Creme de Erva Baleeira: para que serve e como usar

O Creme de Erva Baleeira Composto é indicado no tratamento local de processos inflamatórios associados a traumas de membros, entorses e contusões. Sua ação terapêutica age em processos de dores inflamatórias tais como:

O creme é composto de:

Veja abaixo para que serve cada planta do composto:

Erva Baleeira (Cordia verbenacea)

A folha da Erva Baleeira é amplamente utilizada na medicina caseira, principalmente nas regiões litorâneas do Sudeste e Leste do Brasil.

Ela é considerada uma planta anti-inflamatória, antiartrítica, analgésica, tônica e antiulcerogênica. Por isso, as pessoas costumam usar o chá de erva baleeira para cicatrizar feridas externas, tratar úlceras e diminuir inflamações.

Na fitoterapia, a erva baleeira serve para artrose, artrite, dores musculares e outros problemas de saúde como nevralgias, contusões, tendinites, reumatismos e gota.

Externamente, o mecanismo de ação do alfa-humuleno, principal ativo da Erva Baleeira, é o mesmo de anti-inflamatórios e analgésicos produzidos pela indústria farmacêutica, como o diclofenaco, com a vantagem de não existirem efeitos colaterais relacionados ao uso tópico.

Arnica montana

Para o uso externo da Arnica montana, são atribuídas a propriedade anti-inflamatória, analgésica, cicatrizante, antisséptica, antimicrobiana, fungicida, anti-histamínica.

As propriedades anti-inflamatórias e analgésicas da arnica se explicam pela diminuição da atividade enzimática no processo inflamatório, além de diminuir edemas e manchas em casos de pancadas.

Óleo de Copaíba (Copaifera langsdorfii)

A copaibeira é uma planta originária da América do Sul, inclusive no Brasil, onde é encontrada no Amazonas. A população indígena e ribeirinha dessas regiões usa o óleo de Copaíba há centenas de anos. Ele é utilizado pelos índios da Amazônia para untar o corpo para curar feridas depois de combates.

Seu uso externo auxilia no tratamento de ferimentos, pancadas, inflamações, caspa, dermatite, urticária, psoríase e ulcerações no couro cabeludo.

Mentha piperita

A Mentha piperita é uma planta aromática utilizada na culinária e na medicina. Seu óleo essencial tem grande valor terapêutico em casos de fadiga, cólicas, flatulências, enxaqueca, asma, bronquite crônica, sinusite, etc.

Externamente, o mentol presente no óleo essencial da Mentha piperita excita os nervos sensoriais, diminuindo a sensação de dor e desenvolvendo ação anestésica. Ele age como vasoconstritor e melhora o desempenho muscular.

Leia também:

Conheça outras formas de usar a erva baleeira

Erva baleeira, o anti-inflamatório natural do Brasil

Como usar o creme de erva baleeira

Passe o creme no local dolorido de 2 a 3 vezes ao dia. Ele também pode ser usado para fazer massagens.

Efeitos colaterais e contraindicação do creme de erva baleeira

O creme de erva baleeira composto é contraindicado em casos de feridas abertas na pele, queimaduras ou lesões com infecção. Os efeitos colaterais podem ocorrer caso o paciente use o creme em feridas abertas, como ardência e pinicamento, por causa dos óleos essenciais.

Onde comprar o creme de erva baleeira

Você pode comprar o creme no nosso site mesmo, clicando aqui.

Bibliografia

https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/15841/2/36.pdf

http://florien.com.br/wp-content/uploads/2016/06/ERVA-BALEEIRA.pdf

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/meio_ambiente/arquivos/plantas_med_web.pdf

http://florien.com.br/wp-content/uploads/2016/06/%C3%93LEO-DE-COPA%C3%8DBA.pdf

http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/388/1/PDF%20-%20Clidevan%20Oliveira%20Santos.pdf

http://florien.com.br/wp-content/uploads/2016/06/HORTEL%C3%83.pdf

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Neide Rodrigues da Silva Gois
Gostaria de saber se faz mal tomar a tintura de erva baleeira com outrs medicamentos por causa do álcool que ela contém eu gostaria de saber como adquirir a pomada e a.erva seca
⇒ Oficina de Ervas: Olá Neide. O uso da tintura pode ser feito pingando as gotas em um pouco de água morna para tomar. Assim todo o álcool evapora antes da ingestão. Para comprar, você pode entrar no link que vou deixar aqui, ou pode falar direto conosco. https://www.oficinadeervas.com.br/busca/?termo=erva+baleeira. Estamos à disposição.


• Rose
O creme de erva baleeiro ou oleo de copaíba, qual devo passar na minha pele que tem feridas, devido a coceiras por picadas de insetos e de ansiedade. Obrigada
⇒ Oficina de Ervas: Olá Rose. Nesse caso você pode usar o creme cicatrizante de cúrcuma, babosa e confrei. Se quiser tratar a ansiedade com plantas, entre em contato com nossos fitoterapeutas e informe sua idade, se toma algum medicamento, se dorme bem, como é sua rotina. Deixo o link do creme cicatrizante:https://www.oficinadeervas.com.br/creme-de-babosa-curcuma-e-confrei-cicatrizante. Estamos à disposição.


• Maria Célia Carolino Santos
Quero ser revendedora.Tem como?Grata
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Maria Célia Nós não podemos fornecer medicamentos para revenda, somos uma farmácia de manipulação. Mas você pode entrar em contato com a Kampo de Ervas e ser uma revendedora. Contato: (16) 2133-4477 Site: https://loja.kampodeervas.com.br/ Estamos à disposição.


• Adélio Côrtes do Prado
Bom dia. Gostaria de saber se dispõem de um substituto para o medicamento FULCIN 500MG, cujo princípio ativo é: Griseofulvina? Sou cliente há anos.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Adélio. Não tem nenhum produto que possa substituir esse medicamento. Ele é um antibiótico usado para combater problemas de fungos e micoses e somente o seu médico poderá alterar ou suspender o uso. O que pode ser feito é um tratamento complementar para melhorar a imunidade, já que os fungos são oportunistas e se desenvolvem quando a imunidade está baixa. Para essa finalidade, podem ser usadas a Unha de Gato ou a Equinácea. https://www.oficinadeervas.com.br/unha-de-gato https://www.oficinadeervas.com.br/equinacea Caso queira orientações dos nossos fitoterapeutas, entre em contato pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Gilberto
Sou transplantado renal posso usar a creme de erva baleeira
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Gilberto. Pode usar o Creme de Erva Baleeira sim, para dores e inflamações musculares. Você pode comprar pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/creme-de-erva-baleeira-composto Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Marilene M de Melo
faço tratamento contra lupus, mas, estou com alguns sintomas de atrite. Preciso de uma pomada, pois meu corpo está com coceira parecendo pisoriase. O braço está cheio de feridas bem como o couro cabeludo e está se espalhando para outras partes do corpo. Estou querendo utilizar a pomada de erva baleeira. Seria o correto ou algo mais? Aguardo contato. Obrigada. Marilene
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Marilene Você pode mandar uma foto e dar mais detalhes aos nossos fitoterapeutas para eles te orientarem. Clique no link abaixo para entrar em contato: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• ELOA SOUZA BATISTA
Tô com muitas dores no corpo e principalmente nos dois joelhos essa baleira serve pra dores pelo corpo e nos joelhos
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Eloa. A Erva Baleeira possui ação analgésica e anti-inflamatória, e por isso, poderá aliviar as dores. No entanto, se a dor nos joelhos for decorrente de artrose e perda de colágeno, é aconselhável associar o uso de UC II, que é um colágeno específico para articulações. O uso da Erva Baleeira também pode ser externamente, na forma de creme. https://www.oficinadeervas.com.br/erva-baleeira https://www.oficinadeervas.com.br/ucii Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• fernando antonio alves
Já tô Ive insuficiência renal. Preciso saber se posso tomar o chá da erva baleeira. No aguardo, Grato.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Fernando Em caso de insufiência renal recomendamos que veja com seu nefrologista se pode tomar. Para maiores informações, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Valéria Ferreira
O creme de erva baleeira pode ser manipulado sem a menta? Não posso usar menta
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Valéria É possível fazer o creme sem a menta. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024 Artigo Hibisco é bom para quê? Desvende os benefícios! 23 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos