Considerada superalimento de povos originários e até indicada para astronautas, a Spirulina oferece hoje saúde para todos, inclusive para quem precisa de aliados no emagrecimento. Nesse artigo, entenda para que serve e todos os efeitos colaterais.
O que é Spirulina?
É fácil conhecer a Spirulina apenas como um suplemento cheio de benefícios, mas antes dela aparecer em suas mãos como cápsula ou comprimido, há todo um processo. E para quem ainda não sabe, a Spirulina não é algo artificial e sim um conjunto de cianobactérias, também chamadas de algas azuis, que crescem em fazendas aquáticas.
Essa espécie é da família Cyanophyceae e seu nome científico era Spirulina platensis — que foi alterado para Arthrospira sp por ser considerada de um gênero distinto. Devido ao seu interesse comercial, geralmente se mantém o uso dos dois termos (antigo e atualizado) para facilitar a busca por esse suplemento!
E de onde vem a Spirulina?
Naturalmente, ela se desenvolve em águas alcalinas quentes, como lagos, lagoas e rios. Mas para garantir um produto mais seguro, cria-se Spirulina em tanques.
Isso garante maior pureza das cianobactérias que se tornarão o suplemento. Assim, os tanques abrigam essas águas sem contaminantes, em temperatura e iluminação ideais. Depois que a concentração de Spirulina está adequada, ela passa por processos de filtragem nos quais a biomassa verde — a pasta úmida de Spirulina — é separada da água, também lavada para remover possíveis impurezas e sais. Daí, a biomassa passa por secagem e trituração para chegar padronizado, mantendo o teor de proteínas e ausência de toxinas.
O que poucas pessoas sabem é que a Spirulina não é só uma microalga que foi descoberta por acaso e logo transformada em suplemento. Já existiam populações que usavam a Spirulina na alimentação muito antes dela ser considerada "superalimento" ou alimento adequado para astronautas nos programas espaciais da Nasa.
No México, os povos originários já incluíam a Spirulina em pães e feijões antes mesmo da invasão ibérica nas Américas, tanto que existem relatos menos elogiosos sobre a textura da Spirulina em cartas espanholas. Os espanhóis depreciavam as propriedades viscosas da Spirulina natural e a comparavam com limo. Desse modo, o conhecimento do consumo da Spirulina quase se perdeu, ainda mais pela drenagem dos lagos do Vale do México.
Quando cientistas, enfim, se voltaram à Spirulina em 1940, também foi encontrado no lago Chade, sendo já usado em bolos secados ao sol, os dihé, pelo povo Kanembu. Mais uma vez, vemos que o valor de saberes tradicionais que, se não preservados, podem ser apagados como quase aconteceu com a Spirulina no México. E agora que você sabe mais da história da Spirulina, você também sabe o quanto é necessário preservar tanto o meio ambiente, incluindo os meios aquáticos, quanto os povos com maior contato com a natureza.
Vamos aprender agora os benefícios da Spirulina à nossa saúde!
Para que serve Spirulina
A Spirulina inteira é utilizada para fazer os comprimidos e cápsulas, que são usadas para suplementar a alimentação, favorecer o emagrecimento e fortalecer a saúde imunológica! Em geral, seus componentes são:
- Proteína (entre 50 e 70% de sua composição)
- Lipídios
- Carboidratos
- Pigmentos (ficocianina, clorofila, carotenóides)
- Vitaminas (B1, B2, B3, B9, B12, E)
- Minerais (ferro, cálcio, magnésio, zinco, potássio)
- Polifenóis
- Esteróis
- Ácidos fenólicos
Possui ações
- Antioxidante
- Anti-inflamatória
- Imunomoduladora
- Hipocolesterolêmica
- Digestiva
- Anti-hipercolesterolêmica
- Inibidora de apetite
- Hipoglicemiante (leve)
E é vendida na forma de:
- Comprimidos
- Cápsulas
E quais são suas indicações de uso?
A Spirulina tem mais de uma indicação de uso, embora no geral seja vista como um suplemento focado em nutrição e saciedade. As cápsulas ou comprimidos também oferecem outros benefícios, como:
- Fortalecimento da resposta imunológica
- Auxílio nutricional — Incluindo em casos de anemia
- Auxílio em jornadas de emagrecimento
- Favorecimento da manutenção de massa muscular em idosos
- Melhora no funcionamento do intestino
- Prevenção de danos ao fígado
- Melhora no controle do colesterol "ruim" (LDL) e saúde cardiovascular
- Diminuição sensível da glicemia;
A atividade antioxidante da Spirulina também auxilia na prevenção de diversas doenças associadas a danos e envelhecimento celular, como doenças degenerativas e câncer.
Spirulina é só para veganos e vegetarianos?
Não, a Spirulina não é só para vegetarianos ou veganos, sendo possível ser consumida por quem mantém dietas onívoras normalmente. As pessoas supõem que a Spirulina serve especialmente para esse grupo de pessoas (vegetarianos ou veganos) por conta da suas vantagens nutricionais, por exemplo as proteínas e B12, mas essa ideia não necessariamente se reflete na realidade.
Vegetarianos e veganos podem ter uma alimentação rica em proteínas de origem vegetal que não sejam suplementos; e a B12 da Spirulina não é uma fonte tão biodisponível dessa vitamina.
A Spirulina pode auxiliar na nutrição funcional também de:
- Atletas — A Spirulina contribui para a recuperação muscular e aumento da resistência física.
- Idosos — Além do suporte muscular pelas proteínas, previne a fadiga e oferece suporte à imunidade.
- Pessoas em jornadas de emagrecimento saudável — A sensação de saciedade vinda da concentração de proteínas favorece o emagrecimento sem causar prejuízos nutricionais.
Spirulina emagrece?
Uma das grandes dúvidas é se a Spirulina emagrece. Afinal, é uma das maiores promessas veiculadas em diversas postagens na internet e indicações muito ousadas em revistas, com propostas de sucos detox ou emagrecedores ou até quantidade de quilos perdidos por semana. Mas será que queima gordura? Vamos explicar com calma:
Sim, a Spirulina ajuda a emagrecer porque inibe o apetite, revestindo as paredes do estômago e promovendo sensação de plenitude gástrica e saciedade. É assim que ela pode auxiliar na sua jornada de emagrecimento: favorecendo sua sensação de saciedade para que você não coma por impulso e extrapole calorias.
Outros pontos positivos são seu perfil nutricional e a melhora do trânsito intestinal, o que também é um fator para perda de peso.
Mas a Spirulina sozinha não é capaz de emagrecer o corpo sem uma rotina saudável, envolvendo atividades físicas e também uma relação saudável com alimentos. Não adianta tomar suplementos e ainda exagerar em comidas muito calóricas o tempo todo.
Recomendamos sempre uma rotina saudável. Você pode conferir mais informações e dicas de ervas usadas para emagrecimento no nosso informativo: É só clicar aqui para conferir 7 Dicas de Emagrecimento Saudável com Plantas.
Spirulina baixa pressão?
Pode baixar a pressão arterial sim, mas não é "tomou-baixou". A Spirulina pode melhorar a produção de óxido nítrico, que auxilia os vasos sanguíneos a dilatarem. O efeito antioxidante e hipocolesterolêmico também dá aquela ajuda extra na saúde cardiovascular por melhorar o colesterol. Mas a Spirulina continua sendo um suplemento alimentar, não um fármaco. Se a sua pressão está muito alta de repente, deixe a Spirulina de lado e procure ajuda médica. Não substitua medicamentos sem orientação de profissionais da saúde.
Spirulina baixa glicose?
Pode baixar a glicemia sim, mas não é "tomou-baixou". O raciocínio é parecido com o efeito da Spirulina sobre a pressão: o suplemento de Spirulina apresenta melhoras na sensibilidade à insulina e ajuda nos níveis de glicose do sangue. Mas a Spirulina continua sendo um suplemento alimentar, não um fármaco. Se a sua glicemia está muito alta de repente, deixe a Spirulina de lado e procure ajuda médica. Não substitua medicamentos sem orientação de profissionais da saúde.
Spirulina tira sono?
Não existem compostos identificados dentro da Spirulina que possam aumentar o nível de alerta de seres humanos, tirando o sono. Ela não é um estimulante e não é conhecida como um tipo de suplemento capaz de prejudicar a qualidade de sono. Ainda assim, existem relatos raríssimos de pessoas que afirmam não ter conseguido dormir bem após o consumo de Spirulina — mas nesses mesmos relatos, não temos informações sobre a rotina da pessoa e se existiram outros motivos para justificar a perda de sono no mesmo período.
Spirulina e Chlorella são a mesma coisa?
Não. As duas são suplementos e crescem na água, mas são diferentes! Há mais de uma diferença entre as duas:
- Spirulina é cianobactéria (popularmente chamada de alga azul)
- Chlorella é é um gênero de algas verdes unicelulares
- Spirulina fornece mais energia, proteínas e saciedade
- Chlorella tem vitamina B12 biodisponível e serve de suporte ao sistema imune
É possível tomar Spirulina com Chlorella dependendo da sua estratégia de nutrição e necessidades individuais. E se você tem dúvida sobre qual é melhor, Spirulina ou Chlorella, explicamos: não existe uma melhor que a outra, pois são diferentes e seu uso pode estar mais alinhado com uma necessidade do que outra. E dá para combinar as duas!
Spirulina Azul é diferente da Spirulina Verde?
A Spirulina Azul em pó enche os olhos pela sua cor profunda, mas não é necessariamente uma espécie diferente da Spirulina Verde. Há diferenças entre elas, principalmente quanto a parte do processamento.
A Spirulina Verde é "inteira", sem processamentos mais complexos, e oferece um perfil nutricional mais completo de vitaminas e minerais, proteína e clorofila, além da ficocianina.
Já a Spirulina Azul passa por um processamento que extrai a ficocianina, que é seu pigmento azul antioxidante. É um ótimo complemento para dar cor a alimentos e tem um sabor mais agradável, mas é menos completo do ponto de vista nutricional. É um excelente antioxidante, porém não costuma ser tão acessível quanto a Spirulina Verde.
Para resumir:
💚 Spirulina Verde: Suplemento nutricional
💙 Spirulina Azul: Concentrado antioxidante e corante natural
💚 Spirulina Verde: Bastante proteína
💙 Spirulina Azul: Antioxidantes concentrados
💚 Spirulina Verde: Sabor profundo, intenso e, muitas vezes, de peixe
💙 Spirulina Azul: Sabor suave, quase adocicado
Aqui na Oficina de Ervas, trabalhamos com a Spirulina Verde!
Spirulina: efeitos colaterais e contraindicações
De modo geral, a Spirulina é bem tolerada pelo organismo, sendo amplamente consumida como suplemento alimentar. Efeitos colaterais, quando ocorrem, variam entre náusea, vômitos, diarréia, cefaléia (dor de cabeça), e picos de insônia. Se você se pergunta quem pode tomar Spirulina e quem deve evitar, veja a lista abaixo com de cada contra indicação:
- Não é recomendado para pacientes hipersensíveis ou alérgicos aos seus componentes.
- Não recomenda-se Spirulina a gestantes ou lactantes sem avaliação de profissionais da saúde. Portanto, se você pensa em engravidar ou está na fase de amamentação do seu bebê, não utilize a Spirulina antes de conversar com profissionais da saúde como obstetras ou pediatras.
- Seu uso concomitante com a maioria dos fármacos não tem efeitos colaterais relatados. Se você tem quaisquer questões na sua saúde e faz uso de medicamentos contínuos, avalie com profissionais da saúde antes de começar a usar Spirulina como suplemento.
- Não é recomendado que pessoas com quadros de gota ou hiperuricemia usem a Spirulina.
- Não é recomendado para pessoas com doenças autoimunes sem a orientação de profissionais da saúde.
Spirulina corta o efeito do anticoncepcional?
Não. Não existem relatos específicos ou evidências científicas sobre a interferência da Spirulina nos efeitos de anticoncepcionais orais; sendo um suplemento e não um fármaco, não é provável que gere efeitos colaterais significativos ou interações medicamentosas de risco.
Mas tem uma pegadinha: Se você teve efeitos colaterais relacionados à vômitos e diarréias com o uso da Spirulina, é possível sim que a absorção do anticoncepcional não seja eficaz.
Se conceber agora não está dentro dos planos e você teve sintomas como vômito ou diarréia enquanto usa a Spirulina, melhor se proteger de outras maneiras nas relações sexuais por um tempo, caso você já não associe mais de um método contraceptivo.
Dosagem usual recomendada
Por ser um suplemento, há uma dosagem diária geralmente indicada. Veja abaixo:
- 500 mg a 2.000 mg, em cápsulas ou comprimidos; de duas a três vezes ao dia, meia hora antes das principais refeições.
Quem tem necessidades nutricionais específicas, pode ingerir uma dosagem mais alta, desde que com acompanhamento de profissionais da saúde.
Se você deseja conferir a dosagem ideal para você devido a alguma questão específica, converse com nossos fitoterapeutas sobre seu caso! Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui. Assim, ficará mais fácil entender como tomar e como usar Spirulina da melhor forma.
Spirulina: preço e onde comprar
Você pode comprar Spirulina no nosso site, clicando aqui.
Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.
Referências
https://www.health.com/chlorella-vs-spirulina-8635211
https://toneop.care/blogs/blue-green-algae-and-spirulina
https://www.healthline.com/nutrition/chlorella-spirulina
https://www.healthline.com/nutrition/10-proven-benefits-of-spirulina
https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC9693216
https://www.bbc.com/portuguese/vert-tra-55820524
https://www.tavital.com/en/insights/the-long-history-of-spirulina-spirulina-from-ancient-to-modern