Benefícios da Valeriana: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

A valeriana é muito conhecida pelos seus benefícios para a insônia. Mas não é só isso! Veja neste artigo sobre os benefícios da valeriana, para que serve, efeitos colaterais e como tomar.

 

Comprar Valeriana

O que é a Valeriana

Se você não conhece a valeriana, saiba que ela é uma flor bem miúda, mas de aroma forte e quem sabe até desagradável. Mas não só da beleza ou do cheiro vem a fama da valeriana: Essa planta tem uma longa história e suas propriedades medicinais foram citadas por nomes importantes como Hipócrates e Galeno na Antiguidade Clássica, além de Fabius e Plínio. Nesta época, foram relatados os seus efeitos sedativos, analgésicos e antiepiléticos. Durante a Segunda Guerra Mundial, por exemplo, a valeriana foi utilizada por soldados para aliviar o estresse dos combates e bombardeios.

Mesmo delicada, é evidente que a valeriana tem uma história impactante.

Há muitas espécies de valeriana, mas aquela que aproveitamos para uso medicinal é a Valeriana officinalis, cuja parte do seu nome "officinalis" justamente indica que é uma planta oficial utilizada de forma medicinal. Essa espécie prefere lugares úmidos com sombra, crescendo em florestas temperadas e preferencialmente perto da água, em riachos e lagoas. Hoje, a Alemanha, Bélgica e Holanda são os principais produtores.

E hoje?

Não estamos na Antiguidade Clássica e nem na Segunda Guerra, porém o estresse continua e os transtornos de ansiedade e distúrbios do sono são cada vez mais comuns. E, já que queremos evitar efeitos colaterais mais severos da medicina convencional, a valeriana mais uma vez pode nos ajudar!

 

Comprar Valeriana

Benefícios da valeriana: para que serve

Os benefícios da valeriana estão relacionados aos seus efeitos calmantes, que podem nos ajudar em quadros de ansiedade e problemas de sono, como o sono agitado ou dificuldade para dormir. Popularmente, é dito apenas que essa planta dá sono e esta afirmação não está errada, embora os efeitos da valeriana sejam mais abrangentes do que isso.

As partes utilizadas são as raízes e seus principais componentes são:

 

Elas possuem ações:

 

Podemos aproveitar o melhor de suas propriedades através de cápsulas ou tinturas, já que o odor de seu chá pode ser desagradável.

 

Comprar Valeriana

E quais são suas indicações de uso?

De modo geral, as principais indicações de uso da Valeriana officinalis são:

 

Ao diminuir a ansiedade, esta planta pode desencadear outras melhorias na nossa saúde e bem-estar, sendo uma aliada na perda de peso. Repetimos aqui: a valeriana não diretamente emagrece, apenas alivia estados de tensão e nos ajuda a diminuir a compulsão alimentar. Um estilo de vida mais saudável é sempre recomendado!

 

Comprar Valeriana

Valeriana: efeitos colaterais e contraindicações

De modo geral, a valeriana não apresenta toxicidade aguda, mas os alertas principais da valeriana são para pacientes hipersensíveis ou alérgicos à esta planta, bem como grávidas e lactantes. É bom consultar um médico — ou nossos fitoterapeutas — antes de iniciar um tratamento.

Recomenda-se manter o consumo da valeriana dentro da dosagem recomendada e não misturar com bebidas alcoólicas ou outros medicamentos depressores. Quando utilizada por períodos prolongados, as possíveis (e paradoxais!) reações no organismo são:

 

Comprar Valeriana

Outros conselhos sobre a valeriana

O odor da valeriana — a planta em si ou caso você tenha chá em casa — atrai gatos e provoca euforia nos bichanos, sendo utilizado até mesmo em brinquedinhos para os bichanos. É tóxico? Não, mas não é recomendado em grandes quantidades.

Os efeitos ansiolíticos e sedativos da valeriana para o organismo humano não estão associados à perda do estado de alerta após oito horas de seu consumo, ou seja, não há aquela ressaca matinal e letargia que medicamentos convencionais podem causar. No entanto, não se recomenda o consumo de valeriana pouco antes de se realizar tarefas que exigem atenção, reflexo e concentração, como dirigir ou operar máquinas.

 

Comprar Valeriana

Dosagem usual recomendada

Em casos de insônia, a recomendação é tomar a valeriana 2 horas antes de dormir. Pois a valeriana pode causar certa agitação antes de estimular o relaxamento e induzir aquele sono gostoso.

Veja abaixo como tomar a valeriana:

Cápsula de pó: 400 mg 2 a 3 vezes ao dia;

Cápsula de extrato seco: 80mg 3 vezes ao dia a 200mg 2 vezes ao dia;

Tintura: para um adulto médio, até 40 gotas de 2 a 3 vezes ao dia.

E então, que tal reduzir a ansiedade e dormir melhor de um jeito mais natural?

 

Comprar Valeriana

Valeriana: preço e onde comprar

Você pode comprar a valeriana na forma de cápsula e tintura no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

 

Bibliografia

https://www.redalyc.org/pdf/850/85015681011.pdf

https://www.scielo.br/j/rbfar/a/B7KzvTGQsXVRkVztvVkZg3M/?format=pdf&lang=pt

http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/mostracientificafarmacia/article/view/3570

https://www.bulario.com/valeriana/

https://www.mundoboaforma.com.br/valeriana-emagrece-mesmo/

https://www.zooplus.pt/magazine/gatos/jogos-para-gatos-e-treino/plantas-para-gatos-valeriana

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• ULISSES E F
Quanto tempo posso tomar tintura valeriana ? ,(Meses)
⇒ Oficina de Ervas: Olá Ulisses, Seria interessante a cada 60 dias fazer uma pausa. Caso necessite de mais informações fale com nossos fitoterapeutas através do link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição


• Natália
Por está com depressão, angústia, tristeza consultei um neurologista q me receitou uma medicação q fiquei bem, após algum tempo , foi suspenso mas agora tô com os.mesmo sintomas e não gostaria de voltará tomar. Quero experimentar valeriana. Tem algum efeito colateral no fígado, ruins, CORAÇÃO? At.,
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Natália Clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Informe sua idade, se tem algum problema de saúde e se faz uso de algum medicamento. Estamos à disposição.


• Regina Geraldo dos Santos
Pessoa que tem azahame pode tomar o remédio.
⇒ Oficina de Ervas: Regina, boa tarde Precisamos avaliar melhor o caso. Clique no link abaixo e entre em contato com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Informe a idade, se tem algum problema de saúde e quais medicamentos faz uso. Estamos à disposição.


• Grazyna Wronska Bleszynzki
Gostaria de saber estou fa,e do desmame do Rivotril 2,0 mgx2,estou em 10 gts = 1mg,posso tomar valériana e suspender Rivotril
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Grazyna Não recomendamos desmamar sem o auxílio do médico. Quando fizer o desmame total, entre em contato conosco. Você poderia usar o Mulungu que é mais forte e depois passar a usar a Valeriana. Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Valdecy Furiatti
Boa noite Tenho pressão alta, após iniciar o medicamento receitado pelo médico, passei a ter um sono muito ruim, sono em pequenos intervalos, eu creio que é o efeito colateral do remédio para controlar a pressão. Pergunta: Posso tomar a "VALERIANA? Valdecy Furiatti
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Valdecy Clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Informe sua idade, se tem algum problema de saúde e os medicamentos que faz uso. Aguardamos seu contato. Estamos à disposição.


• Gesilda Dulce da Silva
Valeriana causa infecção urinária?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Gesilda. Não há relato de que a Valeriana possa alterar a urina e facilitar uma infecção. O uso prolongado ou dose elevada, pode acarretar os seguintes sintomas: Desconfortos estomacais Diarreia Reações alérgicas na pele Taquicardia Tremores Insônia Se você sofre de infecção urinária, deixo abaixo um informativo sobre o assunto: https://www.oficinadeervas.com.br/conteudo/6-plantas-para-tratamento-de-cistite Para maiores dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• TURIBIO ALBERTO MACHADO
quero abaixar o meu psa ,,no momento está 7.2
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Turibio Clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Informe sua idade, se tem problemas de saúde, se faz uso de algum medicamento e qual diagnóstico médico. Aguardamos o seu contato. Estamos à disposição.


• Ana
Valeriana pode causar alteração na cor da urina?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Ana Na literatura que temos há relatos de que ela pode influenciar no odor da urina, mas na cor, não há menção. Para dúvidas e orientações posológicas clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos à disposição.


• Edmilson Souza de Oliveira
Bom dia, faço uso de um remédio para ansiedade chamado aprazolam, então não posso tomar a valeriana, só depois do desmame?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Edmilson. A Valeriana age pelo mecanismo de ação semelhante ao Alprazolam, portanto ela não é indicada. Nossos fitoterapeutas podem te sugerir outro fitoterápico que não cause interação. Clique no link baixo para falar com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Informe sua idade, se tem algum outro problema de saúde e se usa algum medicamento. Estamos à disposição.


• Miriam
Por quanto tempo devo tomar o chá e a pausa?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Miriam. A recomendação é de uso contínuo por pelo menos 4 semanas. Essa planta não causa dependência e nem crise de abstinência, mas é recomendado que se faça o desmame gradual. O uso contínuo não é ainda estudado, portanto, caso você tenha necessidade de usar de forma contínua, faça uma pausa de 10 a 15 dias a cada 3 meses de uso e tente usar a dose mínima que faça efeito desejado. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Geraldo Magella Valentim
Geraldo sou ipertensso e faço uso de quatro medicamentos para pressão, Losartana, nifedipina, atenolol e metildopa, posso tomar a valeriana para ajudar no sono?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Geraldo Clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Marcia
Não estou tomando devido que a reumatologista não explicou pra que ser
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Márcia Se você faz tratamento com reumatologista, siga as prescrições do seu médico. Se você quiser orientações sobre a Valeriana ou qualquer outro fitoterápico, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição


• Angelus
EM MIM FEZ EFEITO CONTRARIO TIVE INSÔNIA E AUMETOU A ANSIEDADE
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Angelus. A Valeriana é uma das plantas mais seguras para não causar o efeito contrário, mas pode ocorrer em pessoas que costumam ter esse efeito com muitos outros medicamentos ou até alimentos. https://www.oficinadeervas.com.br/valeriana O que pode ocorrer em alguns casos é provocar uma excitação nas primeiras horas após a ingestão da planta, para depois ocorrer o efeito sedativo. Por esse motivo, sempre indicamos tomar 1 a 2h antes de deitar. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Angelus
ESTOU COM CRISESDE ANSIEDADE E PANICO TOMEI ONTEM CHA DE VALERIANA E TIVE INSONIA E IRRITABILIDADE!
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Angelus. A Valeriana é uma das plantas mais seguras para não causar o efeito contrário, mas pode ocorrer em pessoas que costumam ter esse efeito com muitos outros medicamentos ou até alimentos. https://www.oficinadeervas.com.br/valeriana O que pode ocorrer em alguns casos é provocar uma excitação nas primeiras horas após a ingestão da planta, para depois ocorrer o efeito sedativo. Por esse motivo, sempre indicamos tomar 1 a 2h antes de deitar. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Ângela Pereira
Boa tarde meu nome é Ângela, edtpu bendo perguntas que vcs ñ sab responder..Por ex; Hipertensos querendo saber sr pode tamar valerliana..Vcs passam a pergunta pra outtos.E o meu caso. Vcs só sabem vender?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Ângela Somos uma farmácia de manipulação com mais de 20 anos no mercado. Prezamos pela segurança de cada comentário respondido e cada orientação a ser passada, trabalhamos com saúde e com isso nós temos que ser muito cautelosos com cada pessoa, cada organismo é um, cada pessoa tem uma individualidade, então não é qualquer resposta que podemos deixar expostas sem saber idade, peso, outros problemas de saúde e quais os medicamentos a pessoa faz uso, pois outras pessoas podem ver e achar que também podem utilizar, fitoterápicos também são remédios e tomamos cuidado com a segurança. Não passamos comentários para outros, o que deixamos é o nosso link do fale com fitoterapeuta que ao entrar em contato são respondidos por nós mesmos fitoterapeutas e farmacêuticos, assim podemos dar uma orientação mais especializada e de acordo com a individualidade da pessoa. Por isso deixo abaixo o nosso link, pode entrar em contato conosco e vamos fazer um atendimento personalizado para saber quais os fitoterápicos que você pode fazer o uso: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Andrea
Uso 1 cp de sertralina de 50 mg pela. Manhã ,e para insônia Rivotril gotas s/n .mas ultimamente está mais seguido este s/n. Minha dúvida pelo que andei lendo e que a Valeriana se compara ao Rivotril é verdade? Comecei tomar por conta valeriana ,pois achava que os efeitos colaterais eram menores , agora fiquei na dúvida . Por quanto tempo posso tomar a valeriana ? Uso em gotas .
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Andrea O uso da Valeriana pode ser por 60 dias. Faz uma pausa de 20 dias e repete o ciclo se desejar. Em caso de dúvidas clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Míriam
Olá. Estou experimentando a Valeriana. Ela me traz um efeito rápido de baixar a ansiedade. Gostaria de mais orientação. Posso falar com um fitoterapeuta? Obrigada.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Mírian A Valeriana ajuda muito bem em casos de ansiedade, você pode estar conversando com os nossos fitoterapeutas atravé do link https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta ou através do WhtasApp 16982340111 Estamos a disposição.


• Neide
Tomo atenolol de 25 mg posso tomar valeriana
⇒ Oficina de Ervas: Neide, bom dia A Valeriana não apresenta contra-indicações com o uso do Atenolol. Para uma orientação mais personalizada, com informações sobre as formas de uso e dosagens, entre em contato com um de nossos fitoterapêutas pelos links abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta https://www.oficinadeervas.com.br/zap Estamos à disposição


Artigo Dilênia ou Maçã de Elefante? Entenda os benefícios do uso medicinal dessa planta! 16 Jul 2024 Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos