2021-08-11

Benefícios da Valeriana: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Conheça nossas fórmulas magistrais para Valeriana.
Veja nossa lista de opções:
Tintura 60mL,     90 cápsulas Pó de 400mg,     90 cápsulas E.S (extrato seco) 80 mg,     60 cápsulas E.S (extrato seco) 200 mg ,     Tintura 60mL (Kit com 2 frascos),     90 cápsulas Pó de 400mg (Kit com 2 frascos),     60 cápsulas Pó de 400mg ,     60 cápsulas Pó de 400mg (Kit com 2 frascos),     

A valeriana é muito conhecida pelos seus benefícios para a insônia. Mas não é só isso! Veja neste artigo sobre os benefícios da valeriana, para que serve, efeitos colaterais e como tomar.

 

O que é a Valeriana

Se você não conhece a valeriana, saiba que ela é uma flor bem miúda, mas de aroma forte e quem sabe até desagradável. Mas não só da beleza ou do cheiro vem a fama da valeriana: Essa planta tem uma longa história e suas propriedades medicinais foram citadas por nomes importantes como Hipócrates e Galeno na Antiguidade Clássica, além de Fabius e Plínio. Nesta época, foram relatados os seus efeitos sedativos, analgésicos e antiepiléticos. Durante a Segunda Guerra Mundial, por exemplo, a valeriana foi utilizada por soldados para aliviar o estresse dos combates e bombardeios.

Mesmo delicada, é evidente que a valeriana tem uma história impactante.

Há muitas espécies de valeriana, mas aquela que aproveitamos para uso medicinal é a Valeriana officinalis, cuja parte do seu nome "officinalis" justamente indica que é uma planta oficial utilizada de forma medicinal. Essa espécie prefere lugares úmidos com sombra, crescendo em florestas temperadas e preferencialmente perto da água, em riachos e lagoas. Hoje, a Alemanha, Bélgica e Holanda são os principais produtores.

E hoje?

Não estamos na Antiguidade Clássica e nem na Segunda Guerra, porém o estresse continua e os transtornos de ansiedade e distúrbios do sono são cada vez mais comuns. E, já que queremos evitar efeitos colaterais mais severos da medicina convencional, a valeriana mais uma vez pode nos ajudar!

 

Benefícios da valeriana: para que serve

Os benefícios da valeriana estão relacionados aos seus efeitos calmantes, que podem nos ajudar em quadros de ansiedade e problemas de sono, como o sono agitado ou dificuldade para dormir. Popularmente, é dito apenas que essa planta dá sono e esta afirmação não está errada, embora os efeitos da valeriana sejam mais abrangentes do que isso.

As partes utilizadas são as raízes e seus principais componentes são:

  • Valepotriatos
  • Sesquiterpenos
  • Lignanas

 

Elas possuem ações:

  • Ansiolíticas
  • Soníferas
  • Sedativas
  • Anticonvulsivantes

 

Podemos aproveitar o melhor de suas propriedades através de cápsulas ou tinturas, já que o odor de seu chá pode ser desagradável.

 

E quais são suas indicações de uso?

De modo geral, as principais indicações de uso da Valeriana officinalis são:

 

Ao diminuir a ansiedade, esta planta pode desencadear outras melhorias na nossa saúde e bem-estar, sendo uma aliada na perda de peso. Repetimos aqui: a valeriana não diretamente emagrece, apenas alivia estados de tensão e nos ajuda a diminuir a compulsão alimentar. Um estilo de vida mais saudável é sempre recomendado!

Valeriana planta flor

 

Valeriana: efeitos colaterais e contraindicações

De modo geral, a valeriana não apresenta toxicidade aguda, mas os alertas principais da valeriana são para pacientes hipersensíveis ou alérgicos à esta planta, bem como grávidas e lactantes. É bom consultar um médico — ou nossos fitoterapeutas — antes de iniciar um tratamento.

Recomenda-se manter o consumo da valeriana dentro da dosagem recomendada e não misturar com bebidas alcoólicas ou outros medicamentos depressores. Quanto utilizada por períodos prolongados, as possíveis (e paradoxais!) reações no organismo são:

  • Desconfortos estomacais
  • Diarreia
  • Reações alérgicas na pele
  • Taquicardia
  • Tremores
  • Insônia

 

Outros conselhos sobre a valeriana

O odor da valeriana — a planta em si ou caso você tenha chá em casa — atrai gatos e provoca euforia nos bichanos, sendo utilizado até mesmo em brinquedinhos para os bichanos. É tóxico? Não, mas não é recomendado em grandes quantidades.

Os efeitos ansiolíticos e sedativos da valeriana para o organismo humano não estão associados à perda do estado de alerta após oito horas de seu consumo, ou seja, não há aquela ressaca matinal e letargia que medicamentos convencionais podem causar. No entanto, não se recomenda o consumo de valeriana pouco antes de se realizar tarefas que exigem atenção, reflexo e concentração, como dirigir ou operar máquinas.

 

Dosagem usual recomendada

Em casos de insônia, a recomendação é tomar a valeriana 2 horas antes de dormir. Pois a valeriana pode causar certa agitação antes de estimular o relaxamento e induzir aquele sono gostoso.

Veja abaixo como tomar a valeriana:

Cápsula de pó: 400 mg 2 a 3 vezes ao dia;

Cápsula de extrato seco: 80mg 3 vezes ao dia a 200mg 2 vezes ao dia;

Tintura: para um adulto médio, até 40 gotas de 2 a 3 vezes ao dia.

E então, que tal reduzir a ansiedade e dormir melhor de um jeito mais natural?

 

Valeriana: preço e onde comprar

Você pode comprar a valeriana na forma de cápsula e tintura no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

Casal dormindo bem com valeriana

 

Bibliografia

https://www.redalyc.org/pdf/850/85015681011.pdf

https://www.scielo.br/j/rbfar/a/B7KzvTGQsXVRkVztvVkZg3M/?format=pdf&lang=pt

http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/mostracientificafarmacia/article/view/3570

https://www.bulario.com/valeriana/

https://www.mundoboaforma.com.br/valeriana-emagrece-mesmo/

https://www.zooplus.pt/magazine/gatos/jogos-para-gatos-e-treino/plantas-para-gatos-valeriana

Comentários

Vamos lá, seja o primeiro a comentar sobre: Benefícios da Valeriana: para que serve, como tomar e efeitos colaterais

Deixe seu comentário sobre:
Benefícios da Valeriana: para que serve, como tomar e efeitos colaterais