2020-11-27

10 tratamentos naturais para uma pele bonita e saudável

Uma pele lisinha, macia e sedosa é o sonho de consumo de muita gente. Há quem seja privilegiado pela genética com uma pele “perfeita” sem muito esforço. Mas existem hábitos diários e produtos naturais que podem ajudar a alcançar e manter a tão desejada pele bonita e saudável.

No informativo deste mês, vamos falar sobre tratamentos naturais para vários tipos de pele, inclusive com melasma ou vitiligo, rotina de cuidados diários e muito mais. Afinal, pele bonita é pra quem cuida. Então, vamos lá?

Mulher negra com pele bonita

Quer pular para o que te interessa? Clique nos tópicos do Menu abaixo para ir direto neles!

Limpeza da pele com produtos naturais
Tônico natural para o rosto
Hidratação natural para a pele da cabeça aos pés
Produtos naturais para proteção solar
Tratamento natural anti-envelhecimento
Tratamento natural para acne, furúnculos, abcessos e psoríase
Tratamento natural para melasma
Tratamento natural para vitiligo
Tratamento natural para clareamento da pele
Bronzeamento natural dourado e duradouro
Bônus: Outros cuidados importantes para a saúde da pele

 

Como ter uma pele do rosto bonita?

O primeiro passo para cuidar bem da sua pele é descobrir qual seu tipo de pele e escolher produtos adequados a ela. Os tipos clássicos são os seguintes:

Pele normal: Tem textura saudável e aveludada, produz gordura em quantidade adequada, nem muito, nem pouco. Sua aparência não é ressecada, nem tem excesso de brilho. Em geral, tem poros pequenos e pouco visíveis.

Pele mista: É o tipo mais comum (segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia) e apresenta aspecto oleoso e poros dilatados na “zona T” (testa, nariz e queixo). Pode apresentar acne nessa região e ressecamento nas bochechas e extremidades.

Pele seca: É caracterizada pela perda de água em excesso. Costuma ter poros pouco visíveis, pouco brilho e é propensa à descamação e vermelhidão. Além disso, tem maior tendência ao aparecimento de pequenas linhas e fissuras. A causa da pele seca pode envolver fator genético, hormonal (menopausa ou problemas na tireoide), ambiental (tempo frio e seco, vento, radiação ultravioleta). Banhos demorados e com água muito quente também contribuem para uma pele seca.

Pele oleosa: É brilhante e espessa, pois produz mais sebo que o normal. Costuma ter poros dilatados e maior tendência à formação de cravos e espinhas. Além da genética, há outros fatores que contribuem para a oleosidade como hormônios, exposição solar em excesso, estresse, dieta rica em gordura.

Já sabe seu tipo de pele? Então é hora de falar dos 4 passos essenciais para uma pele bonita e saudável:

  • Limpeza
  • Tonificação
  • Hidratação
  • Proteção

Vamos passar por todos eles e explicar por que são importantes, quais seus benefícios e como podem ser realizados com produtos naturais e menos agressivos à pele.

 

Limpeza da pele com produtos naturais

A limpeza da pele do rosto deve ser feita duas vezes por dia, uma ao acordar e outra antes de dormir. Não é recomendado lavar mais vezes, pois pode ressecar a pele ou provocar efeito rebote, fazendo-a produzir ainda mais oleosidade para compensar a limpeza excessiva.

A higiene feita na parte da manhã irá remover células mortas acumuladas durante a noite, sujeiras invisíveis como as do travesseiro, poluição em geral, etc.

Já a limpeza feita antes de dormir irá garantir um rosto livre da poluição acumulada durante o dia, maquiagem, suor, excesso de oleosidade, etc. Caso use maquiagem, é importante usar um demaquilante para retirar o produto antes da limpeza.

Essa etapa também prepara a pele do rosto para absorver melhor os produtos que serão aplicados em seguida.

Mulher lavando o rosto

Uma dica para quem deseja usar produtos naturais para a pele é o Sabonete Líquido de Camomila. Essa planta tem ação calmante e suavizante para a pele, enquanto a babosa (outro componente da fórmula) hidrata e cicatriza. Ele pode ser usado diariamente em todos os tipos de pele e ajuda muito peles sensíveis e irritadas.

Para peles com espinhas, existe o Sabonete Líquido de Própolis Composto Anti-Acne:

- O própolis tem ação antisséptica e cicatrizante.

- A calêndula também é cicatrizante.

- A camomila hidrata e suaviza a pele.

- A hamamelis é adstringente e anti-oleosidade.

Para uma limpeza mais profunda dos poros, há o Gel Esfoliante de Mel e Argila que pode ser usado uma vez por semana ou de acordo com a recomendação profissional. E também nossa linha de tratamento de argilas (branca, negra e verde) que é composta de sabonete líquido, esfoliante e máscara de tratamento.

 

Tônico natural para o rosto

tonificação do rosto serve para hidratar, limpar mais profundamente (por exemplo, se tiver resquícios de maquiagem) e equilibrar o PH da pele. Como resultado, o tônico torna a ação do hidratante e de outros produtos aplicados posteriormente ainda mais eficaz.

Ele deve ser aplicado suavemente por todo o rosto com um algodão. Existem várias opções para os diferentes tipos de pele, porém tônicos naturais como os feitos de plantas costumam ser menos agressivos. Além disso, de acordo com a planta, eles têm efeitos interessantes como ação antisséptica, calmante, cicatrizante e suavizante.

Tônico natural para peles normais e secas

Para peles normais e secas, existe o Tônico Facial de Aveia Composto. Sua composição inclui o efeito calmante suavizante da Camomila, a ação anti-envelhecimento da Íris Florentina, a ação cicatrizante da Calêndula e a hidratação da Aveia.

Tônico natural para peles oleosas

Para as peles oleosas, existe o Tônico Facial de Hamamelis Composto. A formulação inclui a Sálvia e seu efeito adstringentecicatrizante dermopurificador, a Hamamelis, com sua ação adstringente anti-oleosidade e a planta Mil Folhas (Aquileia) com ação adstringenteanti-seborreica antisséptica.

 

Hidratação natural para a pele da cabeça aos pés

hidratação é um passo essencial para todos os tipos de pele, inclusive as oleosas, e deve ser realizada da cabeça aos pés. Ela é responsável pela reposição da água da pele e deve ser feita tanto internamente, pela ingestão de líquidos, quanto externamente, com a aplicação de loções, cremes, etc.

Uma pele hidratada cumpre melhor suas funções de proteger o corpo contra atritos, patógenos, perda excessiva de água e manter a temperatura do corpo regulada.

desidratação deixa a pele mais vulnerável a agressões externas como frio, calor e poluição, que acabam aumentando a produção de sebo. Então, apesar de ser contraintuitivo, hidratar a pele oleosa também é importante. A oleosidade excessiva é, na verdade, uma compensação do corpo para suprir a falta de hidratação.

Loção Hidratante de Isoflavona é um hidratante natural para rosto e corpo. Além de hidratar, ela previne contra o envelhecimento precoce da pele, pois é feito com Babosa, que possui ação anti-envelhecimento. A composição também inclui AveiaÍris Florentina óleo de maracujá.

Muita gente se preocupa com a pele do rosto e do corpo, mas se esquece de cuidar das mãos e dos pés. As mãos, principalmente, são áreas muito expostas ao frio, calor, sujeira, lavagens no dia a dia, ou seja, sofrem agressões externas na maior parte do tempo.

Creme para maos

Já os pés, que sustentam o corpo e estão em constante atrito com o sapato, recebendo impactos o dia todo, também devem ser cuidados. Para isso, existe um hidratante natural para a pele dos pés e das mãos: o Creme Hidratante de Ureia Composto. Ele evita rachaduras ressecamentos comuns nos calcanhares.

Para uma hidratação mais profunda, existe a Máscara Facial de Aveia e Mel Composto que pode ser usada uma vez por semana ou de acordo com recomendação profissional, após a esfoliação da pele. O objetivo é garantir uma pele hidratada e bem nutrida.

 

Produtos naturais para proteção solar

Proteger a pele dos raios solares é algo fundamental em qualquer rotina de cuidado da pele. O ideal é passar o protetor solar pela manhã, meia hora antes da exposição, e aplicá-lo novamente a cada 2 horas mesmo que por cima da maquiagem.

É importante ressaltar também que ele deve ser usado mesmo sem a exposição solar direta, pois as luzes artificiais como as de ambientes internos e até de computadores e celulares também afetam nossa pele. Nesse caso, pode-se aplicar o protetor pela manhã e novamente após o almoço.

Para facilitar sua rotina diária, é uma boa ideia já usar um produto que seja ao mesmo tempo hidratante e contenha a proteção solar. Por isso, falaremos abaixo sobre produtos para tratamentos específicos de pele que já contém a proteção solar: o Gel Elastina Composto com filtro solar e o Gel Coenzima Q10 Composto com FPS 30.

 

Tratamento natural anti-envelhecimento

Uma das coisas que mais incomoda em relação à saúde da pele é a mudança decorrente da idade, como o aparecimento de rugas, flacidez, linhas de expressão. Existem vários tratamentos naturais para prevenir contra o envelhecimento precoce e amenizar os aspectos do envelhecimento da pele.

Um dos maiores sinais do envelhecimento que observamos é causado pelas alterações no colágeno. Para se ter uma ideia, 80% do peso seco da pele é composto por colágeno e, na mulher, 30% dele é perdido após a menopausa.

Produtos naturais anti-envelhecimento para uso oral

Para repor essa perda, existe o VERISOL™ (compre aqui), o único colágeno específico para cuidados da pele com comprovação científica. Ele retarda os sinais de envelhecimento, suaviza a formação de rugas e aumenta a elasticidade firmeza da pele.

Os resultados do uso do Verisol podem ser percebidos em até 4 semanas de uso diário, na dosagem de 2,5 gramas, que podem ser tomados em suco ou água. Além disso, você pode usar esse produto já manipulado com a vitamina C para potencializar seu efeito.

Existe também o Exsynutriment, uma forma estabilizada e concentrada de Silício Orgânico que atua na pele reestruturando as fibras de colágeno, deixando-a mais firme de dentro para fora. A vantagem adicional é que ele fortalece e estimula o crescimento das unhas e dos cabelos.

Além disso, há o Bioarct, feito a partir da biomassa marinha derivada de uma alga vermelha chamada Chondrus crispus. Ele possui ação anti-envelhecimento, hidratante, cicatrizante e lipolítica. Além disso, energiza a pele e tem propriedade antioxidante e anti-inflamatória.

Os efeitos do Exsynutriment e do Bioarct são complementarespor isso podem ser manipulados juntos. Não é à toa que essa composição é conhecida como Cápsula da Beleza.

Fórmula da beleza: Nutricosmético com efeito lifting, ação anti-idade e antirradicais livres é o queridinho da pele

Mulher puxando pele do rosto

Produtos naturais anti-envelhecimento para uso tópico

O Verisol, o Exsynutriment e o Bioarct são produtos feitos para serem usados oralmente. Para o uso tópico, há Gel Elastina Composto com filtro solar, feito para fortalecer e aumentar a elasticidade da pele.

Ele tem efeito tensor deixando a pele com aparência mais jovial, protege contra poluição do ar e bactérias e contra a luz solar, pois já vem com Filtro Solar FPS 25, com ação protetora contra os raios UVA e UVB. Além disso, ele inclui algo chamado Nano Regen Plus, que possui ação como regenerador natural de células, antioxidante e incrementa a síntese de colágeno.

O gel pode ser usado durante o dia, pela manhã e após o almoço, no rostopescoçocolo mãos. Afinal, muita gente cuida do rosto e se esquece dessas outras partes onde as rugas e flacidez ficam bem aparentes com o passar do tempo.

A associação do Gel Elastina Composto com as cápsulas da beleza (Bioarct/Exsynutriment) traz as vantagens do uso oral e tópico, combatendo o envelhecimento da pele, promovendo o efeito lifting e aumentando sua elasticidade e hidratação tanto de dentro para fora como de fora para dentro. Por isso, a união do Gel Elastina Composto com as cápsulas Bioarct e Exsynutriment é chamada de Kit Beleza.

Outro componente famoso nos cuidados com a pele é a Coenzima Q10. Ela possui ação antioxidanteprotege fornece energia para a pele e previne contra o envelhecimento celular. Para aproveitar esses benefícios, uma boa opção é o Gel Coenzima Q10 Composto com FPS 30. Como já vem com proteção solar, é ideal para ser usado pela manhã e após o almoço, tanto no rosto como no pescoço, colo e mãos.

Cuidados antes de dormir

Para os cuidados noturnos, tem o Creme Composto de Sculptessence, um remodelador natural da pele, derivado da semente de linho. Ele é composto junto com Aveia, Babosa, Íris Florentina, Hera e Lift essence. Por isso, tem ação suavizante, hidratante, tensora e ajuda a reduzir as rugas e tonificar a pele.

Creme para pele negra

 

Tratamento natural para acne, furúnculos, abcessos e psoríase

As espinhas (ou mais formalmente, acnes) são o terror de quem quer uma pele bonita e saudável. E, mesmo para aquelas pessoas menos vaidosas, esse é um problema doloroso, incômodo e que pode afetar muito a autoestima.

A boa notícia é que existem duas plantas depurativas muito eficientes não só contra a acne, mas também contra furúnculos, abcessos e psoríase: a Bardana e a Salsaparrilha.

Produtos naturais para problemas de pele para uso oral

Para obter os benefícios depurativos da Bardana e da Salsaparrilha, é possível tomá-las em cápsulas, tintura ou extrato fluido. A eficácia dessas plantas para depurar o sangue é tal que também são usadas no tratamento de ácido úrico.

Produtos naturais para problemas de pele para uso tópico

Gel de Bardana Composto une os benefícios da Bardana com o Hamamelis, a Cúrcuma, o Confrei e o Própolis. Por isso, além da ação anti-acne, tem ação antissépticaanti-inflamatória adstringente, auxiliando o fechamento dos poros e a diminuição da oleosidade da pele de maneira natural e não agressiva.

Cuidados para varios tipos de pele

 

Tratamento natural para melasma

Melasma é outro problema de pele que costuma prejudicar muito a autoestima e leva tempo para ser tratado. Afeta mais comumente as mulheres e, apesar de não ter uma causa definida, muitos atribuem a condição ao uso de anticoncepcionais, à gravidez (causando o chamado cloasma gravídico) ou à exposição solar.

Por isso, uma das orientações principais para o tratamento do melasma é a proteção contra raios ultravioleta e luz visível. Além disso, ele inclui o uso de medicamentos tópicos e procedimentos para clareamento, isto é, um conjunto de medidas que visam clarear a pele, estabilizar sua pigmentaçãoe impedir que o pigmento causador das manchas volte.

Dentre os tratamentos naturais para melasma estão o uso de antioxidantescomo a Vitamina E e o Resveratrol. E, para proteger a pele contra o aparecimento ou reaparecimento do melasma, há duas plantas: o Pinus pinaster e o Polypodium leucotomos.

Pinus pinaster pode ser usado em cápsulas para se obter sua ação fotoprotetora tanto contra o melasma como contra manchas no rosto em geral. Mas ele também possui ação antioxidante, rejuvenescedora e colabora com a saúde da pele no geral.

Já o Polypodium leucotomos, além de diminuir a fototoxicidade induzida por UVA, a pigmentação e os danos na pele, previne o fotoenvelhecimento e protege o DNA celular de eritemas (inflamação causada pela exposição excessiva aos raios ultravioleta).

Quer saber mais como tratar e se proteger do melasma? Leia aqui!


Tratamento natural para vitiligo

Vitiligo é mais uma condição na lista de problemas de pele que afetam a autoestima. O preconceito e a vergonha é tal que muitas pessoas portadoras escondem a condição.

A procura por tratamento para as manchas brancas características desse problema é uma questão estética, pois não afeta a saúde física da pessoa. Tanto é que algumas apenas escondem as manchas com maquiagem.

Mulher negra com vitiligo

Um dos objetivos principais dos tratamentos para vitiligo é a repigmentação das manchas. E isso pode ser alcançado a partir de produtos naturais feitos de plantas como a Mama Cadela (ou Mamica de Cadela), a Flor de São João e o Polypodium leucotomos (já citado acima para o melasma).

Mama Cadela pode ser usada na forma oral como tintura ou em cápsulas. Também, topicamente, na forma de creme. A pessoa deve passá-lo à noite, lavar a pele pela manhã e então tomar sol no início da manhã por alguns minutos antes de passar protetor solar.

Já a Flor de São João pode ser usada oralmente como tintura ou, topicamente, como creme. Nesse caso, a orientação é diferente. A pessoa deve passar o creme à noite e lavar a pele pela manhã. Mas é muito importante que não tome sol, pois pode provocar queimaduras já que é um fotossensibilizante. Por isso, é essencial usar protetor solar.

Leia também: Conheça as causas, tratamentos e tipos de vitiligo

 

Tratamento natural para clareamento da pele

Mesmo com todo o cuidado com a pele, às vezes, aparecem manchas não só no rosto como também em outras partes do corpo. A idade pode trazer manchas senis, acidentes trazem marcas de queimadura ou até mesmo manchas nas axilas ou virilha que surgem sem muita explicação.

Nesses casos, vale a pena considerar tratamentos naturais para clarear a pele. Abaixo, citamos alguns produtos naturais que servem para clarear manchas senismelasmacloasmamanchas de queimadura manchas nas axilas, virilhas, colo e rosto.

Produtos naturais que clareiam a pele - Uso tópico

Um produto interessante para clarear a pele é o Clareador Multifuncional FPS 30 de Niamicida. Além de promover o clareamento, ele hidrata e protege a pele de raios UVA e UVB e tem ação anti-inflamatória e regeneradora.

Para quem quer escolher entre um clareamento leve, intensivo ou um corretor específico para manchas senis, existe o Clareador de Pele Composto por β-White e Aveia, que pode ser manipulado para esses diferentes fins.

Também é possível clarear a pele com o Peeling Suave para renovação celular. Além de estimular a renovação das células por meio de uma descamação suave e controlada, esse produto possui ação anti-inflamatória e calmante. Como deve ser usado à noite, é possível associá-lo a um clareador de uso diurno.

Produtos naturais que clareiam a pele - Uso interno

Quem gosta de um reforço de peso no tratamento pode associar o uso dos cremes ao uso das plantas que já citamos acima: o Pinus pinaster e o Polypodium leucotomos, em cápsulas.

Mulher idosa passando creme no rosto

 

Bronzeamento natural dourado e duradouro

E, como nem tudo na vida é problema, também tem parte boa na hora de cuidar da pele: conseguir um belo bronze neste verão. Para conquistar um bronzeado dourado e duradouro, você pode contar com o Betacaroteno e o Urucum (aquele fruto muito usado pelos indígenas).

Betacaroteno é um pigmento natural presente em diversos alimentos, especialmente, em vegetais e frutas de cor amarelo-alaranjada e em vegetais folhosos de cor verde-escura.

Quando se transforma em vitamina A em nosso organismo, auxilia na formação de melanina, o pigmento responsável por proteger a pele dos raios ultravioletas e proporcionar o bronzeamento da pele.

A vantagem de tomar betacaroteno para ficar bronzeada é que ele também auxilia no rejuvenescimento e elasticidade da pele e fortalece as unhas e cabelos. Além disso, estimula um bronzeamento uniforme e requer menos tempo de exposição solar para obter o bronze desejado.

Além de incluir alimentos ricos nessa pró-vitamina em sua alimentação, é possível tomar betacaroteno em cápsulas. Mas quanto tempo antes tomar? A recomendação é iniciar 30 dias antes da temporada de sol e 30 mg é a dosagem para bronzear.

Leia também: Conheça os benefícios de consumir betacaroteno

Urucum é popularmente conhecido como Colorau e muito usado na culinária para conferir cor a diversos pratos. Também é usado pelos indígenas em pinturas na pele e como protetor solar.

A vantagem de usar o Urucum para bronzear é que ele também tem ação que protege contra raios ultravioleta. Além disso, é uma fonte natural de betacaroteno, portanto estimula a produção de melanina na pele, propiciando um bronzeado mais rápido e duradouro. E você pode tomar Urucum em cápsulas.

Urucum e o Betacaroteno podem ser tomados juntamente em cápsulas, reforçando ainda mais o estímulo à produção de melanina.

Urucum: age como protetor solar e abaixa a pressão arterial

Porém, é importante ressaltar que, independentemente, do uso desses produtos, é sempre fundamental usar protetor solar. E lembre-se de tomar sol apenas nos horários seguros, isto é, antes das 11 horas ou depois das 16 horas.

 

Bônus: Outros cuidados importantes para a saúde da pele

Agora que você já sabe como cuidar da sua pele no dia a dia e conheceu os tratamentos naturais para diversos problemas dermatológicos, é hora de relembrar hábitos importantes para manter a pele bonita e saudável:

  • Mantenha uma alimentação saudável, rica em frutas e vegetais.
  • Retire a maquiagem antes de dormir — sempre!
  • Mantenha-se hidratada.
  • Evite banhos muito quentes.
  • Evite alimentos gordurosos.

Caso tenha dúvidas ou apresente sintomas de algum problema de pele, consulte um dermatologista de confiança. Além disso, você também pode contar com a Oficina de Ervas. Temos uma fitoterapeuta especializada em cosmetologia para te oferecer um atendimento personalizado.

E, por último, aquela dica eterna: Use filtro solar.

Esperamos que este informativo te ajude a conquistar a pele dos seus sonhos e, se precisar, é só nos chamar!

Fale com um fitoterapeuta, clicando aqui.

Mulher asiatica de meia idade

 

Referências:

https://www.natura.com.br/blog/pele/cuidados-diarios-com-o-rosto-11-dicas-para-uma-rotina-completa

https://www.lojaadcos.com.br/belezacomsaude/rotina-de-cuidados-pele-passo-passo/

https://www.eucerin.com.br/sobre-pele/tratamento-da-pele/cuidados-com-a-pele

https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-diarios-com-a-pele/

https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/tipos-de-pele/

https://umavidasemlixo.com/2015/10/rotina-de-beleza-cuidados-para-o-rosto-natural-e-sem-lixo

Comentários


  • Magna R A Faria
    Quero algo pra menopausa, estou sentindo o calor da menopausa.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Magna. Inicialmente você pode usar a Cimicifuga. Entre em contato com nossos fitoterapeutas através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br para mais orientações. Estamos à disposição.
  • Marlene de Lima Botelho
    Gostaria muito de saber onde encontrar os produtos.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Marlene. Esses produtos são manipulados aqui. Para orientação você pode entrar em contato com nossos fitoterapeutas pelo Whats (16)98234-0111 ou pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.
  • maurilio de jesus nogueira
    QUAL QUANTIDADE PESO
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Maurílio.

    Você está se referindo a qual produto?

    Entre em contato com nossos fitoterapeutas clicando no link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Estamos à disposição.
  • Ângela Carrijo
    a princípio para vitiligo.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Ângela.

    O tratamento para vitiligo pode ser feito com plantas como a Mamacadela, Flor de São João e Polypodium.
    A escolha e dosagem depende do paciente, se é adulto ou criança e por isso você poderá entrar em contato conosco para relatar com detalhes o caso.

    Deixo abaixo um link com um informativo sobre o vitiligo:
    https://www.oficinadeervas.com.br/conteudo/vitiligo-vamos-aprender-sobre-essa-condicao

    Seguem também os links da plantas:

    https://www.oficinadeervas.com.br/mama-cadela

    https://www.oficinadeervas.com.br/flor-de-sao-joao

    https://www.oficinadeervas.com.br/polypodium-leucotomos

    Qualquer dúvida, entre em contato conosco. Temos o Whatsapp também (16) 98234-0111 ou pelo link abaixo.

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Estamos à disposição.

Deixe seu comentário sobre:
10 tratamentos naturais para uma pele bonita e saudável