2021-02-01

Como fortalecer seus músculos com a ajuda de plantas medicinais

No primeiro informativo deste ano, vamos falar sobre um tema que é muito buscado por pessoas mais jovens, mas que é de imensa importância para pessoas de todas as idades: o fortalecimento muscular.

Muitas vezes, quando pensamos em fortalecimento muscular, vem à mente uma pessoa forte, musculosa, com saliências por todo o corpo. Mas fortalecer o músculo é muito mais que questão de estética, é uma questão de saúde.

Por isso, vamos falar sobre a importância de fortalecer os músculos e como as plantas medicinais podem ajudar a atingir esse objetivo tão benéfico para seu corpo.

Por que fortalecer os músculos?

Homem branco subindo escadariaExistem muitos motivos para fortalecer os músculos. Alguns querem se sentir mais atraentes e ter mais força física. Outras querem acabar com as dores na lombar, nas pernas ou braços. Mas, além desses benefícios estéticos e para a saúde, o fortalecimento dos músculos previne e ameniza problemas futuros na saúde.

Com o envelhecimento, passamos a ter mais limitações funcionais. Nossa densidade mineral óssea diminui e perdemos força e massa muscular. Mas há muitas evidências de que, com os estímulos corretos, conseguimos manter um bom nível de resistência e força muscular ao envelhecermos.

Assim, ficamos menos expostos a problemas musculares ou decorrentes da fraqueza muscular que aparecem com a idade mais avançada. Olha só alguns dos benefícios de fortalecer os músculos:

  • Evita desgaste das articulações.

  • Protege os ossos.

  • Previne e reduz dores.

  • Melhora a falta de equilíbrio.

  • Melhora a flexibilidade e a força, reduzindo o risco de acidentes em idosos.

  • Melhora o metabolismo, ajudando a perder massa gorda e ganhar massa magra.

Com isso, a pessoa fica menos predisposta a sofrer com bursite, tendinite, artrose, artrite, além de outras doenças musculares e articulares que vão surgindo com a idade.

Leia também: O que é fibromialgia e como tratar seus sintomas com fitoterapia

Como fortalecer os músculos de maneira natural?

O fortalecimento dos músculos é algo que precisa ser trabalhado ao longo do tempo e com paciência. É importante aliar exercícios físicos a uma rotina alimentar balanceada. Não adianta começar a academia levantando uma quantidade exagerada de peso. Isso irá sobrecarregar o corpo, causar dores e lesões, o que acaba por desestimular a pessoa na prática de exercícios. Também não é recomendado iniciar dietas radicais que comprometam os níveis de colesterol, glicose, etc.

M?dico analisando estrutura de ossos

Confira uma lista dos pontos importantes na busca pelo fortalecimento muscular:

  • Alimentação balanceada;

  • Exercícios físicos;

  • Disposição e energia;

  • Disciplina;

  • Suplementos alimentares.

Exercícios físicos para fortalecer os músculos

O primeiro passo para quem busca fortalecer os músculos é a atividade física. A perda de massa muscular é um processo natural depois dos 40 anos. Mas é fato que pessoas que praticam exercícios físicos regulares desde cedo apresentam uma perda de massa muscular menor em comparação com pessoas sedentárias.

mulher gr?vida fazendo yoga ou pilatesPara praticar atividade física com segurança, é importante buscar um bom profissional da área. Ele irá recomendar os exercícios adequados para seu tipo físico, idade e seus objetivos de treino.

As opções podem variar desde a tradicional musculação com aparelhos de academia ao funcional, pilates, hidroginástica, etc. Vai depender da sua necessidade e disposição física, como também de questões de saúde preexistentes.

A atividade física deve ser um hábito realizado com frequência, disciplina e disposição. Por isso, muitas pessoas contam com suplementos para ter mais energia durante os treinos. E, como o objetivo é ficar mais saudável, nada melhor do que utilizar suplementos naturais à base de plantas para ajudar o organismo antes, durante e após os exercícios. A seguir vamos falar de alguns fitoterápicos que podem ajudar nessa caminhada.

Plantas para dar energia durante o treino

As melhores plantas para aumentar o nível energético do organismo na hora dos treinos são:

  • Guaraná: tônico geral e estimulante.

  • Chá Verde: estimulante, antioxidante, além de evitar o envelhecimento precoce.

  • Alecrim: estimulante contra esgotamento físico. Alecrim

  • Catuaba: energético, tônico e estimulante.

  • Marapuama: contra esgotamento físico e reumatismo.

  • Nó de Cachorro: estimulante geral.

  • Ginseng: tônico geral, revigorante e fortificante.

  • Fáfia: ação energética para cansaço físico e mental, melhora a resistência muscular, a memória e a concentração.

Plantas estimulantes têm propriedades que ajudam o organismo a ter mais energia para se exercitar. Já a ação tonificante dá mais força para o corpo realizar os exercícios. E as plantas com ação revigorante ajudam o corpo a se recompor do esforço físico e se recuperar mais rapidamente para o próximo treino.

Leia também: Sedentarismo e exercícios físicos na terceira idade

Plantas que aumentam a massa muscular

Além de plantas que dão aquela animada na hora do treino, também existem ervas que facilitam o aumento da massa muscular e vão ajudá-lo a atingir seus objetivos mais rapidamente. Olha só:

Tribulus

  • Maca Peruana: restaura o equilíbrio do corpo e pode ser usada como alternativa aos esteroides anabolizantes, pois é uma planta rica em esterois.
  • Tribulus: possui ação tônica geral e anabolizante fisiológico, aumentando a massa muscular em atletas.
  • Creatina: é um suplemento energético que ajuda a aumentar a performance atlética e a massa muscular. Também serve para suplementar a falta de creatina no organismo de pessoas em dieta vegetariana.
  • Mucuna: estimula a deposição de proteínas nos músculos e aumenta a força e a massa muscular. Além disso, seu extrato é conhecido por estimular o estado de alerta e melhorar a coordenação.
  • Spirulina: é rica em biotina e ferridoxina, substâncias que auxiliam na eliminação de CO2. Elas impedem a formação de ácido pirúvico e ácido lático originários da decomposição de açúcares em ausência de oxigênio, uma situação comum durante exercícios prolongados. Sendo assim, ela auxilia na dieta de atletas evitando câimbras e fadiga muscular.
  • Colágeno: ajuda o organismo a reconstruir a cartilagem articular, mantém a saúde das articulações, promove conforto das articulações inflamadas e melhora a mobilidade e flexibilidade das articulações.
  • Long Jack: é um tônico, fornecedor de energia e favorece o crescimento da força muscular.

Quer saber mais sobre Creatina? Leia aqui!

Plantas para dores musculares

Quando estamos sedentários e passamos a praticar atividade física, é comum sentirmos dores até o corpo se acostumar com a rotina de treino. Para ajudar nessaUnha de gato fase e não se sentir desestimulado, existem fitoterápicos que controlam e reduzem as dores musculares. Veja alguns exemplos abaixo:

  • Gel analgésico: melhora dores musculares, pancadas e dores articulares. É composto por Erva de Santa Maria, Arnica, Mentol, Cânfora, Salicilato de Metila e Gel base.

  • Unha de Gato: tem ação analgésica e anti-inflamatória.

  • Canela de Velho: tem ação analgésica, anti-inflamatória e antioxidante.

  • Canela: tem ação analgésica e anti-inflamatória.

Dieta equilibrada para ter músculos fortalecidos

O exercício físico aliado a uma dieta balanceada irá favorecer ainda mais o fortalecimento dos músculos. Ela deve incluir carboidratos, proteínas e aminoácidos, além de outros nutrientes de uma forma equilibrada. Consumir carboidrato antes do treino ajuda a proteger os músculos da queima por falta de glicogênio. Já o consumo de aminoácidos pode ajudar a reduzir a fadiga muscular.

Uma boa dieta é regada a alimentos naturais: frutas, verduras, oleaginosas, leguminosas. No entanto, alguns alimentos se destacam quando o assunto é fortalecer os músculos. Confira alguns deles:

  • Cúrcuma: é um poderoso antioxidante e anti-inflamatório. Alguns estudos mostram que esse alimento ajuda na recuperação muscular após exercícios físicos.

Curcuma

  • Gengibre: tem propriedades anti-inflamatórias e é um termogênico natural. Ele ajuda a acelerar o metabolismo, retarda o dano muscular e acelera na recuperação do treinamento de força.

  • Banana: previne câimbras, fornece energia, reduz o cansaço muscular e preserva a massa durante os exercícios físicos.

  • Beterraba: facilita a dilatação dos vasos e a oxigenação e absorção dos nutrientes pelos músculos.

  • Melancia: é rica em citrulina, um aminoácido que ajuda na recuperação dos músculos.

  • Batata doce: tem baixo índice glicêmico, fornecendo aos poucos a energia que o corpo precisa para os exercícios.

  • Espinafre: possui uma substância chamada octacosanol que aumenta a captação de oxigênio pelos músculos.

Casal de idosos brancos felizes

Por fim, existe uma dica essencial que deve sempre ser seguida por todos, inclusive quem busca o fortalecimento dos músculos: Beber água. Manter-se hidratado é essencial para repor a água do corpo após os exercícios, como também para favorecer o funcionamento do organismo na recuperação dos músculos e nos demais processos biológicos do corpo.

Músculos saudáveis, corpo saudável

Agora que você já sabe a importância de fortalecer os músculos e como a fitoterapia pode ajudar, é hora de colocar o conhecimento em prática.

Comece com exercícios de baixo impacto e vá aumentando a intensidade aos poucos para não se sobrecarregar. Não é preciso dietas radicais cheias de proteína e suplementos mirabolantes para ganhar músculos. Respeite seu tempo e seu organismo que os benefícios virão!

Esperamos que tenha gostado deste informativo. E, se tiver alguma dúvida, conte com a equipe da Oficina de Ervas para te ajudar.

Fale com um fitoterapeuta, clicando aqui.

 

REFERÊNCIAS

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/11/fortalecer-musculos-protege-tendoes-e-articulacoes-e-reduz-risco-de-lesoes.html

https://blogeducacaofisica.com.br/fortalecimento-muscular/

https://www.clararesidencial.com.br/blog/quais-sao-as-principais-causas-da-fraqueza-nas-pernas-de-idosos/

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/03/fortalecer-os-musculos-e-importante-para-proteger-ossos-e-articulacoes.html

https://exame.com/casual/10-alimentos-saudaveis-que-ajudam-a-aumentam-os-musculos/

https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/bem-estar/14-alimentos-que-ajudam-a-acelerar-a-recuperacao-muscular,d186bdf90372cb0914e11c070e8fd7d84sy4ew63.html

Comentários


  • Marcio
    Estou com 41 e quando ia pra academia regularmente não sentia dores, com essa pandemia parei de treinar e comecei a sentir as dores nas costas, além do ganho de peso.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Marcio, agradeço por seu comentário. Estamos sempre à disposição.
  • Elisabete Fátima moreira
    Muito interessante ,gostei das dicas ,ainda não faço exercícios físicos ,saber nunca é D+ vou começar e tentarei seguir as dicas ! Obrigada
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Elisabete. Fico feliz que tenha gostado das informações. Espero que você consiga inserir os exercícios na sua rotina para o seu bem estar. Estamos sempre à disposição.
  • Rubens Pedro Domingues
    Muito grato pelas dicas, elas são muito importantes para nós idosos.
    🙏
    👏👏👏
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Rubens. Ficamos felizes em saber que você gosta das nossas dicas. Estamos à disposição sempre que precisar.
  • Ignez
    Adorei o conteúdo, entrarei em contato. Grata
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Ignez. Agradecemos muito seu comentário. Você pode entrar em contato com nossos fitoterapeutas pelo nosso e-mail ou WhatsApp (016) 98234.0111. Estamos sempre à disposição.
  • Lucila Chessa Lourena
    Gratidão pelas dicas. É o que mais necessito ver e praticar no momento. Obrigada.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Lucila. Que bom que você gostou das dicas. Agradeço pelo comentário. Estamos sempre à disposição.
  • Sandra Silveira
    Simplesmente amei amo chá e coisas naturais fiquei muito feliz em saber um pouco mais
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Sandra. Nós é que ficamos felizes!!! Agradeço por seu comentário e estamos sempre à disposição.
  • Maria lionete Hoffmann
    Muito obrigada adorei todas as informações 😃😊
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Maria. Fico feliz que tenha gostado de nosso informativo. Estamos sempre à disposição.
  • maurilio de jesus noguira
    QUAL O PRODUTO E ONDE ENCONTRO PARA COMPRAR
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Maurílio. O produto e a dosagem pode ser orientado por nossos fitoterapeutas de acordo com suas necessidades. Entre em contato conosco. Estamos à disposição.
  • Helena
    Gosto muito das informações desse site. Sou vegana e creatina é nova pra mim, na fitoterapia
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Helena. Ela pode ser usada para fortalecer músculos e se trata de um aminoácido, e não propriamente de um fitoterápico. Na nossa página tem mais informações sobre ela. Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Deixe seu comentário sobre:
Como fortalecer seus músculos com a ajuda de plantas medicinais