2021-10-29

Feno Grego: para que serve e como tomar

Conheça nossas fórmulas magistrais para Feno Grego.
Veja nossa lista de opções:
Tintura 100mL,     90 cápsulas de 500mg,     Tintura 60mL,     Tintura 100mL (Kit com 2 frascos),     

O Feno Grego é um condimento há muito tempo conhecido pelo ser humano, sendo utilizado na culinária de culturas diferentes como a mediterrânea, ayurvédica e chinesa. Além de conferir um sabor a mais na nossa alimentação, também oferece benefícios a nossa saúde, ajudando na diabetes e no combate à anemia. Confira neste artigo para que serve, efeitos colaterais e como consumir.

 

Feno Grego: para que serve

O Feno Grego é nativo do Oriente Próximo e do Mediterrâneo, abrangendo a Índia — que hoje é o maior produtor de Feno Grego — e também a Grécia, como é de se esperar. No entanto, não se limita a estes países, aparecendo também no Egito e na China. O nome científico do Feno Grego é Trigonella foenum-graecum, da família Fabaceae. É uma erva anual que pode chegar até 80cm de altura, com caules eretos e folhas alternas. Possui aroma característico.

As sementes do Feno Grego são consideradas um ótimo condimento para a culinária, atribuindo um sabor um tanto amargo e levemente amendoado no paladar, além de também possuírem propriedades medicinais. A planta em si, com suas folhas e brotos, pode ser usada em pratos como saladas e curries.

O extrato das sementes, por sua vez, é aproveitado na fabricação de imitações de baunilha, caramelo, saborizante de rum e também de xarope de bordo — o famoso maple syrup.

Ele foi citado em um livro de medicina durante o reinado Jiayou na China, o Jiayou Bu Zhu Ben Cao (1060 A.D), com a recomendação de aliviar dores, resfriados e tratar os rins. Existem registros do uso de Feno Grego no Egito Antigo como incenso e componente na mumificação, tanto que foi encontrado na tumba de Tutancâmon. Hoje, esse ingrediente faz parte de receitas egípcias com farinha na fabricação de pães. E é claro, não devemos esquecer que também era um ingrediente nas sociedades gregas e romanas durante a Antiguidade Clássica, indicada para doentes e também usada para alimentar o gado.

Feno Grego

As partes utilizadas do Feno Grego são as sementes e seus principais componentes são:

  • Mucilagens
  • Proteínas
  • Sais de ferro e manganês
  • Flavonóides
  • Alcalóides
  • Fitoesteróis
  • Ácidos Graxos Insaturados
  • Vitamina A
  • Cumarinas

 

As sementes do Feno Grego possuem ações:

  • Antianêmica
  • Hipoglicemiante suave
  • Anti-inflamatória
  • Antisséptica
  • Digestiva
  • Antioxidante
  • Antimicrobiana
  • Hepatoprotetora

 

E é vendido na forma de cápsulas e tintura pela Oficina de Ervas!

Medico medindo diabetes

E quais são as indicações de uso do Feno Grego?

O Feno Grego pode ser utilizado para diversas doenças e condições, como:

 

O uso tópico do Feno Grego pode ajudar em casos de:

  • Acne
  • Eczemas
  • Furúnculos
  • Abscessos
  • Vulvovaginite

 

Não existe suporte científico consistente sobre o uso do Feno Grego para o cabelo, seja no crescimento dos fios ou saúde do couro cabeludo. Se você tem problemas com quedas, é necessário avaliar a causa: estresse, má nutrição, sequela de Covid-19 ou alterações hormonais, para aí sim buscarmos alternativas mais específicas para solucionar a questão.

 

Feno Grego emagrece?

São necessários mais estudos científicos sobre o efeito deste ingrediente em dietas de emagrecimento, mas já existem indícios que ele pode aumentar a sensação de saciedade na hora do almoço, quando é consumido antes — por volta do café da manhã. Portanto, se seu desejo é emagrecer, você pode ainda incluir o Feno Grego como suplemento ou na sua alimentação, mas existem outras ervas indicadas especificamente para este objetivo. É só clicar aqui para conferir 7 Dicas de Emagrecimento Saudável com Plantas.

Mulher aliviada da gastrite

Feno Grego e a Testosterona

O Feno Grego pode aumentar a produção de testosterona e também interagir com a testosterona já existente no organismo. O Feno Grego possui fenosídeos que deslocam a ligação da testosterona com proteínas para que esse hormônio circule livre pelo corpo, aumentando por consequência a libido em homens e mulheres. No entanto, existem estudos que apontam indícios sobre a diminuição de fertilidade tanto em homens quanto mulheres. Além disso, o aumento de testosterona também pode facilitar no ganho de massa muscular quando associado a exercícios.

 

Feno Grego: efeitos colaterais e contraindicações

De maneira geral, o consumo de Feno Grego é bem tolerado pelo organismo e pode fazer parte da nossa alimentação como tempero e alimento. Possíveis reações são flatulências e diarréia, mas os relatos são raros.

Algumas pessoas que possuem alergia à grão de bico, nozes, amendoim e castanhas podem desenvolver reações alérgicas ao Feno Grego, então é melhor evitar caso o paciente tenha essas alergias.

Efeitos hipoglicêmicos são esperados, portanto recomenda-se monitorar as taxas glicêmicas, principalmente se o paciente for diabético e já fizer uso de remédios.

Grávidas não devem consumir Feno Grego em doses elevadas, pois existe a possibilidade de estimular o útero devido à presença de cumarinas e alcalóides. Lactantes também devem evitar o consumo por causa dos princípios amargos contidos no Feno Grego, que podem ser transmitidos para o leite na amamentação.

 

Dosagem usual recomendada

A dosagem de Feno Grego varia de acordo com a forma que ele vai ser utilizado. Veja abaixo algumas opções:

Cápsula do Pó: 1 cápsula de 500 mg antes das refeições;

Tintura: de 50 a 100 gotas, divididas de uma a três vezes ao dia;

 

Feno Grego: preço e onde comprar

Você pode comprar o Feno Grego no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

 

Bibliografia

https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0260877404005126

https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/0271531796001637

http://inconnate.com/Download/Fenugreek/document3.pdf

https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10408398.2019.1635567

https://www.drugs.com/npp/fenugreek.html

https://www.emedicinehealth.com/fenugreek/vitamins-supplements.htm

https://infinitypharma.com.br/wp-content/uploads/2020/05/Feno%20Grego.pdf

https://florien.com.br/wp-content/uploads/2017/06/FENO-GREGO-1.pdf

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27498339/

https://www.hindawi.com/journals/jchem/2008/674598/

https://vitat.com.br/feno-grego-cabelo/

https://www.forhims.com/blog/fenugreek-hair-growth-benefits

Comentários

Vamos lá, seja o primeiro a comentar sobre: Feno Grego: para que serve e como tomar

Deixe seu comentário sobre:
Feno Grego: para que serve e como tomar