Aromaterapia: o que é e como funciona

É provável que você já tenha ouvido falar da aromaterapia, mas será que você entende como ela funciona?

Ao contrário do que muita gente pensa, a aromaterapia não se reduz a simplesmente aproveitar cheiros agradáveis, pois os óleos essenciais desta terapia também possuem uso tópico e interno, sendo usados também para tratamentos de pele e até massagens!

A prática surgiu há muitos anos e hoje também é oferecida pelo SUS. Neste artigo, vamos desvendar o que é a Aromaterapia e mais detalhes de como ela funciona.

O que é Aromaterapia? Como funciona?

A Aromaterapia é uma prática terapêutica que utiliza óleos essenciais para melhorar e contribuir com o bem-estar e equilíbrio. Sua ação ocorre ao inalar o aroma e assim, transmitir a informação ao bulbo olfativo. Esta mensagem é enviada à amígdala, órgão ligado às emoções aprendidas, fazendo com que o cérebro produza uma reação de acordo com as memórias que se tem de cada aroma.

Além das sensações e memórias que eles são capazes de criar, cada óleo é composto de partículas com benefícios distintos que, ao serem liberadas, ajudam a promover o bem-estar físico, mental e emocional. A Aromaterapia é uma prática que melhora a disposição e o humor, estimula a criatividade, alivia tensões, melhora a qualidade do sono, auxilia no relaxamento e meditação, limpa ambientes e objetos, etc. Os óleos essenciais podem ser aplicados localmente para alívio de dores, em massagens para relaxamento e em cremes para rejuvenescer a pele.

Os óleos essenciais são óleos naturais concentrados (compostos voláteis) encontrados em diversas partes da planta, sendo responsáveis pelos aromas e pela proteção e saúde delas. Clique aqui para ver todas as nossas opções de óleos essenciais.

 

Como utilizar os óleos essenciais em casa

Os óleos essenciais podem ser usados de três modos: aromático, tópico e interno.

Aromático: É a inalação direta, ou seja, o simples ato de inspirar o óleo essencial, diretamente do frasco ou esfregando ele nas mãos. Também pode ser realizado por meio de difusores ambientais (dispositivos que vaporizam o óleo essencial no ambiente) difusor pessoal (acessórios que absorvem o óleo) e spray ambiental.

Tópico: Os óleos essenciais são facilmente absorvidos pela pele e podem ser usados no corpo. Geralmente devem ser misturados em um óleo base (como o óleo de semente de uva, maracujá ou coco) para melhorar o deslizamento dos movimentos. Podem ser preparados também em creme base para massagens. É necessário tomar cuidado com os óleos essenciais cítricos, evitando exposição ao sol logo após a aplicação.

Interno: O uso interno é feito através do consumo de pequenas quantidades de óleos essenciais na água, chás ou na comida. No entanto, deve-se ter atenção à procedência, qualidade e quantidade, pois o óleo essencial é concentrado. Por exemplo, uma gota equivale a 25 xícaras de chá. Essa prática só deve ser feita com a indicação de um profissional habilitado.

 

Como fazer e modo de usar óleos essenciais

Existem várias formas de utilizar os óleos essenciais de forma aromática e tópica. Veja abaixo algumas delas:

Colar Difusor – Pingar de 2 a 3 gotas no algodão dentro do acessório diariamente. Repetir durante o dia, se necessário.

Difusor Ambiental / Rechaud – Pingar 20 gotas em um pouco de água (2 horas de duração).

Spray Ambiental – Pingar 6 gotas em 30mL de álcool. Pulverizar no ambiente e travesseiro. Não expor ao sol se aplicar na pele.

Pote de Creme - Pingar de 15 a 20 gotas em 50g de creme para massagem. Não expor ao sol após uso.

Mini Rollon 15mL - Diluir de 5 a 12 gotas do óleo essencial em 15mL de óleo de maracujá para aplicação e massagem. Não expor ao sol após o uso.

 

Existem contraindicações?

Sim, existem contraindicações. Os óleos essenciais não devem ser aplicados diretamente na pele, pois podem causar irritação ou alergia. Por se tratar de um produto concentrado, ele deve ser diluído em um creme base ou óleo carreador antes de ser aplicado na pele. Também é necessário lembrar de não expor a pele ao sol após aplicação dos óleos essenciais.

Não recomenda-se o uso de óleos essenciais à gestantes ou lactantes sem orientações médicas.

 

Principais indicações dos Óleos Essenciais

Alecrim (Rosmarinus officinalis)

Possui propriedade estimulante mental, também agindo como tônico cardíaco, hipertensor, antiespasmódico, analgésico, antisséptico e adstringente. É estimulante da memória, fortalece e clareia a mente quando há esgotamento. (ver produto)

 

Anis (Illicium verum)

É relaxante, trazendo positividade ao dia a dia e auxiliando com aspectos de tensão, medos e timidez. Apresenta ação analgésica e anti-inflamatória; diminui cólicas e é também benéfico para o sistema digestivo (náusea, vômitos, enjoos). É considerado um afrodisíaco, pois ajuda a ativar a libido. (ver produto)

 

Basilicão ou Manjericão (Ocimum basilicum)

Possui efeito calmante em distúrbios do sistema nervoso, atua como revitalizante em casos de depressão. Fortalece a concentração e estimula a criatividade. Excelente para fobias, depressão, síndrome do pânico. Atua na redução de tensão muscular ocasionada por estresse e excesso de trabalho, como também no tratamento de dores causadas por inflamação como tendinite e bursite. (ver produto)

Bergamota (Citrus aurantium bergamia)

Este óleo essencial possui um aroma revitalizante que reduz a pressão arterial e a frequência cardíaca, balanceando a atividade nervosa e diminuindo o estresse. É útil no tratamento da acne, seborréia da pele e couro cabeludo. (ver produto)

 

Canela (Cinnamomum zeylanicum)

Usado para estados de esgotamento e sensações de fragilidade e depressão. É um antisséptico muito forte e tem efeito tônico no aparelho respiratório, pois alivia os resfriados devido à sua ação estimulante, elevando ligeiramente a temperatura do corpo. Indicado para gripes. Ameniza problemas respiratórios e ajuda a recuperar os sentidos em casos de desmaio. Já no uso tópico, apresenta efeito adstringente suave sobre a pele, enrijecendo tecidos flácidos. (ver produto)

Cedro Virgínia (Juniperus virginiana)

Seu aroma equilibrador promove uma sensação de calma e tranquilidade, que nos remete ao tamanho e resiliência da árvore de cedro. Quando aplicado topicamente, o Cedro ajuda a manter a pele com a aparência saudável e é frequentemente usado em massoterapia para relaxar. O óleo essencial pode fazer parte de cosméticos para tratamento de acne devido sua ação adstringente e anti-inflamatória, já suas ações antifúngicas e adstringentes o tornam indicado para o tratamento de micoses. (ver produto)

 

Cipreste (Cupressus sempervirens)

É considerado o óleo essencial da transformação, por eliminar as mágoas antigas e a tristeza. É relaxante, revitalizante, combate medos e nervosismo. Seu aroma incentiva o silêncio interno. Entre suas outras propriedades terapêuticas, está a ação diurética. Alivia sudorese dos pés, mãos e axilas, dores nas pernas e inchaço nos tornozelos, além de ser muito usado para drenagem linfática e combate à celulite. (ver produto)

 

Citronela (Cymbopogon winterianus)

Tem um grande efeito sobre a mente, pois alivia sensações de depressão, ameniza dores de cabeça, enxaqueca e nevralgia. Funciona como um tônico para todo o organismo, equilibrando o coração e o sistema nervoso. É um repelente, sendo uma boa forma natural de espantar mosquitos, como o Aedes aegypti, moscas e formigas. (ver produto)

Cravo (Eugenia caryophyllata)

Trata-se de um estimulante mental, pois fortalece a memória. Amplia a coragem e revigora a autoconfiança. Ótimo para quem tem dificuldades em estabelecer limites pessoais, pois ajuda a colocá-los com maior facilidade. Possui propriedades analgésicas, antissépticas, fungicidas, anti-inflamatórias e antivirais. É muito útil para dores de dente, aftas, micoses e unhas encravadas. (ver produto)

 

Erva Baleeira (Cordia verbenacea)

Possui propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. Portanto, é muito usada para artrite, reumatismo, torções, fibromialgia, contusões, LER, gota e inflamações em geral. Também tem ação antisséptica e cicatrizante. Usada em massagens para dores musculares, torções e inflamação localizada. Apresenta também propriedades emocionais: Promove clareza mental, foco e disposição. Reduz o estresse, raiva, irritação, impaciência, intolerância e frustração. Pode ser utilizada principalmente em cremes para massagem. (ver produto)

 

Eucalipto (Eucalyptus globulus)

Poderoso antisséptico, largamente utilizado em banhos, massagens e vaporizadores para deixar o ar livre de germes. É descongestionante e anti-inflamatório, indicado para combater inflamações do sistema respiratório, desde a garganta aos brônquios. Desobstrui as vias respiratórias; reduz a produção e viscosidade do muco; Elimina a expectoração e acalma o catarro e a tosse. (ver produto)

 

Funcho Doce (Foeniculum vulgare dulce)

É utilizado para tratamento de pele, inclusive em massagens contra celulite, massagens para firmar o busto e na prevenção do aparecimento de rugas (hidrata, regenera e estimula a renovação celular). Carminativo e antiespasmódico, ajudando também a diminuir a obsessão por comida e doces. Calmante, relaxante. Além desses efeitos positivos, inspira confiança, força e coragem. (ver produto)

 

Gengibre (Zingiber officinale)

Utilizado como óleo de massagem para os músculos e para redução de gordura localizada. Possui ação anti-inflamatória muscular e articular. Dissipa dúvidas, aumenta a coragem, acalma a raiva e o medo, sendo também um afrodisíaco masculino. Tônico digestivo, combate náuseas e vômitos. Expectorante e anticatarral. (ver produto)

Gerânio (Pelargonium graveolens)

Adstringente para todos os tipos de pele (equilibra sua oleosidade). Indicado em massagens para celulites. Controla TPM, cólicas, sintomas do climatério e menopausa. É antidepressivo, benéfico contra tensão e ansiedade, medo, frustração e irritabilidade. Coloca a mente em equilíbrio e estimula a autoestima. (ver produto)

 

Hortelã (Mentha arvensis)

Ameniza o cansaço físico e mental. Melhora a memória, acalma e diminui a ansiedade. Analgésico local (para dores musculares, entorses, dor de cabeça, nevralgias, artroses e reumatismo), antipruriginoso (alivia coceiras, dermatoses, psoríase). É excelente para problemas digestivos e intestinais, constipação, mau hálito, enjoos e cólicas, além de diminuir a flatulência (gases). Renova as energias mentais, controla vertigens de fundo emocional e beneficia pessoas irritadas, intolerantes e impacientes. (ver produto)

 

Laranja (Citrus aurantium dulcis)

Auxilia na digestão quando utilizado juntamente com um óleo carreador para massagem na região do estômago. Para casos de insônia, ansiedade, estresse e tensão nervosa. Melhora os estados de tristeza e depressão. Seu aroma remete a alegria de uma criança, suave e desprendida, trazendo alegria, leveza e resgatando nossa criança interior. Observação: Como ocorre com a maioria dos óleos cítricos, o óleo essencial de laranja é fotossensível. Portanto, evite exposição ao sol após uso. (ver produto)

 

Lavanda ou Alfazema (Lavandula officinalis)

Este é provavelmente o óleo essencial mais conhecido e utilizado para a ansiedade. Isto porque alguns estudos identificaram que o óleo essencial de alfazema é capaz de reduzir os níveis de cortisol, um hormônio responsável pela sensação de estresse. Além disso, apresenta ação protetora do sistema cardiovascular e ajuda a restaurar a paz interior e a tranquilidade, diminuindo a irritabilidade, ataques de pânico e a inquietação. Excelente para refrescar músculos cansados, pés e cabeça. Diminui sintomas de TPM, enxaqueca e insônia, então trata-se de mais uma opção para quem tem problemas para dormir. (ver produto)

Lemon Grass ou Capim Limão (Cymbopogon citratus)

Trata-se de um tônico estimulante e purificador para o corpo. Usado como antisséptico, adstringente, anticaspa e tonificante muscular para combater flacidez da pele. Utilizado como analgésico e anti-inflamatório em músculos doloridos, artrite e dor neuropática. Também é útil como repelente de insetos. Indicado para dificuldade de concentração, esgotamento mental, estresse, ansiedade, sentimentos negativos, perdão e liberação de mágoas. (ver produto)

 

Limão Siciliano (Citrus limon)

Largamente utilizado em produtos cosméticos como adstringente (diminui oleosidade da pele), anticaspa, antisséptico e refrescante. Útil para tratamento de depressão por ser reanimador e tônico. Usado como antimicrobiano e desinfetante aéreo na prevenção de doenças contagiosas. Limpa e purifica ambientes. Clareia os pensamentos, melhora o foco e atenção, combate a confusão e apatia, aumentando a eficiência e a produtividade no trabalho ao ativar a clareza e a positividade mental. Observação: Como ocorre com a maioria dos óleos cítricos, o óleo essencial de limião sciliano é fotossensível. Portanto, evite exposição ao sol após uso. (ver produto)

 

Menta Piperita (Mentha piperita)

Estimula, refresca, resfria, restaura a mente e o corpo. No sistema digestivo, controla enjoos e ânsias de vômito. Excelente para refrescar os pés e cabeça cansada, aliviando enxaquecas, inchaços e tensões musculares. Aumenta a sensação de expansão e liberdade em ambientes fechados e abafados. (ver produto)

 

Palma Rosa (Cymbopogon martinii)

Possui aroma floral agradável e delicado. Indicado para tratamentos de pele devido à ação hidratante e estimulante de regeneração celular, sendo excelente para uso em peles maduras e tratamento de acne. Também usado como calmante e antisséptico. Ajuda pessoas tristes e solitárias a darem importância às amizades e relações, estimulando o amor incondicional, autoestima e autoimagem. (ver produto)

 

Patchouli (Pogostemon patchouli)

Útil na proteção de pele seca, madura ou manchada. É um agente anti-inflamatório, antisséptico, adstringente, estimulante e afrodisíaco. Seu aroma almiscarado diminui a ansiedade, propiciando a sensação de saciedade alimentar. O patchouli é o óleo essencial ideal para pessoas que sofrem com excesso de trabalho e ansiedade crônica, pois tem ação calmante, ansiolítica e antidepressiva. Conecta com a energia da terra. Traz firmeza, ajuda na depressão e nos medos, enraíza e fortalece a vontade de viver, auxilia a estabelecer limites e dissipa a tristeza. (ver produto)

 

Sândalo (Amyris balsamifera)

Auxilia em casos de bronquite crônica e tosse seca. Também suaviza a pele seca e envelhecida, ajuda a combater a caspa por sua ação adstringente; indicado também para inflamações, eczemas e acnes. É um tipo de afrodisíaco que ameniza a ansiedade que leva à impotência ou à frigidez. Age como calmante para a mente e para as emoções, induzindo à meditação profunda. Ameniza a ansiedade e a depressão.Traz as pessoas para o momento presente e liberta ressentimentos, raivas, medos, sentimento de culpa e preocupações. (ver produto)

Tangerina (Citrus reticulata v. tangerine)

Ótimo adstringente para pele oleosa, pois suaviza a pele e ativa a circulação (usado em drenagem linfática). Aroma cítrico e adocicado que alegra o ambiente, diminui a ansiedade e nervosismo. Estimula o apetite e acalma crianças agitadas ou briguentas. Tônico nervoso que ajuda pessoas que cuidam de crianças hiperativas e angustiadas. Observação: Como ocorre com a maioria dos óleos cítricos, o óleo de tangerina é fotossensível. Portanto, evite exposição ao sol após uso. (ver produto)

 

Tea Tree ou Melaleuca (Melaleuca alternifolia)

Usado contra acne, psoríase, micose de unha, sarna, cortes, queimaduras, verrugas, frieiras, dermatite, dentre outros. Agente purificador para a pele, utilizado também no combate ao mau cheiro dos pés e ao pé de atleta. Usado na desinfecção de materiais hospitalares ou limpeza de ferimentos, na produção de sabonetes antissépticos e shampoos anti-caspa. Ideal para ser vaporizado e eliminar germes, purificar e limpar a energia de ambientes. Renovador e revitalizante para casos de esgotamento mental. Promove a confiança, ajuda nos choques emocionais, reduz os sintomas de pessoas com TOC (transtorno obsessivo compulsivo), auxilia pessoas controladoras e muito apegadas. (ver produto)

Ylang-Ylang (Cananga odorata)

O Ylang-Ylang é uma planta com um aroma revitalizante que, além de acalmar e melhorar a disposição, estimula sentimentos de coragem e otimismo. Ele reduz a ação do cortisol no corpo. Controla TPM, raiva, medo, ansiedade e insônia. É utilizado para reduzir a tensão, bem como para promover uma perspectiva positiva. O seu aroma doce desperta a sensualidade, a libido e o romance, auxiliando casos de impotência e frigidez. Por suas propriedades nutritivas, hidratantes, rejuvenescedoras e cicatrizantes, é também utilizado em produtos para cabelo e para pele. (ver produto)

 

Sugestões de indicações para uso de Óleos Essenciais

Ansiedade: Lavanda, Bergamota, Patchouli, Laranja doce, Sândalo, Tangerina e Ylang Ylang.

Medo ou pânico: Lavanda, Ylang Ylang, Gerânio, Bergamota, Lemongrass, Olíbano, Cedro, Anis Estrelado, Manjericão e Gengibre.

Depressão: Patchouli, Lavanda, Bergamota, Lemongrass, Laranja Doce, Manjericão, Canela, Citronela, Gerânio, Limão Siciliano e Sândalo.

Agitação ou hiperatividade: Lavanda, Gerânio e Tangerina (Criança hiperativa).

Nervosismo ou Impaciência: Lavanda, Bergamota, Patchouli, Gerânio, Ylang Ylang, Cipreste, Erva Baleeira, Gengibre, Hortelã e Tangerina.

Raiva: Alecrim, Gerânio, Hortelã, Lavanda, Erva Baleeira, Sândalo e Ylang Ylang.

Cansaço físico ou mental: Mentha piperita, Limão Siciliano, Bergamota, Alecrim, Gengibre, Manjericão, Canela, Hortelã, Lemongrass e Tea Tree.

Estresse: Lavanda, Bergamota, Ylang Ylang e Laranja Doce.

Tristeza: Bergamota, Laranja, Tangerina, Limão Siciliano, Alecrim, cipreste, Palma Rosa e Patchouli.

Emagrecimento: Cipreste e Tangerina (Drenagem linfática), Gerânio e Gengibre (Massagem anticelulite), Funcho Doce (controla vontade de comer) e Patchouli (Saciedade alimentar).

Autoestima: Ylang Ylang, Palma Rosa, Patchouli, Bergamota, Lemongrass, Limão Siciliano, Sândalo, Cravo, Gerânio e Palma Rosa.

TPM: Lavanda, Sândalo, Ylang Ylang e Gerânio.

Relaxamento (para dormir): Lavanda, Cedro, Anis Estrelado, Funcho Doce e Tangerina.

Memória/Atenção/Foco: Cravo, Erva Baleeira, Hortelã, Lemongrass e Limão Siciliano.

Dores: Erva Baleeira, Lemongrass, Gengibre, Hortelã, Lavanda, Anis, Manjericão, Citronela e Cravo.

Insônia: Lavanda, Laranja Doce, Ylang Ylang, Mentha piperita, Bergamota e Tangerina.

Tosse: Bergamota, Hortelã, Sândalo, Canela e Eucalipto.

Afrodisíaco: Ylang Ylang, Sândalo, Anis Estrelado, Patchouli e Gengibre (afrodisíaco masculino)

Negativismo: Ylang Ylang, Lemongrass e Limão Siciliano.

Insegurança: Lavanda, Bergamota, Tangerina, Lemongrass, Cravo e Ylang Ylang.

Desânimo: Alecrim, Cedro, Funcho Doce, Manjericão, Patchouli, Limão Siciliano, Cravo, Lemongrass e Mentha piperita.

Óleos Essenciais: preço e onde comprar

Você pode comprar cada um dos Óleos Essenciais citados acima no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

A Oficina de Ervas preparou esse artigo com muito carinho, então esperamos que a leitura tenha sido agradável e relevante! Afinal, os Óleos Essenciais são ferramentas a mais para te ajudar a cuidar da saúde como terapia complementar de inúmeras condições. Portanto, aprender mais sobre como eles funcionam e as possibilidades de aplicações ou tratamentos é muito útil.

Procure o apoio de profissionais da área da saúde para uma avaliação completa e cuide da sua saúde com muito zelo, sabendo que você também pode contar com o auxílio da Oficina de Ervas!

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• CRISTIANO GOMES DE MORAES
Estou pré diabético glicose jejum 110 em média qual melhor nesse caso melão de são Caetano ou pata de vaca
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Cristiano Poderia iniciar usando o Melão de São Caetano extrato seco dos frutos. Clique no link abaixo para ver mais informações: https://www.oficinadeervas.com.br/melao-de-sao-caetano Qualquer dúvida ou orientação, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Solange
Amei o artigo sobre aromaterapia!!
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Solange Ficamos felizes que nosso informativo foi importante para você. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Gloria
Olá poderia me indicar um tratamento para infecção urinária
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Gloria Para infecção urinária indicamos o uso do Cranberry, tanto para prevenção como para auxiliar no tratamento. Clique no link abaixo para mais informações e adquirir o Cranberry: https://www.oficinadeervas.com.br/cranberry Para dúvidas e orientações, clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• RICARDO NATAL BRUNO
Existe o óleo aromático em Rollon.?
⇒ Oficina de Ervas: Bom dia Marcelo Os óleos essencias podem ser manipulados na forma de Roll on. Entre em contato com um de nossos fitoterapêutas através dos links abaixo , informando qual a composição de óleos essenciais precisa e enviaremos seu orçamento. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta https://www.oficinadeervas.com.br/zap Estamos á disposição


Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024 Artigo Hibisco é bom para quê? Desvende os benefícios! 23 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos