Polypodium leucotomos: para que serve, benefícios e contra indicações

O Polypodium leucotomos é uma samambaia que cresce em selvas e bosques tropicais. Ele pertence à família Polypodiaceae e possui outros nomes científicos como P. cambricum, P. decumanum e P. vulgare.

Popularmente, o Polypodium leucotomos é conhecido como Calaguala, que significa “adorno juvenil”, devido a seu provável uso pelos jovens indígenas quando iam participar de cerimônias. Os europeus costumavam usar seu extrato antigamente para fortalecer o sistema imune.

As partes utilizadas são as folhas, que são compostas de:

 

Hoje em dia, o extrato de Polypodium leucotomos é usado como um fotoprotetor oral (protetor solar para pele em cápsulas) para tratamento de manchas na pele, como melasma e vitiligo. Veja abaixo todos os seus benefícios, contra indicações e onde comprar.

Comprar Polypodium leucotomos

Benefícios do Polypodium leucotomos: para que serve

O Polypodium leucotomos é usado na forma de cápsulas de extrato seco e possui diversos benefícios, agindo como:

 

Sua função principal é para a pele, protegendo-a de danos causados por raios solares. Neste caso, o Polypodium leucotomos pode ser usado para:

 

Veja abaixo uma imagem comparando a pele exposta ao sol sem e com o uso do Polypodium leucotomos.

 

Além disso, os compostos antioxidantes do Polypodium leucotomos agem como um estimulante cerebral, ajudando a prevenir a doença de Alzheimer e outros distúrbios cognitivos.

Dosagem usual recomendada

A dosagem de Polypodium leucotomos varia de acordo com o tratamento. O extrato é padronizado com 10% de Triterpenos e pode ser usado das seguintes formas:

 

Comprar Polypodium leucotomos

Polypodium leucotomos: efeitos colaterais e contraindicações

O Polypodium leucotomos é contraindicado para grávidas e lactantes, por falta de estudos comprovando sua segurança nestes casos. Geralmente, ele não apresenta efeitos colaterais, mas caso apresente, poderá ser:

 

Comprar Polypodium leucotomos

Polypodium leucotomos: preço e onde comprar

Você pode comprar o Polypodium leucotomos na forma de cápsulas no nosso site, clicando aqui.

O preço varia de acordo com a miligramagem e a quantidade de cápsulas no pote.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas clicando aqui.

Bibliografia

https://sadpas.co.za/wp-content/uploads/2016/02/2007-Gonzalez-S_Drugs-of-today.pdf

http://florien.com.br/wp-content/uploads/2016/06/POLYPODIUM.pdf

https://oswaldocruz.br/revista_academica/content/pdf/Edicao_11_Santos_Livia_Gon%C3%A7alves.pdf

Polypodium leucotomus PDF Galena

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Tânia Maria Lustosa Campos
Por gentileza , me enviaram como tomar um fitoterapicomentário para melasma mais quero saber como posso comprar com vcs.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Tânia, Pode estar comprando pelo nosso site https://www.oficinadeervas.com.br/polypodium-leucotomos ou solicitar pelo canal que entrou em contato conosco.


• vera lopes
gostaria de saber se a pessoa que tem doença celíaca pode tomar sem problema.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Vera Clique no link abaixo e entre em contato nossos fitoterapeutas informando a idade e os medicamentos que a pessoa faz uso: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Katia
Olá, qual.o prazo q medicamento apresenta resultado?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Kátia Depende da finalidade que deseja usar, de como seu organismo responderá. É um conjunto de fatores que nos impossibilita a dar um prazo, pois cada caso é um caso. Clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas, informe para qual finalidade deseja utilizar: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Alcione
Estou fazendo uso do glucomannan 1 hora antes do almoço e 1 hora antes do jantar, posso usar o medicamento polypodium leucotomos? E qual o melhor horario para ingerir?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Alcione Pode sim usar o Polypodium, um medicamento não vai interferir no outro, nesse caso. Clique no link abaixo e informe aos nossos fitoterapeutas a concentração que está usando do Polypodium: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Edna
Eu tinha muitas manchas brancas no braços comecei tomar esse suplemento as pintinhas brancas que eram muitas desapareceram e as marrom clarearam bastante
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Edna O Polypodium funciona como um protetor solar por via oral. Mesmo assim, o uso tópico do filtro solar é indispensável. Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Tânia Lopes
Boa noite! Gostaria de mais informação sobre esta planta, como por exemplo a questão do efeito colateral de úlcera duodenal, e se não tem como fazer uma fórmula tópica para uso que não seja de ingestão. Obrigada desde já.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Tânia O Polypodium é mais indicado por via oral. Para usar externamente, é mais seguro usar um filtro solar mesmo. Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Eduardo Jacintho Fernandes Moreira
Comecei a tomar o polypodium para melhorar manchas na pele e ajudar em um processo de fotosensibilide causada por HCT do meu remédio de pressão, mas tive que parar pois ele tem me causado diarreia, é normal, tem solução? Insisti uma semana mas a diarreia só passou qdo parei de tomá-lo. A minha receita é de duas capsulas de 250 mg por dia ( cedo / a tarde )
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Eduardo Se você parou de tomar e a diarréia cessou, realmente foi o Polypodium. Pode acontecer isso. Nesse caso é melhor suspender o uso e ver com o prescritor que te passou o que poderia usar. Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Wilsa
Quanto tempo podemos fazer uso do polypodium?
⇒ Oficina de Ervas: Olá Wilsa, Não tem um tempo especifico, uma sugestão seria usar entre 90 a 120 dias direto e pausar 30 dias. Para maiores informações, entre em contato com os nossos fitoterapeutas através do link abaixo. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos a disposição.


• Cleuza Silveira
Já usei esse produto muito bom
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Cleuza Ficamos felizes em saber que alcançou os resultados esperados. Para maiores orientações acesse o link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• vanda
Polypodium pode regenerar uma pessoa idosa com Alzheimer ?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Vanda Não há relatos na literatura sobre uma possível regeneração, o Polypodium tem uma ação estimulante cerebral e antioxidante o que pode ajudar a prevenir ou retardar. Clique no link abaixo para mais informações sobre o Polypodium Leucotomos: https://www.oficinadeervas.com.br/polypodium-leucotomos Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Neiva Alexandra da Silva
Como consigo essa erva? Tenho vitiligo e de um tempo p cá está aumentando mais, gostaria de fazer uso dela, a onde encontrar e qual o valor?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Neiva Você encontra e pode adquirir o Polypodium Leucotomos em nosso site. Clique no link abaixo para mais informações e adquirir o Polypodium Leucotomos: https://www.oficinadeervas.com.br/polypodium-leucotomos Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos à disposição.


• Rosângela
Bom dia estou em uso ,estou apresentando muita dor epigástrica pode ser da medicação??
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Rosangela Para poder te orientar melhor, clique no link abaixo e fale com os nossos fitoterapeutas. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Informe se faz uso de outra medicação, se tem algum problema de saúde e quanto tempo está tomando. Estamos à disposição.


• Evs
Eu sou hipertensa e pré diabética posso tomar este medicamento(tomo Giflage e mitifoina. Velija,LOSARTANA,hidrocor, inlodipino posso??
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Eva. Geralmente, ele não apresenta efeitos colaterais, mas caso apresente, poderá ser: Hiperglicemia em pacientes diabéticos Úlcera gastroduodenal Portanto, é melhor evitar o uso desta planta pelo risco de alterar a sua glicemia. Se você quiser orientações sobre as suas necessidades, pode entrar em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição


• Fernanda
Meu esposo começou tomar essa medicação para fortalecer a pele, pois será exposto ao sol. Dias depois começou sentir muitas dores no corpo é uma sensibilidade aguçada na pele, mas não fazia ideia do que era, fez exames de hemograma e dengue e estava tudo normal, até que resolveu suspender a medicação. Agora está tomando antialérgico e melhorando aos poucos e a pele está toda dolorida como se tivesse tomado muito sol. Alguém mais teve esse tipo de reação?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Fernanda. Geralmente, ele não apresenta efeitos colaterais, mas caso apresente, poderá ser: Hiperglicemia em pacientes diabéticos Úlcera gastroduodenal De qualquer forma, a orientação que damos é sempre suspender o uso de qualquer medicamento, por pelo menos 10 dias. Depois, com a melhora, pode voltar a usar e caso os sintomas reapareçam, é sinal de que a pessoa tem alergia a algum componente da planta. Não tivemos aqui nenhum caso de alergia, mas cada organismo pode reagir a qualquer medicamento e até alimento. Não sei se ele usou protetor solar ao se expor ao sol, mas também é um fator que causa alergias. O medicamento não age de forma imediata, sendo necessário usar o protetor solar como reforço. Enfim, deixo aqui o nosso link para que você possa falar com nossos fitoterapeutas. Assim poderemos avaliar melhor o caso, saber a dosagem que ele usou, quantos dias ele fez o tratamento, se usa algum medicamento que possa ter interagido, se usou protetor solar ou não, se adquiriu o medicamento conosco, etc. A Zika e a Chikungunya também podem dar esses sintomas e por isso é bom manter repouso. Segue o nosso contato: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição


• Marlene rosa de Freitas souza
Ola boa noite, gostaria de uma informação de como tomar o comprimido polypodium Leucatomos para melasma?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Marlene O Polypodium usado como fotoprotetor é de 240mg ao dia. https://www.oficinadeervas.com.br/polypodium-leucotomos Deixo abaixo um artigo sobre melasma: https://www.oficinadeervas.com.br/conteudo/melasma-como-tratar-e-se-proteger Qualquer dúvida ou orientação, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição


• Vânia Félix dos santos
Gostaria de saber se posso ingerir bebida alcoólica fazendo o uso do medicamento se corta o efeito do remédio
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Vânia. Não existe nenhuma restrição quanto ao uso de álcool, mas orientamos que você evite tomar o medicamento no mesmo horário. Qualquer dúvida ou algum sintoma adverso, suspenda o uso e entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição


• Sueli
Estou tomando vivo com dores de estômago 😩 como posso fazer para diminuir isso
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Sueli Existem fitoterápicos mais específicos para dores no estomago, como a Espinheira Santa. Clique no link abaixo para mais informações sobre a Espinheira Santa: https://www.oficinadeervas.com.br/espinheira-santa Qualquer dúvida ou orientação, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos a disposição.


• Luanda De Fátima Claudino De Mello
Quem de cirurgia bariátrica, tem alguma contra indicação ao tomar esse medicamento?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Luanda. Não há contraindicação nesse caso, mas se sua cirurgia for recente, é melhor aguardar o seu médico dar alta. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos a disposição.


• julianne ferreira
É necessario prescrição médica para tomar polypodium leucotomos 240mg? Posso comprar sem ter passado por um médico? Fiquei com manchas marrom na pele e estou em busca de um tratamento oral e achei interessante esse.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Julianne Não há necessidade de receita médica. Se você perceber que o seu problema requer cuidados médicos, procure um dermatologista. Caso contrário, poderá tomar o Polypodium 240mg 1 vez ao dia como protetor . Você poderá usar o creme clareador de pele nas manchas também. https://www.oficinadeervas.com.br/polypodium-leucotomos https://www.oficinadeervas.com.br/clareador-de-pele Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Angela Belo
Boa tarde! Estou fazendo uso pra o melasma também, já tem um mês, espero que eu alcance um ótimo resultado🙏 no meu caso é porque estou fazendo tratamento de varizes e a médica passou pra mim, ela disse que é por conta das manchas e também que serve para o melasma, estou confiante.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Ângela. Também torcemos para que você obtenha sucesso no seu tratamento. Agradecemos pelo seu depoimento e ficamos à disposição para qualquer dúvida.


• LucianaMiranda
Tenho poiquilodermia de sivatte e por conta disso acabo sentindo mto sensibilidade ao sol. Será q esse medicamento tbm ajuda???
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Luciana. Você pode usar o Polypodium como protetor solar de uso oral. https://www.oficinadeervas.com.br/polypodium-leucotomos No entanto, com se trata de um problema hereditário e evolui com a idade, é preciso usar o protetor solar de uso externo também, assim como evitar a exposição em períodos de maior insolação. Qualquer dúvida, é só entrar em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Lúcia
Tenho vitiligo, como posso tomar esse medicamento, tipo dosagem, qtos comprimidos ao dia, por qto tempo, qual melhor horario. Desde ja agradeço
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Lúcia. A dosagem usual para vitiligo é 1 cápsula de 240mg 3 vezes ao dia. O tempo de uso vai depender de cada caso. Clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Informe sua idade, se tem algum problema de saúde e se faz uso de algum medicamento. Aguardamos seu contato. Estamos à disposição.


• Rogério
Pode usar dois remédios pro mesmo problema caso vitiligo eu tou tomando mamacadela e a dermatologista passou mas o polypodium ?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Rogério. Pode usar os 2 produtos sim, pois eles são complementares. A mamacadela ajuda a repigmentar a pele e o Polypodium ajuda a proteger contra envelhecimento e fototoxicidade. https://www.oficinadeervas.com.br/polypodium-leucotomos https://www.oficinadeervas.com.br/mama-cadela Caso queira mais informações ou um orçamento da receita de sua médica, entre em contato conosco pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Rosilei
Gostaria de saber se posso tomar preventivo pra o Alzheimer. Gratidão Rosi
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Rosilei Pode fazer o uso do Polypodium, nesse caso a dosagem usual é de 360mg. Existem outros também para prevenção do Alzheimer, como a Bacopa e o DHA Clique no link abaixo para mais informações sobre os produtos mencionados: https://www.oficinadeervas.com.br/polypodium-leucotomos https://www.oficinadeervas.com.br/dha https://www.oficinadeervas.com.br/bacopa Qualquer dúvida ou orientação, poderá entrar em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• GASPAR FERREIRA BARCELLOS FILHO
Há contraindicação para Insuficiência Renal Crônica e Hipertensão?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Gaspar Em casos de Insuficiência Renal é necessário consultar o seu médico. Qualquer dúvida ou orientação, poderá entrar em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Leticia
Olá, gostaria de saber se pode ser administrado 360 mg 2 vezes ao dia para o caso de prevenção de alzheimer e tratamento de hipercromias simultaneamente. A dosagem que trata o alzheimer também é eficiente para a foto proteção?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Letícia A dosagem usual para prevenção de Alzheimer é 360mg ao dia em 1 vez ou 2 vezes de 180mg. Para dúvidas e orientações, clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Maria rocha
Tom tomando polypodium mais o PICNOGENOL Faz mal para Quem é Diabética Não senti nada
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Maria Não consta na literatura restrição do Picnogenol para quem tem diabetes. Para dúvidas e orientações, clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Zélia chaves do nascimento
Estou tomando sertralina ecloridrato de trazodona tem alguem efwito colateral?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Zélia Não há na literatura menção de interação esses fármacos. "O Polypodium leucotomos é contraindicado para grávidas e lactantes, por falta de estudos comprovando sua segurança nestes casos. Geralmente, ele não apresenta efeitos colaterais, mas caso apresente, poderá ser: Hiperglicemia em pacientes diabéticos; Úlcera gastroduodenal; Para dúvidas e orientações, clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


Artigo Dong Quai serve para menopausa ou endometriose? Entenda os benefícios! 28 Out 2025 Artigo Pygeum africanum traz benefícios para próstata? Entenda para que serve! 17 Set 2025 Artigo Chá verde emagrece? Entenda para que serve, como fazer e quando tomar 10 Set 2025 Artigo Thuya ou Thuja occidentalis: para que serve 25 Ago 2025 Informativo Oficina de Ervas e você: Uma relação de confiança entre nossa farmácia e cada cliente! 11 Ago 2025 Artigo Agrião além da salada: benefícios e uso medicinal 24 Jul 2025

Ver Outros Conteúdos