Berberina (Phellodendron amurense): o que é e para que serve

Você já ouviu falar dos efeitos da Berberina no emagrecimento? Será que funciona? E de onde vem essa substância? Pois é, a berberina é um princípio ativo que pode ser extraído da espécie de árvore Phellodendron amurense. Neste artigo, vamos aprender com mais detalhes o que é a Berberina e suas indicações de uso!

 

O que é a Berberina (Phellodendron amurense)?

A Berberina faz parte de um grupo de metabólitos de plantas chamados de alcalóides isoquinolínicos. É um grupo extenso e pesquisado por ações farmacológicas diferentes na saúde humana, e no caso da Berberina, os principais estudos se referem aos benefícios nos níveis de açúcar no sangue e controle de colesterol.

Por ser um composto químico, a Berberina pode ser extraída de mais de um tipo de planta (mais comumente no gênero botânico Berberis, da família Berberidaceae), por exemplo a Berberis vulgaris. Mas ela também aparece no Phellodendron amurense, a espécie de árvore que vamos conhecer a seguir.

O Phellodendron amurense não aparece em climas tropicais como no nosso país, sendo nativa do leste da Ásia. Aparece nos EUA, embora seja considerada invasiva por competir com espécies de árvores locais. Faz parte da medicina tradicional chinesa e também na medicina tradicional Ainu, no Japão.

Aqui no Brasil, conhecemos essa árvore por seu nome científico mesmo, mas ela tem muitos outros nomes populares dependendo do idioma, como Amur Cork Tree em inglês. Outro nome popular é Arbre de Liège de Chine, em francês — fazendo referência tanto à sua “cortiça” quanto à uma região de sua origem, a China.

A casca dessa espécie é valorizada por diversas razões, por exemplo o pigmento amarelo — que vêm da Berberina e tinge lã, couro e madeira — e também curiosamente na construção de submarinos soviéticos, através da cortiça retirada das cascas.

Agora que você sabe mais sobre a Berberina e de onde ela pode ser extraída, vamos conferir se ela de fato inibe apetite e emagrece ou se existem ainda outros usos desse composto!

Berberina (Phellodendron amurense): para que serve

A alegação mais audaciosa sobre a Berberina é que ela é o "Ozempic natural". Para quem nunca ouviu falar disso, o Ozempic é um medicamento injetável, desenvolvido para diabetes tipo 2, que virou febre pelos efeitos na jornada contra a obesidade.

Cabe aqui um lembrete sério de que o Ozempic acarreta riscos e efeitos colaterais, sendo indicado pela empresa Novo Nordisk para tratamento de diabetes, não emagrecimento. Tanto a Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica) quanto a SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia) divulgaram comunicados sobre a questão alarmante do uso indiscriminado do Ozempic.

As pessoas buscam alternativas no tratamento de obesidade, como novos medicamentos aprovados pela Anvisa e opções naturais. Com isso, a Berberina vêm sendo alvo dessas comparações com o Ozempic.

A Berberina, dentro das dosagens seguras e muitas vezes associada ao honokiol presente na Magnolia officinalis, pode oferecer ajuda em metas de emagrecimento, mas vamos lembrar de traçar expectativas reais quanto ao seu efeito e manter o compromisso com um estilo de vida mais ativo, buscando alimentos mais nutritivos e saudáveis a longo prazo.

Uma comparação com o Ozempic não é realista, pois mesmo que a Berberina auxilie na diminuição de IMC (Índice de Massa Corporal, que é um dos parâmetros conferidos em emagrecimento), a proporção é bem diferente.

A obesidade é multifatorial, portanto o emagrecimento também é uma jornada de muitas ações e atendimento médico multidisciplinar. Se deseja saber mais informações sobre emagrecimento, confira nosso informativo: 7 dicas de emagrecimento saudável com plantas!

As partes utilizadas para a extração da Berberina são a casca do Phellodendron amurense.

Ela possui ações:

E é vendida na forma de cápsulas!

 

E quais são as indicações de uso da Berberina?

A Berberina pode ajudar em várias questões, como:

 

A ação anti-inflamatória da Berberina não é suficiente para enquadrar esse composto químico como um anti-inflamatório indicado especificamente para dores inflamatórias. Caso essa seja a sua queixa, existem fitoterápicos mais indicados como a Canela de Velho (ver produto) e a Erva Baleeira (ver produto).

Existem também indícios de ação antioxidante da Berberina e como esse composto pode também interferir no ciclo das células do corpo, despertando interesse como uma aliada contra o câncer. No entanto, as pesquisas são preliminares e apenas em in vitro.

Já as ações positivas da Berberina no humor são encontradas mais facilmente em associação com o honokiol, embora existam indícios de efeitos sobre ansiedade e humor. Um ponto de atenção importante é que a Berberina, através da sua ação hipoglicemiante, pode afetar negativamente o humor se você estiver com níveis glicêmicos baixos demais. A variação de humor pode ocorrer pela oscilação de glicemia no sangue durante o dia, algo que é mais percebido por diabéticos. Portanto, tenha atenção.

Até onde os estudos alcançam, a Berberina não aumenta a pressão arterial, sendo seu efeito mais comum o relaxamento de vasos sanguíneos e a hipotensão. No entanto, parcela dos pacientes relata o contrário: ao invés de baixar a pressão, o relato indica aumento. Busque orientação médica e avalie o uso da Berberina.

 

Dosagem usual recomendada

Se você deseja conferir a dosagem ideal para você devido a alguma questão específica, converse com nossos fitoterapeutas sobre seu caso. Geralmente, a Berberina do Phellodendron amurense é manipulada junto com a Magnolia officinalis. Também é comum que os pacientes alternem ciclos de uso da Berberina, fazendo pausas no consumo. Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui. Assim, ficará mais fácil entender como tomar a Berberina da melhor forma.

 

Berberina (Phellodendron amurense): efeitos colaterais e contraindicações

Como qualquer outro fitoterápico, a Berberina extraída do Phellodendron amurense necessita de cuidados básicos de consumo, embora a maioria das pessoas relatem poucas reações adversas. Efeitos colaterais, quando ocorrem, variam entre náusea, vômitos, diarreia, constipação, hiperemia ocular, visão turva, pupilas dilatadas, cefaléia e, raramente, mãos trêmulas. Então, lembre-se de buscar orientação profissional para uma indicação correta!

 

Berberina (Phellodendron amurense): preço e onde comprar

Você pode comprar a Berberina no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

Bibliografia

https://www.rxlist.com/phellodendron/supplements.htm

https://temperate.theferns.info/plant/Phellodendron+amurense

https://examine.com/supplements/phellodendron-amurense/

https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-319-41334-1_2

http://www.itmonline.org/arts/berberine.htm

https://www.cabdirect.org/cabdirect/abstract/20093355472

https://www.webmd.com/vitamins/ai/ingredientmono-1095/phellodendron

https://www.nytimes.com/2023/06/07/well/eat/berberine-weight-loss-ozempic.html

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5840077/

https://www.medicalnewstoday.com/articles/325798#supplements

https://naturewalk.yale.edu/trees/rutaceae/phellodendron-amurense/amur-cork-75

https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/tede/9080/2/arquivototal.pdf

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2023/04/27/tire-as-duvidas-sobre-o-ozempic-semaglutida.htm

https://www.cnnbrasil.com.br/saude/esqueca-as-afirmacoes-do-tiktok-ozempic-natural-nao-existe-dizem-especialistas/

https://abmae.com.br/saiba-por-que-a-obesidade-e-considerada-uma-doenca-multifatorial/

https://retinabrasil.org.br/mudanca-de-humor-no-diabetes/

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024 Artigo Hibisco é bom para quê? Desvende os benefícios! 23 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos