2022-08-04

Canela: benefícios e contraindicação

Conheça nossas fórmulas magistrais para Canela.
Veja nossa lista de opções:
Chá (pau em lasca) 30g Kampo de Ervas,     Tintura 60mL,     90 cápsulas de 300mg,     Óleo Essencial 10mL (folha),     Tintura 100mL,     

A Canela é uma velha conhecida dentro da culinária, temperando muitos doces e até mesmo aparecendo em outros pratos diferentes! E ninguém esquece do chá de canela e da canela com leite morno quando o clima está frio ou pegou gripe. Mas será que existem outras indicações medicinais da Canela?

Sim! Dentro da fitoterapia, esse item é responsável por muitas ações benéficas. Neste artigo, iremos desvendar mais segredos da Canela!

 

O que é a Canela

Quando você pensa na Canela, você pensa em quê? Nos pauzinhos, na canela em pó ou nos doces e bebidas em que adicionamos a especiaria? É, a Canela é bem versátil! E além do sabor e de suas propriedades aromáticas que conferem a ela aquele cheiro tão característico, a Canela também possui um importante uso medicinal.

A origem da Canela é muito discutida. Existem várias espécies dependendo da região — cerca de 250 espécies — cada uma com seu nome científico. O nome do gênero botânico é Cinnamomum, da família Lauraceae. Hoje, a Canela é cultivada em vários países, aclimatada a solos e relevos diferentes, embora em geral necessite de clima quente e chuvoso para se desenvolver bem. Propaga-se através de sementes.

E há uma origem verdadeira ou definitiva da Canela?

É complexo responder essa questão porque a dispersão de plantas se dá por inúmeros fatores, incluindo a ação humana. É um fato que ocorre com muitas espécies vegetais mesmo antes da Era Contemporânea, por exemplo ocorrendo na Antiguidade Clássica e se acentuando com o decorrer dos séculos. Também deve-se lembrar das espécies diferentes, que apresentam diferenças e também semelhanças entre si!

Canela beneficios e contraindicacao

Para ilustrar melhor, existe o exemplo da Cinnamomum cassia e Cinnamomum zeylanicum. Ambas têm relevância comercial e aplicações muito semelhantes! Mas enquanto a Cinnamomum cassia é originária da China, sendo comumente chamada de canela-da-china, a Cinnamomum zeylanicum vem do Sri-Lanka, um país que antigamente chamava-se Ceilão. A Cinnamomum zeylanicum é comumente conhecida como canela-de-java (ou só canela), mas é mais comum ainda ouvir as pessoas se referindo a ela como "canela verdadeira".

Trata-se apenas de uma espécie mais valorizada de canela com características específicas — por exemplo, a concentração de cumarinas, que estão presentes em outros gêneros alimentícios e que são pesquisadas hoje por certos benefícios à saúde.

Então, antes de se alarmar com o conceito de canela falsa e canela verdadeira, compreenda essa diferença entre espécies. Não há uma certa e uma errada. Na Oficina de Ervas, você encontra a Canela da espécie Cinnamomum zeylanicum, a famosa "canela verdadeira".

E a Canela já viajou muito! É encontrada na Ásia há milênios, também utilizada no Antigo Egito como incenso e ingrediente para embalsamar múmias, além de ser muito disputada por seu alto valor comercial. Na Europa, o conhecimento sobre as origens da Canela permaneceu incerto por muito tempo, pois a especiaria era trazida por comerciantes árabes de longe. O interesse por rotas mais baratas para buscar especiarias era grande, tanto que a Canela também foi um dos ingredientes buscados nas Grandes Navegações.

Hoje, é mais fácil encontrar esse ingrediente tão especial!

Cha de canela contraindicacao

Canela: para que serve

Agora que já conversamos sobre a história da Canela, você deve se perguntar: afinal, é bom para que? Faz mal? Vamos falar das propriedades da Canela e seus benefícios à nossa saúde, além do sabor e aroma tão especiais:

As partes mais utilizadas da Canela são suas partes áreas, ou seja, aquilo que está acima do solo: folhas e ramos. Das folhas, são extraídos os óleos essenciais! Mas a parte mais famosa é a casca de seus ramos, que devem ser retiradas seguindo um processo cuidadoso para não prejudicar a planta. Seus principais componentes são:

  • Taninos
  • Procianidinas
  • Resinas
  • Gomas
  • Mucilagens
  • Traços de cumarina
  • Óleos Essenciais

 

A Canela possui ações:

  • Adstringente
  • Anti-inflamatória
  • Termogênica
  • Antisséptica
  • Antibacteriana
  • Antioxidante
  • Antiespasmódica
  • Carminativa
  • Antigripal
  • Estimulante da circulação

 

Ela é vendida na forma de cápsulas (pó), chá (pau em lascas), tintura e óleo essencial.

Canela beneficios para gripe e resfriado

Quais são as indicações de uso da Canela?

A Canela é utilizada para diversas finalidades, como:

  • Afecções respiratórias (tosses, gripes, resfriados e bronquites)
  • Febres leves (Ação sudorífica provoca transpiração e auxilia o combate a febre)
  • Problemas estomacais (pois sua atividade estomáquica estimula a produção de suco gástrico e biliar)
  • Espasmos (leves e não relacionados a condições graves, como Parkinson)
  • Cólicas intestinais
  • Flatulências

 

Dosagem usual recomendada

A dosagem usual depende do que você necessita da Canela e a forma que você prefere consumi-la. Converse com nossos fitoterapeutas sobre seu caso e não deixe a sua saúde de lado! Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui.


E o Óleo Essencial de Canela? Para que serve?

O Óleo Essencial de Canela é extraído principalmente das folhas da árvore de canela e, além de seu aroma picante e doce ser utilizado na aromaterapia para melhorar o humor, também serve como repelente de formigas. O Óleo Essencial de Canela também apresenta as seguintes atividades:

  • Antisséptica
  • Bactericida
  • Fungicida
  • Antioxidant

 

Portanto, também é um item valioso no combate de micoses! É vendido no frasco de 10ml (puro) e em um Óleo Anti-micótico (Cravo, Canela, Cedro e Tea-Tree).

Oleo essencial de canela

Canela: efeitos colaterais e contraindicações

A Canela faz parte da alimentação e não apresenta efeitos colaterais ou reações adversas conhecidas, sendo bem tolerada pelo organismo. Quando ocorrem, limitam-se a desconforto gástrico, sonolência e rubor facial.

Existe alguma contraindicação? Sim, pois como qualquer outro fitoterápico — e alopático também — são necessárias certas precauções de uso:

  • Não recomenda-se Canela a gestantes, pois aumenta as chances de má formação do feto, e nem a lactantes, por falta de estudos que atestem um consumo seguro.
  • Não é recomendado para pacientes hipersensíveis ou alérgicos aos seus componentes. É possível causar dermatite de contato na forma de óleo essencial puro, então não utilize direto na pele o Óleo Essencial de Canela sem indicação específica.
  • Se você tem problema de pressão, tenha atenção! Existem indícios de que a Canela aumenta a pressão em pacientes que têm pressão baixa (hipotensos). E embora isso seja um benefício, recomenda-se o acompanhamento da pressão e da saúde cardiovascular por profissionais da saúde.

 

Canela: preço e onde comprar

Você pode comprar a Canela no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

 

Bibliografia

https://academic.oup.com/jpp/article/71/12/1735/6122199

https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53039

https://saude.abril.com.br/alimentacao/canela-ajuda-no-controle-do-diabetes/

https://saude.abril.com.br/alimentacao/o-que-voce-precisa-saber-sobre-a-canela/

https://doi.org/10.1016/j.ympev.2015.12.007

https://doi.org/10.1111/jphp.13173

https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/53039

Comentários

Vamos lá, seja o primeiro a comentar sobre: Canela: benefícios e contraindicação

Deixe seu comentário sobre:
Canela: benefícios e contraindicação