Tanchagem: para que serve e contraindicações

Uma planta, vários benefícios: A Tanchagem é uma planta versátil e muito indicada para afecções respiratórias, além de ser usada para aliviar distúrbios gástricos. E apesar de ter esse nome popular com aspecto muito brasileiro, a Tanchagem aparece em diversos países há séculos. Quer conhecer mais sobre o uso medicinal dessa planta? Leia o artigo para entender para que serve e suas contraindicações.

 

O que é Tanchagem?

O gênero botânico Plantago possui em torno de 200 espécies com efeitos medicinais e, mesmo que cada uma tenha indicações mais específicas e nomes diferentes, é comum que se use o nome popular Tanchagem no Brasil. Outros nomes populares são tanchá, tansagem, transagem, sete-nervos e plantagem.

E, já que aparece em diversos países, outros nomes são groblad (Noruega e Suécia), barhang (Medicina tradicional persa) e também foi chamada por "pegada-de-homem-branco", pois era comum que essa planta fosse levada para outros países por europeus de pele branca.

O nome científico da espécie tratada aqui é Plantago major, da família Plantaginaceae. É uma planta herbácea, sem caule, que chega até 40cm de altura. Suas folhas possuem nervuras bem evidentes, o que justifica o nome popular "sete-nervos".

Cresce espontaneamente em terrenos considerados impróprios, como terrenos baldios e áreas urbanas, e tem uma inflorescência em formato de espiga que dá origem a pequenas sementes. No caso da espécie Plantago psyllium, essas sementes são chamadas apenas de Psyllium (ver produto) e tem ação medicinal, agindo como laxante sem irritar a mucosa intestinal.

Conforme mencionado antes, essa planta é versátil, portanto não possui apenas uma indicação de uso e aparece de diversas formas na medicina tradicional. Foi citado na "De Materia Medica", de Dioscórides, no século I. Aparece também na Saga dos Volsungos, uma saga lendária do século XIII da Islândia, e também foi citada por autores islâmicos dentro do mesmo período, por exemplo Rhazes, Avicenna e Albiruni.

Vamos entender melhor o funcionamento da Tanchagem?

 

Tanchagem: para que serve

Essa planta possui inúmeras finalidades medicinais como tratamento de afecções respiratórias e, por ser considerada bem tolerada pelo organismo humano e apresentar uma certa quantidade de nutrientes, é também utilizada na alimentação em saladas. Tradicionalmente, encontram-se usos tópicos em pomadas ou emplastros para, por exemplo, tratar feridas superficiais; mas recomenda-se averiguar se a ferida não necessita de formas mais modernas e seguras do que alternativas caseiras para tratamento. Busque sempre uma opinião médica!

As partes utilizadas são as folhas e caules da planta, e seus componentes em geral são:

 

A Tanchagem possui ações:

 

Ela é vendida na forma de chá, cápsulas, tintura, extrato fluido e xarope! E se você ainda tem dúvidas sobre onde encontrar, não se preocupe. Você encontra Tanchagem aqui, na Oficina de Ervas.

E quais são as indicações de uso da Tanchagem?

Problemas respiratórios e gástricos

A Tanchagem ajuda no tratamento de afecções de vias respiratórias (bronquite, resfriado, gripe e tosse), inflamações de garganta e boca (amigdalites, faringites, aftoses e estomatites) e distúrbios gástricos.

Embora os mecanismos de ação dessa planta tenham o funcionamento sinérgico, indica-se dentro de estudos científicos que os componentes responsáveis pela ação anti-inflamatória da Tanchagem são os ácidos ursólico e oleanólico, e glicosídeos iridóides. Essa atividade auxilia tanto as vias respiratórias quanto inflamações gastrointestinais, por exemplo uma gastrite leve.

As mucilagens da Tanchagem, por sua vez, protegem mucosas inflamadas e também as vias respiratórias, auxiliando na expectoração. Com suas atividades antimicrobianas, é uma planta com um bom efeito para tosses e resfriados em geral, pois promove alívio e desinflamação. Protege as cordas vocais e a garganta.

Lesões no fígado

A Baicaleína, um flavonóide com capacidade antioxidante e anti-inflamatória, tem sido indicada como hepatoprotetora por seus efeitos que inibem células de hepatomas. Estudos indicam que a Tanchagem tem a capacidade de proteger o fígado devido a indícios de redução de alanina aminotransferase (ALT) e aspartato aminotransferase (AST), que estão relacionadas a lesões do fígado. No entanto, se você tem um diagnóstico mais sério relacionado ao seu fígado, recomenda-se a manter tratamentos já indicados por sua equipe médica e avaliar com cuidado o uso de demais fitoterápicos.

 

Hemorróidas

Junto com seu efeito cicatrizante, antisséptico e o efeito fortificante de vasos sanguíneos, a Tanchagem pode ainda ser indicada para auxiliar no tratamento de hemorróidas! E se você tem dúvidas sobre hemorróidas, que tal conferir mais informações no nosso informativo? Clique aqui para ler 8 Dicas de Tratamento para Hemorroidas!

 

Diarreia

Seu efeito na inibição de diarreia é associado com a presença de taninos, flavonóides e alcalóides, embora necessitem-se de maiores pesquisas sobre essa ação específica da Tanchagem.

 

Ouvi dizer que a Tanchagem auxilia no controle de Diabetes. É verdade?

Faltam estudos para assegurar uma ação mais específica da Tanchagem sobre a diabetes. Há pesquisas que apontam que testes em roedores com extrato de Tanchagem têm ação hipoglicemiante, mas os componentes envolvidos nesse efeito não foram determinados com precisão e é prematuro afirmar que controla a diabetes em humanos. Existem outros fitoterápicos específicos para diabetes, como por exemplo Melão de São Caetano (ver produto) e Pata de Vaca (ver produto).

 

Tanchagem ajuda na menstruação? E na menopausa?

Existem mais relatos de usos tradicionais da Tanchagem para estes fins, porém poucas pesquisas científicas que atestem tais efeitos. Se você necessita de alívio de sintomas da menopausa ou regularização da menstruação, outros fitoterápicos são mais indicados, por exemplo o Vitex (ver produto).

 

Tanchagem emagrece?

Não há evidências que a Tanchagem influencie na taxa de gordura corporal de alguma forma específica. Esta planta não possui propriedades que reduzam taxas de gordura no corpo e não há estudos que atestem sua capacidade de emagrecer, nem de engordar. O Psyllium (ver produto), que é a semente da espécie Plantago psyllium, tem ação laxativa e reguladora do intestino, podendo ser associado a alimentação e hábitos mais saudáveis para emagrecimento.

Se você precisa de dicas para emagrecimento, confira nosso informativo: 7 dicas de emagrecimento saudável com plantas!

Tanchagem: efeitos colaterais e contraindicações

Nas doses recomendadas, não demonstra toxicidade e é bem tolerada pelo organismo. Caso seja consumido em doses altas, os efeitos colaterais podem causar náusea e vômito.

Não recomenda-se Tanchagem a gestantes e lactantes por falta de pesquisas especializadas que atestem a segurança de consumo. Também não indica-se a pacientes com pressão baixa (hipotensão arterial) — pois abaixa a pressão — e pacientes com obstrução intestinal.

 

Dosagem usual recomendada e como tomar

A dosagem usual depende do que você necessita da Tanchagem! Converse com nossos fitoterapeutas para uma sugestão mais específica para seu caso. Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui.

 

Tanchagem: preço e onde comprar

Você pode comprar Tanchagem no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

Bibliografia

https://docs.bvsalud.org/biblioref/2020/10/1122249/guia-de-plantas-medicinais-de-florianopolis.pdf

https://hortodidatico.ufsc.br/tansagem/

https://revistafitos.far.fiocruz.br/index.php/revista-fitos/article/view/1005/887

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0378874100002129

https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0753332217322746

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5878035/

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/informacoes_sistematizadas_relacao_plantago_psyllium.pdf

https://docs.bvsalud.org/biblioref/2020/10/1122249/guia-de-plantas-medicinais-de-florianopolis.pdf

https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/sctie/daf/componentes-da-assistencia-farmaceutica-no-sus/cbaf/arquivos/arquivos-plantas-medicinais-e-fitoterapicos/plantago_major.pdf

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Ione
Tenho lesões nas pernas causadas pela dermatite atópica. Posso fazer uso do chá para lavar as lesões?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Ione. A Tanchagem possui uma planta bastante indicada para problemas respiratórios e digestivos, mas possui ação cicatrizante também. Faça um teste em uma pequena parte da lesão e verifique se não ocorre nenhuma reação alérgica. Caso você queira alguma orientação, entre em contato com nossos fitoterapeutas. Pode mandar até fotos das lesões. Informe também sua idade, se faz uso de algum medicamento, se tem algum problema de saúde, desde quanto tem as lesões, etc. Deixo o contato: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Luciana Hipolito Marinho
Rio,28/01/2023 Aos responsáveis por este site Prezados senhores Por favor,eu gostaria de saber se a Tanchagem é indicada junto com a argila,para a remoção de cisto cebaceo. Como seria o procedimento? Grata pela sua atenção! Atenciosamente, Luciana Hipólito Marinho
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Luciana Cisto sebáceo é um procedimento que deve ser retirado de forma mecânica. Estamos à disposição.


• Valquiria
Pode usar tanchagem com guaco e alho e hortelã para fazer cha para tosse?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Valquíria. Essas plantas podem ser misturadas sim. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Iolanda Bernadete Lopes Ruggiero
Qual a quantidade da folha tanchagem eu devo usar para gripe com tosse e sinusite?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Iolanda. Para preparar o chá, coloque a folha seca picadinha na quantidade de 1 colher de sopa cheia para o volume de 3 xícaras de água fervente. Tampe e abafe por 5 minutos. Tome 3 xícaras ao dia. Não deixe o chá pronto para o dia seguinte. Segue um informativo sobre sinusite: https://www.oficinadeervas.com.br/conteudo/saiba-tudo-sobre-essa-doenca-que-incomoda-tanto-a-sinusite-vamos-aprender O tratamento de sinusite é mais complexo. Caso queira orientações de nossos fitoterapeutas, entre em contato pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• FERNANDA MÁRCIA
BOA TARDE ! TENHO MIOMAS NO ÚTERO E VI UMA RECEITA DE CHÁ UTILIZANDO TANCHAGEM,UNHA DE GATO E UXI AMARELO PRA FAZER UMA GARRAFADA,SERÁ QUE A TANCHAGEM É BOA PRA CURAR MIOMAS E SOU PRÉ-DIABÉTICA,SERÁ QUE FAZ ALGUM MAL TOMAR ?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Fernanda A Tanchagem é indicada também para auxiliar no tratamento de mioma. Essas plantas não vão influenciar na sua glicemia. Caso queira alguma orientação, entre em contato conosco pelos links abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta https://www.oficinadeervas.com.br/zap Estamos à disposição.


Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024 Artigo Hibisco é bom para quê? Desvende os benefícios! 23 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos