5 Plantas para Tratamento de Varizes

Nem toda veia aparente na perna é diagnosticada como varizes, mas quem tem mesmo as varizes sofre com dores, inchaço e também autoestima abalada. E será que existe como evitar ou resolver a questão das varizes? Sim! No informativo de Agosto, serão tratados detalhes como as causas, prevenção e alternativas de fitoterápicos para auxiliar no seu tratamento. Então ponha os pés para cima e acompanhe o nosso informativo!

 

Se você já quiser saber quais são os fitoterápicos para Varizes, clique aqui!

 

O que são as Varizes?

De forma sucinta, as varizes são veias que se dilatam e apresentam deformações, podendo inclusive ficar salientes em relação à pele. Aparecem nas pernas e são infelizmente comuns para pessoas que passam muito tempo em pé, afinal, direcionar o sangue no sentido dos pés para os membros exige mais do nosso corpo — simplesmente por uma questão de gravidade.

As Varizes são conhecidas pela humanidade há milênios, assim como tantas outras doenças que são mais pesquisadas e tratadas atualmente. O primeiro indício registrado de varizes foi em 340 a.C., em uma estátua que retrata um homem segurando uma perna com varizes. Essa estátua esculpida em mármore era um agradecimento por um tratamento que aliviou suas dores.

E como hoje, no século XXI, trabalha-se muito em pé, é natural a preocupação com varizes. Segundo a SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular), quase 40% dos adultos sofrem varizes.

Ainda assim, nem todo mundo irá desenvolver varizes e nem toda veia um pouco mais colorida na perna é um sinal sério da sua saúde. Pode ser mais comum com o avançar da idade e se a pessoa possui, além de predisposição genética, uma rotina sedentária, por exemplo.

De qualquer forma, é importante ressaltar que todos devemos prestar atenção na nossa saúde e cuidar muito bem dela, pois mesmo que as varizes sejam geralmente benignas, podem indicar algum outro tipo de problema circulatório que precisa ser averiguado com maior profundidade.

Agora que você já entende melhor o que são as varizes, seguiremos com o informativo para compreendermos mais sobre seus sintomas, fatores de risco e como tratar!

Sintomas de Varizes e Diagnóstico

Como as varizes são bem características, elas são facilmente identificadas pelo próprio paciente e não necessitam de maiores exames laboratoriais na maior parte dos casos. Caso seja solicitado pelo profissional da área de saúde, variam entre eco-doppler e ultrassom.

Para a sorte de muitos, varizes não apresentam sintomas graves como dores excruciantes — limitam-se a uma questão estética que também deve ser levada em consideração pelo bem-estar dos pacientes.

Outro ponto a ser lembrado é que o reconhecimento de sintomas em fases iniciais favorece um tratamento mais conservador no início, sem partir para cirurgias ou ablação, que é feito por laser ou radiofrequência. Se a pessoa já possui histórico familiar ou individual, é também melhor prestar atenção nestes sintomas para uma investigação mais precisa.

Confira exemplos de sintomas de varizes:

 

Busque sempre a avaliação médica para o acompanhamento de um tratamento mais adequado.

E quais são as causas das Varizes?

Não é possível atribuir uma causa única ao surgimento de Varizes, mas existem fatores de risco que contribuem para o aparecimento — ou avanço — delas. Vamos conferir?

Fator genético — Caso você tenha parentes que tenham varizes, como pais e/ou irmãos, existe maior chance de desenvolvimento de varizes.

Sexo — Embora homens também possam ter varizes, mulheres tem maior propensão para as varizes. Isso sugere que questões hormonais influenciam no desenvolvimento delas.

Idade — É mais comum surgirem a partir dos 30 anos.

Obesidade — Maiores taxas de gordura corporal e, por consequência, mais peso aumenta a pressão sobre as veias e complica a circulação para o retorno venoso nas pernas.

Sedentarismo — Além de uma rotina de exercícios consistente ser sempre uma boa atividade para sua saúde, os exercícios facilitam o bombeamento de sangue. Sedentarismo e/ou muito tempo em pé, parado, dificulta o funcionamento das veias.

Gravidez — A gestação exige mais do corpo, pedindo mais sangue circulante e desgaste das veias. Então, na gravidez, é possível que surjam varizes.

Hormônios — Conforme já mencionado, os hormônios influenciam o surgimento de varizes. Portanto, reposições hormonais, desregulações hormonais e uso de quaisquer medicamentos que influenciam em hormônios (como pílulas anticoncepcionais) podem favorecer o aparecimento de varizes.

Calor — Temperaturas mais altas provocam maior dilatação e desconforto em varizes. Por este motivo, muitas pessoas buscam fazer tratamento de varizes no inverno ou outono, pois temperaturas mais amenas evitam a inflamação.

Prevenção de Varizes

Movimentar o corpo e manter uma rotina com bons hábitos alimentares é imprescindível para manter sua saúde, inclusive para evitar o surgimento de varizes ou deter o avanço delas. Mas existem muitos fatores envolvidos e nem sempre essas medidas são suficientes, tanto que não é culpa do paciente caso seja acometido pelas varizes. Confira algumas atitudes que irão te ajudar:

Tratamentos para Varizes

Não tenha medo de tratamentos mais sofisticados! Hoje, existem técnicas muito modernas para lidar com as varizes, que prometem ser seguras.

Ablação: Através de laser ou radiofrequência, a parede do vaso das varizes é queimada. É uma opção menos invasiva.

Escleroterapia: Por meio de um tipo de espuma — o princípio ativo polidocanol — as células da veia são destruídas e o vaso das varizes, após algumas semanas, é absorvido de volta.

Cirurgia: É uma técnica conhecida e eficaz, sendo muito indicada pelos médicos por atender bem todos os calibres de varizes. A retirada desses vasos também não chega a impactar negativamente o paciente, pois eles já não funcionavam de maneira adequada.

Lembrete: Todas essas opções de tratamento devem ser avaliadas por médicos, justamente para a indicação de um método adequado ao caso e para a escolha de demais profissionais da área da saúde qualificados. Cada opção terá requisitos e características que devem ser respeitadas, como tempo de repouso por exemplo.

 

5 Plantas para Tratamento de Varizes

Com os cuidados já citados, é possível manter as varizes mais longe ou, pelo menos, sob controle. Mas além disso, existem plantas que podem nos auxiliar de maneira natural nos cuidados das varizes, principalmente por suas ações flebotônicas que ajudam no funcionamento venoso. Veja agora a nossa lista de principais plantas para Varizes:

1 - Castanha da Índia — Aumenta resistência das veias, sendo também anti-inflamatória e analgésica. Indicada para varizes, hemorróidas e flebites. (ver produto)

2 - Hamamelis — É vaso-protetora, com ação hemostática, cicatrizante e reconstrutora de tecidos. (ver produto)

3 - Erva de Bicho — Além de ser usada em hemorróidas, essa planta trata as varizes, pois suas ações anti-inflamatórias e hemostáticas auxiliam na circulação, constrição de vasos e cicatrização. Seu uso tradicional é bem consolidado. (ver produto)

4 - Melilotus — Estimulante da circulação venosa e linfática, diminuindo a dilatação das veias e aliviando sintomas de dor e sensação de peso nas pernas. As cumarinas em sua composição reduzem essas inflamações. (ver produto)

5 - Pinus pinaster — Diminui a inflamação de veias varicosas, pois normaliza a vascularização e a circulação de sangue. Possui outras propriedades muito benéficas, como ação antioxidante e estimulante do sistema imunológico. (ver produto)

Bônus — Você também pode adicionar ao tratamento nosso Creme para Varizes, composto de Castanha da Índia com Hamamelis. (ver produto)

Esse informativo foi útil para você? Esperamos que a leitura tenha sido agradável e que agora você possa buscar um melhor tratamento de maneira personalizada, lembrando de fitoterápicos que podem te ajudar! Sua saúde e bem-estar são muito importantes! Portanto, não se esqueça de buscar o apoio de profissionais da área da saúde para uma avaliação completa e cuide da sua saúde com muito zelo, sabendo que você também pode contar com o auxílio da Oficina de Ervas!

E se sobrou alguma dúvida, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

Bibliografia

https://www.hcor.com.br/imprensa/noticias/inverno-e-o-periodo-ideal-para-tratar-varizes/ https://www.spacovascular.com.br/varizes-entenda-como-elas-surgem-e-quais-sao-os-possiveis-tratamentos/ https://saude.abril.com.br/medicina/varizes-saiba-por-que-surgem-e-como-tratar/

https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/varizes/

https://www.veinscleveland.com/understanding-varicose-veins

https://www.saudebemestar.pt/pt/clinica/cirurgia-vascular/varizes/

https://bvsms.saude.gov.br/varizes/

https://saude.abril.com.br/medicina/varizes-pioram-com-as-altas-temperaturas-do-verao/

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Tânia Fagundes
Obrigada! informações importantes
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Tânia. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso informativo. Caso queira alguma orientação ou informação, é só falar com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Magna Rita Antunes de Faria
Boa tarde! Quero uma fórmula para varizes, também tem hemorroidas.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Magna Para varizes e hemorroidas poderia usar, por via oral, um composto de Castanha da Índia, Hamamelis e Erva de Bicho. Para uso tópico, no caso da hemorroida, tem o creme composto de Castanha da Índia EG + Hamamelis EG + Erva de Bicho EG + Paeonia TM. Para as varizes tem o creme composto de Hamamelis E.G + Castanha da India E.G. Clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Informe sua idade, se tem algum problema de saúde e se faz uso de algum medicamento. Estamos à disposição.


• Magna Rita Antunes de Faria
Amei a reportagem
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Magna Ficamos muito felizes em saber que tenha gostado do nosso conteúdo. Para dúvidas e orientações, clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Idailce Rodrigues da Silva
Bom dia gostaria de saber como preparar um coquetel pra varizes
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Idailce Para te orientar melhor, clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Edimeia pereira Moreira
Gostei das informações sobre os plantas que ajudam no tratamento das varizes. Eu quero saber se eu posso fazer o chá com todas as elas.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Edimeia Geralmente recomendamos o uso de 2 a 3 plantas para que você tenha a opção de fazer um rodízio entre elas ou até suspender o uso, em caso de alguma reação adversa, mas ainda tendo opções de troca. Se você já faz algum tratamento medicamentoso, não use o chá indiscriminadamente, pois existe o risco de interação. O chá é uma forma de uso sem dosagem precisa e em casos mais delicados, deve ser bem monitorado. Qualquer dúvida ou orientações, entre em contato com nossos fitoterapeutas e informe o seu caso com detalhes. Deixo o link para contato: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição


• Daniel Ferreira
Qual planta marítima que elimina as varizes?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Daniel Dentro da fitoterapia que trabalhamos dois dos fitográficos que sugerimos para varizes é o Hamemelis e a Castanha da Índia, Além de cápsulas nós temos um creme composto desses componentes para passar no local. Clique no link abaixo para mais informações sobre os fitoterápicos mencionados: https://www.oficinadeervas.com.br/castanha-da-india https://www.oficinadeervas.com.br/hamamelis Para dúvidas e orientações clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Marilucia
Gostei muito pois tenhomuitas varizes, a uns 20 anos eu operei, agora tenho que operar de novo.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Marilucia. Caso queira alguma orientação, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Silvana Feba De Matos
Oi...já fiz procedimento cirúrgico qdo tinga 37 anos...hj tenho as pernas inchadas e 🕷...já fiz dopper não deu nada... fiz aplicações diversas vezes...elas dormem depois voltam e doe..... gostaria de saber qual chá é como fazer...para sumir as aranhas e normalizar inchaços...tenho 55 anos e pedo 78 kilos
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Silvana Temos a combinação, em cápsula ou gotas, de Castanha da índia com Hamamélis para uso interno. Pode também usar o creme com Castanha da Índia que melhora a circulação. Porém a Castanha da Índia é contraindicada se fizer uso de anticoagulante e antiagregante plaquetário (como o AAS, por exemplo). Clique no link abaixo para ver mais informações e valores: https://www.oficinadeervas.com.br/castanha-da-india Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Marinete Felix
Sofro com as varisis desde a adolescência já fiz duas cirurgias e não resolveu nada só piora inchaços dor, tenho 68 anos peso 75 kg gostaria que mi endicasse um tratamento moro em Maceió Alagoas
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Marinete Temos a combinação, em cápsula ou gotas, de Castanha da índia com Hamamélis para uso interno. Pode também usar o creme com Castanha da Índia que melhora a circulação. Porém a Castanha da Índia é contraindicada se fizer uso de anticoagulante e antiagregante plaquetário (como o AAS, por exemplo). Clique no link abaixo para ver mais informações e valores: https://www.oficinadeervas.com.br/castanha-da-india Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024 Artigo Hibisco é bom para quê? Desvende os benefícios! 23 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos