Sucupira

Conheça nossas fórmulas magistrais para Sucupira. Veja nossa lista de opções:
Chá (sementes) 30g,   Tintura 60mL,   Tintura Composta (Sucupira 30mL+ Marapuama 30mL) - 60mL,   Tintura Composta Anti-gripal (Sucupira, Guaco, Menta, Sálvia e Alfavaca) 60mL,   Xarope Composto Anti-Gripal em mel (Sucupira,Guaco, Menta, Sálvia, Alfavaca, Romã, Assa peixe e Agrião) 250mL,   60 Cápsulas Sucupira Extrato Seco 500mg,   Tintura Composta para Sinusite (Sucupira, Guaco, Menta, Sálvia, Alfavaca e Cúrcuma) 60mL,   Xarope Composto Anti-Gripal dietético em Xilitol (Sucupira,Guaco, Menta, Sálvia, Alfavaca, Romã, Assa peixe e Agrião) 250mL,   Creme de Arnica/Sucupira/Erva de Santa Maria/Óleo de Copaiba - 100g,   Spray nasal (Cúrcuma, Sucupira e Própolis) 30mL,    Tintura 60mL (Kit com 2 frascos),   Tintura Composta (Sucupira 30mL+ Marapuama 30mL) - 60mL (Kit com 2 frascos),   Tintura Composta Anti-gripal (Sucupira, Guaco, Menta, Sálvia e Alfavaca) 60mL (Kit com 2 frascos),   

Pterodon emarginatus

Família: Fabaceae

Sinonímia: Acosmium inornatum (Mohlenbr.) Yakovlev, Pterodon polygaliflorus (Benth.) Benth., Pterodon pubescens (Benth.) Benth., Sweetia inornata Mohlenbr.

Outros nomes: faveiro, fava-de-santo-inácio, fava-de-sucupira, sucupira branca, sucupira-lisa, pessoek.

Ocorrência: A sucupira (Pterodon emarginatus) ocorre no cerrado e sua transição para a floresta semidecídua da Mata Atlântica, nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Tocantins, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul.
A espécie consta da lista de plantas ameaçadas do estado de São Paulo.

Características: É árvore de porte médio, de 8 a 16 metros, de copa piramidal rala. O tronco tem casca lisa branco-amarelada. As raízes formam às vezes expansões de reserva, as batatas-de-sucupira.
As folhas compostas bipinadas. Flores rosadas, em inflorescências terminais tipo panículo. A espécie Pterodon polygalaeflorus Benth., considerada por alguns autores como a mesma da P. emarginatus, ocorre mais ao norte do Brasil e tem flores azul-violeta.
Fruto tipo legume indeiscente, alado, com uma única semente protegida por cápsula fibrosa e envolta em substância oleosa numa estrutura esponjosa.
A árvore é decídua, não-pioneira, heliófita e xerófita, nativa de terrenos secos e arenosos. Apresenta dispersão descontínua, muitas vezes com populações puras.
Floresce em setembro-outubro e os frutos amdurecem em junho-julho, mas ficam mais tempo na árvore.
Retirar a semente do fruto é difícil, estes podem ser plantados inteiros. De qualquer forma, a taxa de germinação é baixa.

Usos: Fornece madeira muito dura, usada em construção civil.
Na medicina popular, seu óleo aromático volátil, produzido pela casca e pelas sementes, é utilizado contra o reumatismo. Já os nódulos da raiz, chamados de batatas-de-sucupira, são usados contra o diabetes.
Estudos farmacológicos demonstraram que o óleo dos frutos inibe a penetração pela pele da cercária da esquistossomose, podendo ser usada na profilaxia dessa endemia.

Constituintes: 14,15-epoxigeranilgeraniol, diterpenos, isoflavonas.

Parte utilizada: semente

Ação: Indicado para tratamento de dores reumáticas, artrites e dores em geral. Coadjuvante no tratamento de gripes e resfriados, amenizando as dores no corpo causados pelo vírus. Pode ser associado a outras plantas para potencializar o seu efeito analgésico e antiinflamatório.

Eliza Tomoe Harada

Comentários


  • silvia
    Gostaria de saber mais sobre a Sucupira, estou com problema nas articulações e gostaria de saber se, a Sucupira ajuda a curar ou só desinflama temporariamente? Obrigada!
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Sílvia. A Sucupira é anti-inflamatória. Não sei qual o diagnóstico do seu médico, mas tem casos de desgaste de articulação que tem como tratar com o colágeno UC II e usar uma planta para ajudar no processo da dor e inflamação. Entre em contato com nossos fitoterapeutas para relatar o seu caso. Informe idade, sintomas, diagnóstico médico, tratamento que faz ou foi sugerido, sua rotina e se tem algum problema de saúde. Estamos à disposição.
  • Hertha
    Li que serve para stress. Tenho um gato fujão estressado pra sair. Posso dar?
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Hertha. Não conheço essa indicação da sucupira, mas por se tratar de uma planta com sabor muito amargo, acho que seu gato não vai gostar. Tem outras plantas ou produtos mais indicados. Entre em contato conosco pelo email e nos informe mais sobre o seu gato. Estamos à disposição.

Deixe seu comentário sobre:
Sucupira