Unha de Gato

Preço Especial A partir de R$ 8,00

Disponível

Resumo:

Indicação e venda da planta unha de gato. Aumenta a imunidade e é indicada para tumores metastásicos, artrose, candidíase, herpes zoster, artrite reumatóide e pessoas com lupus. Pague em até 6 x s/juros, Aproveite!
Ver descrição completa

 

Veja para que serve Unha de Gato

Unha de Gato (Uncaria tomentosa)

AÇÃO E INDICAÇÃO:

É indicada para tumores metastásicos (anti-tumoral), artrose, candidíase, herpes zoster, artrite reumatóide e lupus. Tem ação analgésica e anti-inflamatória. Aumenta imunidade.

FORMAS UTILIZADAS:

  • Cápsula (pó da planta)
  • Cápsula (extrato seco da planta)
  • Tintura (líquido a 20%)
  • Extrato Fluido (líquido a 100%)
  • Chá (Pó da planta)

Unha de gato: Para que serve e quais os benefícios dessa planta medicinal?

foto da planta unha de gatoA Unha de Gato é uma planta medicinal que possui propriedades imunoestimulantes. Por isso, é muito usada para aumentar a imunidade, auxiliando em tratamentos para pessoas com tumores metastáticos, artrose, candidíase, herpes zoster, artrite reumatoide e lúpus.

A planta é chamada assim no Brasil, pois seus espinhos são em forma de garras. Ela pode ser da espécie Uncaria tomentosa (Willd.) DC. e U. guianensis (Aubl.) Gmel. da família botânica Rubiaceae e são representantes do gênero Uncaria na América do Sul e Central.

Elas são trepadeiras perenes que se distinguem pela forma dos espinhos, características das folhas e cor das flores. A espécie U. tomentosa é um cipó lenhoso gigante, geralmente, encontrado em florestas primárias ou já exploradas. Pode alcançar até 35 metros de comprimento e 5 a 40 centímetros de diâmetro na base. Possui espinhos semicurvados, pontiagudos e de consistência lenhosa. Sua distribuição é ampla na Amazônia e na América Central. No Brasil, essa espécie ocorre nos estados do Acre, Amapá, Amazonas e Pará.

Os índios consumiam Unha de Gato, principalmente, na forma de chá das cascas do caule ou raízes para os processos degenerativos e inflamatórios, úlceras gástricas e outras disfunções. Já as mulheres utilizavam o decocto das raízes como contraceptivo.

Continue lendo para saber as indicações, propriedades, efeitos colaterais e mais informações sobre essa planta medicinal.

Como tomar Uxi Amarelo e Unha de Gato? Confira aqui!

Unha de gato: Para que é indicado?

Segundo estudos publicados em 2009, a Unha de Gato pode ser usada contra os sintomas da dengue. Além disso, ela já é utilizada na produção de anti-inflamatórios e possui efeitos benéficos no tratamento de doenças reumáticas e musculares, principalmente, na terceira idade. A planta também apresenta ação no tratamento de outras doenças como:

  • amigdalite;
  • artrite;
  • sinusite;
  • bursite;
  • rinite;
  • problemas digestivos.

A planta possui propriedades antimicrobianas e atua como protetor celular e antioxidante. Já para o cérebro, ela possui ação estimulante da memória, ajudando a prevenirGarganta de mulher sendo examinada por medica o Alzheimer.

Fitoterápicos a base de extrato de Unha de Gato possuem grau de recomendação B III para osteoartrite de joelho e artrite reumatoide ativa. A Uncaria tomentosa tem ação anti-inflamatória e seu mecanismo de ação está relacionado à capacidade de inibir o fator de necrose tumoral-alfa (TNF alfa) e reduzir a produção de prostaglandina (PGE2).

De acordo com as pesquisas, o consumo do fitoterápico reduziu o número de articulações dolorosas e não apresentou efeitos hepatotóxicos ou outros efeitos colaterais significativos. A planta também demonstrou capacidade de diminuir os efeitos adversos dos anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) sobre o estômago e intestino. Esse efeito associado ao alívio da dor nas articulações sugere que a administração de Unha de Gato possa reduzir a necessidade do consumo de anti-inflamatórios pelos pacientes artríticos. Dada essa possibilidade, a associação da planta com o uso reduzido de AINEs geraria melhoria significativa na gestão da artrite, e uma alternativa de baixo custo para os inibidores COX-22.

Você sabe como fortalecer sua imunidade? Aprenda aqui!

Quais as propriedades da Unha de Gato?

A Unha de Gato possui mais de 50 princípios ativos, sendo alguns mais comuns e de maior importância terapêutica. O primeiro e o mais estudado é um grupo de alcaloides oxindólicos que demonstraram propriedades de estímulo imunitário e antileucêmico.

Outro grupo de compostos, chamados glicósidos oxindólicos e triterpenos do ácido quinóvico demonstraram ações anti-inflamatórias e antivirais. Os compostos antioxidantes, assim como os esteróis da planta estão ligados às suas propriedades anti-inflamatórias. Os fitosteróis são documentados com propriedades imunoestimulantes, anti-inflamatórias, anticancerígena e reparadora das células.

A casca da Unha de gato contém triterpenos polihidroxilado de efeitos antitumorais carcinoma-Ehrlich, esteróides inibidores da síntese do colesterol e anti-inflamatório, taninos para feridas e psoríase, 7 glicósidos do ácido quinóvico com função anti-inflamatória.

Está gostando do nosso informativo? Clique aqui e receba nossos informativos mensais.

pessoa segurando xicara de cha e pes com meias em cima de mesinhaUnha de gato: Como tomar?

Na fitoterapia, a parte utilizada da Unha de Gato são: a casca (principal), as folhas e as raízes. É possível consumi-la em forma de chá, tintura, cápsulas de extrato seco e em extrato fluido.

A Unha de gato em cápsulas (compre aqui) pode ser manipulada também com plantas que têm efeitos complementares como o Ipê Roxo e o Uxi Amarelo. Também pode-se tomar o chá de Unha de Gato e Uxi Amarelo.

Veja aqui todas as opções para você comprar a Unha de Gato

Quais os efeitos colaterais da unha de gato? E as contraindicações?

A Unha de Gato potencializa a ação de anticoagulantes, aumentando o risco de hemorragia. E, em doses elevadas, ela pode provocar diarreia ou obstipação.

Pacientes com histórico de hipersensibilidade e alergia a qualquer um dos componentes da fórmula não devem fazer uso do produto. E não se deve utilizá-la em casos de gravidez, lactação ou em crianças menores que 5 anos.

Além disso, pacientes transplantados ou que vão fazer transplante devem evitar o uso da Unha de Gato devido à possibilidade de produzir rejeição.

Interações medicamentosas

Deve-se evitar uso concomitante da Unha de Gato com antiácidos e inibidores de histamina-H2. E evitar o uso junto com citostáticos químicos ou imunossupressores. Já em indivíduos que usam laxativos, pode ocorrer cólicas e diarreias transitórias.

 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Nome científico: Uncaria tomentosa (Willd) DC.

Sinonímia Científica: Cat’s claw; Unha Nauclea acuelata HBK; Nauclea tomentosa Willd. Ex R. & S.; Ourouparia tomentosa (Willd. Ex R. & S.) Schum.

Família: Rubiaceae.

Posologia

Pó: 30 a 40mg/kg/dia, dividido em 3 a 4 tomadas.

Tintura: 3 a 4 gotas/kg/dia em 3 a 4 tomadas.

Extrato Fluido: 1 gota/kg/dia em 2 tomadas.

Decocto a 5%: 15 a 20mL/kg/dia em 3 tomadas.

Extrato Seco 4:1: 750 a 1.000mg por dia.

Após 3 meses de tratamento, dar uma pausa de 10-15 dias.

 

Bibliografia

https://www.fitobula.com/Memento-Fitoterapico/Uncaria-tomentosa-%28Willd.-DC.%29-

ALONSO, Jorge. Tratado de Fitofármacos e Nutracéuticos. Rosario: Corpus, 2004.

CASTAÑEDA, O.; et al. Uña de gato en artritis reumatóide: estúdio doble cego, en comparación com placebo. Ver. Peru reum., v. 4, nº 1, P.15-21, 1998.

BIESKI, I.G.C. Utilização de medicamentos fitoterápicos com ênfase na Uncaria tomentosa Will D.C., dispensados em farmácias de manipulação na grande Cuiabá. Tese. Universidade Federal de Lavras. Lavras, 2006.

INDICE TERAPÊUTICO FITOTERÁPICO. Ervas Medicinais. 2ªed. Petrópolis, RJ: EPUB,2013. p.422.

12. GONÇALVES, C.; DINIS, T.; BATISTA, M.T. Antioxidant properties of proanthocyanidins of Uncaria tomentosa bark decoction: a mechanism for anti-inflammatory activity. Phytochemistry, v.66, p.89-98, 2005.

5. AQUINO, R.; DE FEO, V.; DE SIMONE, F.; PIZZA, C.; CIRINO, G. Plant metabolites. New compounds and antiinflammatory activity of Uncaria tomentosa. Journal of Natural Products, v.54, p.453-459, 1991.

https://aps.bvs.br/aps/quais-as-evidencias-clinicas-para-o-uso-de-fitoterapicos-a-base-de-extrato-de-unha-de-gato-na-atencao-primaria-a-saude/

FERRO, D. Monografias de plantas medicinais, p. 266-267, 2000

Indicação e venda da planta unha de gato. Aumenta a imunidade e é indicada para tumores metastásicos, artrose, candidíase, herpes zoster, artrite reumatóide e pessoas com lupus. Pague em até 6 x s/juros, Aproveite!

Anti-tumoral  Artrose  Unha de gato  Candidiase  Mioma  Herpes  Cat's claw  Unha de Gato  Uncaria tomentosa  Tumores  Fibromialgia  Tumores metastásicos  Candidiase  Herpes zoster  Artrite  Artrite reumatóide  Lupus  Analgésico  Ação analgésica  Antiinflamatório  Anti inflamatorio  Antiinflamatória  Imunidade  Kit articulacao  Osteoporose  Dores nas costas  Dor nas costas  Antitumoral  Cancer  Antibiotico 

Deixe sua avaliação

Avaliações de clientes reais

Os resultados e indicações referentes ao uso desse produto foram avaliados e comprovados pelo fabricante deste insumo farmacêutico (Informe Cientifico do fornecedor).

Não garantimos os resultados descritos, estes variam de pessoa para pessoa dependendo de diversos fatores como alimentação, prática de exercícios físicos, presença de outras patologias, bem como, o uso correto do produto conforme descrito na posologia.

- Produto adjuvante e suplemento alimentar. A prática de atividade física regular e bons hábitos alimentares são imprescindíveis para manutenção da saúde;

- A(s) imagen(s) que indica(m) o(s) produto(s) é (são) meramente ilustrativa(s), sem nenhuma alusão técnica e/ou científica;

- De acordo com as normas da Anvisa, todo produto deve ser manipulado de acordo com o pedido do comprador, portanto será manipulado após o recebimento e aprovação do nosso farmacêutico;

- Trata-se de descrição do produto e não propaganda. Somos uma Farmácia de manipulação. Portanto, os produtos naturais anunciados neste site serão produzidos sob encomenda;

- Não faça uso de medicamentos ou produtos sem orientação de um profissional médico ou farmacêutico;

Aproveite as formas de comunicação do nosso site e saiba mais detalhes com nossa equipe farmacêutica:

Por e-mail: farmacia@oficinadeervas.com.br
Telefone: (16) 2133-4455
WhatsApp: (16) 98234-0111

- Se persistirem os sintomas, o médico ou farmacêutico deverá ser consultado;
- Evite a automedicação. O medicamento mesmo livre de obrigação de prescrição médica merece cuidado.
- As indicações postas não se tratam de propaganda, e sim de descrição do produto;
- Consulte sempre um especialista;
- As indicações dos produtos são baseadas no conhecimento científico do profissional farmacêutico e nos laudos de aquisição dos produtos junto aos fornecedores autorizados pela Anvisa.

Os medicamentos sob prescrição só serão dispensados mediante apresentação de prescrição de profissional habilitado ou cópia digital;

1- Mantenha todo e qualquer medicamento ou produtos para adultos longe do alcance de crianças;
2- Manter esse produto longe de fontes de umidade, calor, luz ou eletromagnéticas. Temperatura de melhor conservação: 15 a 30º C;
3- Não partir ou mastigar esse produto;
4- Tomar sempre com quantidades generosas de líquido;
5- Mantenha seus exames médicos em dia. A ação de fitoterápicos orais pode ser alterada em portadores de problemas de tireoide, síndrome metabólica, obesidade mórbida entre outros.
6- Exercite-se regularmente e alimente-se com bom senso. Isso garante a manutenção de sua saúde a longo prazo;
7- Não use nenhum produto com o prazo de validade vencido;
8- Mulheres grávidas ou amamentando e crianças devem consultar médico ou farmacêutico antes de utilizar este produto;
9- Os fitoterápicos, de maneira geral, possuem efeitos terapêuticos mais suaves, o que pode explicar a redução dos efeitos colaterais. Porém, alguns efeitos colaterais não descritos na literatura podem ocorrer;
10- Pessoas com hipersensibilidade às substâncias contidas na formulação não devem ingerir o produto;
11- Em caso de hipersensibilidade, recomenda- se interromper o uso e consultar o médico.

ATENÇÃO:

É permitida às farmácias e drogarias a entrega de medicamentos por via postal desde que atendidas as condições sanitárias que assegurem a integridade e a qualidade dos produtos, conforme legislação vigente.

O estabelecimento farmacêutico deve assegurar ao usuário o direito à informação e orientação quanto ao uso de medicamentos solicitados por meio remoto.

RDC 44 de 17 de agosto de 2009

A dispensação de plantas medicinais é privativa das farmácias e ervanarias, observados o acondicionamento adequado e a classificação botânica e adequada orientação de profissional da saúde.

As embalagens não podem ter alegações terapêuticas.

(Lei 5991/73)

Mais Procurados