Chá verde emagrece? Entenda para que serve, como fazer e quando tomar
O Chá Verde é famoso há milênios e sempre volta a ser notícia. Mas ele é tudo isso? E serve para quê? Emagrece mesmo? Vamos entender os detalhes do uso medicinal do Chá Verde neste artigo, desvendando cada benefício, como fazer e quanto tomar!
O que é Chá Verde?
O Chá Verde é um autêntico chá! E é possível afirmar isso devido à suas origens e também diferenças técnicas entre o que faz a combinação de água quente + ervas ser um verdadeiro chá e não apenas uma infusão ou tisana.
A palavra "chá" designa especialmente ao conjunto de bebidas feitas a partir da planta cujo nome científico é Camellia sinensis, a qual dá origem ao famoso trio de chás Branco, Verde e Preto. Essa palavra tem origem no mandarim, chegando no nosso idioma através de mercadores portugueses, lá na época das Navegações, e veio da província Guangdong; já o "tea" em inglês ou o "té" em espanhol derivam de mercadores que foram à província de Fujian.
Nós estamos acostumados a dizer que bebidas preparadas com água quente e qualquer erva são chás, mas tecnicamente eles são infusões ou “tisanas", caso seja mais de uma erva. Saber a diferença entre chás e infusões é uma curiosidade que traz ainda mais percepção do passado milenar dos chás, além de te ajudar a se tornar um anfitrião ainda mais requintado na hora de servir um cházinho entre amigos.
O Chá Verde é colhido em um estágio intermediário da planta, mas não tão tarde quanto para a produção de Chá Preto. E diferente do Chá Branco, o Chá Verde passa por um processo de fermentação.
Como já pudemos ver, a planta que dá origem ao Chá Verde vem lá do Sudeste e Leste asiático, sendo particularmente importante para China, Japão e Índia, embora também seja valorizado e cultivado em outros países da região. Ao que se sabe, a descoberta da Camellia sinensis para o preparo de bebidas quentes se deu na China, sendo espalhada no continente asiático através de monges budistas que aproveitavam o chá para fins medicinais e também espirituais. Há também evidências que essa espécie foi cultivada há muitos milênios, mais do que se acreditava inicialmente, com raízes fossilizadas datadas de 7 mil a.C. na província de Zhejiang, na China.
Existem também origens mais lendárias do chá, por exemplo a história do imperador chinês — Shen Nong, aquele mesmo que inspirou a compilação do Shen Nong Ben Cao Jing, livro de medicina e práticas de agricultura na China — que estava sentado em seu jardim, com água quente ou fervendo em uma xícara.
Esta prática era comum nas manhãs frias da China, pois aquecer o corpo desse modo proporcionava um grande bem-estar. De repente, uma lufada de vento arrancou uma folha de um arbusto do jardim, que caiu dentro da xícara do imperador. Este, quando foi sorver mais um gole, percebeu que a água estava com um sabor diferente e muito agradável. Percebendo a presença da folha na xícara, foi à procura da planta responsável. A partir daí, o imperador e seus súditos passaram a tomar somente água quente com aquelas folhas.
Já uma lenda na Índia conta que um monge budista, Bodhidharma, saiu da Índia para levar o budismo à China, onde ele fez votos de meditar por nove anos sem dormir. Ao final de sua meditação, ele caiu no sono e acordou tão angustiado que arrancou as próprias pálpebras e jogou-as no chão. A planta de chá cresceu naquele ponto e então Bodhidharma passou a usar as folhas de Chá Verde para se manter alerta durante as meditações seguintes.
Mas foi só a partir de 1600 que essa planta passou a ser cultivada em países como Índia, Sri Lanka e Quênia para atender os objetivos coloniais do Império Britânico e do Império Holandês. Já no Brasil, devemos dar crédito aos imigrantes japoneses que trouxeram a tradição e cultura desse chá! Há até hoje chazais no Vale do Ribeira, na cidade de Registro, também conhecida como a "Capital do Chá" em nosso país; que além de oferecerem chás de excelente qualidade, também trazem opções de turismo.
Falar de chás, principalmente do Chá Verde, é falar de uma planta riquíssima e uma história longa, atravessada por muita cultura e mudanças no mundo. E agora que você sabe um pouco mais sobre essa longa origem do Chá Verde, agora é hora de entender os benefícios dele para a saúde!
Chá Verde: para que serve
A cultura do Chá Verde é milenar e os benefícios à saúde no corpo humano também são sentidos à longo prazo. Isso se refere principalmente à sua ação antioxidante, pois os radicais livres são combatidos e o estresse oxidativo é reduzido. Isso significa que, à nível celular, o envelhecimento é desacelerado e a sua saúde é melhor preservada. Há ainda outros efeitos mais imediatos, como auxílio na digestão e melhora de foco, devido a presença de cafeína.
As partes utilizadas da planta são suas folhas e seus componentes, em geral, são:
- Polifenóis (destaque para EGCG — epigalocatequina galato, que é o mais abundante e biologicamente ativo)
- Alcalóides (destaque para a famosa cafeína)
- Aminoácidos
- Vitaminas (complexo B, vitamina C e ácido fólico)
- Sais minerais (potássio, sódio, cálcio, manganês, cálcio, flúor, manganês, ferro)
- Pigmentos
Mas vale lembrar que as proporções da composição podem variar de acordo com origem, clima, método de cultivo, colheita e processamento, assim como acontece com qualquer outra plantinha. É por essa razão que certos tipos de chá, com suas respectivas origens e sofisticação de processamento, são mais valorizadas do que outras.
Para ficar mais fácil de entender, basta lembrar do café! A cultura brasileira valoriza bastante o café, tanto que é um produto que costuma aparecer em qualquer padaria e casa no nosso país, sendo inclusive um produto cuja oscilação — e principalmente o aumento — de preço é facilmente sentida pelas pessoas. Há regiões do Brasil que são mais propícias ao cultivo de café e expressam características próprias que são mais valorizadas à nível gastronômico. Assim acontece também com o Chá Verde, com certos países como a China e Sri Lanka sendo bem valorizados internacionalmente.
Confira cada ação do Chá Verde no corpo humano:
- Estimulante
- Digestivo
- Diurético
- Antioxidante
- Anti-inflamatório
- Adstringente
E é vendido na forma de:
- Cápsulas (planta ou extrato seco)
- Tintura
- Chá orgânico em sachê
- Chá orgânico em pacote fracionado
E quais são suas indicações de uso?
- Auxílio em jornadas de emagrecimento — O Chá Verde favorece a sensação de saciedade e na oxidação de gordura abdominal, ajudando a "queimá-la". Combinada com atividades físicas, é uma boa combinação para ter mais ânimo e saciedade na sua nova rotina contra a obesidade.
- Aumento no foco e concentração devido a presença de cafeína e L-teanina.
- Prevenção de problemas cardiovasculares — o efeito antioxidante do Chá Verde reduz o colesterol LDL e melhora a circulação, ajudando na redução de doenças cardiovasculares.
- Digestão facilitada.
- Melhora sensível do aspecto estético da pele — A proteção contra radicais livres é sistêmica, aparecendo na pele também. Pode retardar o envelhecimento da pele de dentro para fora, mas não se esqueça do protetor solar!
A ação antioxidante causa um efeito cascata positivo em diversos aspectos do nosso organismo, prevenindo doenças associadas a danos e envelhecimento celular, como doenças degenerativas. As catequinas do Chá Verde, como o EGCG, podem inibir carcinogênese e promover apoptose em células tumorais. Há estudos que sugerem que os riscos de câncer são reduzidos no consumo de Chá Verde, mas os mecanismos que explicam tal potencial do Chá Verde ainda são estudados para confirmar a extensão desse possível efeito.
Dosagem usual recomendada
Se você deseja conferir a dosagem ideal para você devido a alguma questão específica, converse com nossos fitoterapeutas sobre seu caso! Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui. Assim, ficará mais fácil entender como tomar e como usar Chá Verde da melhor forma.
Veja abaixo a dosagem usual do chá e da tintura:
- Infusão (rasura): 3 a 4 xícaras por dia
- Tintura: 15 gotas até três vezes ao dia.
- Extrato seco 50%: 200 a 500 mg duas vezes ao dia.
- Pó: 250 a 500 mg por dia ou conforme orientação médica. Em geral, não recomenda-se acima de 1,6 g ao dia.
Mas atenção! Muita gente acha que chás, por serem mais “leves” ao paladar do que o café, não tem tanta cafeína. Mas o Chá Verde tem cafeína sim, sendo inclusive um aliado para pausas no trabalho de muita gente em países asiáticos. Por isso, recomenda-se consumir fitoterápicos de Chá Verde até as 17h, para não atrapalhar sua sagrada rotina de sono.
Há chás com mais cafeína do que o Chá Verde, afinal, ele tem a reputação por ter menos cafeína do que outras opções e manter grande teor de antioxidantes. Em seu processamento, há mais uma etapa adicional de secagem e a ausência de uma etapa de oxidação, o que preserva grande parte de sua estrutura química, suas folhas verdinhas e impede o desenvolvimento de tantos compostos de cafeína. Ainda assim, não custa se cuidar para não passar noites em claro, combinado?
Como fazer o Chá Verde?
O método de preparo desse chá é a infusão, que é o método de preparo que utiliza as partes mais delicadas das plantas, como flores e folhas. É uma opção prática e relaxante, principalmente quando consumido quentinho.
Para preparar:
- Adicione água fervente (preferencialmente abaixo de 80°C para evitar sabor amargo e preservar os antioxidantes) sobre a erva
- Tampe o recipiente e deixe em repouso por aproximadamente 5 minutos
- Coe e beba!
A proporção é de 1g a 3g da erva para cada xícara (240ml) de água. Se for chá em sachê, nem precisa se preocupar em pesar a quantidade da erva ou coar. Além da tintura e das cápsulas, nós oferecemos Chá Verde ORGÂNICO aqui na Oficina de Ervas!
Quando tomar Chá Verde?
Não há consenso de qual é o melhor horário para tomar Chá Verde. São muitas culturas que produzem e incorporam o consumo de Chá Verde na rotina; cada uma com suas particularidades, cultura e até mesmo cerimônias. Você pode tomar Chá Verde a qualquer momento, então para facilitar, aqui vão algumas sugestões:
- Entre as refeições para fazer uma pausa. Ajudará na hidratação, auxilia na sensação de saciedade e também traz mais foco devido a cafeína; então é uma boa opção para estudos, rotina no trabalho ou até para quem precisa de mais ânimo para fazer atividades físicas.
- Ao menos 1h antes das refeições. Se for um chá morno, tanto o aspecto sensorial do aroma e o calor do chá podem dar uma ajudinha extra na questão entre saciedade e compulsão alimentar — embora não seja um efeito específico do Chá Verde.
- Ao menos 1h depois das refeições. Muita gente opta por chás após se alimentar para dar um conforto extra para o estômago e também para melhorar a digestão.
O Chá Verde não é recomendado, no geral, durante as refeições porque pode influenciar na absorção de nutrientes, como ferro e cálcio. No caso do ferro, os taninos presentes no Chá Verde fazem ligações com o ferro não-heme de alimentos (legumes e grãos) e impedem esse mineral de ser bem absorvido pelo seu corpo; já no caso de zinco e, em menor grau, o cálcio e o magnésio, os polifenóis da composição do Chá Verde também podem formar complexos com os minerais dos alimentos e reduzir levemente sua absorção.
Também não é recomendado pouco antes de dormir pela presença de cafeína, mas nem todas as pessoas são tão afetadas por esse componente na sua rotina de sono. Se for tomar mais vezes esse chá durante a semana, avalie mudanças no seu sono.
Chá Verde emagrece?
Uma das grandes dúvidas é se Chá Verde emagrece. Afinal, é uma das maiores promessas veiculadas em diversas postagens na internet e indicações muito ousadas em revistas, com propostas de chás emagrecedores ou até quantidade de quilos perdidos por semana. Mas será que queima gordura? Acelera o metabolismo? Vamos explicar com calma:
Um benefício é a eliminação de retenção de líquidos através de seu efeito diurético, que pode ajudar na redução de peso — em pessoas que lidam com esse tipo de inchaço. Outro benefício é o colesterol e também a sensação de saciedade que traz o consumo de chás mornos. E é claro, o Chá Verde também tem zero calorias, o que facilita em uma dieta de déficit calórico — exceto se você colocar açúcar ou mel, o que não é errado ou ruim, só tem que ficar de olho se é excessivo.
Sobre o efeito termogênico, que acelera o metabolismo e o gasto calórico, vale o bom-senso: Ainda que seja um ingrediente interessante em rotinas saudáveis e estratégias para emagrecimento, sozinho ele não terá impacto significativo na perda de peso.
Por isso, precisamos reiterar que essa planta sozinha não é capaz de emagrecer o corpo sem uma rotina saudável, envolvendo atividades físicas e também uma relação saudável com alimentos. Ajuda, mas o impacto é indireto.
Recomendamos sempre uma rotina saudável. Você pode conferir mais informações e dicas de ervas usadas para emagrecimento no nosso informativo: É só clicar aqui para conferir 7 Dicas de Emagrecimento Saudável com Plantas.
Se você quiser saber como emagrecer com Chá Verde, lembre-se:
- Avalie primeiramente a relação com seu corpo. Será que você não está se comparando com imagens irreais da internet? Ou com corpos que passaram por procedimentos estéticos?
- Mantenha uma atitude positiva com seu corpo, não aja contra ele. Por isso, invista em cuidar bem de você com uma rotina de atividades físicas e alimentação equilibrada.
- Incorpore o Chá Verde na sua nova rotina! Se for optar por chás, prepare para tomar entre as refeições, fazendo uma pausa de autocuidado.
- Busque sempre a consistência de novos hábitos e não a rapidez! Cuidado com promessas milagrosas demais. Avalie se está na hora de buscar atendimento profissional para te ajudar, seja no apoio nutricional, psicológico e até na investigação de questões hormonais. A obesidade é complexa e deve ser encarada com muito carinho.
Chá Verde: efeitos colaterais e contraindicações
De modo geral, o Chá Verde é bem tolerado pelo organismo, sendo amplamente consumido em infusões. Efeitos colaterais, quando ocorrem, variam entre náusea, vômitos, vertigens, cefaleia (dor de cabeça), insônia e picos de ansiedade. Se você se pergunta quem pode tomar Chá Verde e quem deve evitar, veja a lista abaixo com atenção:
- Não é recomendado para pacientes hipersensíveis ou alérgicos aos seus componentes.
- Não recomenda-se Chá Verde a gestantes ou lactantes sem avaliação de profissionais da saúde. Portanto, se você pensa em engravidar ou está na fase de amamentação do seu bebê, não utilize o Chá Verde antes de conversar com profissionais da saúde como obstetras ou pediatras.
- Seu uso concomitante com a maioria dos fármacos não tem efeitos colaterais relatados; se você tem quaisquer questões na sua saúde e faz uso de medicamentos contínuos, avalie com profissionais da saúde antes de começar a usar Chá Verde como fitoterápico.
- Já no caso de uso de antibióticos, sedativos benzodiazepínicos (fármacos para ansiedade, insônia, convulsões, depressão em alguns casos), vasoconstritores, anticoagulantes, fármacos para colesterol e anti-hipertensivos, há evidências de interação medicamentosa. Se você consome algum desses tipos de medicamentos, não consuma fitoterápicos de Chá Verde. O consumo em chás é considerado seguro em dosagens normais.
- Pacientes com insônia e/ou ansiedade devem avaliar como Chá Verde interfere na rotina e conferir se não há piora de sintomas durante o consumo, seja de chás ou de fitoterápicos dessa planta.
- Contraindicado para pacientes com doenças renais, úlceras, gastrite e hipertireoidismo.
- Pacientes com hipertensão devem restringir o consumo de Chá Verde. Picos de cafeína não são recomendados para pacientes com essa condição e a nossa rotina já favorece picos de tensão ao longo do dia, além de ser muito comum esses mesmos pacientes manterem o consumo de café na dieta.
Chá Verde: preço e onde comprar
Você pode comprar Chá Verde no nosso site, clicando aqui.
Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.
Referências
https://jaxmed.com/articles/wellness/what-are-the-health-benefits-of-drinking-green-tea/
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/17899383
https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/01635581.2010.509536
https://florien.com.br/wp-content/uploads/2016/06/CHA-VERDE.pdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/30879/5/CháVerdePropriedades.pdf
https://natfoodportugal.pt/infusao-tisana-diferencas
https://www.estadao.com.br/paladar/todas-as-cores-do-cha-verde
https://tching.com/2012/03/legends-on-the-origins-of-tea-from-china-japan-and-korea
https://www.saichodrinks.com/blogs/news/origins-and-myths-of-tea
Comentários
Vamos lá, seja o primeiro a comentar sobre: Chá verde emagrece? Entenda para que serve, como fazer e quando tomar
Deixe seu comentário sobre:
Chá verde emagrece? Entenda para que serve, como fazer e quando tomar