Sálvia: benefícios e como usar

A Sálvia é uma erva muito querida, pois está presente na culinária e nos cuidados com a nossa saúde também. Além de garantir um sabor a mais no paladar, a Sálvia pode nos ajudar na indigestão e nos cuidados com a saúde bucal. Que tal entender mais sobre essa planta tão versátil? Neste artigo, você vai conhecer os benefícios e onde encontrar a Sálvia.

 

O que é a Sálvia?

Embora exista mais de um tipo de Sálvia, aqui vamos falar daquela que possui o nome científico Salvia officinalis — a espécie que é indicada para nossa saúde devido suas propriedades medicinais. A família botânica desta planta é a Lamiaceae e, como já é de se esperar, ela possui mais de um nome popular: Sálvia-real, sálvia-comum, sálvia-dos-jardins e erva-sagrada.

Se você nunca teve a chance de ver uma Sálvia, saiba que ela forma touceiras no solo com suas folhas de cor verde acinzentada, cuja superfície é rugosa e ligeiramente aveludada. Quando a Sálvia desenvolve flores, elas nascem no final dos ramos em forma de espiga e são azuladas, rosadas, brancas ou até violáceas. Então ela também agrega muita beleza às hortas e jardins, sendo uma espécie utilizada para fins ornamentais também.

Esta planta medicinal prefere solos pedregosos e boa exposição solar. Por isso, não é surpresa alguma que sua origem seja o Mediterrâneo! Além de ser citada por figuras importantes como Plínio, o Velho, em Roma, também era uma planta de cultivo obrigatório em mosteiros durante o reinado de Carlos Magno, no Império Carolíngio. Hoje, ela já se difundiu em vários países, tanto para uso culinário quanto para uso medicinal.

Você vai encontrar a Sálvia geralmente em sua versão desidratada e pronta para o consumo como tempero ou chás. Mas, em feiras e locais especializados, você também pode optar por maços de Sálvia fresca, sementes e até vasos com mudas!

Além dessas opções, existe uma alternativa bem prática para a sua saúde: Você encontra a Sálvia aqui, na Oficina de Ervas! Manipulamos a Sálvia de acordo com a sua necessidade, como em cápsulas e tinturas. Se já quiser garantir a Sálvia, basta comprar no nosso site, clicando aqui.

E como usar a Sálvia para deixar a nossa vida ainda mais saudável? É o que vamos descobrir a seguir!

Sálvia: para que serve

A Sálvia é geralmente usada para indigestão, afecções bucais e inflamações. Mas existem também outras formas de uso tradicionais dessa planta, como tônicos e shampoos para escurecimento de fios grisalhos. As partes utilizadas são suas folhas e seus componentes em geral são:

 

A Sálvia possui ações:

 

Ela é vendida na forma cápsulas, tintura, enxaguatório bucal e chá.

 

E quais são as indicações de uso da Sálvia?

A Sálvia pode ser utilizada para diversos problemas, como:

Existem indícios que a Sálvia pode ajudar também no controle de diabetes e no colesterol. Enquanto a Ciência segue estudando essa planta, você pode também receber o auxílio de outros produtos naturais para essas condições, como o Melão de São Caetano (ver produto) e a Alcachofra (ver produto). Lembre-se de sempre buscar orientação profissional e não suspenda o uso de medicamentos sem a indicação de médicos.


Dosagem usual recomendada

A dosagem usual depende do quadro da sua saúde, pois a Sálvia tem mais de uma indicação de uso. Será diferente usá-la para problemas bucais ou para desconfortos gástricos, por exemplo. Converse com nossos fitoterapeutas sobre seu caso e não deixe a sua saúde de lado! Entre em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui. Assim, ficará mais fácil entender como tomar a Sálvia da melhor forma.

 

Sálvia emagrece?

A Sálvia não possui propriedades específicas que reduzam taxas de gordura no corpo e não há estudos que atestem sua capacidade de emagrecer.

O que esta planta pode fazer é auxiliar seus processos digestivos, no combate a flatulências e retenção de líquidos. Isso pode melhorar sensivelmente a manutenção de peso, mas não é um item capaz de emagrecer o corpo sem uma rotina saudável. A ação diurética também auxilia na eliminação de líquidos e na sensível perda de peso.

Assim, recomendamos sempre uma rotina saudável e lembramos que existem plantas mais específicas para quem deseja emagrecer. Você pode conferir mais informações e dicas de ervas indicadas para emagrecimento no nosso informativo também: É só clicar aqui para conferir 7 Dicas de Emagrecimento Saudável com Plantas.

Sálvia: efeitos colaterais e contraindicações

A Sálvia é considerada segura para consumo, pois também é uma opção alimentar na forma de tempero. Reações adversas, quando ocorrem, variam entre náusea, diarreia e vômito. Mas existe alguma contraindicação? Sim, pois como qualquer outro fitoterápico — e alopático também — são necessárias certas precauções de uso! Veja abaixo como cuidar melhor da saúde lembrando-se das contraindicações da Sálvia:

 

Sálvia: preço e onde comprar

Você pode comprar a Sálvia no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

Bibliografia

GHORBANI, Ahmad. ESMAEILIZADEH, Mahdi. Pharmacological properties of Salvia officinalis and its components. Journal of Traditional and Complementary Medicine v. 7, n.4, p. 433-440. Outubro, 2017. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2225411017300056. Acesso em: 06 jan. 2023.

GRDIŠA, Martina et al. Dalmatian Sage (Salvia offi cinalis L.): A Review of Biochemical Contents, Medical Properties and Genetic Diversity. Agriculturae Conspectus Scientificus v. 80, n.2, p.69-78. Dezembro, 2015. Disponível em: https://hrcak.srce.hr/file/222364. Acesso em: 06 jan. 2023.

OUTLAW, Sarah. Sage throughout the ages. The Herbal Academy, 2016. Disponível em: https://theherbalacademy.com/sage-throughout-the-ages/. Acesso em: 06 jan. 2023.

SALVIA officinalis. In: Wikipedia: a enciclopédia livre. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Salvia_officinalis. Acesso em: 06 jan. 2023.

SALVIA real. Horto Didático de Plantas Medicinais do HU/CCS, 2020. Disponível em: https://hortodidatico.ufsc.br/salvia-real/. Acesso em: 06 jan. 2023.

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Vandra Aparecida Domingues Reis
Nossa salvia tirou o folgacho que eu estava sentindo
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Vandra Ficamos felizes em saber dos resultados positivos, um fitoterápico muito rico. Clique no link abaixo para mais informações sobre a Salvia: https://www.oficinadeervas.com.br/salvia Qualquer dúvida ou orientação, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição


• Ana Ligia
Muito instrutivo, gostaria de mais detalhes. Como usar na culinária.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Ana Na Grã Bretanha, é associada à carne de porco, de ganso e pato, sendo muito usada nos recheios. Na América do Norte, a sálvia é utilizada junto com cebolas para fazer um recheio de peru para o dia de Ação de Graças. Na Alemanha, ela acompanha pratos com enguia. Na Grécia, é usada em ensopados de carne, aves e infusões. Na Itália, usam a sálvia com fígado, veado (saltimbocca alla romana), para temperar polenta, focaccia e molho para massas. Ela pode ser usada com maçã, feijão seco, queijo, cebola e tomate. Os temperos que podem acompanhar a salvia são louro, alcaravia, folha de aipo, alho, gengibre desidratado, levístico, manjerona, páprica, salsa, segurelha e tomilho. Clique no link abaixo para mais informações sobre a Sálvia: https://www.oficinadeervas.com.br/salvia Para dúvidas e orientações clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024 Artigo Hibisco é bom para quê? Desvende os benefícios! 23 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos