2022-01-03

5HTP - Griffonia simplicifolia: benefícios e como tomar

Conheça nossas fórmulas magistrais para Griffonia simplicifolia (5 HTP).
Veja nossa lista de opções:
30 cápsulas de 50mg,     60 cápsulas de 50mg,     90 cápsulas de 50mg,     30 cápsulas de 100mg,     60 cápsulas de 100mg,     90 cápsulas de 100mg,     90 cápsulas de 100mg (Kit com 2 frascos),     

Alterações de humor afetam a nossa qualidade de vida e as nossas relações, podendo ocasionar tanto sentimentos de angústia quanto apetite descontrolado e até distúrbios do sono. E se você está em busca de uma alternativa viável de estabilizar o seu humor, o 5HTP pode ser um aliado nessa jornada! Saiba como funciona, seus benefícios e como consumir.

5HTP Griffonia simplicifolia para que serve

5HTP (Griffonia simplicifolia): para que serve

Os mecanismos biológicos da depressão e da ansiedade são complexos e ainda muito pesquisados, lembrando que também existem aspectos sociais, hormonais e psicológicos envolvidos. Um dos pontos importantes é a questão dos neurotransmissores, tanto que muitos medicamentos hoje investem nessa ação e, de modo geral, buscam modular a serotonina, a dopamina e a noradrenalina dentro do organismo. Todos são importantes para o nosso bem estar.

No entanto, nem sempre esses neurotransmissores são sintetizados ou bem absorvidos. Pacientes que sofrem de algum transtorno, como depressão, tem níveis de serotonina desregulados e isso pode ser ocasionado tanto pelo corpo não produzi-lo de forma suficiente quanto por seus receptores não absorverem esse neurotransmissor de maneira adequada.

Não existe exatamente um exame médico que possa diagnosticar com precisão o que está acontecendo com esses neurotransmissores e como seu corpo está reagindo à eles. Então, muitos pacientes que usam medicamentos alternam entre remédios diferentes que possam trazer mais benefícios, testando aqueles com os quais se sentem melhor.

O 5HTP é uma dessas opções!


E de onde surgiu o 5HTP?

A Griffonia simplicifolia é um arbusto encontrado na África, mais especificamente na África Ocidental e Central. Pode atingir até três metros de altura e é um planta vigorosa, sendo utilizada de maneira tradicional para fins terapêuticos, como a cicatrização de feridas e chás para tratar náuseas. O 5HTP, um aminoácido extraído de suas sementes, serve justamente para aumentar a biossíntese de Serotonina!

Esse aminoácido caracteriza-se como precursor da serotonina, um neurotransmissor importantíssimo e está relacionado, entre tantas funções no corpo, com nosso bem estar, humor e apetite! Sendo chamado de precursor, isso significa que 5HTP pode se transformar em Serotonina através de uma reação bioquímica.

5HTP ansiedade

Como o 5HTP funciona?

A biossíntese da Serotonina, para ilustrar de forma básica, ocorre na seguinte ordem:

Triptofano é convertido em L-5-Hidroxitriptofano, o 5HTP. Depois, o 5HTP é convertido na Serotonina.

Milhões de reações bioquímicas acontecem no seu cérebro a todo momento e tanto vitaminas, minerais quanto impulsos elétricos fazem parte disso. E dependendo da condição do paciente, alguns problemas podem acontecer no meio do caminho.

Durante um estresse crônico, ocorre o aumento de cortisol plasmático que, por sua vez, dificulta a conversão do Triptofano em 5HTP e, consequentemente, atrapalha a biossíntese de Serotonina. No entanto, o cortisol não afeta a conversão de 5HTP em Serotonina, dessa forma existe a possibilidade de consumirmos um suplemento de 5HTP para melhorar os níveis de Serotonina.

E olha só: Serotonina é também convertida em Melatonina, que é reconhecida por regular o sono e participar na reparação de células.

Conforme mencionamos antes, o 5HTP é encontrado nas sementes de uma planta e é facilmente encontrado na forma de cápsulas, vendidas aqui pela Oficina de Ervas!

5HTP Griffonia simplicifolia capsula

E quais são as indicações de uso do 5HTP?

Uma indicação básica do uso de 5HTP é para alterações de humor, mas ainda conseguimos definir melhor seus usos e benefícios! Confira:

Dosagem usual recomendada e como tomar

Recomenda-se tomar uma cápsula de 50 a 100mg de 1 a 3 vezes ao dia.

Então o 5HTP emagrece mesmo?

Não é bem assim. O 5HTP, por ser convertido em Serotonina e auxiliar na sensação de bem estar, vai gerar mais tranquilidade e diminuir a compulsão alimentar. Também existem pesquisas que indicam interações entre Serotonina e Leptina, que é responsável pela saciedade.

Concluindo: o 5HTP facilita o emagrecimento saudável. Outros hábitos saudáveis como uma boa alimentação e atividades físicas são sempre recomendados!

5HTP Griffonia simplicifolia emagrece

5HTP (Griffonia simplicifolia): efeitos colaterais e contraindicações

Não existem relatos frequentes de reações adversas no consumo de 5HTP, uma vez que é um aminoácido produzido naturalmente pelo nosso corpo. Quando ocorrem, variam entre náuseas, flatulências e azia. Alerta-se a manter o consumo dentro das recomendações e continuar o acompanhamento profissional para avaliar a reação. Não recomenda-se o uso por crianças, gestantes e lactantes.

Outra contra indicação importante é a possível interação medicamentosa do 5HTP com os seguintes medicamentos:

  • Fluvoxamina
  • Inibidores da monoaminoxidase (IMAO)
  • Inibidores da recaptação de serotonina

Portanto, não recomenda-se o consumo de 5HTP junto com os medicamentos citados acima, pois efeitos colaterais podem variar de vômitos à convulsões. Sempre tenha orientações médicas confiáveis antes de trocar ou suspender tratamentos.

Não é indicado para pacientes hipertensos e/ou diabéticos.

 

5HTP (Griffonia simplicifolia): preço e onde comprar

Você pode comprar 5HTP (Griffonia simplicifolia) no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

5HTP como funciona

Bibliografia

https://www.healthline.com/health/food-nutrition/5-htp-side-effects-dangers#side-effects

https://jeffreydachmd.com/wp-content/uploads/2013/08/Neurotransmitter-Precursors-for-Depression-5HTP-Stephen-Meyers-Alt-Med-Rev-2000.pdf

https://www.fafica.br/revista/index.php/interciencia/article/view/91/19

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3415362/

https://www.scielo.br/j/ramb/a/b6tthY6bXkMCsmrzHwj97NN/?lang=pt

https://medictalks.com/artigo/disturbios-do-humor/

https://saude.abril.com.br/bem-estar/melatonina-tudo-sobre-o-hormonio-do-sono/

Comentários


  • José Reis
    Sou hipertenso e glicose aumentando, não posso tomar 5HTP-Griffonia???
    Quero Adquirir Valeriana offic 1 dh avena sativa 1 dh
    Indicação: ansiedade aceito sugestões boas
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, José.

    Para poder te orientar, precisamos de mais informações.

    Entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo e informe sua taxa de glicemia, que medicamentos toma, qual a sua idade, como está a pressão arterial, qual a sua rotina.

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Estamos à disposição.
  • Juliana
    Tomei este medicamento (200mg) e tive uma tristeza profunda como nunca havia experimentado. Tive que parar imediatamente. Não sou hipertensa, diabética nem tomo qualquer dos medicamentos mencionados como contra indicados. Há relatos sobre isso?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Juliana,
    Não temos relatos de outros usuários sobre esse efeito que ocorreu com você. Não descartamos a possibilidade de ter sentido esse sintoma por causa do transtorno psicossomático.
    Deixamos o contado abaixo dos nossos fitoterapeutas caso necessite de maiores informações

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta

    Ficamos a disposição

Deixe seu comentário sobre:
5HTP - Griffonia simplicifolia: benefícios e como tomar