7 dicas de emagrecimento saudável com plantas

É comum as pessoas fazerem planos de emagrecer entre o final do ano e o começo do próximo, muitas vezes apelando para dietas muito restritivas e, na realidade, nada saudáveis.

E, enquanto temos de um lado os dados da Abeso que indicam que 40% da população brasileira é obesa, do outro lado muitos brasileiros tentam emagrecer e não conseguem. Por que? E como ter uma vida mais saudável?

Neste informativo vamos falar sobre emagrecimento saudável, dicas e como as plantas medicinais podem ajudar.

Se quiser já saber quais plantas medicinais podem te ajudar, clique aqui!

Alimentação começando na infância

A apresentação de alimentos logo nos primeiros anos de idade pode impactar nossas preferências nos anos seguintes, moldando nossos hábitos e estimulando - ou não, dependendo do alimento - para nosso desenvolvimento e saúde.

Atualmente, o desmame precoce e a introdução de alimentos ultraprocessados na infância contribuem para uma nutrição inadequada e, conforme o indivíduo vai crescendo, se a família não tem tempo para escolher e preparar refeições mais saudáveis, a criança pode:

 

A OMS incentiva que governos criem diretrizes de orientação alimentar para seu respectivo país e, inclusive, existem guias alimentares para crianças de até 2 anos e guias alimentares para a população brasileira em geral.

 

A reeducação alimentar pode ser complicada tanto para crianças quanto adultos, mas com calma é possível se alimentar corretamente e abrir o paladar para novos sabores.

Rotina e alimentação na vida adulta

Se na infância o indivíduo pode ser refém da rotina da família e por consequência, não ser estimulado à uma alimentação variada e saudável, na vida adulta isso também acontece por causa de:

 

São inúmeros fatores que facilitam a fuga para um estilo de vida nada saudável. E é aí que encontramos 40% da população com obesidade, conforme a pesquisa citada da Abeso.

Mas não precisa ser assim! Como já está incorporado no nosso vocabulário, “fazer o arroz e feijão” é o básico. Essa combinação tipicamente brasileira é rica em fibras, faz parte do grupo de alimentos minimamente processados pela indústria e são fontes de benefícios nutricionais como:

 

Quando associados com vegetais e carnes (ou outras opções veganas), o arroz e o feijão oferecem uma excelente combinação para nossa saúde e energia.

Focar na reeducação alimentar não é apenas uma das chaves para o emagrecimento, como também agrega mais saúde e longevidade para seu corpo. Busque alimentos menos processados e organize sua rotina para preparar refeições ao longo da semana, fugindo do consumo de outras opções menos saudáveis.

Influência de estigmas sociais no emagrecimento

Em uma definição super simplificada, a obesidade ocorre quando o consumo calórico é superior ao gasto energético do indivíduo, ocasionando o acúmulo de gordura no corpo. No entanto, existem muitas outras questões envolvidas, como:

 

Mais do que isso, a pessoa obesa infelizmente sofre preconceitos na sociedade, sendo taxada como preguiçosa, gulosa, sem disciplina - sendo que muitas vezes pessoas magras não são plenamente sadias. O corpo obeso sofre uma patologização incessante no nosso mundo, sem que essa mesma sociedade - de maneira geral - ofereça acolhimento, compreensão e condições para as pessoas cultivarem mais hábitos saudáveis.

Então, além do estresse que pode ter influenciado o ganho de peso, o indivíduo sofre com bullying, isolamento social e humilhações dentro da família, do emprego e também na mídia.

Isso tudo acaba piorando a situação psicológica de quem precisa de ajuda para mudar o estilo de vida. É preciso menos humilhação e mais motivação com apoio positivo.

Como quebrar o ciclo

A obesidade então é multifatorial, está associada a doenças como hipertensão e diabetes e, além de ser influenciada por questões psicoemocionais, sofre também de estigmas sociais. E o que podemos fazer?

Primeiro, devemos entender que não existem atalhos, receitas e nem resultados milagrosos para emagrecer em pouco tempo. Adotar um estilo de vida mais saudável é um compromisso a longo prazo e que podemos fazer gradualmente para não desanimar ou interromper o processo. Demora um pouco e pode ser um progresso não-linear. Lembre-se de:

 

Entenda também que a maior parte das fotos que a gente vê na mídia e em redes sociais são editadas! Traçar expectativas reais é fundamental para não cairmos em outras armadilhas, como transtornos alimentares e excesso de atividades físicas.

Dicas para emagrecer de forma saudável

Assim como as dietas podem variar um pouco de acordo com preferências pessoais, rotinas e condições físicas e financeiras, as atividades físicas também vão seguir a mesma tendência.

É importante ressaltar que, ao procurar uma atividade física, você não está punindo o seu corpo por comer; você está se exercitando para manter o corpo ativo e saudável. O pensamento punitivista atrapalha o prazer pela atividade física, que na realidade só nos oferece benefícios. Aqui vão algumas dicas:

Como emagrecer com a ajuda da fitoterapia

Existem plantas que podem nos ajudar a emagrecer de forma saudável, sendo associadas a nossa nova rotina. Confira a lista preparada pela Oficina de Ervas - basta clicar acima de cada opção para ser direcionado à página do item no site:

 

Plantas laxativas

Certas ervas regularizam o funcionamento do intestino com sua ação laxativa, como:

 

Plantas termogênicas e para gordura localizada

Para acelerar o metabolismo e ajudar a queimar gordura localizada no nosso corpo, outras plantas podem te ajudar:

No uso externo, também para gordura localizada, temos o Gel Crioterápico de Ginkgo (ver produto), que ajuda a esquentar o local, queimando a gordura da parte aplicada.

 

Plantas inibidoras de apetite e estimulantes de sensação de saciedade

Para reduzir a fome fora de hora, você pode contar com inibidores de apetite:

 

Plantas calmantes (para fome compulsiva)

Se a fome for compulsiva, associada com estresse, ansiedade e até depressão, existem opções que nos ajudam a controlar esses sintomas:

 

Plantas diuréticas

A retenção de líquidos e o inchaço podem interferir no nosso peso e bem estar. Para combatê-los, ervas diuréticas nos auxiliam na eliminação de água:

 

Plantas digestivas

Plantas digestivas também são aliadas no emagrecimento, principalmente se nossa digestão estiver um pouco mais demorada. Elas fortalecem o fígado, promovendo o bem-estar após refeições e melhorando o processamento de gorduras:

 

Esperamos que tenha gostado do informativo. Com o verão chegando e a pandemia caminhando para seu fim, muitas pessoas buscam pelo emagrecimento, portanto, ressaltamos que existe sim uma forma de emagrecer de forma saudável e consistente!

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

Bibliografia

http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira.pdf

http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/guia_da_crianca_2019.pdf

https://saudebrasil.saude.gov.br/ter-peso-saudavel/obesidade-e-desnutricao-nem-tudo-e-o-que-parece

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-ter-peso-saudavel/noticias/por-que-prevenir-e-cuidar-da-obesidade

https://www.clinicajobst.com.br/a-importancia-do-equilibrio-para-o-emagrecimento-saudavel

https://cdbh.com.br/atuacao/emagrecimento/

http://blogdasegurancaalimentar.volkdobrasil.com.br/mercado-de-alimentacao-saudavel/

https://www.oswaldocruz.com/site/noticias-de-saude/noticias-de-saude/alem-de-saudavel-comer-arroz-e-feijao-todos-os-dias-ajuda-a-emagrecer

https://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-alimentar-melhor/comidas-que-dao-match-arroz-e-feijao

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Reginaldo noffs
Muito bom... parabéns ...continue sempre assim...passando conhecimentos para saúde
⇒ Oficina de Ervas: Olá Reginaldo, Procuramos disponibilizar conteúdos que agregue conhecimento e faça diferença na qualidade de vida das pessoas. Fazemos pesquisas em artigos científico. Ficamos a disposição.


• Eliane
Gostei muito e vou usar as dicas ,obrigada!
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Eliane. Que bom que gostou das dicas. Se precisar de qualquer orientação ou informação, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Cristina Lopes
Gostei muito das informações, principalmente porque algumas destas indicações já fazem parte da minha rotina, então, significa que estou no caminho certo. Obrigada e bom trabalho a todos.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Cristina Ficamos felizes que nosso informativo foi importante para você. Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e entre em contato com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Suelene Lopes do Nascimento
Gostei muito
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Suelene. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso informativo. Você sabia que temos uma equipe de fitoterapeutas à disposição? Então, caso queira conversar com eles, tirar dúvidas ou pedir orientações, é só entrar em contato pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Ficamos à disposição.


Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024 Artigo Hibisco é bom para quê? Desvende os benefícios! 23 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos