Precisa renovar as energias para o Ano Novo? Anime-se com rituais de bem-estar inspirados nos 4 elementos — água, ar, fogo e terra. Neste informativo, você vai descobrir práticas simples para equilibrar corpo, mente e alma e começar o ano em harmonia!
Clique aqui para conferir direto os rituais de bem-estar
Depois de atravessarmos a pandemia a partir de 2020, houve certa expectativa que as "coisas" fossem mais fáceis dali para frente — e com 2025 prestes a acabar, sabemos que não podia ser mais diferente: se na vida pessoal, muitas mudanças e problemas surgiram nos últimos anos, olhar para o restante do mundo foi ainda mais desanimador. Guerras, fome, violência, desastres naturais, medo. Em Dezembro, a ansiedade retorna com aquele tempero da pergunta recorrente: Como vai ser o ano seguinte?
Vamos inspirar fundo juntos. Afinal, ninguém pode responder com precisão o que vai acontecer. Mas muita gente sente o estresse nesse período:
- 75% das pessoas entrevistadas em pesquisa da ISMA-BR ficam mais irritadas em dezembro
- 70%, nessa mesma pesquisa da ISMA-BR, ficam mais ansiosas
- O CVV tem aumento de 20% de busca por atendimentos em dezembro
Nós já falamos de ansiedade no informativo "Ansiedade: sintomas, causas e como lidar com crises", que você pode ler clicando aqui. E para relembrar aqui no texto, vamos explicar brevemente que a ansiedade normal (ou seja, a ansiedade que não é um transtorno patológico) pode ser entendida como uma reação natural do corpo, o que significa que é uma resposta fisiológica para situações de perigo em potencial. Isso envolve, portanto, sensações de incerteza e medo. Existe também a associação da ansiedade com a preocupação com o futuro e, por consequência, com nossa capacidade de nos planejar para ele.
No informativo de hoje, nossa atenção não vai ser para a ansiedade patológica, mas sim para uma ansiedade muito comum que nos acomete entre o fim e o começo do ano seguinte, também apelidada de "dezembrite". E mais do que só conversar sobre esse tema, vamos oferecer sugestões de rituais de bem-estar para assegurar sua paz nesse período de transição — e durante o ano inteiro.
Vamos lá?
Por que ficamos mais ansiosos entre Dezembro e Janeiro?
Não existe nada mais normal do que um certo estresse por excesso de atividades e planejamento em Dezembro. Em certa medida, é natural devido à:
- Planejamento de festividades e presentes
- Correria e multidão em mercados
- Férias das crianças (que podem não coincidir com as férias dos pais)
- Viagens, quando possível
- Pressões financeiras
- Expectativas na vida acadêmica ou profissional
- Preocupação com a vida escolar de filhos
- Pressão por deixar tudo lindo na casa
- Pressão estética para estar impecável na virada de ano (o famoso "corpo de Verão". Não ligue para isso.)
Existem três pontos que podem resumir bem a angústia de fim de ano:
- Idealização de um período de harmonia e encontro
- Necessidade de controle
- Noção que encerramentos de ciclos devem vir acompanhados da sensação de vitória ou sucesso
É uma combinação muito favorável à ansiedade e frustração. Todo mundo que terminar o ano com a sensação de ter conquistado algo com triunfo e começar o ano seguinte com o pé direito, ao invés de achar que só sobreviveu ao ano anterior e espera não apanhar tanto no próximo. Sejamos realistas: A vida raramente é um acúmulo de vitórias em um checklist muito bem organizado, mas a gente não precisa ser tão pessimista — e nem tão perfeccionista.
Não temos total controle sobre o futuro e isso não precisa ser fonte de medo, mas sim de alívio: você pode seguir o fluxo da vida e fazer o possível.
Como posso começar o ano com mais calma e bem-estar?
Antes de pular para as sugestões de rituais para bem-estar, vamos apresentar conceitos importantes para melhorar sua vida não apenas entre dezembro e janeiro, mas ao longo dos outros meses também. Você já deve entender que, para as coisas dentro do nosso controle ou influência acontecerem, precisamos da combinação de planejamento + ação. Mas essa é uma coisa pouca associada ao bem-estar pleno porque estamos constantemente transformando isso em um jogo de performance ou produtividade. É por isso que, antes de anotar uma listinha de coisas para fazer,
1. Prepare uma agenda
Pois é, o planejamento é inevitável. É difícil evitar a nossa necessidade de controle, mas podemos negociar com ela e a ansiedade que paira sobre esse assunto quando nos programamos para certas atividades. Portanto, agende suas atividades com antecedência de acordo com o grau de urgência e importância de cada coisa.
Existem coisas inegociáveis, como a sua saúde:
- Tarefas e obrigações (trabalho, estudos)
- Vida social (aniversários, eventos, férias em família, encontros)
- Vida pessoal (compromissos consigo mesmo, leituras, hobbies, viagens, atividades físicas)
O objetivo não é lotar sua vida, é organizar sua vida. Afinal, o imprevisível vai acontecer. E mesmo que a gente não queira viver para trabalhar, sabemos que questões de emprego são relevantes para navegar na nossa sociedade hoje.
Então vale o bom-senso: será que esse evento de networking vale o sacrifício de não assistir a apresentação da escolinha do seu filho? Ou as horas extras estão fazendo tanta diferença assim para custar sua saúde?
Alguns sacrifícios valem a pena, por exemplo eliminar a fofoca na internet para cuidar da saúde física. Mas virar um mártir a vida inteira, não.
2. Tenha um "cardápio" de autocuidado
Esse é um conceito um pouco mais novo na internet, mas que tem uma lógica e seguidores fiéis. O cardápio ou menu de atividades é um kit pessoal (e bem personalizado) de ferramentas para melhorar seu bem-estar.
Isso significa que você vai listar atividades de autocuidado que você poderá escolher de acordo com o "custo": seu humor, tempo ou energia disponível. A comparação com um cardápio é bem ilustrativa porque em um restaurante, você escolhe de acordo não apenas com a fome, mas com a vontade de comer e também o preço.
Nesse cardápio de autocuidado, você escolherá entre práticas de saúde mental, emocional e física de acordo com o que é possível no momento.
Por exemplo:
- Alongar o corpo - 10min
- Leitura - 20 a 30min
- Acender uma vela e meditar - 15min
- Uma volta para espairecer - 5min
- Meditação rápida - 5min
- Rotina de skincare (diurna ou noturna) - 10min
- Organizar um cômodo - 30min
- Contemplar o céu lá fora - 5min
- Deletar coisas inúteis do celular/computador - 10min
Há pessoas que dividem esse cardápio pelo tempo que costuma levar cada atividade; há pessoas que dividem pelo "teor" da atividade: é voltada para saúde mental, física ou espiritual?
Você pode fazer do jeito que funcionar para você, se quiser tentar a ideia. O objetivo é criar uma lista sucinta e flexível para eliminar a fadiga de ter que escolher, pois o caminho já está claro e à disposição. Evite cardápios longos, pois eles favorecem a indecisão (ou a escolha do prato mais óbvio o tempo todo!).
3. Aja!
Não adianta ter uma agenda ou esse cardápio pessoal perfeitamente organizados em cadernos ou apps se você não está se empenhando em realizar essas atividades. Agir com consistência é, talvez, a parte mais difícil e a mais importante.
Estabeleça um compromisso consigo mesmo com suas metas realistas. Talvez você não consiga estudar um segundo idioma ou fazer atividades físicas TODOS os dias, mas você pode se programar meia hora por, pelo menos, 3 dias na semana.
Temos o costume de superestimar as coisas que conseguimos fazer durante um dia e subestimamos aquilo que fazemos por semana. Então respire fundo e facilite a sua vida com organização para o empenho vir mais naturalmente.
Por que optar por um “ritual” de bem-estar?
As ações que se repetem são apenas hábitos na rotina, sem grandes significados ou intenções por trás. Já um ritual é uma ação que se repete, mas possui uma clara intenção simbólica e significado.
E uma coisa que a gente pode sempre agregar na nossa vida é estar mais presente e ser mais intencional naquilo que fazemos — e naquilo que deixamos de fazer.
Assim, quando estamos conscientes no momento presente e reconectados com nossa essência, podemos assumir responsabilidade pelo o que fazemos sem a posição de culpa ou de vítima. Podemos nos reconectar por meio desses rituais de bem-estar, que não precisam ser demorados e complexos; pelo contrário, podem ser através de limpezas, através de uma vela ou através de um bom banho para respirar fundo.
Esse é o verdadeiro bem-estar: ficar em paz com nossa história, nossas ações, com nosso ambiente; pois mesmo que queiramos mudar algo, dificilmente conseguiremos se permanecemos em um estado de alerta e sofrimento.
Rituais naturais para transformar o seu bem-estar no novo ano
A Oficina de Ervas é reconhecida como uma farmácia de fitoterápicos pioneira nas opções de plantas medicinais e é claro que estamos preocupados com a sua saúde de forma mais abrangente do que só te orientar sobre cápsulas ou tinturas.
É por isso que separamos sugestões de rituais de bem-estar para deixar sua virada de ano mais prazerosa e harmônica. E para deixar ainda mais lúdico, seguimos os quatro elementos para você se inspirar e equilibrar sua rotina.
Vamos lá?
💧 Água
A água representa o fluxo da vida e a capacidade de recomeçar. Além de se hidratar bem para manter a saúde em dia, há mais ações que envolvem esse elemento para você recomeçar, mesmo sendo uma terça-feira de um dia comum:
- Hora da limpeza e faxina — organize sua casa, doe o que não faz mais sentido e limpe tudo com intenções positivas.
- Tome um banho revigorante — com ervas frescas ou sais, imaginando a água levando embora o que ficou pesado. Uma limpeza energética é sempre bem-vinda, então aposte em plantas Alecrim (ver produto), Sálvia (ver produto) e Lavanda (ver produto).
- Prepare um chá calmante — como Camomila (ver produto), Capim-limão (ver produto) ou Hortelã (ver produto); e permita-se um momento de pausa e reflexão.
🔥 Fogo
O fogo traz força, coragem e movimento. Mas também é luz no escuro e em momentos difíceis. Então quando quiser se reconectar com esse elemento de esperança e força, veja esses pequenos rituais:
- Acenda uma vela (simples ou aromática) — para simbolizar sua luz interior e seus novos propósitos. Só não se esqueça de colocar em lugar seguro e não se queimar!
- Queime o que ficou para trás — calma, é só metaforicamente! Escreva em um papel o que deseja deixar para trás, como sentimentos negativos e crenças que não fazem mais sentido; e queime-os com gratidão, abrindo espaço para o novo.
- Movimente-se — dance, faça alongamentos, pratique uma atividade física ou experimente algo criativo que desperte sua vitalidade.
☁️ Ar
O ar é o elemento da inspiração e das novas ideias. E é também muito relacionado à vida, pois o "sopro da vida" é um termo bem comum no nosso idioma. A respiração é essencial para nós e permeia também a nossa fala. E como o ar faz parte dos rituais de bem-estar? Veja abaixo!
- Abra as janelas — sinta o vento renovar a energia da sua casa e tente também respirar fundo. Ventilar espaços e pensamentos é sempre uma ação de equilíbrio.
- Acenda um incenso — para trazer uma energia positiva específica para o ambiente. Há quem prefira aromas mais adocicados ou cítricos para manter o humor mais leve.
- Use aromaterapia — seja em sprays ambientais ou com óleos essenciais que estimulem clareza e ânimo, como Lavanda (ver produto), Alecrim (ver produto) ou Eucalipto (ver produto).
- Observe o céu — pode ser o nascer do sol, o entardecer ou as estrelas; e permita que sua mente se expanda junto com o horizonte. Chega de ambiente fechado e só telas de celular!
🌱Terra
O elemento terra nos ensina sobre presença, estabilidade e cuidado. As plantas crescem da terra e nós nos alimentamos e nos curamos a partir delas. Vamos cuidar do Meio Ambiente enquanto cuidamos de nós e do próximo?
- Conecte-se com a natureza — caminhe descalço na grama, monte a sua hortinha ou simplesmente sente-se sob uma árvore. Até se você cuidar de cactos e suculentas, você vai sentir o prazer de lidar com plantas!
- Nutra-se — com alimentos frescos e coloridos, que tragam energia e vitalidade. O mundo vegetal é muito diverso e generoso, com opções para todos os gostos. Invista em frutas, legumes e verduras para uma nutrição de qualidade.
- Faça planos com os pés no chão — escreva suas metas e sementes de intenções para o ano, cultivando-as com paciência.
Se a ansiedade ainda está batendo forte, calma! A Oficina de Ervas vai sugerir fitoterápicos para Ansiedade, principalmente quando os sintomas são leves ou moderados. Felizmente, existem diversas alternativas na Fitoterapia para ajudar e nós vamos listar 5 opções:
- Kawa Kawa — É indicada para tratamento de nervosismo, estresse, insônia e ansiedade, mas não é sedativo. Trata-se de um relaxante muscular leve.(ver produto)
- Lípia — O uso medicinal associado à Lípia se refere principalmente aos seus efeitos calmantes. O linalol na composição também está relacionado com a regulação de humor e alívio de estresse. (ver produto)
- Mulungu — O Mulungu é muito utilizado para depressão, ansiedade e estresse, por agir como calmante e tranquilizante. Ele também ajuda no tratamento de doenças que são desencadeadas por nervosismo, como tosses nervosas e insônia. (ver produto)
- 5HTP — A serotonina é um neurotransmissor importante para a sensação de bem-estar, mas o estresse afeta as reações do início da síntese de serotonina. Assim, o suplemento de 5HTP melhora os níveis de serotonina e ajuda os casos de ansiedade leve e moderada. (ver produto)
- Valeriana — Os benefícios da Valeriana estão relacionados aos seus efeitos calmantes, que podem nos ajudar em quadros de ansiedade e problemas de sono, como o sono agitado ou dificuldade para dormir. (ver produto)
Esperamos que tenha gostado desse informativo! Este texto foi preparado com muito carinho e esperamos que a leitura tenha sido útil para você se cuidar melhor, pois todos merecemos começar e prosseguir com um novo ano mais tranquilo. Fitoterápicos podem te ajudar, mas não se esqueça de outras medidas para manter a saúde em dia. Procure o apoio de profissionais da área da saúde e cuide-se com muito zelo, sabendo que você também pode contar com o auxílio da Oficina de Ervas!
Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.
Referências
https://www.ismabrasil.com.br/stressbuster/carreira.html
https://selfcaringco.com/self-care-menu