2021-03-12

Quais os benefícios da Erva Baleeira?

Conheça nossas fórmulas magistrais para Erva Baleeira.
Veja nossa lista de opções:
Tintura 60mL,     90 cápsulas de 450mg pó,     Tintura 60mL (Kit com 2 frascos),     90 cápsulas Erva Baleeira Extrato Seco 150mg,     90 cápsulas Erva Baleeira Extrato Seco 150mg (Kit com 2 frascos),     Creme de Erva Baleeira composto (Anti-inflamatório) 100g,     

A erva baleeira tem diversas propriedades medicinais, sendo a principal delas a atividade anti-inflamatória. Por isso, é muito usada por pessoas com artrite reumatoide, reumatismos, dores musculares e outros tipos de inflamações que causam dores pelo corpo.

folhas de erva baleeira

Onde encontrar erva baleeira?

A planta é nativa da Mata Atlântica, faz parte da família Boraginaceae e seu nome científico é Cordia verbenacea. É um arbusto ereto, perene, muito ramificado, aromático, com a extremidade dos ramos pendentes e hastes revestidas por casca fibrosa, com altura de 1,5 a 2,5 metros em média.

As folhas da erva baleeira têm coloração verde escura com margens dentadas e flores brancas pequenas, dispostas em espigas laterais que dão origem a frutos pequenos, arredondados e de cor vermelho-escuro.

Popularmente, ela tem outros nomes como maria milagrosa, maria rezadeira, maria preta, erva preta, catinga preta, catinga de barão, cordia, erva balieira, balieira cambará, salicilina, camarinha e camaramoneira do brejo.

Para que serve a erva baleeira?

A erva baleeira é usada na fitoterapia como medicamento natural e na culinária como tempero.

Para ambos os casos, as partes usadas são as folhas da planta que, quando maceradas, exalam um cheiro forte e singular proveniente de seu óleo essencial.

O aroma lembra aqueles temperos prontos de carne ou galinha vendidos em cubinhos. Por isso, algumas pessoas a utilizam como substituto natural desses temperos industrializados.

Uso popular

A folha da planta é amplamente utilizada na medicina caseira, principalmente nas regiões litorâneas do Sudeste e Leste.

Ela é considerada uma planta anti-inflamatória, antiartrítica, analgésica, tônica e antiulcerogênica. Por isso, as pessoas costumam usar o chá de erva baleeira para cicatrizar feridas externas ou tratar úlceras.

Propriedades terapêuticas

Na fitoterapia, a erva baleeira serve para artrite, artrose, dores musculares e outros problemas de saúde como:

  • nevralgias
  • contusões
  • tendinites
  • reumatismos
  • gota
  • problemas gastrointestinais

A erva baleeira possui uma substância chamada humuleno, encontrada em seu óleo essencial. Essa substância confere à planta atividade anti-inflamatória em alergias respiratórias.

Em um estudo, os pesquisadores avaliaram a atividade anti-inflamatória e as propriedades antialérgicas das substâncias extraídas das folhas da erva baleeira em animais. Eles observaram a redução do edema e de outros efeitos associados à inflamação.

É possível também usar a erva baleeira em gel, creme e óleo para massagem, por causa de sua ação anti-inflamatória e analgésica. Essas ações são potencializadas quando se aplica o produto na pele junto com movimentos de massagem.

Como usar erva baleeira?

A erva baleeira pode ser usada em cápsulas de extrato seco ou do pó, tintura, chá e, externamente, na forma de compressa ou gel. Confira abaixo as doses recomendadas:

Extrato Seco: 150 mg 3 vezes ao dia.
Pó: 20 a 40 mg/kg/dia dividido em 3 tomadas.
Tintura: 2 a 4 gotas/kg/dia dividido em 3 a 4 tomadas.
Chá: 1 colher de sopa em 1 copo de água, 1 vez ao dia.
Pode-se usar externamente na forma de compressa ou creme/gel.

No caso de problemas gastrointestinais, não é recomendado utilizar a erva baleeira na forma de tintura, pois seu teor alcoólico elevado pode provocar mais irritação gástrica.

Efeitos colaterais e contraindicações

A planta não apresenta toxicidade quando usada nas doses recomendadas.

Onde comprar erva baleeira?

A planta é encontrada em farmácias de manipulação. Aqui em nosso site, você pode comprar a erva baleeira em cápsulas do pó ou do extrato seco com ativos concentrados e em tintura. É só clicar aqui.

Uma história de pescador

A erva baleeira é usada na medicina popular muito tempo antes de a comunidade científica conhecê-la. Tem até uma história sobre isso.

Conta-se que, em um belo dia de sol, um pesquisador de uma universidade de São Paulo estava em uma praia no litoral paulista, tomando sua cervejinha e comendo uns peixinhos fritos. De repente, ele começou a reparar em um pescador que estava limpando seus peixes ao lado do barzinho.

homem pescando

Neste momento, o pescador se feriu com a faca e, largando o peixe, lavou bem as mãos e se dirigiu ao lado, pegando umas folhas de uma planta e, amassando bem, pingou algumas gotas de seu sumo no ferimento.

O professor intrigado foi até o pescador e perguntou o que estava fazendo. Ele explicou que a planta era a erva baleeira e a estava usando para limpar e ajudar a cicatrizar o ferimento.

Movido pela curiosidade científica, este professor coletou alguns ramos desta planta, levou para a correta identificação botânica e iniciou vários estudos químicos e farmacológicos. Os resultados começaram a sair algum tempo depois e, aos poucos, foi-se confirmando praticamente todas as atividades terapêuticas da erva baleeira.

Bibliografia

https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/15841/2/36.pdf

http://florien.com.br/wp-content/uploads/2016/06/ERVA-BALEEIRA.pdf

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/meio_ambiente/arquivos/plantas_med_web.pdf

Comentários


  • Sueli Ramoa de B Freire
    Boa tarde, posso manipular a erva baleeira? Quantas gramas?
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Sueli. Podemos manipular a erva baleeira em cápsulas de 300mg ou na dosagem que você quiser. Nessa dosagem pode tomar até 4 cápsulas ao dia. Qualquer dúvida, entre em contato conosco.
  • Martinha Macedo Rodriguez
    Bom dia. A FIBROMIALGIA causa morte sim. Devido a dor os pensamentos de suicídio vem junto. Então a Pessoa pode morrer sim. Eu tomei mais de 30 calmante, fui socorrida na hora. Por isso ainda estou aqui. Tratamento com calmante só camufla a dor. Paro de tomar volta tudo. Desde 2003, minha vida é bem complicada. Passeii em 4 reumato, vários psiquiatra, psicólogos e agora tô fazendo por minha conta. Tratamento dor inversa. Meu corpo pede cama, levando tomo banho, choro e vida segue. Minha mente quer se isolar, mas Mas faço o oposto Muito grata pelas informações
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Martinha. A Erva Baleeira contribui para o alívio das dores em geral. Pelo seu relato, o seu caso é um quadro depressivo que necessita de atenção médica.
  • BRAZ MARTIRE NETO
    Olá, tenho um desligamento no ombro esquerdo que esta incomodando muito à noite, comprei de vcs a tintura de erva baleeira , como devo tomar e por qnto tempo, grato Braz .
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Braz. Pode tomar 30 gotas diluídas em um pouco de água morna para evaporar o álcool, 3 a 4 vezes ao dia. Qualquer dúvida, entre em contato conosco.

Deixe seu comentário sobre:
Quais os benefícios da Erva Baleeira?