Sucupira

Preço Especial A partir de R$ 12,00

Disponível

Resumo:

Sucupira é indicada para reumatismo, debilidade e fraqueza. Possui ação febrífuga, depurativa, anti-inflamatória, antisséptica nas faringites e amigdalites, expectorante e coadjuvante no tratamento de pneumonias. Pague em até 6 x s/juros, Aproveite!
Ver descrição completa

 

Veja para que serve Sucupira

Sucupira (Pterodon emarginatus)

AÇÃO E INDICAÇÃO:

Indicada para reumatismo, debilidade e fraqueza. Possui ação febrífuga, depurativa, anti-inflamatória, antisséptica nas faringites e amigdalites, expectorante e coadjuvante no tratamento de sinusites e pneumonias. Possui ação anti gripal quando associado ao Guaco, Sálvia, Mentha e Alfavaca. Associado à Marapuama, é indicado para dores reumáticas e artrites.

FORMAS UTILIZADAS:

- Tintura (líquida a 20%)

- Chá (semente)

- Xarope (líquido)

- Cápsula (extrato seco)

Sucupira: para que serve e como tomar

Hoje o nosso artigo trata de uma árvore muito conhecida e usada pelos índios e pela medicina popular brasileira: a sucupira. Famosa pelas suas ações contra artrite e reumatismo, a sucupira vem sendo muito estudada para descobrir quais são exatamente seus benefícios. Continue lendo nosso artigo para saber para que serve a sucupira e como tomar.

O que é Sucupira?

A árvore de sucupira nasce no Cerrado e é popularmente conhecida como sucupira branca, faveiro, faveira, fava de sucupira e sucupira lisa. O nome sucupira vem do tupi-guarani cêbe-pira, que significa “casca saliente”. Ela pertence à família Fabaceae e seu nome científico principal é Pterodon emarginatus Vogel, mas ela possui também um segundo nome científico que é Pterodon pubescens Benth.

É uma planta nativa do Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e São Paulo, que formam a região do Cerrado, pois ela gosta de terrenos secos e arenosos. Ela cresce de 5 a 10 metros de altura e seu tronco chega a ter até 40 cm de diâmetro. A semente possui um tom marrom amarelado e as flores são rosadas ou arroxeadas.

flor de sucupira

Madeira de Sucupira

A árvore de sucupira também é famosa na área de construção, por possuir uma madeira muito boa. Ela é pesada, não se parte com facilidade e possui uma durabilidade grande, mesmo quando em contato com o solo ou umidade. A madeira da sucupira é usada para fabricação de carvão e construção de casas, navios, pontes, trilhos, etc.

Benefícios da Sucupira: para que serve

As partes que possuem as propriedades terapêuticas são as sementes da sucupira, que sempre foram utilizadas na medicina tradicional e vários estudos já comprovaram o seu uso e benefícios, como ações:

  • Anti-inflamatória
  • Anti-reumática
  • Antinociceptiva (analgésica)
  • Antioxidante
  • Antimicrobiana
  • Antiulcerogênica

Pesquisas já comprovaram o efeito da sucupira na artrite e outras doenças inflamatórias que causam dor. Sua atividade anti-inflamatória se dá por causa de substâncias como o beta-cariofileno e alfa-humuleno, que agem na inflamação inibindo a liberação de mediadores inflamatórios, como:

  • Histamina
  • Prostaglandina E2
  • Ciclo-oxigenase
  • Óxido nítrico
  • Interleucina 1 (IL-1)

A sucupira também reduz a quantidade de leucócitos e influxo de neutrófilos. Em uma pesquisa de tratamento de 21 dias de inflamações articulares, foi observado que o efeito anti-inflamatório da sucupira foi até melhor que o efeito do meloxicam.

Sendo assim, ela pode ser empregada em diversas doenças de articulações como artrite, artrose, reumatismo, além de outros tipos de inflamações.

Além disso, estudos analisaram a quantidade de ativos fenólicos na sucupira e sua capacidade antioxidante, como flavonoides, triterpenos, esteroides, entre outros. A ação antioxidante, além de ajudar em inflamações, é importante para prevenir doenças do coração, dos neurônios e câncer.

Seu óleo essencial também age como antimicrobiano e inibe a penetração da cercária Schistosoma mansoni, devido ao composto 14,15 - epoxigeranilgeraniol, que age como um quimioprofilático. A esquistossomose é uma verminose adquirida ao entrar em contato com água contaminada.

A sucupira ainda possui ação cicatrizante de úlceras tanto do estômago quanto da pele. Uma pesquisa comparou a ação da sucupira em úlceras estomacais e os resultados foram parecidos com os do tratamento com ranitidina e omeprazol.

Sucupira emagrece?

Em vários artigos na internet é possível encontrar matérias dizendo que a sucupira emagrece, mas isso não é verdade. A sucupira não possui propriedades que ajudariam no processo de emagrecimento.

Como tomar Sucupira

A sucupira pode ser utilizada de diversas formas, tanto internamente quanto externamente.

Internamente - Na forma de cápsula, tintura, xarope ou chá.

Externamente - Na forma de creme para feridas.

A tintura de sucupira pode ser tomada 3 vezes ao dia, com 30 gotas por dose.

A cápsula de sucupira com extrato seco 500mg pode ser tomada 2 vezes ao dia, com 1 cápsula por dose.

Como o sabor da sucupira é muito amargo, a maioria das pessoas prefere tomá-la na forma de cápsulas, por não aguentarem sentir seu gosto. Quem já está acostumado com o sabor amargo, consegue tomar a tintura sem problemas.

Sucupira com vinho

Na medicina popular, é comum fazer um preparo de “garrafada” de sucupira com vinho ou outra bebida alcoólica. As sementes são adicionadas na bebida, que fica de repouso por alguns dias até poder ser utilizada. Apesar desse processo funcionar, pois o álcool extrai os ativos da sucupira, é mais garantido usar a planta manipulada em farmácia, que toma todos os cuidados necessários para chegar em um produto eficiente e seguro.

Sucupira: efeitos colaterais e contraindicação

A toxicidade da sucupira é muito baixa e não tem contraindicações. Mas grávidas, mulheres que estão amamentando e crianças abaixo de 10 anos só devem consumir a sucupira com acompanhamento médico.

Onde comprar Sucupira

Você pode comprar no nosso site a sucupira em cápsulas, tintura, xarope ou chá. Clique aqui para ver os produtos.

 

Bibliografia

http://45.170.157.12/home/bitstream/123456789/953/1/233-793-1-PB.pdf

https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/vtt-207800

https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1984-82502010000400002&script=sci_arttext

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/B978012375688610129X

https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1148/1/Lucimara%20Alves%20da%20Conceição%20Costa.pdf

https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2595-31922018000100060&script=sci_arttext&tlng=pt

https://www.msdmanuals.com/pt/profissional/doenças-infecciosas/trematódeos-vermes/esquistossomose#:~:text=japonicum%20e%20S.,%2C%20para%20outros%20locais%20

Sucupira é indicada para reumatismo, debilidade e fraqueza. Possui ação febrífuga, depurativa, anti-inflamatória, antisséptica nas faringites e amigdalites, expectorante e coadjuvante no tratamento de pneumonias. Pague em até 6 x s/juros, Aproveite!

Sucupira  Reumatismo  Anti-inflamatório  Anti gripal  Sucupira branca  Pterodon emarginatus  Febrifuga  Depurativo  Antiinflamatório  Faringites  Amigdalites  Expectorante  Pneumonias  Gripes  Resfriados  Dores articulares  Artrites  Osteoporose  Kit articulacao  Kit resfriado  Dores nas costas  Dor nas costas 

Deixe sua avaliação

Avaliações de clientes reais

Os resultados e indicações referentes ao uso desse produto foram avaliados e comprovados pelo fabricante deste insumo farmacêutico (Informe Cientifico do fornecedor).

Não garantimos os resultados descritos, estes variam de pessoa para pessoa dependendo de diversos fatores como alimentação, prática de exercícios físicos, presença de outras patologias, bem como, o uso correto do produto conforme descrito na posologia.

- Produto adjuvante e suplemento alimentar. A prática de atividade física regular e bons hábitos alimentares são imprescindíveis para manutenção da saúde;

- A(s) imagen(s) que indica(m) o(s) produto(s) é (são) meramente ilustrativa(s), sem nenhuma alusão técnica e/ou científica;

- De acordo com as normas da Anvisa, todo produto deve ser manipulado de acordo com o pedido do comprador, portanto será manipulado após o recebimento e aprovação do nosso farmacêutico;

- Trata-se de descrição do produto e não propaganda. Somos uma Farmácia de manipulação. Portanto, os produtos naturais anunciados neste site serão produzidos sob encomenda;

- Não faça uso de medicamentos ou produtos sem orientação de um profissional médico ou farmacêutico;

Aproveite as formas de comunicação do nosso site e saiba mais detalhes com nossa equipe farmacêutica:

Por e-mail: farmacia@oficinadeervas.com.br
Telefone: (16) 2133-4455
WhatsApp: (16) 98234-0111

- Se persistirem os sintomas, o médico ou farmacêutico deverá ser consultado;
- Evite a automedicação. O medicamento mesmo livre de obrigação de prescrição médica merece cuidado.
- As indicações postas não se tratam de propaganda, e sim de descrição do produto;
- Consulte sempre um especialista;
- As indicações dos produtos são baseadas no conhecimento científico do profissional farmacêutico e nos laudos de aquisição dos produtos junto aos fornecedores autorizados pela Anvisa.

Os medicamentos sob prescrição só serão dispensados mediante apresentação de prescrição de profissional habilitado ou cópia digital;

1- Mantenha todo e qualquer medicamento ou produtos para adultos longe do alcance de crianças;
2- Manter esse produto longe de fontes de umidade, calor, luz ou eletromagnéticas. Temperatura de melhor conservação: 15 a 30º C;
3- Não partir ou mastigar esse produto;
4- Tomar sempre com quantidades generosas de líquido;
5- Mantenha seus exames médicos em dia. A ação de fitoterápicos orais pode ser alterada em portadores de problemas de tireoide, síndrome metabólica, obesidade mórbida entre outros.
6- Exercite-se regularmente e alimente-se com bom senso. Isso garante a manutenção de sua saúde a longo prazo;
7- Não use nenhum produto com o prazo de validade vencido;
8- Mulheres grávidas ou amamentando e crianças devem consultar médico ou farmacêutico antes de utilizar este produto;
9- Os fitoterápicos, de maneira geral, possuem efeitos terapêuticos mais suaves, o que pode explicar a redução dos efeitos colaterais. Porém, alguns efeitos colaterais não descritos na literatura podem ocorrer;
10- Pessoas com hipersensibilidade às substâncias contidas na formulação não devem ingerir o produto;
11- Em caso de hipersensibilidade, recomenda- se interromper o uso e consultar o médico.

ATENÇÃO:

É permitida às farmácias e drogarias a entrega de medicamentos por via postal desde que atendidas as condições sanitárias que assegurem a integridade e a qualidade dos produtos, conforme legislação vigente.

O estabelecimento farmacêutico deve assegurar ao usuário o direito à informação e orientação quanto ao uso de medicamentos solicitados por meio remoto.

RDC 44 de 17 de agosto de 2009

A dispensação de plantas medicinais é privativa das farmácias e ervanarias, observados o acondicionamento adequado e a classificação botânica e adequada orientação de profissional da saúde.

As embalagens não podem ter alegações terapêuticas.

(Lei 5991/73)

Mais Procurados