2021-10-22

Benefícios da Coenzima Q10: para que serve?

Conheça nossas fórmulas magistrais para Coenzima Q10.
Veja nossa lista de opções:
30 cápsulas 100 mg ,     60 cápsulas 100 mg ,     90 cápsulas 100 mg ,     60 cápsulas de Coenzima Q10 50mg + Vit B1 5mg + Vit B5 50mg + Vit B6 25mg + Vit B12 100mcg + Ácido Fólico 200mcg + Magnésio quelato 100mg + Zinco quelato 7mg,     

A Coenzima Q10 já existe no seu corpo naturalmente, mas você sabia que dá para tomá-la como suplemento? O que ela faz no seu organismo? Conhecida também como Ubiquinona, a Coenzima Q10 participa da produção de energia e oxigenação das células! Veja neste artigo quais são os benefícios, efeitos colaterais e como tomar.

Coenzima Q10 ajuda nos exercicios

Coenzima Q10: para que serve

A Coenzima Q10 é uma substância sintetizada pelo nosso corpo e é encontrada em todas as nossas células, embora exista em maior concentração nos tecidos do coração, cérebro, músculo esquelético e fígado — que são partes do corpo com maior demanda energética.

No geral, coenzimas são componentes essenciais a determinados processos em nosso metabolismo — permitindo que certas reações químicas ocorram — e com a Coenzima Q10 não podia ser diferente: Junto com enzimas específicas, ela faz parte da respiração celular e da produção de energia! Dessa forma, a Coenzima Q10 também melhora outras funções no metabolismo, pois as células têm energia o suficiente para realizar suas atividades.

Essa substância foi descoberta por Frederick Crane e sua equipe em 1957, em estudo que envolvia o coração de um boi. Porém, somente em 1958, a Universidade de Wisconsin obteve a informação inteira da estrutura física e síntese da Coenzima Q10.

Também é conhecida como CoQ10 ou Ubiquinona e é uma substância lipossolúvel, portanto, é diluída em gordura e sua absorção é lenta pelo trato gastrointestinal. Ela existe em pequenas quantidades em alimentos como laticínios, ovos, carnes vermelhas, aves e peixes; cereais integrais, nozes e amendoim, vegetais como espinafre, brócolis e couve.

Alimentos com coenzima q10

O que afeta a concentração de Q10 no corpo?

Com a idade, naturalmente deixamos de produzir a Coenzima Q10 com eficiência no nosso organismo, tanto que os níveis desta substância caem entre 30% a 60% durante o envelhecimento. Outros fatores são:

  • Cardiopatias
  • Deficiências genéticas
  • Hipertireoidismo
  • Exercícios físicos muito intensos com má recuperação
  • Má qualidade de sono

 

Só alimentação muitas vezes não é o suficiente para repor os níveis ideais de Coenzima Q10, e é por isso que existem os suplementos! A Oficina de Ervas vende a CoQ1 na forma de cápsulas! (Ver produto)

Capsula de coenzima q10

E quais são as indicações de uso da Coenzima Q10?

De maneira geral, a Coenzima Q10 tem ação antioxidante e previne doenças degenerativas, além de fornecer energia para o corpo através da oxigenação das células. Veja agora outras indicações mais específicas:

  • Previne doenças cardiovasculares (Insuficiência cardíaca, doença isquêmica cardíaca, hipertensão arterial)
  • Auxilia no tratamento de doenças neurodegenerativas (Parkinson, Huntington, Alzheimer, ataxia de Friedreich)

 

Para quem tem pressão alta, não se preocupe! A Coenzima Q10 não aumenta a pressão, sendo na realidade, indicada para casos de hipertensão arterial.

Não existem relatos que apontem que a CoQ10 atrase a menstruação ou diminua a fertilidade. A Coenzima Q10 ainda é estudada pela ciência, mas apresenta indícios favoráveis à fertilidade por retardar envelhecimento e danos celulares e pode ser uma alternativa viável para quem busca tais benefícios!

E auxilia ainda em outras condições, como:

  • Fertilidade
  • Enxaqueca
  • Melhora a disposição para a prática de atividades físicas
  • Previne miopatias relacionadas às estatinas

Coenzima Q10 beneficios para exercicios

Coenzima Q10 e Covid-19

Por melhorar justamente a oxigenação das células no organismo e, por consequência, a liberação de energia no corpo, a Coenzima Q10 tem sido pesquisada no tratamento de sequelas a longo prazo do Covid-19, como:

 

A ação preventiva da coenzima Q10 sobre acidentes cardiovasculares também traz benefícios, pois o Covid-19 pode acarretar em quadros mais severos para quem já tem problemas vasculares.

A Oficina de Ervas também oferece uma sugestão de suplemento vitamínico junto com a coenzima Q10, indicado para adultos que estejam passando pelo pós-covid! (Ver produto)

 

Coenzima Q10 e o emagrecimento

A Coenzima Q10 engorda? Não! O suplemento de Coenzima Q10 não tem calorias para influenciar no nosso peso ou na gordura corporal. No entanto, ela pode ser aliada a dietas e rotinas de emagrecimento, pois melhora o funcionamento do nosso metabolismo - incluindo processos de queima de gordura - e ajuda no desempenho em treinos! Lembramos que adotar hábitos saudáveis é fundamental.

 

E externamente? Posso usar a Coenzima Q10?

A CoQ10 também pode ser utilizada em cosméticos, pois sua ação antioxidante é indicada para combater radicais livres e o envelhecimento precoce da pele, inclusive os de origem actínica, ou seja, lesões avermelhadas. De maneira geral, é um regenerador e anti-rugas, melhorando a resistência e a umidade da pele.

E você pode adquirir um Composto de Coenzima Q10 com FPS 30! É só clicar aqui para comprar.

Coenzima Q10 para pele

Como tomar Coenzima Q10

A Coenzima Q10 é usualmente consumida antes das refeições por ser lipossolúvel e, portanto, mais fácil de ser digerida junto com a comida. Também existem relatos de pacientes tomando CoQ10 antes de dormir para potencializar a oxigenação das células cerebrais e promover a qualidade de sono.

Dosagem usual recomendada

Ingerir uma cápsula de 100 mg de Coenzima Q10 uma vez ao dia.

 

Coenzima Q10: efeitos colaterais e contraindicações

A Coenzima Q10 é bem tolerada pelo corpo nas doses recomendadas, pois é uma coenzima já presente em nosso organismo. Efeitos colaterais são raros e, caso ocorram, podem manifestar-se como dores abdominais, vômitos e diarréia. Não recomenda-se à crianças, grávidas e lactantes.

 

Coenzima Q10: preço e onde comprar

Você pode comprar Coenzima Q10 no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

Coenzima Q10 melhora a oxigenacao do cerebro

Bibliografia

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/10/08/4-beneficios-da-coenzima-q10-e-principais-alimentos-ricos-nessa-substancia.htm?cmpid=copiaecola

https://www.tuasaude.com/para-que-serve-coenzima-q10/

https://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/3563/3/T_CatarinaOliveira.pdf

Comentários

Vamos lá, seja o primeiro a comentar sobre: Benefícios da Coenzima Q10: para que serve?

Deixe seu comentário sobre:
Benefícios da Coenzima Q10: para que serve?