Feno Grego: para que serve e como tomar

O Feno Grego é um condimento há muito tempo conhecido pelo ser humano, sendo utilizado na culinária de culturas diferentes como a mediterrânea, ayurvédica e chinesa. Além de conferir um sabor a mais na nossa alimentação, também oferece benefícios a nossa saúde, ajudando na diabetes e no combate à anemia. Confira neste artigo para que serve, efeitos colaterais e como consumir.

 

Comprar Feno Grego

Feno Grego: para que serve

O Feno Grego é nativo do Oriente Próximo e do Mediterrâneo, abrangendo a Índia — que hoje é o maior produtor de Feno Grego — e também a Grécia, como é de se esperar. No entanto, não se limita a estes países, aparecendo também no Egito e na China. O nome científico do Feno Grego é Trigonella foenum-graecum, da família Fabaceae. É uma erva anual que pode chegar até 80cm de altura, com caules eretos e folhas alternas. Possui aroma característico.

As sementes do Feno Grego são consideradas um ótimo condimento para a culinária, atribuindo um sabor um tanto amargo e levemente amendoado no paladar, além de também possuírem propriedades medicinais. A planta em si, com suas folhas e brotos, pode ser usada em pratos como saladas e curries.

O extrato das sementes, por sua vez, é aproveitado na fabricação de imitações de baunilha, caramelo, saborizante de rum e também de xarope de bordo — o famoso maple syrup.

Ele foi citado em um livro de medicina durante o reinado Jiayou na China, o Jiayou Bu Zhu Ben Cao (1060 A.D), com a recomendação de aliviar dores, resfriados e tratar os rins. Existem registros do uso de Feno Grego no Egito Antigo como incenso e componente na mumificação, tanto que foi encontrado na tumba de Tutancâmon. Hoje, esse ingrediente faz parte de receitas egípcias com farinha na fabricação de pães. E é claro, não devemos esquecer que também era um ingrediente nas sociedades gregas e romanas durante a Antiguidade Clássica, indicada para doentes e também usada para alimentar o gado.

As partes utilizadas do Feno Grego são as sementes e seus principais componentes são:

 

As sementes do Feno Grego possuem ações:

 

E é vendido na forma de cápsulas e tintura pela Oficina de Ervas!

Comprar Feno Grego

E quais são as indicações de uso do Feno Grego?

O Feno Grego pode ser utilizado para diversas doenças e condições, como:

 

O uso tópico do Feno Grego pode ajudar em casos de:

 

Não existe suporte científico consistente sobre o uso do Feno Grego para o cabelo, seja no crescimento dos fios ou saúde do couro cabeludo. Se você tem problemas com quedas, é necessário avaliar a causa: estresse, má nutrição, sequela de Covid-19 ou alterações hormonais, para aí sim buscarmos alternativas mais específicas para solucionar a questão.

 

Comprar Feno Grego

Feno Grego emagrece?

São necessários mais estudos científicos sobre o efeito deste ingrediente em dietas de emagrecimento, mas já existem indícios que ele pode aumentar a sensação de saciedade na hora do almoço, quando é consumido antes — por volta do café da manhã. Portanto, se seu desejo é emagrecer, você pode ainda incluir o Feno Grego como suplemento ou na sua alimentação, mas existem outras ervas indicadas especificamente para este objetivo. É só clicar aqui para conferir 7 Dicas de Emagrecimento Saudável com Plantas.

Comprar Feno Grego

Feno Grego e a Testosterona

O Feno Grego pode aumentar a produção de testosterona e também interagir com a testosterona já existente no organismo. O Feno Grego possui fenosídeos que deslocam a ligação da testosterona com proteínas para que esse hormônio circule livre pelo corpo, aumentando por consequência a libido em homens e mulheres. No entanto, existem estudos que apontam indícios sobre a diminuição de fertilidade tanto em homens quanto mulheres. Além disso, o aumento de testosterona também pode facilitar no ganho de massa muscular quando associado a exercícios.

 

Comprar Feno Grego

Feno Grego: efeitos colaterais e contraindicações

De maneira geral, o consumo de Feno Grego é bem tolerado pelo organismo e pode fazer parte da nossa alimentação como tempero e alimento. Possíveis reações são flatulências e diarréia, mas os relatos são raros.

Algumas pessoas que possuem alergia à grão de bico, nozes, amendoim e castanhas podem desenvolver reações alérgicas ao Feno Grego, então é melhor evitar caso o paciente tenha essas alergias.

Efeitos hipoglicêmicos são esperados, portanto recomenda-se monitorar as taxas glicêmicas, principalmente se o paciente for diabético e já fizer uso de remédios.

Grávidas não devem consumir Feno Grego em doses elevadas, pois existe a possibilidade de estimular o útero devido à presença de cumarinas e alcalóides. Lactantes também devem evitar o consumo por causa dos princípios amargos contidos no Feno Grego, que podem ser transmitidos para o leite na amamentação.

 

Comprar Feno Grego

Dosagem usual recomendada

A dosagem de Feno Grego varia de acordo com a forma que ele vai ser utilizado. Veja abaixo algumas opções:

Cápsula do Pó: 1 cápsula de 500 mg antes das refeições;

Tintura: de 50 a 100 gotas, divididas de uma a três vezes ao dia;

 

Comprar Feno Grego

Feno Grego: preço e onde comprar

Você pode comprar o Feno Grego no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

 

Comprar Feno Grego

Bibliografia

https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0260877404005126

https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/0271531796001637

http://inconnate.com/Download/Fenugreek/document3.pdf

https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10408398.2019.1635567

https://www.drugs.com/npp/fenugreek.html

https://www.emedicinehealth.com/fenugreek/vitamins-supplements.htm

https://infinitypharma.com.br/wp-content/uploads/2020/05/Feno%20Grego.pdf

https://florien.com.br/wp-content/uploads/2017/06/FENO-GREGO-1.pdf

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27498339/

https://www.hindawi.com/journals/jchem/2008/674598/

https://vitat.com.br/feno-grego-cabelo/

https://www.forhims.com/blog/fenugreek-hair-growth-benefits

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• lalo
é sempre proveitoso checar as informações do site, disponibilizadas na medida certa do entendimento e consequentemente, prudencia ao usá-las. o marcador dinamico é um diferencial e tanto. generosidade traz prosperidade. namaste!
⇒ Oficina de Ervas: Lalo, bom dia Agradecemos seu comentário. Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Waldir Barbosa
posso usar feno grego para aumento de testoterona?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Waldir O Feno Grego é sim indicado para aumento da testosterona. Clique no link abaixo para ver mais informações e as opções: https://www.oficinadeervas.com.br/feno-grego Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• jose de souza lins filho
Não ensinaran o consumo inatura
⇒ Oficina de Ervas: Olá, José. O Feno Grego pode ser usado como condimento, mas é pouco usado no ocidente. Segue abaixo algumas informações de uso na culinária. Utilização na culinária: O aroma da semente do feno grego lembra curry e seu sabor é meio amargo, parecido com aipo ou levístico. Quando as sementes são torradas, ficam com um sabor que lembra xarope de bordo (maple syrup), nozes e açúcar queimado. Na Índia, o feno grego é muito utilizado por vegetarianos por ser uma fonte rica de proteína, vitaminas e minerais. Suas sementes também são usadas em picles, chutneys, pães, dahls de lentilha, curries de peixe e no sambhar. Na região de Bengala, ele é essencial na mistura de panch phoron. No Egito e na Etiópia, ele é usado para aromatizar pães e para compor uma mistura de especiarias chamada berbere. Na Armênia e na Turquia, é misturado com alho e pimenta para ser esfregado no pastirma, um salame local. No Iêmen, as sementes são deixadas de molho na água para se fazer o hilbah, um molho que é passado no pão ou servido com caldo de carne e legumes. Embora ele seja muito utilizado na Índia e no Oriente Médio, o feno grego ainda não é muito popular no ocidente. O feno grego fica bom em carnes vermelhas, frango, curries de peixe, batata, cordeiro, arroz, tomate, legumes, verduras verdes e tubérculos. Ele pode ser usado junto com outros temperos, como cravo, canela, cardamomo, cominho, coentro, funcho, alho, limão tahiti, cúrcuma, nigella e pimenta do reino. https://loja.kampodeervas.com.br/feno-grego-em-po Estamos à disposição.


• Pedro Henrique Soares da Silva
Eu consegui moer as sementes, deixando-as em pó grosso, porém não sei qual a quantidade que eu devo ingerir, se seria uma colher de chá ou de cafezinho. Gostaria que me informasse a quantidade e a hora ideal. Tenho 76 anos, não tomo remédios e me alimento saudávelmente. Agradeço sua atenção, Abraços . . . !
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Pedro. O Feno Grego é um alimento e não há muito problema com a exatidão da dosagem. Como a cápsula do pó fino é recomendada com 500mg 1 vez ao dia, você poderá iniciar com 1 colher de café, 1 vez ao dia. Deixo aqui algumas contraindicações ou reações que você deve suspender o uso, caso ocorra. Feno Grego: efeitos colaterais e contraindicações De maneira geral, o consumo de Feno Grego é bem tolerado pelo organismo e pode fazer parte da nossa alimentação como tempero e alimento. Possíveis reações são flatulências e diarréia, mas os relatos são raros. Algumas pessoas que possuem alergia à grão de bico, nozes, amendoim e castanhas podem desenvolver reações alérgicas ao Feno Grego, então é melhor evitar caso o paciente tenha essas alergias. Efeitos hipoglicêmicos são esperados, portanto recomenda-se monitorar as taxas glicêmicas, principalmente se o paciente for diabético e já fizer uso de remédios. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Jose Henrique pereira
Qual a temperatura ideal para fazer a mistura do pó de feno grego? Antecipo agradecimentos
⇒ Oficina de Ervas: Olá, José Henrique Não há essa especificação. Sem problemas se fizer a mistura em temperatura ambiente. Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Simões
Em pó como tomar e em guantas contidades por dia
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Simões. Por ser usado como condimento em preparo de alimentos, o pó não tem uma medida exata, mas deve-se tomar cuidado se você tem a glicemia baixa. A dosagem usual é de 1 a 1,5g por dia (mais ou menos 1 colher de café rasa). https://www.oficinadeervas.com.br/feno-grego De maneira geral, o consumo de Feno Grego é bem tolerado pelo organismo e pode fazer parte da nossa alimentação como tempero e alimento. Possíveis reações são flatulências e diarréia, mas os relatos são raros. Algumas pessoas que possuem alergia à grão de bico, nozes, amendoim e castanhas podem desenvolver reações alérgicas ao Feno Grego, então é melhor evitar caso o paciente tenha essas alergias. Efeitos hipoglicêmicos são esperados, portanto recomenda-se monitorar as taxas glicêmicas, principalmente se o paciente for diabético e já fizer uso de remédios. Grávidas não devem consumir Feno Grego em doses elevadas, pois existe a possibilidade de estimular o útero devido à presença de cumarinas e alcalóides. Lactantes também devem evitar o consumo por causa dos princípios amargos contidos no Feno Grego, que podem ser transmitidos para o leite na amamentação. Para dúvidas e orientações clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Rogerio
Posso toma a semente junto com o chá
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Rogerio Recomendamos utilizar a decocção de 2 colheres (de chá) das sementes de feno-grego para cada xícara de água. Para sua comodidade nós temos o Feno Grego em forma de cápsula e tintura. Clique no link abaixo para mais informações sobre o Feno Grego, nas apresentações mencionadas: https://www.oficinadeervas.com.br/feno-grego Para dúvidas e orientações clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Valentin Luque
Bom dia oficina de ervas , por uma questão de mudança da minha rotina laboral deixei de consumir essas sementes faz uns 6 meses, e o fazia em forma de brotos (sementes geminadas) minha pergunta é a seguinte: aquela forma de consumo tem os mesmos benefícios que se ingeridos em pó ou fazendo o chá? Muito obrigado.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Valentin As ações são as mesmas. clique no link abaixo para ver mais informações osbre o Feno Grego: https://www.oficinadeervas.com.br/feno-grego Qualquer dúvida ou orientação, poderá entrar em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Renato
Olá boa tarde, tomo o Chá de Feno Grego todas às manhãs, gostaria de saber se posso usá-lo continuamente, fico no aguardo muito obrigado!
⇒ Oficina de Ervas: Boa tarde, Renato Recomendamos a cada 3 meses de uso pausar 20 dias. Clique no link abaixo para mais informações do Feno Grego: https://www.oficinadeervas.com.br/feno-grego Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Marta
O feno grego ajuda na reprodução feminina? Ajuda a mulher engravidar?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Marta. O Feno Grego aumenta a produção de testosterona. Então, isso provoca um aumento na libido masculina e feminina. No entanto, há indícios de que ele provoque a diminuição da fertilidade. O que pode aumentar a fertilidade é o inhame. https://www.oficinadeervas.com.br/inhame Caso queira orientações de nossos fitoterapeutas, entre em contato pelo link abaixo e informe sua idade e demais necessidades e condições de saúde. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• João borba
Gostaria de saber se posso usar as sementes imaturas do feno , qual a quantidade de o usar por dia , minturada com vitaminas de abacate e banana
⇒ Oficina de Ervas: Olá, João. Não temos essa informação, mas como o Feno Grego é usado na culinária, não existe uma dosagem exata recomendada. Caso queira orientações de nossos fitoterapeutas, entre em contato pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Mario reis
Quantas vezes ao dia se pode tomar o cha feito a partir das sementes e qual a quantidade? Tenho 67 anos,sou diabetico, tenho hernia no hiato,deficiencia cardiaca,fluxo e refluxo...
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Mário Clique no link abaixo para continuar em contato com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Informe se tem outro problema de saúde e quais medicamentos faz uso. Estamos à disposição.


• Bruno Miguel
Por quanto tempo devo tomar feno grego
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Bruno. Não tem um tempo especifico, mas é interessante a cada 90 dias de uso fazer uma pausa de 20 dias. Estamos a disposição.


• Pedro
Uma individuo, com Hipertrofia do Miocárdio, pode tomar o Feno-Grego?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Pedro Pode fazer o uso, mas tome em um tempo espaçado dos medicamentos que já faz uso. Para dúvidas e orientações, clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Sheila
O FENO GREGO O PREPARAMENTO DO CHÁ CONSISTE EM UMA COLHER DE SOPA PARA UMA XÍCARA DE AGUA? E O CONSUMO PODE SER FEITO 3 X POR DIA, E NESSE CASO RERTINDO ESSE PADRÃO DE PREPARO?
⇒ Oficina de Ervas: Bom dia Sheila Prepare o chá de Feno Grego pelo processo de decocção, para cada xícara de água use 1 colher de cafe de Feno Grego .Deixe ferver por 2 a 3 minutos e coe.Pode ser tomado 1 xícara 3 vezes ao dia. Para uma orientação mais personalizada, esclarecimentos ou orientações, entre em contato com um de nossos fitoterapêutas através dos links: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta https://www.oficinadeervas.com.br/zap Estamos à disposição


Artigo Catuaba é afrodisíaca? Entenda os benefícios medicinais da planta! 22 Jul 2024 Artigo Dilênia ou Maçã de Elefante? Entenda os benefícios do uso medicinal dessa planta! 16 Jul 2024 Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024

Ver Outros Conteúdos