Macela: O que é e como fazer o chá

A Macela é bem popular no Sul e no interior de São Paulo, mas ainda há pessoas que desconhecem os benefícios dessa planta medicinal! Frequentemente confundida com a Camomila, a Macela pode ser consumida em chás e auxilia a digestão, trazendo também mais serenidade ao humor. Neste artigo, vamos aprender com mais detalhes o que é a Macela e suas indicações de uso!

 

Comprar Macela

O que é a Macela?

A origem da Macela é da América do Sul, sendo nativa em países como o Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Equador, Bolívia e Colômbia. Aqui no nosso país, essa planta se aclimatou muito bem ao bioma Pampa e à Mata Atlântica. Trata-se de um arbusto perene de até 1,5m de altura, com folhas verde-prateadas e com pilosidades que a fazem parecer veludo ao toque. Costuma florescer entre Abril e Julho, com flores amarelas bem clarinhas e que permanecem com a mesma aparência mesmo após secarem, pois não possuem muita água na composição.

O nome científico dessa planta é Achyrocline satureioides, da família Asteraceae. Além das diversas sinonímias científicas, a Macela também tem outros nomes populares como macelinha, macela de travesseiro, camomila nacional e até um nome no dialeto alemão sulbrasileiro Riograndense Hunsrückisch, sendo chamada de Karfreitachstee.

A relação da Macela com os estados da região Sul, em especial o Rio Grande do Sul, é bem interessante. Ela é considerada um dos símbolos oficiais deste estado e existe uma tradição de colher-se Macela na Sexta-feira Santa antes do nascer do sol, pois acredita-se que o chá seria mais potente.

Mas, essa planta também é encontrada em outros lugares e se espalha tão bem que é considerada planta daninha ou espécie invasora. Encontra-se a Macela até na Bahia!

As flores da Macela são usadas tradicionalmente para a confecção de travesseiros, com o objetivo de induzir um sono profundo, sereno e reparador. E também dentro da medicina tradicional, a Macela é indicada para problemas gástricos, dores e tratamento de afecções respiratórias.

Será que ela ajuda em tanta coisa assim? Vamos compreender ainda mais sobre essa querida planta à seguir.

Comprar Macela

Macela: para que serve

A Macela serve principalmente para o alívio de dores gástricas, como desconfortos no estômago, e cólicas. Tradicionalmente, ajuda em dores e induz relaxamento.

As partes utilizadas na fitoterapia são as partes aéreas da planta, com ênfase nas flores. Em geral, seus componentes são:

 

A Macela possui ações:

 

Ela é vendida na forma de chá, tintura e extrato fluido.

 

Comprar Macela

E quais são as indicações de uso da Macela?

A Macela tem diversas indicações de uso, seja para uso interno ou tópico.

Uso interno:

De forma semelhante à Camomila, a Macela é usada em cosméticos, principalmente shampoos, para as seguintes finalidades:

 

Dosagem usual recomendada

Se você deseja conferir a dosagem ideal para você devido a alguma questão específica, converse com nossos fitoterapeutas sobre seu caso! Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui. Assim, ficará mais fácil entender como tomar e como usar a Macela da melhor forma.

Veja abaixo a dosagem usual do chá e da tintura:

 

Comprar Macela

Como fazer o chá?

O método de preparo do chá de Macela é a infusão, que é o método de preparo que utiliza as partes mais delicadas da planta, como flores e folhas. Para preparar, basta adicionar água fervente sobre a erva, tampar o recipiente e deixar em repouso por aproximadamente 5 minutos. Depois, basta coar e consumir.

Para o chá de Macela, a proporção indicada é de 5g de Macela para cada litro de água.

Comprar Macela

Macela emagrece ou engorda?

Existem algumas associações de Macela e emagrecimento, mas a planta não possui propriedades específicas que reduzam taxas de gordura no corpo. Não há estudos que atestem sua capacidade específica de emagrecer.

O que esta planta pode fazer é auxiliar seus processos digestivos e ajudar no intestino, fatores que favorecem uma rotina alimentar melhor. A diurese também propicia a manutenção de peso por eliminar retenção de líquidos e a Macela também pode levar à leve redução de sintomas ansiosos, diminuindo a compulsão por comida.

Outro aspecto ainda estudado da Macela é seu potencial de redução de índices glicêmicos — o que pode auxiliar no tratamento de obesidade, embora sejam pesquisas incipientes sobre essa indicação.

Assim, recomendamos sempre manter hábitos saudáveis e lembramos que existem plantas mais específicas para quem deseja emagrecer. Você pode conferir mais informações e dicas de ervas indicadas para emagrecimento no nosso informativo também: É só clicar aqui para conferir 7 Dicas de Emagrecimento Saudável com Plantas.


Comprar Macela

Macela e Camomila: É a mesma coisa?

Não. Ambas são plantas de usos semelhantes, com flores e até fazem parte da mesma família botânica (Asteraceae), mas têm origens distintas. A Macela é sul-americana e a Camomila é europeia. Enquanto o nome científico da Macela é Achyrocline satureioides, o nome científico da Camomila é Matricaria recutita.

Comprar Macela

Macela: efeitos colaterais e contraindicações

De modo geral, a Macela é bem tolerada pelo organismo. Efeitos colaterais, quando ocorrem, variam entre náusea, vômitos, vertigens, cefaleia (dor de cabeça) e dermatite de contato após exposição solar.

 

Comprar Macela

Macela: preço e onde comprar

Você pode comprar a Macela no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

 

Bibliografia

https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/handle/icict/19169/9.pdf?sequence=2&isAllowed=y

https://www.ufmg.br/mhnjb/ceplamt/bancodeamostras/macela/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Achyrocline_satureioides

https://www.escoladebotanica.com.br/post/macela-do-campo

http://www2.uesb.br/ppg/ppgquimica/wp-content/uploads/2019/11/Dissertação-final_Diêgo.pdf

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

Artigo Catuaba é afrodisíaca? Entenda os benefícios medicinais da planta! 22 Jul 2024 Artigo Dilênia ou Maçã de Elefante? Entenda os benefícios do uso medicinal dessa planta! 16 Jul 2024 Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024

Ver Outros Conteúdos