Canela de Velho: para que serve e como funciona

Temos certeza de que você conhece a Canela de Velho! Essa planta é uma opção muito popular para o tratamento de dores inflamatórias através de chás e até de pomada, tanto que existem diversos depoimentos sobre sua eficácia. Mas será que esse é o único benefício da Canela de Velho? Neste artigo, desvendaremos os usos dessa planta e como ela funciona!

 

O que é a Canela de Velho?

A Canela de Velho é uma espécie arbórea distribuída na América Tropical, abundante no Cerrado brasileiro e presente em muitos estados de nosso país. A árvore dessa espécie pode alcançar 3 metros de altura e suas folhas possuem muitas nervuras e profunda cor verde. O verso da folha possui um tom claro, quase prateado. Depois de florescer, produz pequenos frutos rosados que mudam de cor quando amadurecem — servindo de alimentos para animais silvestres. O nome científico dessa planta é Miconia albicans, da família botânica Melastomataceae.

É possível que você conheça essa espécie como "Acumuladora de Alumínio", sendo que esta é uma classificação dentre outros tipos de espécies de plantas que sobrevivem em solo com muito alumínio. Isso provoca certo receio nas pessoas em optarem pela Canela Velho, mas vamos esclarecer a questão: A quantidade de alumínio que a Canela de Velho retém é pouca: 1mg de alumínio a cada grama da planta seca — sendo que cada xícara de chá pode ser feita com aproximadamente 3g de planta. Isso dá apenas 3mg de aluminío por xícara!

E a OMS determina que o limite de ingestão de alumínio é de 7mg por quilo (massa corporal) por semana. Por exemplo, uma pessoa de 60kg pode consumir até 420mg de alumínio por semana (7mg x 60kg).

Então, se você for tomar uma xícara de chá de Canela de Velho 3 vezes ao dia, supondo ainda que a planta nasceu em solo com muito alumínio, daria 9mg de alumínio por dia. Em uma semana, seria apenas 63mg de alumínio ingerido no total. Portanto, está muito longe de ser uma quantidade tóxica (acima de 420mg/semana em uma pessoa de 60kg).

Por ser comum e de fácil acesso pelas populações locais, a Canela de Velho se tornou um item muito valorizado nos cuidados com a saúde! Pode ser conhecida também por outros nomes, como maria-branca, lacre-branco e folha-branca. E mesmo em áreas urbanas, a planta continua ainda hoje disponível para aliviar dores — afinal, a Oficina de Ervas oferece as melhores opções de Canela de Velho para entregar para você.

Vamos conhecer mais detalhes dessa poderosa aliada?

 

Canela de Velho: para que serve

Essa planta serve para dores e há suspeitas de que seu nome mais conhecido aqui no Brasil venha justamente pela popularidade de tratamento de dores de idosos, que são mais sensíveis a dores inflamatórias e articulares. Mas que fique claro: não é necessário ser idoso ou sentir dor só na canela para aproveitar as qualidades desta planta!

As partes utilizadas são as folhas da planta, e seus componentes são:

 

A Canela de Velho possui ações:

 

Ela é vendida na forma de cápsulas, extrato fluido, tintura ou as folhas para infusão (chá). Então se você não sabe onde encontrar a Canela de Velho, saiba que a Oficina de Ervas oferece todas essas opções para cuidar da sua saúde!

 

E quais são as indicações de uso da Canela de Velho?

O principal uso da Canela de Velho é para o alívio de dores inflamatórias e articulares. Vamos ver abaixo uma lista com indicações mais detalhadas:

O mecanismo de ação anti-inflamatória está relacionada à inibição de substâncias vindas do ácido araquidônico, as quais participam de processos inflamatórios no corpo — por exemplo, prostaglandinas.

Essa planta pode ser também utilizada para mal-estar gástrico relacionado a inflamações, mas existem outras plantas mais indicadas para gastrite — se esse for o seu caso. Quer entender mais a respeito e aproveitar os benefícios da fitoterapia? Leia nosso informativo "Gastrite: sintomas, causas e como tratar com ervas medicinais" clicando aqui!

Existem indícios da ação da Canela de Velho como antidiabético pela inibição da proteína tirosina fosfatase 1B — enzimas que, se tiverem mudanças anormais e a fosforilação for inadequada no organismo, acarretam no desenvolvimento de patologias como a diabetes. No entanto, essa planta não é recomendada tradicionalmente no tratamento de diabetes e as evidências científicas para este fim são poucas.

Para entender melhor sobre diabetes e saber quais fitoterápicos são indicados para o tratamento, leia nosso informativo "Diabetes mellitus: Sintomas, Causas e como a Fitoterapia pode ajudar" clicando aqui!

Também há estudos iniciais do potencial ansiolítico da Canela de Velho através de uma possível interação dos componentes da planta com receptores GABA, que provocam uma reação depressora e relaxante, melhorando o bem-estar. Caso você esteja buscando alguma planta que funciona melhor para ansiedade, Mulungu (ver produto) e Colônia (ver produto) oferecem ações mais específicas.

 

Dosagem usual recomendada

A dosagem usual depende do quadro da sua saúde, afinal, dores inflamatórias surgem em várias partes do corpo e as dosagens podem variar de acordo com sua idade, dor e condições anteriores de saúde.

Geralmente, em extrato fluido, a dosagem é de 10 a 15 gotas 2 vezes ao dia. As cápsulas com 450mg do pó da planta podem ser tomadas de 3 a 6 vezes ao dia. E caso você prefira tomar o chá, são de 3 a 4 xícaras ao dia.

Converse com um de nossos fitoterapeutas sobre seu caso (clicando aqui) e não deixe sua saúde de lado! Assim, ficará mais fácil entender como tomar a Canela de Velho da melhor forma.

Canela de Velho emagrece? Engorda?

Não há evidências que a Canela de Velho influencie na taxa de gordura corporal. Esta planta não possui propriedades que reduzam taxas de gordura no corpo e não há estudos que atestem sua capacidade de emagrecer, nem de engordar.

É possível que ela seja associada a uma rotina de hábitos alimentares saudáveis e exercícios, já que muitas pessoas podem evitar atividades físicas ou até mesmo a recomendação de fisioterapia devido a dores inflamatórias. E com o corpo sem dor e uma rotina mais ativa, é mais fácil emagrecer.

Se você tem o objetivo de emagrecer, existem fitoterápicos mais comumente utilizados para este fim. Confira nosso informativo: 7 dicas de emagrecimento saudável com plantas! (clique aqui)

 

Canela de Velho: efeitos colaterais e contraindicações

Nas dosagens recomendadas, a Canela de Velho é bem tolerada pelo organismo. Efeitos colaterais, quando ocorrem, variam entre náusea e mal-estar gastrointestinal. Não há relatos de interação medicamentosa, mas se você já toma algum remédio, o ideal é buscar orientações médicas. Confira outros lembretes importantes sobre o consumo de Canela de Velho:

 

Canela de Velho: preço e onde comprar

Você pode comprar a Canela de Velho no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

Bibliografia

https://florien.com.br/wp-content/uploads/2017/09/CANELA-DE-VELHO-2.pdf

https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/6790/2/Fernando%20Henrique%20Oliveira%20de%20Almeida.pdf

http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/handle/riufcg/24048/THAYS%20MILENA%20SILVA%20LOPES%20-%20TCC%20BACHARELADO%20EM%20FARMÁCIA%20CES%202022.pdf?sequence=1&isAllowed=y

https://www.unifor.br/documents/392178/805154/simposiocienciasmedicas2017_artigo15.pdf

https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/132494/20101-ElisaBeatrizPrestes.pdf?sequence=1&isAllowed=y#:~:text=Proteínas%20tirosina%20fosfatases%20(PTP)%20são,divisão%20e%20a%20diferenciação%20celular.

https://www.scielo.br/j/qn/a/wrCfhyGXxdr3C779z9TX4hx/?lang=pt

https://blog.jaleko.com.br/aines-quem-sao/

https://www.ufrgs.br/lacvet/site/wp-content/uploads/2014/08/prostaglandinas.pdf

https://eol.org/pages/5430882

https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/108708/000765379.pdf;jsessionid=EB8572401CF54DAD491E302F08A8B7C0?sequence=1

https://drauziovarella.uol.com.br/checagens/cozinhar-em-panelas-de-aluminio-nao-e-perigoso-para-a-saude-checagem/

https://www.scielo.br/j/cta/a/cdWRBMPDHVTmYZVrQQX9khb/?lang=pt

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Macedo
E para quem tem problemas com hemorróidas, há indicação de chá?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Macedo Para sua comodidade nós temos na apresentação de cápsula uma formula de Castanha Da Índia + Erva de bicho e um creme com esses fitoterápicos para passar no local. Clique no link abaixo para mais informações sobre os fitoterápicos mencionados: https://www.oficinadeervas.com.br/castanha-da-india https://www.oficinadeervas.com.br/erva-de-bicho Para dúvidas e orientações clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Joaquum Augusto Leiteite
Tenho 70 anos. Minha dúvida é quanto a maneira e quantidade de gotas a usar. Pingar na lingua 4 gotas foi a orientação que tive. Procede???
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Joaquim No caso de tintura ou extrato fluido, a dosagem terapêutica que nós recomendamos 20 gotas 3 vezes ao dia após refeições. Clique no link abaixo para mais informações e adquirir a Canela de Velho: https://www.oficinadeervas.com.br/canela-de-velho Qualquer dúvida, clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Caso tenha algum problema de saúde ou faça, nos informe para ver se é necessário modificar a dosagem. Estamos à disposição.


• Antonio Luiz coquito da Silva
Tenho NEUROPATIA, a canela de velho mr auxilia no tratamento?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Antônio A Canela de velho protege contra a evolução da neuropatia e tem ação analgésica. https://www.oficinadeervas.com.br/canela-de-velho É importante saber a causa da neuropatia para fazer um tratamento mais efetivo. Entre em contato com nossos fitoterapeutas e informe o seu caso com detalhes, que medicamentos usa, se tem diabetes ou outra doença, qual a sua idade, desde quando tem a neuropatia, etc. Segue abaixo o link para contato: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Enilde Ferreira
Sou diabetica e tenho muita dor na coluna , tenho insuficiencia renal , posso tomar o cha de canela de velho ?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Enilde. Clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Informe sua idade, se tem algum outro problema de saúde, valor do exame de creatinina e se usa algum medicamento. Estamos à disposição.


Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024 Artigo Hibisco é bom para quê? Desvende os benefícios! 23 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos