2020-10-29

Melasma: como tratar e se proteger

O que é melasma?

O Melasma é uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, mais comumente na face, mas também pode ocorrer nos braços, pescoço e colo. Afeta mais frequentemente as mulheres.

 

O que causa o melasma?

Não há uma causa definida, mas muitas vezes esta condição está relacionada ao uso de anticoncepcionais femininos, à gravidez e, principalmente, à exposição solar (falta de proteção solar). O fator desencadeante é a exposição à luz ultravioleta e, até mesmo, à luz visível. Além dos fatores hormonais e da exposição aos raios solares, a predisposição genética também influencia no surgimento desta condição.

O que e melasma

 

Sintomas de melasma

Manchas escuras ou acastanhadas começam a aparecer na face, principalmente nas maçãs do rosto, testa, nariz e lábio superior. Pode ocorrer também nos braços, pescoço e colo. As manchas têm formatos irregulares e bem definidos, sendo geralmente simétricas (iguais nos dois lados).

 

Prevenção contra o melasma

A maior prevenção para o melasma é a proteção solar (veja mais aqui). As medidas de proteção devem ser realizadas diariamente, mesmo que o dia esteja nublado ou chuvoso. Como o melasma pigmenta também com a luz visível, os filtros solares comuns não protegem totalmente as pessoas com melasma. Por isso, devem-se associar à fotoproteção filtros físicos, que protegem da luz visível. Outra medida importante é a reaplicação do filtro solar, para manter a proteção adequada durante todo o dia. As pessoas com melasma devem também utilizar roupas, chapéus, bonés, óculos escuros, sombrinhas e guarda-sóis. Toda a medida que evite a exposição solar da região acometida deve ser estimulada.

 

Melasma na gravidez

O aparecimento de manchas na pele durante a gravidez é bastante comum: os melasmas ou cloasmas gravídicos podem aparecer no rosto e também em outras partes do corpo, como mamilos, axilas e barriga. Esta hiperpigmentação da pele é causada pelas alterações hormonais comuns da gestação além de fatores genéticos e exposição excessiva ao sol.

Apesar do cloasma gravídico desaparecer naturalmente alguns meses após o parto, algumas vezes o melasma não some sozinho e precisa de tratamento especializado para desaparecer. Após o parto, caso não haja melhora do cloasma, o dermatologista pode indicar o uso de alguns cremes para clareamento ou realização de procedimentos estéticos para ajudar a diminuir as manchas.

Atenção: Mulheres grávidas ou em fase de amamentação não devem fazer nenhum tratamento para melasma sem orientação de seu médico.

Melasma na gravidez

 

Tratamentos para melasma

Os tratamentos variam, mas sempre compreendem orientações de proteção contra raios ultravioleta e à luz visível, que deve ser redobrada quando se inicia o tratamento. As terapias disponíveis são o uso de medicamentos tópicos e procedimentos para o clareamento. É importante salientar, entretanto, que o tratamento do melasma sempre prevê um conjunto de medidas para clarear, estabilizar e impedir que o pigmento volte. O clareamento requer cuidado e persistência, uma vez que as manchas não desaparecem em pouco tempo.

Dentre os ativos que podem ser usados na forma de dermocosmético estão:

  • Protetor solar (forma barreira física e química contra os raios solares)
  • Niacinamida (Clareador)
  • Alfa-Arbutin (Clareador)
  • Ácido Mandélico (Renovador celular)
  • Gluconolactona (Renovador celular)
  • Ácido Kójico (Clareador)
  • Resveratrol (Antioxidante)
  • Vitamina C (Clareador e antiaging)
  • Vitamina E (antioxidante, hidratante e antiaging)
  • Vitamina A (Proteção ao fotoenvelhecimento)

 

Plantas que protegem a pele contra melasma

  • Pinus pinaster - Protege contra radiação ultravioleta (compre aqui)
  • Polypodium leucotomus - Antioxidante, previne fotoenvelhecimento e protege o DNA celular (compre aqui)

 

Para obter mais informações ou orientações, fale com nosso fitoterapeuta clicando aqui!

Peles bonitas

 

Bibliografias

https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/melasma/13/#:~:text=Melasma%20%C3%A9%20uma%20condi%C3%A7%C3%A3o%20que,ser%20vista%20tamb%C3%A9m%20em%20homens.

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/01/06/gravidas-tem-mais-risco-de-melasma-saiba-evitar-as-manchas-no-verao.htm

https://www.tuasaude.com/cloasma/

Comentários


  • Mara alexandrino
    Tenho manchas senis nas mãos, como tratar?
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Mara. Tem como clarear as manchas senis. Podemos preparar o dermocosmético específico para o seu caso e orientar o uso. Para seu atendimento, você pode entrar em contato conosco para falar com nossa farmacêutica por esse email ou pelo whats (16) 98234-0111 ou pelo fico (16) 2133-4455. Pode informar sua idade, tipo de pele, onde tem as manchas e até mandar fotos se preferir. Estamos no seu aguardo.
  • MARGARETE MARIA ROSA MONTEIRO
    Convivi com melasma desde os 26 anos, hj tenho 54. Consegui controlar um pouco o melasma no rosto. Em compensação estou com nelasma nos braços que estão aumentando de forma incontrolável. Alguma sugestão?
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Margarete. Tem como controlar sim. Você pode tomar o Pinus pinaster (picnogenol) de 100mg 2 vezes ao dia. Ele tem ação fotoprotetora contra o Melasma. Pode usar o creme clareador multifuncional. https://www.oficinadeervas.com.br/clareador-de-pele. Qualquer dúvida, entre em contato conosco. Estamos à disposição.
  • Mara Nunes
    Tenho manchas no rosto, como tirá-las pra sempre
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Mara. Para melhor orientação entre em contato com nossos fitoterapeutas através do e-mail: farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.
  • Jaqueline Fagundes
    Tenho melasma a 10 anos, já fiz alguns tratamentos mas não vi resultado. O meu caso não tem cura?
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Jaqueline. O melasma tem diversos fatores, desde manchas causadas por sol até fatores hormonais. Entre em contato com nossos fitoterapeutas e informe com detalhes o seu caso, qual a sua idade, se usa algum tipo de medicamento ou hormônio, se apareceu com exposição ao sol, etc. Temos produtos clareadores e também plantas para uso interno que ajudam a clarear as manchas. Deixo os links: https://www.oficinadeervas.com.br/clareador-de-pele e https://www.oficinadeervas.com.br/pinus-pinaster. Estamos à disposição.
  • Rejane Reis
    Olá Tenho 51 anos, morena clara. Está aparecendo mancha escura em cima do meu nariz devido ao óculos de grau que uso desde a infância. Elas estão aumentando. O que devo fazer? Aguardo. Obrigada
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Rejane. Tem como clarear a mancha usando o Peeling Suave para renovação celular e o Clareador Multifuncional com Protetor Solar. Se quiser tirar dúvidas, entre em contato direto conosco pelo whats (16)98234-0111. Estamos à disposição.
  • Maria paixao
    Eu tenho melasma no na buchecha e como eu trato do melasma
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Maria. Se a sua mancha é de melasma causado por sol, é importante usar protetor solar e um clareador de pele. Se for de origem hormonal, pode conversar com seu médico, mas geralmente a mancha desaparece ao suspender o uso do hormônio. Tem protetor de uso interno que é o Pinus pinaster. Para que possamos orientar no seu caso, você pode entrar em contato conosco e informar sua idade, a origem do se melasma, desde quando tem a mancha, se usa algum tipo de medicamento ou hormônio, se faz uso de protetor solar, qual é a sua rotina, etc. Estamos no seu aguardo.
  • Silvia Maria de Jesus
    Tenho melasma, faço tratamento com dermatologista que me indicou Vitacid plus.agora apareceu manchas na minha pele,nas costas e pernas,penso que peguei covid,mas não tive outros sintomas.podem me indicar um chá para clarear?
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Silvia. Entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo e-mail ou whatsapp (16)98234.0111, pois gostaríamos de orientar melhor. Estamos à disposição.

Deixe seu comentário sobre:
Melasma: como tratar e se proteger