Erva Baleeira, o anti-inflamatório natural do Brasil

Tradicionalmente usada na medicina popular dos caiçaras brasileiros como cicatrizante e, principalmente, como antiinflamatório natural no tratamento de artrites, contusões, dor muscular, reumatismo, etc, a Erva Baleeira (Cordia verbenacea) é uma planta arbustiva perene que atinge até 3 metros de altura.

As principais características para a identificação da Erva Baleeira são suas folhas de coloração verde escura com margens dentadas e flores brancas pequenas, dispostas em espigas laterais que dão origem a frutos pequenos, arredondados e de cor vermelho-escuro.

As folhas da Erva Baleeira, quando masseradas, exalam um cheiro forte e singular proveniente do seu óleo essêncial, que é a  fonte da sua ação medicinal.

erva baleeira- planta   erva baleeira- folhas   erva baleeira- frutos

Popularmente, a Erva Baleeira também é conhecida como Maria-preta, Maria-milagrosa, Catinga de barão ou Pimenteira.

Nativa da Mata Atlântica brasileira, a Erva Baleeira é encontrada em quase todo o litoral,  porém é mais comum no litoral-sul de São Paulo – região de Iguape – e no litoral de Santa Catarina.

Nos anos de 1990 e 1991, o farmacologista Sertié, o bioquímico Sylvio Panizza, ambos da Universidade de São Paulo, juntamente com uma equipe multidisciplinar, publicaram estudos sobre a ação antiinflamatória da Erva Baleeira.

Em 2004, pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de São Paulo, PUC-Campinas e Universidade de Campinas, em parceria com um importante Laboratório Farmacêutico, finalizaram a pesquisa na qual o alfa-humuleno encontrado no óleo essencial foi identificado como ativo responsável pelas propriedades terapêuticas desta planta.

O mecanismo de ação do alfa-humuleno extraído da Cordia é o mesmo de antiinflamatórios e analgésicos produzidos pela indústria farmacêutica, como o diclofenaco, com a vantagem de não existirem efeitos colaterais relacionados ao uso tópico da Erva Baleeira relatados até o momento. 

O uso da Erva Baleeira em Géis, Cremes e Óleos para massagem está diretamente relacionado à ação anti-inflamatória e analgésica  dos ativos presentes no seu óleo essencial. Essas propriedades medicinais são potencializadas quando aplicado na pele do corpo junto a movimentos de massagem. Assim, a massagem feita com cosméticos naturais que contém Erva Baleeira apresenta como vantagens o alívio de dores (coluna, muscular, LER e outras) e inflamações corporais localizadas.

Além do uso tópico, a Erva Baleeira pode ser usada internamente com as mesmas finalidades, na forma de chá, cápsula ou extrato, pois possui também atividade anti-ulcerogência.

Esta é apenas mais uma das plantas brasileiras que a ciência provou sua eficácia, conhecida popularmente há anos, mostrando o potencial que existe em nossa biodiversidade e como ela pode auxiliar na manutenção e recuperação de nossa saúde.

"Toda a felicidade, ao longo da vida, pode-se dizer, resume-se na palavra saúde." (Meishu Sama)


Por: Eliza Tomoe Harada

Comentários


  • Otilia
    Bom dia, planta dos milagres, faço uso constante, como chá a noite ela acalma , sono gostosa, purifica os rins, alivia as dores. Uso no álcool as folhas para arranhões, higiene da mão , picadas de insetos. ,nas juntas e costas..
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Otília. Realmente essa planta é muito boa. Nosso trabalho é de divulgar o quanto essa e outras plantas existentes podem ajudar na saúde. Fico muito feliz com seu relato.
  • Otilia
    Bom dia1 além do comentário que enviei , o mais importante é o resultado que tivemos e com minha neta .Minha neta tem anemia falciforme. Vivia com dores nas juntas, imunidade baixa , um pequeno resfriado já fazia pneumonia.Muitas internações ocorreram. Resolvi a três anos a trás dar o cha de erva bakeeira .As dores nas juntas não aparecem, não fica resfriada com frequência. .Quanto vejoxq ela está ficando resfrada foi o chá ele expectora não fazendo pneumonia.Desde que comecei a dar o chá nunca mais ficou internada. . Vai ao médico para revisões e acompanhamento.O médico ja até pediu o exame de falciforme novamente por esta ótima minha neta. Obrigada Santa erva balleeira. ,
    ⇒ Oficina de Ervas: Nossa Otília. Esse depoimento é muito valioso. Fico muito feliz com os resultados obtidos com a sua neta. A gente não tem ideia de quantas pessoas são beneficiadas com plantas simples como essa. E a maioria da população brasileira ainda é dependente de um sistema de saúde ruim porque não tem conhecimento de coisas simples como essa. Parabéns Otília!
  • Sandra Augusto
    Boa tarde. Procurando por informacoes sobre a Erva Baleeira, me deparei com esta pagina, a qual me ajudou muito. Alguem teria informacao de onde encontrar as folhas, ou mesmo uma muda na capital de Sao Paulo? Minha irma que mora na Vila Mariana ja' andou em todos os jardins possiveis, mas ninguem parece conhecer essa erva, A necessidade e; que nosso pai tem umas dores horriveis nas pernas e, um quilombola sugeriu Erva de Baleeira para a cura. Obrigada.
    ⇒ Oficina de Ervas: Sandra, boa tarde Nós somos uma farmácia de manipulação, estamos na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, também não sei te falar onde possa encontrar muda dessa planta. Nós trabalhamos com ela já em forma de medicamento, chá, cápsula e gotas ( extrato fluido e tintura), se tiver interesse, deixo link do site: https://www.oficinadeervas.com.br/erva-baleeira Qualquer dúvida, fico a disposição. Atenciosamente, Letícia Zanin
  • JOSE A V DE SIQUEIRA
    Gostaria de saber se posso manter a utilização do chá da Erva Baleeira indefinidamente ou se devo tomar por algum tempo e depois parar de tomar.
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá José. Essa planta é de baixa toxicidade e pode ser de uso contínuo. Se quiser, faça uma pausa de 15 dias a cada 3 meses. Qualquer dúvida, fale diretamente com nosso fitoterapeuta pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br.
  • Ana Cristina Thomaz Cabral
    Bom dia! Estou utilizando o chá da erva Baleeira para dor nas articulações provenientes de efeitos da Zika. É impressionante , estou melhorando rapidamente.
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Ana Cristina. Que bom saber dessa sua informação, pois a Zika é uma doença que deixa muitas dores pelo corpo. Desejo melhoras rápidas para você! Qualquer dúvida, estamos à disposição.
  • Adriana
    Oi gostaria de saber se posso fazer o uso do chá de erva de baleeira fazendo tratamento com homeopatia, oq me disseram que chás corta o efeito do remédio de homeopatua .
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Adriana, tudo bem ? O chá de erva baleeira não corta o efeito da homeopatia,o ideal seria apenas evitar uso de produtos com canfora. Qualquer duvida pode entrar em contato conosco pelo nosso e-mail : farmacia@oficinadeervas.com.br ou pelo pelo whatsapp (16) 98234-0111. Ficamos a disposição.
  • Laercio mendes rodrigues
    Bom dia só fui conhecer a Erva Baleeira, no Espírito Santo, onde ela abinda em vegetação d restinga, hoje moro em São Paulo, em Praia Grande, onde tambem encontrei a planta...
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Laércio, tudo bem ? Que bom que você teve a oportunidade de conhece-la, se tiver alguma duvida a respeito dela é só entrar em contato conosco pelo e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br ou pelo whatsapp (16) 98234-0111 . Estamos a disposição.
  • Catarina Rodrigues Ferreira
    Bom dia! Gostaria de saber se posso beneficiar os meus rins com esse chá pois tenho cálculos em ambos os rins ,obrigada!
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Catarina. Em caso de cálculos renais, é importante averiguar se eles tem tamanhos pequenos, menor que 7mm, para que possam ser expelidos. Se forem mesmo pequenos, as folhas de abacateiro são mais diuréticas, além de ter ação dilatadora das vias urinárias. Entre em contato com nosso fitoterapeuta e passe seu caso, informando com detalhes seu problema, se toma algum medicamento, se tem algum problema de saúde, se já expeliu algum cálculo anteriormente, etc. Assim poderemos te orientar melhor. Deixo nossos contatos: farmacia@oficinadeervas.com.br ou whats (16) 98234-0111. Estamos à disposição.
  • ELIAS NOGUEIRA
    Onde conseguir sementes de erva baleeira?
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Elias, a erva baleeira trabalhamos apenas na forma de chá ,capsula e tintura(gotas) ela possui a ação de controlar reumatismo, artrite, dores musculares e nevralgias.Caso tenha alguma duvida basta entrar em contato conosco pelo whatsapp (16) 98234-0111 ou em nosso e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br . Ficamos a disposição.
  • Rosangela
    Pode_se fazer a garrafada da baleeira c/ vinho?
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Rosângela. Pode fazer sim. Coloque as folhas picadinhas para macerar no vinho e deixe por pelo menos 20 dias antes de começar a tomar. Não há dosagem específica, por se tratar de um preparo caseiro. Estamos à disposição.
  • gladis
    boa noite! qual a dosagem a ser tomada no caso da tintura?
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Gladis. A dosagem pode varias de 2 a 4 gotas/kg/dia, dividido em 3 tomadas. Então, para uma pessoa de 60kg, pode tomar de 120 a 240 gotas ao dia. No geral, 35 gotas 3 vezes ao dia já é suficiente para um bom resultado. Pingue as gotas em um pouco de água morna, caso queira que o álcool evapore. Aguarde uns minutinhos antes de tomar. Qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br ou pelo whats (16)98234-0111. Estamos à disposição.
  • Rose
    Boa noite...Eu posso utilizar o chá para paciente acamado com escara?
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Rose. Não há contra indicação, mas poderá tirar suas dúvidas com nossos fitoterapeutas pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br. Explique o caso com mais detalhes. Estamos à disposição.
  • Sheili
    Eu amo a erva baleeira, aqui em Itanhaém litoral de São Paulo, tem muitas. Até perto das praias.
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Sheili. A Erva baleeira é nativa dessa região também, e por isso você encontra na forma nativa. É o remédio da natureza à disposição! Agradeço pelo seu comentário. Estamos sempre à disposição.
  • Adenilva
    Gostaria de saber se a erva baleeira serve para desmanchar pequeno nódulo na mama?
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Adenilva. Não costumamos sugerir a Erva baleeira para essa finalidade. Trabalhamos com alguns outros fitoterápicos que podem auxiliar,porem precisamos de algumas informações para verificar qual seria melhor para seu caso. Peço que entre em contato conosco através de nosso e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br. Ficamos a disposição.
  • Terezinha Braz
    Boa noite. Fiquei conhecendo o poder da Erva Baleeira em um vídeo no YouTube. Já procurei em muitos lugares aqui em Juiz de Fora, mas não encontro. Só consegui a tintura. Minha filha tem 16 anos e fez um artrose total na coluna, colocando 22 parafusos e duas hastes, devido escoliose . Sente dores que os remédios prescritos não ajudam , fazendo piorar o quadro, pois atacam o estômago, pele, sistema nervoso,etc. Ela está tomando 30 gotas duas vezes ao dia e começou hoje,(13/11). Vai dar tudo certo. Gostaria muito de comprar uma muda. Vocês vendem? Obrigada ❤️❤️❤️
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Terezinha. Essa erva é muito boa. Existem outras com ação similar que ela poderá usar, caso o organismo se acostume, pois o uso contínuo pode diminuir a ação. Tem a Boswellia serrata, Canela de Velho, Garra do Diabo para fazer um rodízio, se precisar. Como ela usa a tintura, pingue as gotas em um pouco de água morna, para que todo o álcool evapore antes de tomar. Quanto à dosagem, não sei te falar se está correta ou não, pois não tenho a informação da concentração da tintura que você comprou. Não comercializamos mudas, pois aqui é uma farmácia de manipulação. Procure em viveiros de mudas. Ela cresce bem, então precisa de um bom espaço, pois é um arbusto grande. Estamos à disposição.
  • SIDNEI Oliveira
    Foi excelente para mim. Quebrei o calcanhar e sentia muita dor e inchaco,essa erva foi muitooo boa. Fiz como fui ensinado,numa garrafa escura coloquei ramos da erva ate que deu,completei com cachaca e deixei por 5 dias em local escuro. depois,com um pulverizador passava demanha e a noite.....fiz por 3 meses.EXCELENTE!!!!!!
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Sidnei. Ficamos Felizes que teve bons resultados. A erva baleeira possui ação anti-inflamatória entre outras. Estamos sempre a disposição.
  • Teresa Ludgero
    Boa tarde, trouxe uma muda de baleeira de Iguape, Barra de Jureia, ganhei de uma senhora dona de uma pousada e que cultiva diversas plantas medicinais. Me falou dos benefícios, mas gostaria de maiores informações para o consumo em forma de chás. O meu arbusto está ,a com cerca de um metro de altura, saudável, lindo.
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Teresa. O chá da Erva Baleeira pode ser preparado por infusão das folhas, pode ela se consumida 3x/dia. Qualquer duvida ficamos a disposição.
  • Fátima Ferreira
    Boa noite!! Tufo bem com você?? Eu estou precisando da aquisição desta erva,. Qual é o procedimento para aquisição ou compra?? Gratidão pelo seu retorno!! Boas festas!! 2020 com muitas prosperidade!!
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Fátima. Trabalhamos com a Erva Baleeira na forma de chá, tintura(gotas)e capsula. Você pode efetuar a compra através de nosso site ou pelo e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br . Estamos a disposição.
  • Fátima
    Primeiramente Feliz 2020 pra todos!! Lendo as perguntas acima me senti a vontade para dizer que moro em Bertioga praia paulistana e com certeza digo que: a erva é nativa da mata atlantica, portanto, impossível acha la em outros lugares. Não sei nem se sementes germinam longe do litoral. Abraço
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Fátima, Feliz Ano Novo! Bem, a Erva Baleeira é nativa da mata Atlântica sim, mas se adaptou bem em outras regiões. Temos essa planta inclusive em nosso sítio, que fica em Cajuru, perto de Ribeirão Preto, onde temos altitudes e clima bem diferentes da praia. As plantas tem facilidade em adaptação e é por isso que temos uma diversidade grande de espécies exóticas, que são as espécies nativas de outras regiões do mundo, mas que se adaptam em nossas condições edafoclimáticas. Fico feliz que tenha lido o nosso informativo. Estamos sempre à disposição para qualquer dúvida. Abraços.
  • Genilsa
    Comprei umas sementes onde diziam que era erva baleeira ,de todas as sementes só uma muda achamos que é a verdadeira já faz alguns meses ,já cresceu cerca de um metro mas não tem flores ainda isso é normal? Ou será que pode não ser a legítima? Folhas são iguais as que vejo nas imagens e cheiro forte ,mas faltam as flores,se puder me responder eu agradeço de coração.
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Genilsa. Essa planta é um arbusto que fica grande, e ainda está pequena. Vai demorar um pouco mais para dar flores, pois está em fase vegetativa. Uma característica marcante é o cheiro das folhas, que se você amassar e cheirar, o seu aroma lembra o cheiro do caldo Knorr. Faça esse teste, pois não conheço outra planta com esse cheiro de tempero. Qualquer dúvida, estamos à disposição pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br
  • Ivani
    Grávidas com dores de cabeça podem fazer uso?
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Ivani.Em sua literatura não consta essa informação. Peço que entre em contato conosco através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br para que possamos auxiliá-a . Estamos a disposição.
  • Mônica
    Gostaria de saber se a tintura e o chá tem o mesmo efeito? Como devo tomar a tintura? Vocês têm a pomada? Ela alivia as dores no joelho?
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Mônica. A tintura é o extrato com os princípios ativos já extraídos na solução e por isso os efeitos são os mesmos que do chá. Geralmente pode tomar de 30 a 40 gotas da tintura, diluídas em um pouco de água, 2 a 3 vezes ao dia, conforme necessidade. Podemos preparar a Erva Baleeira em creme também, pois possui ação anti-inflamatória tópica. Se as dores são causadas por algum tombo ou acidente, pode usar dessa forma que melhora com o tempo. Se a dor é causada por desgaste na articulação, é importante complementar o tratamento com o colágeno UC II para ajudar a proteger a cartilagem e recuperar a flexibilidade. Temos uma fórmula de Gel analgésico que também é muito bom para passar no local. Deixo o link para você ver: https://www.oficinadeervas.com.br/gel-analgesico. Qualquer dúvida, pode entrar em contato conosco e detalhar as suas necessidades. Estamos à disposição pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br.
  • Sonia
    Sofri uma torção no joelho e a três meses sofrendo com dores e fazendo uso de anti-inflamatórios semibreve nenhum resultado. Mesmo sem poder andar muito vim a Santa Catarina passear, não suportando tantas dores sai para comprar algum remédio e encontrei uma loja de ervas e entrei comprei um gel aí a moça me perguntou o que estava sentido, eu contei minha estória para ela e ela me perguntou se eu já tinha usado o chá de baleeira e repondo que nunca tinha ouvido falar nesta erva, ela disse-me que era muito boa para as dores nas juntas e o mais importante que ela cara de dentro para fora,fiquei meio em dúvida é disse e vou experimentar, comprei uma pequena porção, a jovem muito atenciosa me ensinou como fazer e tomar, para finalizar tomei por uma semana o chá de baleeira desinchou meu joelho, as dores sumiram e já estou andando normalmente, mais vou continuar tomando e quando voltar para minha casa vou comprar mais para levar.
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Sônia. A Erva Baleeira tem ação comprovada como anti-inflamatória. Pode ser usada até na formulação de cremes para passar no local. Fico feliz que tenha melhorado. É sempre bom saber dos relatos reais. Se precisar, fazemos também em cápsulas e em gotas (tintura). Estamos à disposição.
  • Elisete
    Uso um gel com a erva baleeira..posso tb tomar a tintura?
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Elisete. Você pode associar o uso do gel com a tintura sem problema .Geralmente ela pode ser usada de 30 a 40 gotas da tintura, diluídas em um pouco de água morna, 2 a 3 vezes ao dia, conforme necessidade. Qualquer duvida entre em contato conosco através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos a Disposição.
  • Lúcia
    Boa tarde! A erva baleeira pode ser tomada por quem tem hipertensão, tenho artrite reumatóide e estou numa crise muito grande. Queria dar pra minha mãe TB, ela tem 76 anos.
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Lúcia. Pode usar a erva baleeira sim. Ela não altera a pressão arterial e não há restrição para idosos também. Qualquer dúvida, entre em contato conosco.
  • Rosa Maria Ventorini 9
    Genteeee... Essa erva é maravilhosa. Estou em SC, passeando a dois meses. Já fiz mudas para levar ao RGS onde moro. Duas mudas já deu certo. Estou feliz , pois tinha dores na coluna e comecei a tomar aqui, e não tive mais nada de dor. É uma bela planta. Abençoado pela nossa natureza.
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Rosa. Que bom ficamos felizes com seu depoimento, e que esta tendo bons resultados. Estamos a disposição.
  • Sidney Silva
    Essa erva ela atua para sanar problemas de varizes.
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Sidney. Ela pode aliviar as dores causadas pelas varizes, mas não é indicada para melhorar a circulação. Há outras plantas mais específicas para varizes, como a Castanha da Índia e o Melilotus. No caso de dores, pode associar a Erva de Bicho. Fale com nosso fitoterapeuta caso queira passar detalhes do seu caso para orientarmos. Estamos à disposição.

Deixe seu comentário sobre:
Erva Baleeira, o anti-inflamatório natural do Brasil