2021-03-12

Quais os benefícios da Erva Baleeira?

Conheça nossas fórmulas magistrais para Erva Baleeira.
Veja nossa lista de opções:
Tintura 60mL,     90 cápsulas de 450mg pó,     Extrato Fluido 60mL,     Chá orgânico 30g Kampo de Ervas,     Tintura 100mL (Kit com 2 frascos),     90 cápsulas Erva Baleeira Extrato Seco 150mg,     90 cápsulas Erva Baleeira Extrato Seco 150mg (Kit com 2 frascos),     Creme de Erva Baleeira composto (Anti-inflamatório) 100g,     Óleo Essencial 10mL,     Tintura 100mL,     Extrato Fluido 100mL,     

A erva baleeira tem diversas propriedades medicinais, sendo a principal delas a atividade anti-inflamatória. Por isso, é muito usada por pessoas com artrite reumatoide, reumatismos, dores musculares e outros tipos de inflamações que causam dores pelo corpo.

folhas de erva baleeira

Onde encontrar erva baleeira?

A planta é nativa da Mata Atlântica, faz parte da família Boraginaceae e seu nome científico é Cordia verbenacea. É um arbusto ereto, perene, muito ramificado, aromático, com a extremidade dos ramos pendentes e hastes revestidas por casca fibrosa, com altura de 1,5 a 2,5 metros em média.

As folhas da erva baleeira têm coloração verde escura com margens dentadas e flores brancas pequenas, dispostas em espigas laterais que dão origem a frutos pequenos, arredondados e de cor vermelho-escuro.

Popularmente, ela tem outros nomes como maria milagrosa, maria rezadeira, maria preta, erva preta, catinga preta, catinga de barão, cordia, erva balieira, balieira cambará, salicilina, camarinha e camaramoneira do brejo.

Para que serve a erva baleeira?

A erva baleeira é usada na fitoterapia como medicamento natural e na culinária como tempero.

Para ambos os casos, as partes usadas são as folhas da planta que, quando maceradas, exalam um cheiro forte e singular proveniente de seu óleo essencial.

O aroma lembra aqueles temperos prontos de carne ou galinha vendidos em cubinhos. Por isso, algumas pessoas a utilizam como substituto natural desses temperos industrializados.

Uso popular

A folha da planta é amplamente utilizada na medicina caseira, principalmente nas regiões litorâneas do Sudeste e Leste.

Ela é considerada uma planta anti-inflamatória, antiartrítica, analgésica, tônica e antiulcerogênica. Por isso, as pessoas costumam usar o chá de erva baleeira para cicatrizar feridas externas ou tratar úlceras.

Propriedades terapêuticas

Na fitoterapia, a erva baleeira serve para artrite, artrose, dores musculares e outros problemas de saúde como:

  • nevralgias
  • contusões
  • tendinites
  • reumatismos
  • gota
  • problemas gastrointestinais

A erva baleeira possui uma substância chamada humuleno, encontrada em seu óleo essencial. Essa substância confere à planta atividade anti-inflamatória em alergias respiratórias.

Em um estudo, os pesquisadores avaliaram a atividade anti-inflamatória e as propriedades antialérgicas das substâncias extraídas das folhas da erva baleeira em animais. Eles observaram a redução do edema e de outros efeitos associados à inflamação.

É possível também usar a erva baleeira em gel, creme e óleo para massagem, por causa de sua ação anti-inflamatória e analgésica. Essas ações são potencializadas quando se aplica o produto na pele junto com movimentos de massagem.

Como usar erva baleeira?

A erva baleeira pode ser usada em cápsulas de extrato seco ou do pó, tintura, chá e, externamente, na forma de compressa ou gel. Confira abaixo as doses recomendadas:

Extrato Seco: 150 mg 3 vezes ao dia.
Pó: 20 a 40 mg/kg/dia dividido em 3 tomadas.
Tintura: 2 a 4 gotas/kg/dia dividido em 3 a 4 tomadas.
Chá: 1 colher de sopa em 1 copo de água, 1 vez ao dia.
Pode-se usar externamente na forma de compressa ou creme/gel.

No caso de problemas gastrointestinais, é recomendado utilizar a erva baleeira na forma de tintura pingando as gotas em água morna para evaporar o álcool, pois seu teor alcoólico elevado pode provocar mais irritação gástrica.

Efeitos colaterais e contraindicações

A planta não apresenta toxicidade quando usada nas doses recomendadas.

Onde comprar erva baleeira?

A planta é encontrada em farmácias de manipulação. Aqui em nosso site, você pode comprar a erva baleeira em cápsulas do pó ou do extrato seco com ativos concentrados e em tintura. É só clicar aqui.

Uma história de pescador

A erva baleeira é usada na medicina popular muito tempo antes de a comunidade científica conhecê-la. Tem até uma história sobre isso.

Conta-se que, em um belo dia de sol, um pesquisador de uma universidade de São Paulo estava em uma praia no litoral paulista, tomando sua cervejinha e comendo uns peixinhos fritos. De repente, ele começou a reparar em um pescador que estava limpando seus peixes ao lado do barzinho.

homem pescando

Neste momento, o pescador se feriu com a faca e, largando o peixe, lavou bem as mãos e se dirigiu ao lado, pegando umas folhas de uma planta e, amassando bem, pingou algumas gotas de seu sumo no ferimento.

O professor intrigado foi até o pescador e perguntou o que estava fazendo. Ele explicou que a planta era a erva baleeira e a estava usando para limpar e ajudar a cicatrizar o ferimento.

Movido pela curiosidade científica, este professor coletou alguns ramos desta planta, levou para a correta identificação botânica e iniciou vários estudos químicos e farmacológicos. Os resultados começaram a sair algum tempo depois e, aos poucos, foi-se confirmando praticamente todas as atividades terapêuticas da erva baleeira.

Bibliografia

https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/15841/2/36.pdf

http://florien.com.br/wp-content/uploads/2016/06/ERVA-BALEEIRA.pdf

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/meio_ambiente/arquivos/plantas_med_web.pdf

Comentários


  • Sueli Ramoa de B Freire
    Boa tarde, posso manipular a erva baleeira? Quantas gramas?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Sueli. Podemos manipular a erva baleeira em cápsulas de 300mg ou na dosagem que você quiser. Nessa dosagem pode tomar até 4 cápsulas ao dia. Qualquer dúvida, entre em contato conosco.
  • Martinha Macedo Rodriguez
    Bom dia. A FIBROMIALGIA causa morte sim. Devido a dor os pensamentos de suicídio vem junto. Então a Pessoa pode morrer sim. Eu tomei mais de 30 calmante, fui socorrida na hora. Por isso ainda estou aqui. Tratamento com calmante só camufla a dor. Paro de tomar volta tudo. Desde 2003, minha vida é bem complicada. Passeii em 4 reumato, vários psiquiatra, psicólogos e agora tô fazendo por minha conta. Tratamento dor inversa. Meu corpo pede cama, levando tomo banho, choro e vida segue. Minha mente quer se isolar, mas Mas faço o oposto
    Muito grata pelas informações
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Martinha. A Erva Baleeira contribui para o alívio das dores em geral. Pelo seu relato, o seu caso é um quadro depressivo que necessita de atenção médica.
  • BRAZ MARTIRE NETO
    Olá, tenho um desligamento no ombro esquerdo que esta incomodando muito à noite, comprei de vcs a tintura de erva baleeira , como devo tomar e por qnto tempo, grato Braz .
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Braz. Pode tomar 30 gotas diluídas em um pouco de água morna para evaporar o álcool, 3 a 4 vezes ao dia. Qualquer dúvida, entre em contato conosco.
  • Rosângela
    Meu sobrinho está fazendo quimioterapia e está ferindo a boca. Ele pode usar a erva baleeira? Como usar, e qual seria a dosagem?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Rosângela. Nesse caso tem plantas mais específicas para ferimentos bucais como o enxaguatório bucal feito com malva, menta, zedoária, equinácea e estévia. Ele pode diluir 1 colher de sopa do enxaguatório em 1 colher de água. Fazer o bochecho segurando o líquido por bastante tempo na boca. O efeito cicatrizante, antisséptico e analgésico vai ajudar a aliviar os incômodos. Deixo o link: https://www.oficinadeervas.com.br/malva. Qualquer dúvida, entre em contato conosco.
  • VALDINAN RIBEIRO SOARES
    Boa tarde, sinto muita dor na regiao do pescoço, dor que ja me incomoda muito.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Valdinan.

    Entre em contato com nossos fitoterapeutas contando mais detalhes sobre sua dor. Informe se você tem algum diagnóstico.

    Clique no link abaixo para falar com um de nossos fitoterapeutas:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Clique no link abaixo para ver a Erva Baleeira:

    https://www.oficinadeervas.com.br/erva-baleeira

    Estamos à disposição.
  • ERIC DE BARROS MORAES
    Boa Tarde
    Posso usar a erva baleeira para inflamação e edema intestinais ( Ileíte )?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Eric,
    Para problemas de inflamações intestinais sugerimos a Boswellia, Macela e a Mentha piperita.
    https://www.oficinadeervas.com.br/boswellia-serrata
    https://www.oficinadeervas.com.br/macela
    https://www.oficinadeervas.com.br/menta
    Para maiores informações entre em contato com os nossos fitoterapeutas pelo link https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/?utm_source=site&utm_medium=link-footer&utm_campaign=link&utm_content=footer
  • Marilia da Costa Pereira
    Como solicito cápsulas de erva baleeira
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Marilia,

    Você pode estar comprando através do link https://www.oficinadeervas.com.br/erva-baleeira
  • Juliana
    Bom dia! Eu tenho parkinson, e sinto muitas dores musculares.Quanto posso tomar de erva baleeira?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Juliana,
    Na forma de cápsula da Erva Baleeira em pó de 450 mg pode ser consumido 1 cápsula até 3 vezes ao dia.
  • Elaine da Silva
    Boa noite meu nome é Elaine tenho artrose bico de papagaio ernia
    de discos será que posso toma esse erva
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Elaine,

    Pode usar a Erva Baleeira sim. Pode ser na forma de cáps de 450mg para tomar 3 vezes ao dia, ou na forma de tintura, pingando 30 a 35 gotas em um pouco de água morna para evaporar o álcool e tomando 3 vezes ao dia.

    Essa planta tem ação anti-inflamatória e pode ser usada junto com o creme para passar nos locais de dor.
    https://www.oficinadeervas.com.br/erva-baleeira

    Caso você não faça nenhum tratamento com colágenos para proteger as articulações, poderá usar o UC II 40mg, 1 cápsula ao dia, pois é um colágeno específico para esses problemas.
    https://www.oficinadeervas.com.br/ucii

    Qualquer dúvida, entre em contato conosco. Temos o Whatsapp também (16) 98234-0111 ou pelo link abaixo.

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Estamos à disposição.




  • suzete braga bezerra

    ⇒ Oficina de Ervas:
    Suzete, boa tarde

    A Erva Baleeira é uma com ação anti-inflamatória. Auxilia reumatismo, artrite, artrose, etc. É uma planta segura de ser usada.

    Clique no link abaixo para ver mais informações sobre a Erva Baleeira:

    https://www.oficinadeervas.com.br/erva-baleeira

    Para orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas, clicando no link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/erva-baleeira

    Estamos à disposição.
  • Elza Maria Ribeiro dos Santos
    Oi boa noite, tenho cinco hérnia de disco tenho tido muitas dores, soa dores insuportáveis, não consigo dormir de tanta dor, também tenho artrite nas juntas e articulação dos dedos, gostaria saber o preço da tintura da erva baleira.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Elza,

    Você pode tomar a Erva baleeira como anti-inflamatória. Na forma de tintura, pode pingar 30 gotas em um pouco de água morna para evaporar o álcool e tomar 3 vezes ao dia.
    60mL = 37,00

    https://www.oficinadeervas.com.br/erva-baleeira

    Para a artrite e dores articulares pode tomar 1 cáps por dia do UC II 40mg, pois é um colágeno específico para a proteção das articulações.

    https://www.oficinadeervas.com.br/ucii

    Caso queira tirar dúvidas ou falar com um de nossos fitoterapeutas é só clicar no link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Estamos à disposição
  • SIDNEI DE OLIVEIRA
    A wrva baleeira em spray é pra tomar ou para massagens??

    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Sidnei,

    Existe no mercado o spray de Erva Baleeira que é para aplicar no local de inflamação ou dor.

    Aqui temos essa erva para uso interno e também na forma de creme para passar no local.

    Deixo o link para você conhecer:

    https://www.oficinadeervas.com.br/erva-baleeira

    Para tirar suas dúvidas ou conversar com um de nossos fitoterapeutas, é só entrar em contato conosco clicando no link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Estamos sempre à disposição.

  • Lucineia da silva Ferreira
    Olá,minha mãe tem artrite e sente muita dor nos joelhos e mãos,ela tem 75 anos,ela pode tomar a erva baleeira?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Lucineia.

    Ela pode usar a erva baleeira na forma de creme e também fazer o uso interno.
    Essa planta tem ação analgésica e anti-inflamatória, mas se ela tem desgastes nas articulações, é importante que faça um tratamento para hidratar e proteger a cartilagem. Nesse caso, sugerimos o UC II 40mg, que é um colágeno específico para as articulações.

    https://www.oficinadeervas.com.br/erva-baleeira

    https://www.oficinadeervas.com.br/ucii

    Se quiser tirar suas dúvidas ou conversar com um de nossos fitoterapeutas, é só entrar em contato conosco clicando no link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Estamos sempre à disposição.

  • Cristiane
    Boa noite!
    Tenho 69 anos e sofro muito com dor no nervo ciático, será que resolveria para meu caso?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Cristiane,

    A Erva Baleeira tem ação anti-inflamatória e serve para a dor no nervo ciático. No entanto, é importante também descobrir a causa da dor, pois pode ser devido à postura incorreta, sobrepeso, falta de atividade física adequada para fortalecer a musculatura, etc.

    Você pode tomar as Cápsulas e também usar o creme: O creme de Erva Baleeira Composto é preparado com o Óleo Essencial de Erva Baleeira, Extrato de Erva Baleeira, Extrato de Arnica montana, Óleo de Copaiba e Óleo Essencial de Menta piperita. Os ativos proporcionam ação analgésica e anti-inflamatória

    https://www.oficinadeervas.com.br/erva-baleeira

    Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas clicando no link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Estamos à disposição.



  • Gisele
    Olá tenho 3 hérnias de disco lombar o chá da erva baleeira funcionaria para as dores das hérnias?
    Desde já obrigada
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Gisele,

    O chá de Erva Baleeira pode sim auxiliar, pela ação anti-inflamatória dessa planta. Se você achar mais cômodo e prático, temos a Erva Baleeira em cápsula, tintura (líquido) e creme para aplicar no local da dor.

    Para orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas clicando no link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Para ver todas as opções que temos da Erva Baleeira e mais informações, clique no link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/erva-baleeira

    Estamos à disposição.

Deixe seu comentário sobre:
Quais os benefícios da Erva Baleeira?