias ou já exploradas. Pode alcançar até 35 metros de comprimento e 5 a 40 centímetros de diâmetro na base. Possui espinhos semicurvados, pontiagudos e de consistência lenhosa. Sua distribuição é ampla na Amazônia e na América Central. No Brasil, essa espécie ocorre nos estados do Acre, Amapá, Amazonas e Pará.

Os índios consumiam Unha de Gato, principalmente, na forma de chá das cascas do caule ou raízes para os processos degenerativos e inflamatórios, úlceras gástricas e outras disfunções. Já as mulheres utilizavam o decocto das raízes como contraceptivo.

Continue lendo para saber as indicações, propriedades, efeitos colaterais e mais informações sobre essa planta medicinal.

Como tomar Uxi Amarelo e Unha de Gato? Confira aqui!

Unha de gato: Para que é indicado?

Segundo estudos publicados em 2009, a Unha de Gato pode ser usada contra os sintomas da dengue. Além disso, ela já é utilizada na produção de anti-inflamatórios e possui efeitos benéficos no tratamento de doenças reumáticas e musculares, principalmente, na terceira idade. A planta também apresenta ação no tratamento de outras doenças como:

  • amigdalite;
  • artrite;
  • sinusite;
  • bursite;
  • rinite;
  • problemas digestivos.

A planta possui propriedades antimicrobianas e atua como protetor celular e antioxidante. Já para o cérebro, ela possui ação estimulante da memória, ajudando a prevenirGarganta de mulher sendo examinada por medica o Alzheimer.

Fitoterápicos a base de extrato de Unha de Gato possuem grau de recomendação B III para osteoartrite de joelho e artrite reumatoide ativa. A Uncaria tomentosa tem ação anti-inflamatória e seu mecanismo de ação está relacionado à capacidade de inibir o fator de necrose tumoral-alfa (TNF alfa) e reduzir a produção de prostaglandina (PGE2).

De acordo com as pesquisas, o consumo do fitoterápico reduziu o número de articulações dolorosas e não apresentou efeitos hepatotóxicos ou outros efeitos colaterais significativos. A planta também demonstrou capacidade de diminuir os efeitos adversos dos anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) sobre o estômago e intestino. Esse efeito associado ao alívio da dor nas articulações sugere que a administração de Unha de Gato possa reduzir a necessidade do consumo de anti-inflamatórios pelos pacientes artríticos. Dada essa possibilidade, a associação da planta com o uso reduzido de AINEs geraria melhoria significativa na gestão da artrite, e uma alternativa de baixo custo para os inibidores COX-22.

Você sabe como fortalecer sua imunidade? Aprenda aqui!

Quais as propriedades da Unha de Gato?

A Unha de Gato possui mais de 50 princípios ativos, sendo alguns mais comuns e de maior importância terapêutica. O primeiro e o mais estudado é um grupo de alcaloides oxindólicos que demonstraram propriedades de estímulo imunitário e antileucêmico.

Outro grupo de compostos, chamados glicósidos oxindólicos e triterpenos do ácido quinóvico demonstraram ações anti-inflamatórias e antivirais. Os compostos antioxidantes, assim como os esteróis da planta estão ligados às suas propriedades anti-inflamatórias. Os fitosteróis são documentados com propriedades imunoestimulantes, anti-inflamatórias, anticancerígena e reparadora das células.

A casca da Unha de gato contém triterpenos polihidroxilado de efeitos antitumorais carcinoma-Ehrlich, esteróides inibidores da síntese do colesterol e anti-inflamatório, taninos para feridas e psoríase, 7 glicósidos do ácido quinóvico com função anti-inflamatória.

Está gostando do nosso informativo? Clique aqui e receba nossos informativos mensais.

pessoa segurando xicara de cha e pes com meias em cima de mesinhaUnha de gato: Como tomar?

Na fitoterapia, a parte utilizada da Unha de Gato são: a casca (principal), as folhas e as raízes. É possível consumi-la em forma de chá, tintura, cápsulas de extrato seco e em extrato fluido.

A Unha de gato em cápsulas (compre aqui) pode ser manipulada também com plantas que têm efeitos complementares como o Ipê Roxo e o Uxi Amarelo. Também pode-se tomar o chá de Unha de Gato e Uxi Amarelo.

Veja aqui todas as opções para você comprar a Unha de Gato

Quais os efeitos colaterais da unha de gato? E as contraindicações?

A Unha de Gato potencializa a ação de anticoagulantes, aumentando o risco de hemorragia. E, em doses elevadas, ela pode provocar diarreia ou obstipação.

Pacientes com histórico de hipersensibilidade e alergia a qualquer um dos componentes da fórmula não devem fazer uso do produto. E não se deve utilizá-la em casos de gravidez, lactação ou em crianças menores que 5 anos.

Além disso, pacientes transplantados ou que vão fazer transplante devem evitar o uso da Unha de Gato devido à possibilidade de produzir rejeição.

Interações medicamentosas

Deve-se evitar uso concomitante da Unha de Gato com antiácidos e inibidores de histamina-H2. E evitar o uso junto com citostáticos químicos ou imunossupressores. Já em indivíduos que usam laxativos, pode ocorrer cólicas e diarreias transitórias.

 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Nome científico: Uncaria tomentosa (Willd) DC.

Sinonímia Científica: Cat’s claw; Unha Nauclea acuelata HBK; Nauclea tomentosa Willd. Ex R. & S.; Ourouparia tomentosa (Willd. Ex R. & S.) Schum.

Família: Rubiaceae.

Posologia

Pó: 30 a 40mg/kg/dia, dividido em 3 a 4 tomadas.

Tintura: 3 a 4 gotas/kg/dia em 3 a 4 tomadas.

Extrato Fluido: 1 gota/kg/dia em 2 tomadas.

Decocto a 5%: 15 a 20mL/kg/dia em 3 tomadas.

Extrato Seco 4:1: 750 a 1.000mg por dia.

Após 3 meses de tratamento, dar uma pausa de 10-15 dias.

 

Bibliografia

https://www.fitobula.com/Memento-Fitoterapico/Uncaria-tomentosa-%28Willd.-DC.%29-

ALONSO, Jorge. Tratado de Fitofármacos e Nutracéuticos. Rosario: Corpus, 2004.

CASTAÑEDA, O.; et al. Uña de gato en artritis reumatóide: estúdio doble cego, en comparación com placebo. Ver. Peru reum., v. 4, nº 1, P.15-21, 1998.

BIESKI, I.G.C. Utilização de medicamentos fitoterápicos com ênfase na Uncaria tomentosa Will D.C., dispensados em farmácias de manipulação na grande Cuiabá. Tese. Universidade Federal de Lavras. Lavras, 2006.

INDICE TERAPÊUTICO FITOTERÁPICO. Ervas Medicinais. 2ªed. Petrópolis, RJ: EPUB,2013. p.422.

12. GONÇALVES, C.; DINIS, T.; BATISTA, M.T. Antioxidant properties of proanthocyanidins of Uncaria tomentosa bark decoction: a mechanism for anti-inflammatory activity. Phytochemistry, v.66, p.89-98, 2005.

5. AQUINO, R.; DE FEO, V.; DE SIMONE, F.; PIZZA, C.; CIRINO, G. Plant metabolites. New compounds and antiinflammatory activity of Uncaria tomentosa. Journal of Natural Products, v.54, p.453-459, 1991.

https://aps.bvs.br/aps/quais-as-evidencias-clinicas-para-o-uso-de-fitoterapicos-a-base-de-extrato-de-unha-de-gato-na-atencao-primaria-a-saude/

FERRO, D. Monografias de plantas medicinais, p. 266-267, 2000

Comentários


  • Eliane
    Conheci o site e gostei muito da riqueza de informações. Vida longa pra todos da equipe. Parabéns!!!!
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Eliane. Fico feliz em saber que nossas informações são importantes para você. Agradeço pelo seu depoimento e desejo tudo de bom para você. Estamos à disposição sempre que precisar.
  • Núsia Almeida S. Lima
    Quero saber mais sobre o tratamento de vitiligo de forma natural com a mamacadela - unha de gato

    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Núsia. O vitiligo pode ser tratado com a mamacadela de uso externo e interno e a dosagem dependerá se é para criança ou adulto. Assim como a Flor de São João e o Polypodium. Para orientar melhor, entre em contato com nossos fitoterapeutas e informe a idade do paciente, peso, que tratamento faz, desde quando apresenta manchas, se tem algum desequilíbrio emocional ou passou por algum choque, etc. Estamos no seu aguardo.
  • Alcides Leite de Moraes
    Bom dia. Tenho problemas com ácido úrico e quando era pequeno tive nefrite o que compromete a minha creatinina. Qual a melhor forma para usar a unha de gato?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Alcides. Para ácido úrico a planta mais usada é a Salsaparrilha. Se estiver com dor pode tomar a Unha de Gato. Para maiores orientações, como posologia, entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.
  • João Gomes dos Santos
    Gostaria de saber se este p
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá João. Entre em contato com nossos fitoterapeutas para tirar suas dúvidas. Estamos à disposição por este email ou pelo whatsapp (16) 98234-0111.
  • Fabiana Adriana Tavares Barbosa
    Quais são os benefícios desses chás
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Fabiana,

    A Unha de Gato têm muitos benefícios. É indicada para alguns casos de câncer, melhora a imunidade, tem ação anti-inflamatória, então é indicada para amigdalite, artrite, sinusite, bursite, rinite, etc. E também para problemas digestivos.

    Para esclarecimento de dúvidas e orientações, clique no link abaixo para falar com um de nossos fitoterapeutas:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Para ver mais informações e adquirir a Unha de Gato, clique no link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/unha-de-gato

    Estamos à disposição.
  • Ana Paula Machado
    Olá, duas duvidas, a capsula da unha de gato ajuda no combate a psoríase, ou somente a casca?
    Segunda, criança de 13 anos pode tomar a capsula e qual seria a posologia?
    Grata desde já
    Att
    Ana
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Ana Paula

    A Unha de Gato é uma planta que melhora o sistema imunológico. Como a psoríase é autoimune, não é recomendado usar a Unha de Gato, pois pode ocorrer um agravamento dos sintomas.

    Entre em contato com nossos fitoterapeutas informando sua idade, o que já usou para psoríase, se usa algum medicamento e se tem algum problema de saúde para que eles possam te sugerir outros fitoterápicos para psoríase. Você pode entrar em contato pelo whatsapp (16) 9.8234.0111 ou clicando no link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Estamos à disposição.
  • Tatiane da Cruz
    Olá.

    Parabéns pelo site. Tenho uma dúvida: no caso de chá com extrato seco, deve-se usar quantas colheres de sopa para 1 litro de água? E quantas xícaras podem ser tomadas por dia?

    Obrigada.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Tatiane.

    Não se usa o extrato seco par preparo de chás, pois é um medicamento para ser encapsulado. Seu uso é mais cuidadoso quanto à dosagem, pois é uma forma concentrada.
    O chá pode ser preparado com o pó da unha de gato, sendo 1 colher de café por xícara.

    Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Estamos à disposição.

  • Daniella Sales
    Boa noite, porque é necessário fazer pausa no uso de unha de gato ?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Daniella,

    A pausa é importante para que a sua imunidade fique equilibrada, pois essa planta estimula a imunidade, além de ser anti-inflamatório.
    Outro fator é que se for usado para controlar algum tipo de dor, geralmente o organismo acostuma e o efeito pode diminuir.

    Para maiores informações, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Estamos à disposição.

  • Odair Pereira de Oliveira
    Gostaria de saber se a capsula da unha de gato serve para dores de artrose no joellho.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Odair,

    A Unha de Gato, por ter ação anti-inflamatória, serve sim para dor no joelho. No entanto, ela tem algumas contraindicações, como: não fazer uso concomitante com tratamento de radioterapia e quimioterapia; não usar quem tem doença autoimune;

    Entre em contato com nossos fitoterapeutas para maiores orientações, clicando no link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Clique no link abaixo para ler mais informações sobre a Unha de Gato:

    https://www.oficinadeervas.com.br/unha-de-gato

    Estamos à disposição.
  • Izenilda ferreira do Nascimento Candido
    olá, parabéns pelo site. gostaria de saber se quem tem tireoidite de Hashimoto pode usar. eu tenho também rinite e sinusite e gostaria de usar para esse fim. muito obrigada.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Izenilda.

    Como a tireoidite de Hashimoto é uma doença autoimune, precisamos avaliar que medicamentos você já toma, pois a unha de gato aumenta a imunidade e pode atrapalhar o seu tratamento.

    Para rinite e sinusite costumamos indicar a Cúrcuma uso oral e o spray nasal formulado com soro fisiológico, Cúrcuma, Sucupira e Própolis.

    https://www.oficinadeervas.com.br/curcuma

    https://www.oficinadeervas.com.br/spray-nasal

    Entre em contato com nossos fitoterapeutas para maiores informações e orientação. Informe a sua idade, que medicamentos toma, que sintomas apresenta, o que usa no tratamento da rinite e sinusite.

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Estamos à disposição.
  • Antonio Andrade
    Prezado equipe parabéns pelo trabalho
    Dois incômodos nódulos no glúteo, um interno outro externo. É possível um tratamento fitoterápico a eliminação (ou drenagem)
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Antonio.

    Para podermos orientar sobre o seu problema, precisamos de mais informações.

    Entre em contato direto com nossos fitoterapeutas e informe sua idade, que tipo de nódulos são esses ou qual o diagnóstico do médico, se sente dor, desde quando tem o problema, que tratamento já fez ou que proposta de tratamento foi indicado, que medicamentos usa, qual a sua rotina, etc.

    Deixo aqui o contato:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Estamos à disposição.

Deixe seu comentário sobre:
Unha de gato: Para que serve e quais os benefícios dessa planta medicinal?