Guaçatonga: quais os benefícios dessa planta medicinal?

A Guaçatonga é uma planta nativa da Flora brasileira muito usada no tratamento de úlceras e gastrites. Ela é um arbusto de 3 a 4 metros de altura e está presente nos Biomas Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal.

Essa planta é da família das Flacourtiaceae e seu nome científico é Casearia sylvestris Swartz.

A Guaçatonga é usada há centenas de anos como planta medicinal pela população indígena e cabocla das regiões onde está presente.

Os índios foram os primeiros a usá-la para cicatrizar feridas de pele. Seu uso terapêutico contra veneno de cobra ficou conhecido ao se perceber que lagartos a comem quando são picados por esses animais.

A planta também é conhecida como erva de lagarto e língua de tiú. Há até uma crença popular de que o lagarto-tiú só enfrenta uma cobra se houver um pé de Guaçatonga por perto.

Outros nomes da Guaçatonga são: erva de bugre, marmelinho do campo, vassitonga, café-de-bugre, guassatunga, vaçatunga, cafezinho-do-mato, chá-de-bugre, caroba-falsa, bugre-branco, são gonçalo.

Comprar Guaçatonga

Quais os benefícios da Guaçatonga?

A Guaçatonga possui as seguintes ações terapêuticas:

A parte utilizada para obter suas propriedades medicinais são as folhas e mais raramente se usa a entrecasca ou as raízes. Sua composição química é formada por: óleo essencial, terpenos, triterpenos, saponinas, ácidos graxos, taninos, antocianosídeo, resinas e flavonoides.

 

Comprar Guaçatonga

E quais são as indicações de uso da Guaçatonga?

Veja abaixo mais detalhes sobre as indicações de uso desta planta tão querida!

 

Guaçatonga para gastrite e úlceras

Uma das principais indicações da Guaçatonga é no tratamento de gastrites e úlceras devido a sua ação cicatrizante.

A planta exerce uma ação significativa para úlcera gástrica, reduzindo o volume de ácido clorídrico produzido. Porém, ela não aumenta o pH gástrico, em comparação à cimetidina (medicamento que reduz a acidez do estômago), o que é algo positivo, pois essa alteração pode dificultar a digestão das proteínas.

Leia mais sobre gastrite aqui

Guaçatonga para cicatrizar feridas

A Guaçatonga é usada para tratar dermatoses como psoríase, herpes labial e genital, aftas, eczemas e picadas de insetos. Ela contém taninos, por isso forma revestimentos protetores na pele e mucosas, dificultando o aparecimento de infecções.

Conheça também o creme cicatrizante de Babosa, Cúrcuma e Confrei


Guaçatonga para Halitose

A Guaçatonga também é usada na medicina tradicional para o tratamento de Halitose, que nada mais é do que o mau hálito frequente. Embora a Halitose seja mais um sinal de outras alterações na saúde do que uma doença em si, existem tratamentos eficazes para combatê-la. Além de investir na boa higiene bucal, a Guaçatonga ajudará no tratamento através de sua ação antimicrobiana, cicatrizante e antisséptica.

A Halitose pode ter origem em problemas digestivos — por exemplo, o retorno do ácido gástrico ao esôfago em refluxos e gastrites, que libera odores — então a Guaçatonga também apresenta benefícios para Halitose de origem digestiva, pois é indicada para tratamento de úlceras e gastrites.

Comprar Guaçatonga

Quais os efeitos colaterais da Guaçatonga?

A Guaçatonga é considerada uma planta segura, mas em altas doses pode causar vômitos e diarreia.

Ela pode potencializar a ação de anticoagulantes, dificultando o controle das dosagens, por ser uma antagonista da vitamina K. Além disso, recomenda-se que não seja usada durante a gravidez.

Também é importante saber que o uso da Guaçatonga para picada de cobra não exclui a necessidade de uso do soro antiofídico.

 

Comprar Guaçatonga

Como tomar Guaçatonga?

A Guaçatonga pode ser tomada em cápsulas, tintura, chá e extrato fluido. O modo de usar varia de acordo com a preparação a ser usada.

 

Chá de Guaçatonga

Deve-se fazer a decocção de 2 gramas de folhas para cada 200ml de água e tomar o chá até três vezes ao dia.

 

Guaçatonga em pó (cápsulas)

Deve-se tomar de 20mg a 40mg por quilo, por dia. Essa dosagem deve ser dividida em 3 ou 4 tomadas.

 

Tintura de Guaçatonga

Deve-se tomar 2 gotas por quilo por dia, dividido em 3 tomadas.

 

Extrato fluido de Guaçatonga

Deve-se tomar uma gota por quilo por dia, dividido em 3 tomadas.

Aqui na Oficina de Ervas, manipulamos o extrato fluido de Guaçatonga com Espinheira Santa, potencializando a ação terapêutica no tratamento de problemas estomacais.

Conheça a Espinheira Santa, uma grande aliada contra problemas no estômago


Uso externo

A Guaçatonga pode ser usada em creme para herpes labial e lesões cutâneas ou como cataplasma para aliviar a dor de picada de cobra. A infusão da planta pode ser usada para herpes genital.

Comprar Guaçatonga

Onde comprar Guaçatonga

Você encontra a Guaçatonga em chá, extrato fluido, cápsulas e tintura aqui em nosso site. É só clicar aqui!

 

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.
https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

 

 

Bibliografia

Casearia sylvestris Sw.: uma planta brasileira de interesse do SUS

http://florien.com.br/wp-content/uploads/2017/06/GUA%C3%87ATONGA.pdf

https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/313896/1/Circular138.pdf

https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/handle/icict/18486/11.pdf?sequence=2&isAllowed=y

https://www.recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/260/268

Ferro, D. Monografias de Plantas Medicinais, p. 57-58, Ribeirão Preto, 2000

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Telma Iria
Olá, Vocês tem exemplos de uso para escaras (feridas de pacientes acamados) e de como utilizar para esses casos? Obrigada e no aguardo
⇒ Oficina de Ervas: Olá Telma. A experiência que temos em tratamento de escaras é com o creme cicatrizante feito com babosa, cúrcuma e confrei. Pode passar 3 vezes ao dia após limpar a ferida. https://www.oficinadeervas.com.br/creme-de-babosa-curcuma-e-confrei-cicatrizante. Caso queira mais informações, entre em contato conosco.


• Helena
Bom dia! Essa informação eu nao entendi,"Ela pode potencializar a ação de anticoagulantes, dificultando o controle das dosagens, por ser uma antagonista da vitamina K. Então ela diminui as plaqueta? Afina o sangue? Ou é o contrário? Eu nao entendi pois ela não é anti hemorrágica. Eu quero entender se essa planta diminui as plaquetas,? Afina o sangue. Ela não é anti hemorrágica? Obrigada
⇒ Oficina de Ervas: Olá Helena. O que encontramos em literatura é que o uso prolongado da guaçatonga pode provocar hemorragia, uma vez que a planta é antagonista da vitamina K. Ela vai diminuir a ação da vitamina K que é a vitamina que ajuda na coagulação do sangue. Não se refere a quantidade de plaquetas, mas à inibição da ação da vitamina K. Também não afina o sangue e o uso prolongado faz dela uma planta que pode provocar hemorragia. Essas informações constam na literatura e são usadas para orientar e alertar, embora nunca tenhamos visto nenhum caso de hemorragia provocada por guaçatonga. Como existem outras plantas para tratamento de gastrite, o que costumamos fazer é orientar um rodízio entre plantas, se necessário. Qualquer dúvida, entre em contato conosco.


• Eliana Malta Fonseca da Rocha
Bom dia! Quero usar pra herpes. Tenho labirintos. Posso fazer o uso?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Eliana Você pode sim usar a Guaçatonga. A Unha de Gato também é uma opção, uma vez que possui ação antiviral e aumenta a imunidade. Para ler mais sobre essas plantas, clique nos link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/guacatonga https://www.oficinadeervas.com.br/unha-de-gato Para maiores orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ estamos à disposição.


• Laura Freitas
Boa noite,após o parto pode tomar ? Para ajudar na cicatrização Obrigada
⇒ Oficina de Ervas: Olá Laura, Sugiro que converse com o pediatra de seu bebê para saber se pode usar. Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas clicando no link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos à disposição


• Neide
A folha ou o extrato da Guassatonga serve para combater colesterol alto
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Neide. Para controlar o colesterol alto, tem outras plantas mais indicadas, como a Alcachofra, Cúrcuma, Berinjela, Oliveira e Chá Verde. https://www.oficinadeervas.com.br/alcachofra https://www.oficinadeervas.com.br/curcuma https://www.oficinadeervas.com.br/berinjela https://www.oficinadeervas.com.br/cha-verde Caso você queira orientação para o tratamento, entre em contato com nossos fitoterapeutas e informe a sua idade, que medicamentos toma, quais as taxas de colesterol que apresenta, se faz controle alimentar e pratica exercícios físicos. Segue o nosso link: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/ Estamos à disposição.


• Telma
Bom dia! Estou tomando a guaçatonga para o controle do colesterol. Ela serve para isso também?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Telma. A Guaçatonga ajuda sim a diminuir colesterol, pois possui ação hipolipemiante, auxiliando a diminuir taxas de gorduras no sangue. Se seu caso for genético, é mais difícil baixar com plantas. Porém, existe também outras plantas que diminuem níveis de colesterol, como a Berinjela, Alcachofra e Cassiolamina. Clique nos links abaixo para ver mais informações sobre essas plantas: https://www.oficinadeervas.com.br/berinjela https://www.oficinadeervas.com.br/alcachofra https://www.oficinadeervas.com.br/cassiolamina Clique no link abaixo para falar com um de nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Lusirene Rodrigues da Silva
Boa tarde gostaria de saber se pode fazer o chá de guaçatonga e unha de gato juntos, obrigada
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Lusirene. Pode preparar juntos sim. Caso queira alguma orientação, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Urias de Almeida
Como fazer tintura da guaçatonga? Qual a dosagem correta? Obrigado
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Urias. O preparo de tintura deve seguir as normas da Farmacopeia Brasileira e a dosagem é de 2 gotas/kg/dia, dividido em 3 tomadas. Estamos à disposição.


• Heinz seibt
Como tomar as capsulas de guaçatonga ,antes ou depois das refeiçoēs
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Heinz. A indicação é para tomar antes de cada refeição (café, almoço e jantar). Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Silvia Ferreira
Olá, a guaçatonga pode ser eficaz para fungo de unhas?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Sílvia. Uma das indicações da Guaçatonga é sim combater fungos. Uma outra opção é o blend de óleos essenciais que temos aqui com Cravo, Melaleuca, Cedro e Canela, que chamamos de Composto Antimicótico. Para ver mais informações e adquirir a Guaçatonga clique no link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/guacatonga Para ver mais informações e adquirir o Composto Antimicótico clique no link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/cravo-oleo-essencial Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Arthur
No caso de gastrite/úlcera. Por quanto tempo seria indicado utilizar o chá de guaçatonga e espinheira-santa? Ou seria mais adequado revesar as ervas?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Arthur No caso de gastrite aguda e úlcera é mais indicado usar essas plantas na forma de Extrato Fluido, por ser a forma mais concentrada. Extrato Fluido de Espinheira Santa 50% + Extrato Fluido de Guaçatonga 50% - tomar 20 gotas em dois dedos de água morna para evaporar o álcool, 3 vezes ao dia, antes das refeições. Pode tomar por 60 dias. Faça uma pausa de 15 dias a cada 90 dias de uso. Pode diminuir as gotas com a melhora ou trocar pelo uso do chá dessas plantas. https://www.oficinadeervas.com.br/espinheira-santa https://www.oficinadeervas.com.br/guacatonga Em caso de qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Thiago
Esse chá pode ser usado em pequenas feridas em forma de banho?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Thiago Pode sim usar sim em pequenas feridas. Se desejar, podemos manipular um creme de Guaçatonga para você. Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Néia
Vocês tem o composto para acabar com Hpilory? 21 997236329
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Néia Como H. pylori é uma bactéria difícil de lidar, é importante que tome os antibióticos sintéticos prescritos pelo médico e acrescente os fitoterápicos como complementares ao tratamento. Costumamos sugerir o extrato fluido de Espinheira, Própolis em cápsula e Alho em cápsula, que têm ações antibióticas. Para dúvidas e orientações posológicas clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Evelin
Olá posso tomar para eliminar H Pylori? Qual a prescrição?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Evelin Como tratamento complementar para H. pylori costumamos sugerir a Espinheira Santa (extrato fluido), Própolis (cápsula) e Alho (cápsula). Mas continue usando o tratamento prescrito pelo médico. Para dúvidas e orientações posológicas clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• CLEUZA
Quero saber se tem algum poder curativo sobre o câncer de mama e figado
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Cleuza. Clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Informe sua idade, se tem algum problema de saúde, se faz uso de algum medicamento, se está fazendo algum tratamento oncológico e se está se alimentando bem. Estamos à disposição.


• Lione
Gostaria de tomar o chá desta planta para intestino presso, como faço? Meu Watz 51 998949580
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Lione Existem plantas mais especificas para esse caso, como o Sene e Cascara Sagrada, para sua comodidade nós temos em outras apresentações, como cápsula e tintura. Clique no link abaixo para mais informações sobre as plantas mencionadas: https://www.oficinadeervas.com.br/sene https://www.oficinadeervas.com.br/cascara-sagrada Para mais informações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Ou entre em contato através do nosso Whatsapp e fale com um de nossos fitoterapeuta: 16 98234-0111 Estamos à disposição.


• Kátia
Olá a guaçatonga ajuda nas doenças inflamatórias intestinais??
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Kátia Existem plantas mais específicas para esse caso como a Boswellia Serrata, Tanchagem e Macela. Clique no link abaixo para mais informações sobre os fitoterápicos mencionados acima: https://www.oficinadeervas.com.br/boswellia-serrata https://www.oficinadeervas.com.br/tanchagem https://www.oficinadeervas.com.br/macela Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Informe se tem algum problema de saúde e se faz uso de algum medicamento. Estamos à disposição.


• Rafael Borges
Tenho gastrite, ácido úrico alto, posso tomar? qual a dosagem correta e período de tratamento? Obrigado!
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Rafael. Pode tomar a Guaçatonga para gastrite sim, mas ela não vai diminuir o ácido úrico. Para isso é indicada a Salsaparrilha. https://www.oficinadeervas.com.br/guacatonga https://www.oficinadeervas.com.br/salsaparrilha A guaçatonga pode ser na forma de extrato fluido, que é mais concentrada e a dosagem varia de 15 a 20 gotas em água morna para evaporar o álcool, antes de cada refeição. O período de tratamento varia de 2 a 4 meses, dependendo da gravidade e da dieta alimentar. Também é importante observar se a gastrite é de origem nervosa, alimentar ou por uso de algum medicamento. Caso você queira alguma orientação, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Edney Alfaz da Rocha
Posso usar guaçatonga para colesterol alto?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Edney Existem fitoterápicos mais específicos como a Berinjela com Alcachofra. Clique no link abaixo para mais informações sobre os fitoterápicos mencionados: https://www.oficinadeervas.com.br/berinjela https://www.oficinadeervas.com.br/alcachofra Para dúvidas e orientações clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Reguna celia gomes goncalves
Olá!!! Entao estou com colesterol um pouco alto 234 e Entao meu médico me receitou sinvastatina, nai queria fazer usi deste medicamento sempre , me indicaram tomar guaçatonga dente de leao e folhas de abacateiro juntas Mais fico cim estomago ruim qdo tomo, pois tenho problemas nenhum de estomago....pelo q vu aqui, guaçatonga nao tem nada a ver oara colesterol, ....começou subir agora nunca tive problema cim colesterol Gostaria de tratar cim ervas Por favor me orienta!!!🤔 Estou no aguardo!..obg
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Regina Para colesterol e dislipidemias, no geral, sugerimos o uso da Cassiolamina e/ou do composto de Berinjela com Alcachofra. Usar como complementar ao tratamento convencional é uma opção. Porém, não recomendamos deixar de usar nenhum fármaco sem o consentimento do médico que prescreveu. Clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Informe sua idade, se tem algum problema de saúde e se usa algum medicamento. Estamos à disposição.


• Josiel
Estou tomando guacatonga receitado pelo médico, porém estou com diarreia o qie faço... paro de tomar?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Josiel Recomendamos que informe o seu médico sobre o que está apresentando, para que ele possa tomar a conduta necessária. Para dúvidas clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Maria Dolores
Guaçatonga trás resultados em relação a aftas?? Gratidão...
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Maria A Guaçatonga é rica em taninos, portanto tem ação cicatrizante, ajudando a conter as aftas. Além disso, se a causa da afta estiver relacionada com refluxo, acidez gástrica e afecções do trato digestório no geral, ela também tratará a causa, pois regulariza o pH gástrico. Para dúvidas e orientações, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Célia Maria
Minha irmã está fazendo tratamento de câncer de mama com metástase no pulmão ela pode fazer uso do chá de guaçatobga?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Célia Clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas, assim vamos te orientar melhor: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Simone
Boa noite! Gostaria de saber se posso tomar o chá de guaçatonga para a Herpes Zoster ? Tive uma vez e não quero nunca mais passar por essa dor horrível... Se não for, o que vocês indicam?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Simone Existem fitoterápicos mais específicos para a Herpes Zoster, como a Unha de Gato. Clique no link abaixo para mais informações sobre o fitoterápico mencionado: https://www.oficinadeervas.com.br/unha-de-gato Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Claudines
Bom dia sou diabética eu posso tomar a Guaçatonga pois tenho gastrite .
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Claudines Pode sim fazer o uso da Guaçatonga. Clique no link abaixo para mais informações sobre a Guaçatonga e obter o produto: https://www.oficinadeervas.com.br/guacatonga Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Vera
Como usar guacatonga,para mau hálito,é mesmo eficaz?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Vera Se o mau hálito for de origem gástrica ela ajuda sim. A Zedoária também é indicada nesses casos. Deixo abaixo os links com mais informações sobre esses fitoterápicos: https://www.oficinadeervas.com.br/guacatonga https://www.oficinadeervas.com.br/zedoaria Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Marcelo
Serve Para esofagite erosiva como tomar ?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Marcelo. A Guaçatonga tem ação para casos de esofagite erosiva. A forma de uso, pode ser orientado pelos nossos fitoterapeutas pelo link abaixo. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Sandra
O chá da guaçatonga serve para inflamação da prostata
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Sandra Existem fitoterápicos mais específicos, como o Óleo de Semente de Abóbora e o Sabal. Clique no link abaixo para mais informações sobre os fitoterápicos mencionados: https://www.oficinadeervas.com.br/oleo-de-semente-de-abobora https://www.oficinadeervas.com.br/saw-palmetto Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Angela Maria Ferreira dos Santos
Oi TD bem? Gostaria muito de saber qual planta é boa pra minha mãe,ela sente coceira na garganta e tosse muito por isso e quando come quase sempre tem que vomitar,ficaria agradecida se puderem me ajudar!
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Angela Primeiramente é importante saber o causa a tosse. Clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Informe a idade, se tem algum problema de saúde e se usa algum medicamento. Estamos à disposição.


• Stella maris
Comecei a tomar ,erva de bugre .pois tenho psioarise⁷e manchas aredondas , nas axilas e virilha e dobras do joelho. Estou certa?queria.resposta.no.meu email.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Stella Para melhor orientar sobre esse caso, entre em contato no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervascom.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


Artigo Dilênia ou Maçã de Elefante? Entenda os benefícios do uso medicinal dessa planta! 16 Jul 2024 Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos