Artrite ou Artrose? Veja as diferenças

Você tem dor nas juntas?

Muitas pessoas, quando têm dores nas juntas, dizem que estão com artrite ou artrose, mas geralmente não sabem as diferenças entre as doenças. Saiba os sintomas e diferenças a seguir.

O que é uma articulação?

As articulações são as junções entre um osso e outro, que podem se mover ou não. As articulações móveis, popularmente chamadas de juntas, possuem uma bolsa de líquido sinovial entre os ossos e cartilagens, que protegem as partes dos ossos que sofrem atrito durante a movimentação.

O que é Artrite?

A artrite é uma inflamação em uma ou mais articulações, que podem apresentar dor, inchaço, vermelhidão e dificuldade de movimentação. Quando a inflamação ocorre em mais de uma articulação, é chamada de poliartrite, que geralmente afeta joelhos, quadril, mãos e coluna.

Existem várias doenças que podem causar artrite, como reumatismo, lúpus, gota, psoríase, traumas, etc. Porém, a causa de artrite mais comum é a artrose.

O que é Artrose?

A artrose, ou osteoartrite, acontece quando há desgaste nas cartilagens, fazendo com que os ossos comecem a atritar uns com os outros, gerando a artrite (inflamação). Esse desgaste acontece naturalmente com o decorrer dos anos, mas pode ser acentuado devido a traumas, esportes de alto impacto, genética, obesidade, diabetes e atividades que exigem muito das articulações. Com esse desgaste, é muito comum as articulações começarem a deformar, como acontece muito nas mãos.

Qual é o tratamento para Artrite e Artrose?

Em suma, a artrite é uma inflamação das articulações causada por diversos fatores, como, por exemplo, a artrose, que por sua vez, é um desgaste das cartilagens que protegem os ossos. Portanto, para tratar a artrite, é preciso tratar as doenças que estão causando a inflamação. Já a artrose não tem cura, pois não tem como recuperar totalmente as cartilagens que degeneraram, porém tem como recuperar uma porção e aliviar a dor da inflamação.

Há diversas plantas que podem ajudar a aliviar a dor da artrite e da artrose, como Canela de Velho, Cúrcuma, Arnica, Dilênia, Unha de Gato, Erva Baleeira, Garra do Diabo, Salgueiro, Sucupira, Boswellia, Unha de Gato e Marapuama.

O nosso fito óleo ativo e gel analgésico também podem ser usados, pois são aplicados topicamente para massagear as juntas, agindo direto no local.

Para o desgaste da cartilagem ocorrido na artrose, há o UCII e o Osteosil, que ajudam a regenerar essa cartilagem perdida.

Além disso, a fisioterapia e a terapia ocupacional ajudam bastante no tratamento de ambas.

O ideal é tomarmos cuidado com as nossas articulações, para que esse desgaste natural ocorra de forma mais lenta, fortalecendo os músculos, não forçando as juntas e tomando cuidado com a postura.

Está com dúvidas? Fale com o nosso fitoterapeuta clicando aqui.

Idosos Felizes - artrite artrose

Comentários


  • Lourdes
    Tenho artrose e esta se irradiando pras pernas,canela de velho,não fez efeito
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Lourdes. A canela de velho possui ação analgésica e anti-inflamatória, porem não trata a causa, trabalhamos com alguns fitoterápicos que poderiam auxiliar melhor no seu caso. Deixo nosso contatos para maiores informações E-mail:farmacia@oficinadeervas.com (16) 98234-0111. Ficamos a disposição.
  • Sônia
    Olá, há exatamente 1 ano e meio tive dois tombos de costa, fato que prejudicou-me muito, sinto dores todos os dias, tomo medicação, faço fisioterapia 2 x por semana, já tomei até morfina e nada cessa minhas dores. Fiz ressonância magnética e constou que 1 vértebra da lombar (escorregou) sobre a outra e que estou com ARTROSE na coluna, Último caso cirurgia, o que jamais farei. Tomo colágeno, cálcio há anos. O que me aconselham, minha pele muito seca, creme não resolve(parece esponja, passa e absorve tudo), já estou cansada, dor+dor+dor...afffff. obrigada
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Sônia. Vou passar aqui algumas sugestões, mas depois você pode conversar com nossos fitoterapeutas com mais detalhes. A princípio, se o colágeno que você usa é o UC II 40mg, é o mais indicado para problemas nas articulações (artrose), então pode continuar. Se você tem osteoporose, é importante continuar com o uso do Cálcio também. Para a dor, pode usar a Canela de Velho ou a Boswellia, que são plantas anti-inflamatórias, para aliviar as dores. Para a pele, o colágeno específico é o Verisol, e opode tomar 2,5g diários. O nosso sachê já vem preparado com a vitamina C e o colágeno hidrolisado. Mas você pode discutir o seu caso com detalhes com o nosso fitoterapeuta pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.
  • Robrrto Oliveira
    Se puderem me ajudar... Minha esposa tem Lupus. Ela trata com alopatia, mas está em crise e com muita dor nas articulações, em virtude da artrite. Que tratamento natural poderia ser feito?
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Roberto. Trabalhamos com alguns fitoterápicos que possuem ação analgésica e anti-inflamatória. Peço que entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br para que possamos auxilia-lo Estamos a disposição.
  • Tania Souza
    Boa noite! Tem 56 anos e estou 20 k acima de meu peso ideal, claro , meu joelho incha e dói! Estou esperando cápsulas e chá de jamelao para diminuir peso, mas gostaria de não evoluir para artrite reumatóide! Podem me indicar outras ervas para coadjuvantes do jamelao? Agradeço
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Tânia. O Jamelão é bom para controlar o diabetes e por ter ação hipoglicemiante, ele pode ajudar no emagrecimento. Além dessa, tem outras plantas que possuem ações diuréticas, digestivas, laxativas, ansiolíticas, etc. Essas outras são usadas de acordo com a necessidade. Para proteger as articulações contra desgastes e controlar as dores, pode usar o UC II 40mg como colágeno específico para articulações e uma planta anti-inflamatória como a canela de velho, boswellia ou sucupira. Entre em contato conosco para qualquer dúvida. Estamos à disposição.
  • Risa
    Tenho excesso de peso, tenho 63 anos, sinto dores nas articulações, punho, dedos, cotovelos, joelhos e coluna. Gostaria muito de emagrecer uns 20kilos pelos menos, joje peso 96 kilos. E melhorar as dores nas articulações, pode me ajudar? A medição é de boces ou encontro nas farmácias normais? Obrigado pela atenção
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Risa. Podemos te orientar pelo nosso email farmacia@oficinadeervas.com.br. Nossos fitoterapeutas atendem e você pode informar com detalhes sobre a sua rotina, alimentação, se faz exercícios físicos, se tem retenção de líquidos, se o intestino funciona normalmente, se toma algum medicamento ou hormônio. Conforme suas necessidades é que fazemos as sugestões para seu tratamento. Informe inclusive sobre o tratamento das dores. Estamos à disposição.
  • Danielle Silva Silva
    Estou com pedra na vesícula E depois disso comecei sentir dor na costa que vem do pescoço ao lombar E minha coluna da parte direita tá um pouco inchado que sera
    ⇒ Oficina de Ervas: Danielle, bom dia. Peço que entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br para maiores informações. É necessário passar por um diagnóstico médico. Ficamos a disposição.
  • Antônio Paulo
    Boa noite, Vocês tem algum remédio para tratamento de gota crônica.
    ⇒ Oficina de Ervas: Antônio, existem fitoterápicos que auxilia no controle da gota, para maiores informações peço que entre em contato pelo e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br.
  • IOLANDA DA SILVA
    Boa noite !vocês tem alguma indicação de algum remédio ou ervas para cisto Baker?
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Iolanda.O cisto baker pode ter origem na artrose, mas passa a ser um problema de acúmulo de líquido sinovial atrás do joelho. Não tem planta que faça esse líquido sair dessa região, e o tratamento deve ser feito o mais rápido possível, dependendo do tamanho que está, pois tem risco de rompimento e complicações. Caso queira relatar com detalhes o seu caso, sua idade e sintomas, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo email. Assim poderemos entender melhor o seu caso e avaliar o uso de alguma planta para auxiliar. Estamos à disposição.
  • Luana Vieira de Andrade
    Tenho artropatia degenerativa no ombro tem cura
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Luana. Essa doença é progressiva, mas tem como estacionar ou pelo menos retardar a sua evolução. Não sei o que o médico te recomendou e se você está fazendo algum tratamento, mas tem o UC II que é um colágeno específico para articulações. Entre em contato com nossos fitoterapeutas e passe suas informações: idade, tratamento que faz, que medicamentos usa, quais sintomas apresenta. Assim poderemos orientar melhor. Estamos à disposição pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br
  • Maria josé bento da silva
    Estou com dor no joelho no ultason deu derrame e agua fiz uma punção melhorei drpois de 3 meses veio uma dor forte e queimando o.joelho voltei no ortopedista fiz um raiox deu osteocondrite dissecante eu ainda não voltei ao medico no dia da consulta foi feriado poderia me ajudar estou com muita dor faço.gelo 4 vezes ao dia passou atflex nada adiantou.fico no aguardo.boa noit
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Maria José. Pelo que pesquisei, esse problema pode ter originado por algum traumatismo, mas existem outras hipóteses. É um problema sério e que leva ao desgaste ósseo na maioria das vezes. Não sei se o seu caso será cirúrgico, pois vai depender da avaliação médica, no entanto não tem planta que reverta o quadro. O Arflex já é um anti-inflamatório e analgésico. Talvez você poderia falar com seu médico sobre alterar a dosagem ou posologia. Tem plantas com ação anti-inflamatória, como a Boswellia serrata, mas não dá para saber se teria uma ação melhor que esse medicamento que você já usa. Também o UC II que poderia aliviar a articulação, mas para poder avaliar melhor, peço que entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.
  • Edmar
    Boa noite tenho 47 anos sofro com pedras nos 2 Rim agora mesmo estou com dor .e tambem dor no ombro e na lombar.me ajudem
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Edmar. As pedras nos rins devem ser avaliadas pelo médico, pois se tiverem tamanho acima de 7mm, não adianta querer expelir, pois elas ficarão retidas no ureter. Se as pedras forem pequenas, muitas vezes dá para expelir usando plantas como o abacateiro, quebra pedra e chapéu de couro, além de outros cuidados com relação à infecção urinária. O importante é o tratamento preventivo e contínuo para que elas não se formem. Quanto às dores no ombro e lombar, precisamos saber qual é a causa, pois pode ser artrose, flacidez muscular, artrite, LER, etc. Para poder te orientar, passe todas as informações para os nossos fitoterapeutas, relatando sues sintomas, idade, que medicamentos usa, se tem sobrepeso, como é sua rotina, alimentação, etc. assim poderemos te orientar de forma personalizada. Estamos à disposição.
  • Teresinha
    Boa noite. Meu marido está com a cartilagem gasta entre o quadril e a perna. Tem algum tratamento pra indicar?
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Teresinha. Tem o UC II 40mg para tomar e ajudar a proteger as articulações. Se estiver com dores, pode associar o uso de plantas anti-inflamatórias, como a Boswellia serrata ou a Canela de Velho. Para pode orientar, precisamos saber que tratamento ele já faz, quais os sintomas, a idade dele e se usa medicamentos. Entre em contato conosco se precisar. Estamos à disposição.
  • Doralecio
    Bom dia, tenho uma pequena lesão no menisco e um cisto de Backer, estou fazendo fisioterapia e em casa faço fortalecimento e coloco água morna e gelo, posso fazer caminhada na areia fofa da pra pra fortalecer mais ou não? Obrigado!
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Doralecio. Sobre fazer a caminhada na areia fofa, somente o seu fisioterapeuta poderá te orientar. Não faça nada sem o consentimento dele, para que não corra o risco de causar algum dano. Estamos à disposição.
  • Maria Teresa Messias Orlandi
    Boa tarde! Tenho bursite no quadril e tendenite e tenho muita dor, vocês têm alguma indicação pra este problema?
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Maria Teresa. Tem plantas com ação anti-inflamatória que podem ajudar muito. Para poder te orientar, entre em contato conosco e informe sua idade, que medicamentos toma, se tem outros problemas de saúde, se teve algum acidente ou qual a causa dessas inflamações. Estamos no seu aguardo.
  • Marina Guedes
    Tenho muitas dores nós ombros. Na coluna lombar pois tenho vários bicos de papagaio. E dores nós quadris e joelhos. Tomo há 05 Ômega 3. Cálcio e vitaminas. Tomo quase todos os dias analgésicos. Quero um remédio para amenizar estas dores Possuo 65 anos...Obrigada pela atenção.
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Marina. No seu caso de desgaste das articulações, o UCII é um produto que ajuda a proteger esses tecidos contra o desgaste e melhorar a flexibilidade. Outros produtos anti-inflamatórios naturais que podem ser usados são Canela de Velho e a Garra do diabo. Fale com nossos fitoterapeutas para que possamos orientar sobre dosagens e forma de uso. Estamos à disposição.
  • Morgana
    Bom dia! Tenho 50 anos, tenho burcite, epicondolite artrose na coluna e bico de papagaio. Sinto muitas dores inclusive nas mãos. Não faço nenhum tratamento, solicito orientação. Obrigada
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Morgana. No seu aso pode ser usado o UC II para proteger as articulações e evitar desgaste da cartilagem. No controle das dores pode usar plantas anti-inflamatórias como a Garra do diabo, Canela de Velho, Boswellia ou Sucupira. É importante que faça exercícios físicos de fortalecimento muscular para que sustente o sistema esquelético e evite mais desgastes e dores. Caso queira falar com nossos fitoterapeutas para melhor orientação, entre em contato conosco e informe seu caso com mais detalhes como rotina, estado emocional, se tem algum problema de saúde, se faz uso de algum medicamento, se tem sobrepeso, etc. Estamos no seu aguardo.
  • Loirdes
    Fiz agachamento e meus joelhos estão com.muita dificuldades para dobrar como tratar?
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Loirdes. Pode ter ocorrido algum problema com o exercício. A princípio, quando ocorre qualquer trauma, é recomendável fazer compressa de gelo no local na mesma hora. Se isso já tem um tempo e está dolorido, pode ser que esteja inflamado. Dependendo da sua idade, pode ser que essa dor seja decorrente de algum desgaste na articulação. Pra melhor te orientar, entre em contato direto conosco e informe sua idade, sintomas, se fas tratamento, que medicamentos usa, quando ocorreu esse trauma, se está inchado, se tem dor ou incômodo, etc. Estamos no seu aguardo.
  • Michelle Carla
    Olá, tenho hérnia de disco e está muito inflamada, estou com dores fortes. Tem alguma indicação?
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Michelle. Tem plantas com ação anti-inflamatória como a Canela de Velho e Boswellia serrata, para dores intensas. O importante é cuidar do fortalecimento muscular para que a hérnia não inflame e usar o UC II para evitar mais desgastes nas articulações, que leva à formação de hérnias. Se quiser relatar o seu caso com detalhes, entre em contato conosco e informe sua idade, sua rotina, se toma medicamentos, se fez algum esforço físico que inflamou a hérnia, que tratamento foi indicado para o seu caso. Estamos no seu aguardo.
  • Eliana mendes
    Ola!tenho problema vascular,tem uma semana q levei uma queda bem na perna doente,daqui p la venho sentindo muitas dores,o medico me passou o antiflamatorio paco mas ate entao nao to vendo resultado e pelo raio x q fiz nao deu p ver algo com mais detalhe...me falaram do medicamento celebre so q ainda nao tomei...me de uma ajuda com remedio ou plantas medicinais nao aguento mais de dor..a dor é no joelho tipo inflamado.
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Eliana. A dor deve ser mesmo uma inflamação por causa da queda. O Paco® (paracetamol + fosfato de codeína) é indicado para o alívio de dores de grau moderado a intenso, como nas decorrentes de traumatismo (entorses, luxações, contusões, distensões, fraturas). Por isso já deveria ter amenizado a sua dor. O Celebra é analgésico e anti-inflamatório. Contudo, o mais importante é diagnosticar o que pode ter acontecido, pois apesar do RaioX não apresentar fratura, pode ter ocorrido problema no tendão ou mesmo no sistema vascular. Entre em contato com nossos fitoterapeutas e relate com detalhes o seu caso, sua idade, se toma algum medicamento, se tem desgaste na articulação, se o problema vascular é controlado, se tem sobrepeso. Assim poderemos te orientar. Estamos no seu aguardo.
  • Maria
    Boa noite minha mãe tem 84 anos a tempo ela sofre de artrose no joelho dói muito e nem conseque andar direito pois doi qual antiflamatorio e ou ervas , massageador pra para a dor
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Maria. Existem plantas com ação anti-inflamatória como a Canela de Velho, Boswellia serrata, Sucupira e Garra do Diabo. Elas podem ser usadas para ajudar a desinflamar e diminuir a dor. Mas também ela deve fazer um tratamento para as articulações usando o UC II de 40mg, pois é um colágeno específico para os desgastes. Entre em contato com nossos fitoterapeutas e informe se ela faz tratamento para esse problema, que medicamentos ela já toma, o que ela usa para amenizar as dores. Temos um Gel Analgésico (Erva de Santa Maria, Arnica, Mentol, Cânfora, Salicilato de Metila e Gel base)https://www.oficinadeervas.com.br/gel-analgesico para passar no local. Estamos à disposição.

Deixe seu comentário sobre:
Artrite ou Artrose? Veja as diferenças