Cassiolamina e faseolamina: Tem diferença? Entenda os benefícios!
A Cassiolamina, junto com a Faseolamina, é indicada para jornadas de emagrecimento, mas existe diferença entre as duas? E como funciona a Cassiolamina? Neste artigo, você vai desvendar o que é a Cassiolamina e seus benefícios!
O que é Cassiolamina?
A Cassiolamina tem nome parecido com a Faseolamina e seu uso medicinal é bem semelhante, mas trata-se de um produto diferente da glicoproteína extraída do feijão branco! Na verdade, a Cassiolamina é um extrato do fruto da planta cujo nome científico é Cassia nomame, da família Fabaceae.
Mas vale entender que essa espécie passou por diversas mudanças taxonômicas, ou seja, ela mudou de certas categorias botânicas e também acabou recebendo outros nomes científicos, como Cassia mimosoides L. var. nomame Makino e sua versão atual, Chamaecrista nomame. A família continua a Fabaceae, a mesma das ervilhas! Outra Cassia famosa é a Cassia angustifolia, também conhecida por Sene!
Você também encontra essa planta por outros nomes populares como chá mimosoides, cassia de espinha de peixe, planta de artilharia e cassia-cinco-folhas.
Ela é nativa das áreas tropicais da África e da Ásia, sendo uma planta perene e anual. Também foi introduzida em certas áreas das Américas. Aparece com maior incidência em países do Sudeste Asiático como Índia, Bangladesh, Mianmar, Paquistão, Filipinas; e países da África como Eritréia, Etiópia, Zimbábue e Madagascar, além do oeste australiano e certas regiões do leste asiático.
Há relatos de uso culinário da Cassia nomame ou Chamaecrista nomame nos países nos quais essa planta é nativa, mas o mais comum é se deparar com fitoterápicos do seu extrato mesmo, a Cassiolamina.
Esse extrato promete ajudar em processos de emagrecimento por inibir a lipase, mas será que funciona mesmo? E qual é a diferença pra Faseolamina, se as duas são indicadas para emagrecimento?
Vamos entender mais abaixo!
Cassiolamina: para que serve
Afinal, Cassiolamina é bom para quê? A principal indicação da Cassiolamina é seu uso para tratamento de obesidade. Portanto, se você está se perguntando se esse fitoterápico vai te ajudar em jornadas de emagrecimento, a resposta é sim! Através do seu mecanismo que inibe a absorção de gordura, o processo de emagrecimento é facilitado.
Ainda assim, há lembretes que são sempre necessários quando a gente conversa sobre emagrecer! A obesidade é considerada multifatorial, então ela abrange:
- Apetite
- Metabolismo lento
- Disfunções hormonais
- Questões psicoemocionais
- E até questões socioeconômicas!
Por isso, o tratamento não se foca em apenas um aspecto e sim em uma série de medidas: atividade física, alimentação saudável com déficit calórico, acompanhamento psicológico e um possível auxílio farmacológico. As necessidades e características de cada paciente devem ser respeitadas em todos esses pontos, principalmente na adoção de uso de medicamentos alopáticos ou fitoterápicos.
Optar por fármacos não é errado, mas deve-se respeitar posologias e promover o restante de ações saudáveis. Vamos lembrar de traçar expectativas reais quanto ao seu efeito e o manter o compromisso com um estilo de vida mais ativo, buscando alimentos mais nutritivos e saudáveis a longo prazo!
O emagrecimento é uma jornada de muitas ações e atendimento médico multidisciplinar. Se deseja saber mais informações sobre emagrecimento, confira nosso informativo: 7 dicas de emagrecimento saudável com plantas!
Possui ações
- Anti-inflamatórias (leve)
- Antioxidantes
- Laxativas
- Inibidoras de lipase (inibidoras da absorção de gorduras)
E é vendida na forma de cápsulas! Então se você tinha dúvidas de onde encontrar a melhor opção de Cassiolamina para você, não se preocupe! A Oficina de Ervas tem esta versão e também manipulado com Faseolamina para você escolher.
A Cassiolamina é conhecida por inibir o apetite ou controlar a ansiedade. Apesar de ser um fitoterápico aprovado e ter a capacidade de contribuir com sua jornada de emagrecimento, se o problema for a compulsão alimentar por ansiedade, há outros fitoterápicos mais adequados.
Se você sente muita fome e ansiedade, o ideal é se consultar com profissionais da área da Psicologia e Nutrição, combinado? O emagrecimento é uma jornada de muitas ações e atendimento médico multidisciplinar.
E quais são suas indicações de uso?
- Auxílio na perda de peso
- Controle sensível do colesterol
Então a Cassiolamina emagrece mesmo? Há relatos que sim. As comprovações da são limitadas (embora promissoras!) e os resultados podem variar de pessoa para pessoa, assim como a adesão ao restante de uma vida equilibrada na alimentação e atividades físicas regulares. A Cassiolamina possui flavonoides apontados como os compostos responsáveis por inibir a quebra e a digestão de gorduras no organismo, que são expelidas nas fezes.
O objetivo não é zerar a taxa de gordura no seu corpo! É só reduzir o excesso que não está contribuindo com sua saúde, tanto física quanto psicológica. Todo ser humano possui uma quantidade segura e saudável de gordura no organismo. E é claro, a taxa de gordura varia de acordo com seu estilo de vida e necessidades diárias!
Cassiolamina e Faseolamina: qual é a diferença?
Além de serem substâncias diferentes extraídas de plantas distintas, o mecanismo de ação das duas se difere também: enquanto a Cassiolamina inibe a lipase (inibindo a absorção de gordura), a Faseolamina inibe a alfa-amilase (inibindo a absorção de açúcar). Tanto a gordura quanto os açúcares são eliminados através das fezes.
Então vale repensar quando você vai começar a consumir tanto Cassiolamina quanto Faseolamina (ou se até vai consumir as duas manipuladas juntas), para não passar sufoco perto de compromissos ou viagens importantes — ainda mais se não vai ter muito banheiro disponível.
Cassiolamina: efeitos colaterais e contraindicações
A Cassiolamina necessita de cuidados de consumo assim como qualquer outro fitoterápico. Efeitos colaterais, quando ocorrem, variam entre náusea, vômitos, diarreia, fezes mais oleosas, desconfortos abdominais e gases.
A Cassiolamina tem mais de uma contraindicação. Veja abaixo:
- Não recomenda-se Cassiolamina a gestantes ou lactantes. Portanto, se você pensa em engravidar, está já em algum estágio da gravidez ou está na fase de amamentação do seu bebê, não utilize Cassiolamina.
- Não é recomendado para pacientes hipersensíveis ou alérgicos aos seus componentes.
- Não é recomendado para crianças.
- Não é recomendado para longos períodos de consumo.
- É possível que ocorra o bloqueio da absorção de componentes lipossolúveis na alimentação que são importantes, como vitaminas (por exemplo, Vitamina A, D, E e K) e também o bloqueio da absorção de medicamentos.
- Não é recomendado para pacientes diabéticos.
- Não é recomendado para pessoas com as seguintes questões de saúde: enxaqueca/cefaléia, problemas de tireóide, hipertensão e doenças no coração; glaucoma, HPB (próstata aumentada) depressão e demais condições psiquiátricas.
Dosagem usual recomendada
Se você deseja conferir a posologia para você devido a alguma questão específica, converse com nossos fitoterapeutas sobre seu caso! Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui. Assim, ficará mais fácil entender como tomar a Cassiolamina da melhor forma.
Cassiolamina: preço e onde comprar
Você pode comprar Cassiolamina no nosso site, clicando aqui.
Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.
Referências
https://www.ipni.org/n/60449130-2
https://wfoplantlist.org/taxon/wfo-0000186843-2024-12?matched_id=wfo-0000191999&page=1
https://powo.science.kew.org/taxon/urn:lsid:ipni.org:names:946976-1#synonyms
https://www.scielo.br/j/qn/a/TKYBMBNqdKWGcS4vvfqwmJF
https://www.worldfloraonline.org/taxon/wfo-0000186843
https://www.picturethisai.com/pt/wiki/Chamaecrista_nomame.html
https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC4464291/
https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/14786419.2024.2426060
Comentários
Vamos lá, seja o primeiro a comentar sobre: Cassiolamina e faseolamina: Tem diferença? Entenda os benefícios!
Deixe seu comentário sobre:
Cassiolamina e faseolamina: Tem diferença? Entenda os benefícios!