Espinheira Santa: Para que serve e como tomar

A gastrite é bem popular, mas não é necessário sofrer com dores a cada refeição. A natureza oferece plantas que podem ajudar, como a Espinheira Santa! Devido às suas características analgésicas e cicatrizantes, o principal uso da Espinheira Santa é para tratamento de gastrites. Confira neste artigo para que ela serve, seus benefícios e como tomar!

 

O que é a Espinheira Santa?

Se você nunca viu a Espinheira Santa de perto, saiba que ela faz justiça ao seu nome popular: a sua folha é pontiaguda e pode até machucar as mãos, mas seu uso medicinal é tão notável que lhe rendeu a fama de "santa". Essa erva é encontrada na América do Sul, principalmente no centro-sul do Brasil — desde Minas Gerais até o Rio Grande do Sul, sendo uma árvore arbustiva de pequeno porte.

O nome científico da Espinheira Santa é Maytenus ilicifolia ou Maytenus aquifolium, da família botânica Celastraceae. No entanto, é mais conhecida como Espinheira Santa, espinhosa, espinheira-de-Deus ou espinheira-santa-do-mato. Os estudos científicos vem comprovando suas qualidades que já eram conhecidas pela medicina tradicional de povos originários do Brasil, os indígenas. Em 1922, a Espinheira Santa tornou-se mais relevante no meio científico a partir dos estudos com pacientes com úlcera gástrica, feitos pelo Dr. Aluizio França, professor da Faculdade de Medicina do Paraná.

Há muitos depoimentos de melhora com o uso desta planta, trazendo alívio para quem sofre da terrível gastrite. Essa inflamação no estômago tem cura, mesmo que o tratamento leve certo tempo. Caso você tenha curiosidade de entender mais sobre o assunto, leia nosso informativo "Gastrite: sintomas, causas e como tratar com ervas medicinais" clicando aqui!

A Espinheira-Santa hoje atrai grande interesse pelo seu valor farmacológico, tanto que o seu cultivo em pequenas propriedades agrícolas vem sendo estimulado para formar uma rede mais sustentável de produção, evitando o extrativismo vegetal predatório. Também é uma espécie com valor ornamental por sua semelhança curiosa com o azevinho, um arbusto símbolo do Natal.

E agora que você conhece mais desta poderosa planta, vamos entender para que ela serve na nossa saúde e como podemos aproveitar os seus benefícios!

 

Espinheira Santa: para que serve

De maneira geral, esta planta serve como aliada no tratamento de gastrites, refluxos, úlceras e azias estomacais. Mas atenção! Não adianta buscar o tratamento com a Espinheira Santa se outros aspectos da sua saúde forem negligenciados. Lembre-se de tratar a gastrite de uma maneira sistêmica, melhorando hábitos alimentares e a exposição ao estresse, para que o uso da Espinheira Santa seja eficaz!

As partes utilizadas são as folhas da planta — providas de espinhos — e seus principais componentes são:

 

A Espinheira Santa possui ações:

 

Ela é vendida na forma de cápsulas, extrato fluido, extrato fluido com outras ervas, tintura ou as folhas secas para preparo de chá.

Quais são as indicações de uso da Espinheira Santa?

Os principais usos da Espinheira Santa são para dores e desconfortos gastrointestinais, promovendo maior alívio e menor acidez estomacal. Ela ajuda em casos de:

 

Existem muitos componentes responsáveis pelas qualidades da Espinheira Santa em relação ao tratamento de gastrite e redução das inflamações no trato digestivo. Por exemplo, seus polissacarídeos com efeito gastroprotetor, que ligam-se à superfície da mucosa gástrica e formam essa camada protetora nas paredes do estômago. Assim, estômago não dói quando o suco gástrico é produzido para digerir os alimentos.

Não descarta-se o mecanismo sinérgico de ação com flavonóides e taninos. Futuros estudos são muito bem-vindos para desvendar com maior especificidade o funcionamento da planta em nosso organismo!

 

Quando tomar Espinheira Santa?

Se você tem dúvidas se é melhor usar a Espinheira Santa antes ou depois das refeições, não se preocupe!

É bem simples consumir esta planta, independente da forma que você comprá-la. Sua ação é rápida e ela pode ser consumida por volta de 15 a 30 minutos antes das refeições. Assim, seu estômago já estará protegido quando o alimento chegar nele!


Dosagem usual recomendada

A dosagem usual depende do quadro da gastrite e a forma que você prefere consumir a Espinheira Santa. Afinal, esta planta é muito versátil e permite diferentes usos, como em cápsulas, extrato fluido, tintura ou chá. Converse com nossos fitoterapeutas sobre seu caso e não deixe a sua saúde de lado! Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui.

Espinheira Santa emagrece? Ou engorda?

A Espinheira Santa não possui propriedades específicas que reduzam taxas de gordura no corpo e não há estudos que atestem sua capacidade de emagrecer.

Por ser uma planta capaz de auxiliar seus processos digestivos e com leve ação diurética, por consequência, facilitando o funcionamento do intestino, a Espinheira Santa pode melhorar a evacuação e a manutenção de peso. No entanto, ela não é capaz de emagrecer o corpo sem uma rotina saudável.

Assim, recomendamos sempre uma rotina saudável e lembramos que existem plantas mais específicas para quem deseja emagrecer. Você pode conferir mais informações e dicas de ervas indicadas para emagrecimento no nosso informativo também: É só clicar aqui para conferir 7 Dicas de Emagrecimento Saudável com Plantas.

 

Espinheira Santa: efeitos colaterais e contraindicações

De modo geral, a Espinheira Santa é bem tolerada pelo organismo. Efeitos colaterais, quando ocorrem, variam entre náusea, secura na boca e alterações sensíveis no paladar.

 

Para eficácia plena da Espinheira Santa, recomenda-se uma alimentação adequada para casos de gastrite e o consumo dentro da posologia indicada por profissionais da saúde.


Espinheira Santa: preço e onde comprar

Você pode comprar a Espinheira Santa no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

Bibliografia

https://www.researchgate.net/profile/Mp-Mariot/publication/288382048_Secondary_metabolites_and_medicinal_properties_of_espinheira-santa_Maytenus_ilicifolia_Mart_ex_Reiss_e_Maytenus_aquifolium_Mart/links/610949c80c2bfa282a1e864a/Secondary-metabolites-and-medicinal-properties-of-espinheira-santa-Maytenus-ilicifolia-Mart-ex-Reiss-e-Maytenus-aquifolium-Mart.pdf

https://www.scielo.br/j/rbfar/a/bFJZWPwj5kTDCXmtnYRHwYB/?format=pdf&lang=pt

https://www.scielo.br/j/rbpm/a/cGR8Wr7Z4Kcdfc84J5Syc6P/?format=pdf&lang=pt

https://wp.ufpel.edu.br/empauta/estudos-revelam-que-recursos-geneticos-da-espinheira-santa-sao-fortes-aliados-para-o-alivio-de-problemas-estomacais/

https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/SEPE-UFFS/article/view/4056#:~:text=O nome "espinheira-santa",Sudeste e Sul do Brasil.

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Graça
Essa foto é da Espinheira Santa? Em outros sites aparece outra planta, inclusive no Wikipedia.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Graça. Existem duas espécies usadas que são Maytenus aquifolium e Naytenus ilicifolia, sendo as duas chamadas de Espinheira Santa. As borda com espinhos é mais comum e mais característica, e por isso o nome comum é espinheira santa. As ações são as mesmas, mas agradeço por sua observação. Vamos alterar a foto que está cadastrada no artigo para não gerar dúvidas. Caso você queira conversar com um de nossos fitoterapeutas, é só entrar em contato pelo link abaixo ou pelo WhatsApp (16) 98234-0111. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Elisabet Maria de Castro
Gostaria saber se criança com 8 anos pode tomar a espinheira santa em capsulas e qual a dosagem e quantas mg. ?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Elisabet Não há estudos para uso em crianças, mas podemos avaliar suas necessidades. Entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo e informe o peso da criança, qual o problema de saúde que ela apresenta, qual tratamento foi indicado pelo médico, se usa algum medicamento, se tem algum problema de saúde, etc. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Adailton Celestino
Tratar gastrite, esofagite, pangastrite, refluxo, aftas, abdômen inchado, qual a mais adequada apresentação da Espinheira Santa: cápsula, extrato fluido ou tintura?. E a dosagem em relação às refeições?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Adailton. Nesse caso a forma farmacêutica indicada é o Extrato Fluido, pois é a forma mais concentrada. Se for para um adulto, pode pingar 20 gotas do extrato fluido de Espinheira Santa em um pouco de água morna para evaporar o álcool e tomar antes do café, almoço e jantar. Em caso de afta, pode fazer uma bochecho antes de engolir a solução, pois ajudará na cicatrização. O tratamento deverá ser contínuo por pelo menos 2 meses, mesmo que a dor desapareça no início do tratamento, pois a cicatrização é mais lenta e também dependerá de alguns cuidados como: - Comer em menor quantidade, mesmo que tenha que comer mais vezes ao dia; - Não deitar ou fazer esforço físico após comer, pare evitar o refluxo; - Elevar a cabeceira da cama para não ocorrer o refluxo durante o sono; - Evitar alimentos de difícil digestão ou que irritem a mucosa gástrica, como o café, alimentos ácidos e condimentos fortes. https://www.oficinadeervas.com.br/espinheira-santa Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• ednildo queiroz
bom dia, comecei a tomar o cha das folhas , fervo agua e coloco sobre as folhas em um recipiente . e tomo no lugar da agua ... tens algumas dicas de como tomar da melhor forma....
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Ednildo. A forma correta é tomar 1 xícara de chá antes do café, almoço e jantar. Se seu caso é de refluxo, faça o chá concentrado para diminuir a quantidade de líquido ingerido, ou use na forma de extrato fluido, que é concentrado e pode ser pingado em um pouco de água morna na hora de tomar. https://www.oficinadeervas.com.br/espinheira-santa O tratamento para gastrite deve ser contínuo por pelo menos 60 dias, mesmo que a dor desapareça logo no início do tratamento. Deixo abaixo um informativo sobre gastrite: https://www.oficinadeervas.com.br/conteudo/gastrite-sintomas-causas-e-como-tratar-com-ervas-medicinais Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Juarez Bento
Tomo chá de espinheira santa como laxante. Gostaria de saber por quanto tempo posso tomar. Após a pausa devo ficar quantos dias parados para depois retomar o tratamento? Desde já o meu muito obrigado...
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Juarez. A Espinheira Santa possui uma leve ação laxativa para algumas pessoas. Você pode usar por 2 meses e fazer uma pausa de 10 a 15 dias. Durante a pausa, poderá alternar com o uso do PEG 4000 ou Psyllium, que são laxativos. https://www.oficinadeervas.com.br/espinheira-santa https://www.oficinadeervas.com.br/peg-4000 https://www.oficinadeervas.com.br/psilium Para mais informações e orientações, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• António
Boa noite, eu preciso muito do cha da espinheira santa. O que eu fasso?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Antonio. Você pode adquirir o chá de Espinheira santa direto pelo nosso site. Trabalhamos com a planta produzida organicamente pela Kampo de Ervas. https://www.oficinadeervas.com.br/espinheira-santa Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Mônica Calixto
Bom dia . Meu filho tem 7 anos vai fazer 8 em outubro . Ele não tem alergia a nenhum medicamento. Ele tem refluxo esofágico . Será q ele pode tomar ?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Mônica Quem tem refluxo deve evitar tomar líquidos nas refeições, além de outros cuidados: Não deitar ou fazer esforço físico após comer; Evitar comer muito nas refeições, mesmo que tenha que comer mais vezes ao dia; Evitar alimentos de difícil digestão; Elevar a cabeceira da cama para evitar o refluxo noturno. https://www.oficinadeervas.com.br/conteudo/acabe-com-este-vai-e-volta-vamos-aprender-sobre-o-refluxo Para podermos avaliar o caso dele, precisamos mais informações, incluindo o peso corporal, alimentação, rotina, etc. Deixo o link para contato com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Zildete
O quê contém na fórmula em cápsula da Espinheira Santa?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Zildete Nas cápsulas colocamos apenas o pó das folhas da Espinheira Santa e, quando necessário, utilizamos a celulose microcristalina para completar o volume das cápsulas. Clique no link abaixo para ver mais informações e as opções da Espinheira Santa: https://www.oficinadeervas.com.br/espinheira-santa Qualquer dúvida ou orientação, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Andreza
A minha mãe tem doença renal crônica estágio 3, mas está controlada, com os exames normalizados. Teria algum problema ela tomar Espinheira Santa? Ela está com pangastrite
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Andreza Entre em contato com nossos fitoterapeutas através do link abaixo para poder te orientar melhor. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Geozenira Nogueira
Tenho esofagite erosiva discreta, e, gastrite emantematica e erosiva leve de antro, tomo o chá de espinheira santa, praticamente, todos os dias. Me ajuda, muito, amenizando em todos os sintomas por estes, causados. Pode-se tomar o chá todos os dias? Obrigada
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Geozenira. A forma correta é tomar o chá antes de cada refeição (café, almoço e jantar). Você pode preparar o chá pela manhã na quantidade exata para as 3 doses. Pode tomar todos os dias, mas se fizer o tratamento da forma correta, terá a cicatrização completa em 60 a 90 dias. Depois você pode parar. Deixo abaixo um informativo sobre gastrite e algumas dicas para que não volte a repetir: https://www.oficinadeervas.com.br/conteudo/gastrite-sintomas-causas-e-como-tratar-com-ervas-medicinais Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Luiz Carlos
Sinto dor no estômago eu tenho refluxo posso toma chá de espiera santa mim idicaro fazem um chá e bota na geladeira e fica tomando como fosse água e normal
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Luiz Pode fazer o uso a espinheira santa, recomendamos fazer por infusão, 1 colher de sopa do fitoterápico para 250ml de água que equivale a 1 dose. Tomar 3 doses por dia antes das refeições, café, almoço e jantar. Para sua comodidade e efeito mais rápido recomendo que faça o uso da Espinheira Santa na forma de extrato fluido. Clique no link abaixo para mais informações e como adquirir a Espinheira Santa: https://www.oficinadeervas.com.br/espinheira-santa Para dúvidas e orientações clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Mafalda
Tenho a planta da espinheira santa ..quantas folhas posso usar pra fazer um litro de chá ?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Mafalda Recomendamos fazer por infusão, 1 colher de sopa do fitoterápico para 250ml de água que equivale a 1 dose. Tomar 3 doses por dia antes das refeições, café, almoço e jantar. Clique no link abaixo para mais informações sobre a Espinheira Santa: https://www.oficinadeervas.com.br/espinheira-santa Para dúvidas e orientações clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Fagno Teodoro da Silva
Ola tenho gastrite erosiva leve e gastrite crônica leve . Tomo capsulas de espinheira santa 500mg . Tomo duas vezes ao dia sera está certo o modo comonuso ???
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Fagno Recomendo fazer o uso 3 vezes ao dia, antes das principais refeições, uma cápsula antes do café, almoço e jantar. Para dúvidas e orientações clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Edna
Olá quem tem poblemas no fígado como gordura,pode tomar espinheira santa?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Edna Pode sim fazer o uso da Espinheira Santa. Clique no link abaixo para mais informações e adquirir a Espinheira Santa: https://www.oficinadeervas.com.br/espinheira-santa Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Mafalda kepka
Tenho azia dor no estômago refluxo tomo espinha santa duas vezes ao dia de manhã e a noite antes do jantar .....e de 380mg ..... depois de 15 dias tá me dando diarréia e normal ....
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Mafalda Não é um sintoma comum da Espinheira Santa, faça uma pausa de uma semana e volte a usar, caso esse sintoma apareça novamente, suspenda o uso. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Zélia Maria collares Moreira Fernandes
Gostaria de saber, se, vcs indicam algum remédio fitoterápico para pangastrite enantematosa moderada com componente erosivo de antro e, também algo para tratar Dolicocólon. Pôr favor, me respondam!
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Zélia. Para o problema de pangastrite, pode ser usada a Espinheira Santa e a Calêndula na forma de Extrato Fluido, pois são plantas que ajudam na cicatrização e analgesia. O composto pode ser tomado antes de cada refeição (3 vezes ao dia) durante pelo menos 3 meses consecutivos. A dosagem para adultos é de 15 a 20 gotas em um pouco de água morna, para evaporar o álcool. https://www.oficinadeervas.com.br/espinheira-santa https://www.oficinadeervas.com.br/calendula. Quanto ao dolicocólon, precisamos saber que sintomas apresenta, pois se for caso de dor ou cólica, pode seu usada a Boswellia serrata, que possui ação anti-inflamatória. Talvez o uso da calêndula já alivie a dor, pois ela é analgésica gastrointestinal. Se o problema do dolicocólon for a prisão de ventre, você pode usar o PEG 4000 ou o Psyllium. Os dois produtos são indicados para melhorar a evacuação. https://www.oficinadeervas.com.br/peg-4000 https://www.oficinadeervas.com.br/psilium Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Luzia Cristina
Tenho uma filha com Linfoma de Rodgkin e já fez a primeira quimioterapia, ela pode tomar chá de espinheira santa?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Luzia. A sua filha poderia estar fazendo o uso da Espinheira Santa. Para informações de dosagens e a forma farmacêutica a ser usada, converse com um dos nosso fitoterapeutas através do link abaixo. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Maria do Socorro Senna Rosa
Tenho gastrite Aerosiva Los Angeles tipo A de grau leve a moderado e refluxo. Tenho esteatose hepática e refluxo. Faço tratamento com Izelme 20 mg todos os dias em jejum. Uso Silimallon 140 mg depois das refeições. Minha barriga está sempre estufada ( inchada). Posso tomar chá de Espinheira Santa como? Tenho 65 anos
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Maria Pode fazer por forma de infusão, 250ml de água para uma colher de sopa do chá para dar uma dose, tomar 1 dose 3 vezes ao dia, antes das refeições, o chá tem que ser feito e tomado no dia. Mas para resultados mais rápidos e melhores, recomendamos o uso da Espinheira Santa em forma de extrato fluido. Clique no link abaixo para mais informações e adquirir: https://www.oficinadeervas.com.br/espinheira-santa Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Maria do Carmo Coelho
Tomei uma dose da Espinheira Divina 0,25ml com Calumba 0,50ml, fiquei com manchas vermelhas no rosto, tosse. O teor alcoólico é 40%. Tenho pangastrite e muita ardência bucal, posso tomar o chá da Espinheira Santa, não posso com álcool?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Maria do Carmo Não temos conhecimento do produto que fez uso, então infelizmente não sei se você tem alguma alergia a essas substâncias ou não. De qualquer forma dentro do que trabalhamos recomendo fazer o uso da Espinheira Santa em cápsula que fica livre do álcool e pode complementar com um enxaguatório de malva composto. Clique no link abaixo para adquirir e mais informações dos produtos mencionados: https://www.oficinadeervas.com.br/malva https://www.oficinadeervas.com.br/espinheira-santa Caso tenha alguma dúvida, clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Arlete Missesse
Olá tive helicobater e tratei com antibióticos e depois comecei a tomar espinheira santa em cápsulas, a dor tinha passado mais há uma semana voltou
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Arlete. O tratamento da gastrite provocada pelo H. pylori deve ser feito por 40 a 60 dias consecutivos. A forma de uso também interfere, pois a Espinheira Santa deve ser tomada antes do café, almoço e jantar. Nesse período, apesar da dor desaparecer, ainda não ocorreu a cicatrização total do tecido, e por isso a alimentação também deve ser controlada, evitando-se condimentos, cafeína, derivados de leite, etc. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Adriana
Eu tomei a espinheira santa para o estômago só que começou me da secura na boca isso e normal, gostaria de saber que continuo tomando ou devo parar
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Adriana. A Espinheira Santa pode apresentar uma leve ação diurética e isso pode provocar esse sintoma, apesar de não ser comum. Não sei qual dosagem você usa, mas geralmente, se usada em dosagem usual, não provoca nenhum sintoma adverso. Entre em contato com nossos fitoterapeutas para sanar suas dúvidas e informe desde quando está usando esta planta, qual a posologia usada, qual problema de saúde apresenta, se toma algum outro medicamento, qual a sua idade, etc. Deixo o link para contato: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Marcos
Qual seria um tratamento natural para gases no estômago arrotos e dor após comer tomo omeprazol a oito meses mais não tá resolvendo e o médico pediu pra dobrar a dose mais não vou tomar mais procuro algo natural
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Marcos Entre em contato com nossos fitoterapeutas clicando no link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Informe se tem algum problema de saúde, se faz uso de algum medicamento além do Omeprazol e se foi diagnóstio com H. pylori. Estamos à disposição.


• Leles Mendes Caires
Pode tomar cha de espinheira santa junto com cha da folha de louro?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Leles Pode sim fazer o uso dos dois juntos. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Ficamos a disposição.


Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024 Artigo Hibisco é bom para quê? Desvende os benefícios! 23 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos