Gastrite - não aguento mais!

Praticamente todo mundo já sentiu dor de estômago, o que é normal no caso de ingestão de alimentos estragados, contaminados ou muito gordurosos. Mas a gastrite pode ser causada por diversas razões, e até durar por um longo período de tempo, como nos casos crônicos.

O que é a gastrite? Quais os sintomas e tipos de gastrite?

estomago queimando gastriteA gastrite é uma inflamação que ocorre nas paredes do estômago e pode ser aguda (que dura alguns dias ou menos) ou crônica (que dura até meses ou anos).

O principal sintoma é a dor de estômago, que pode surgir quando você fica muito tempo sem comer ou logo após a ingestão de algum alimento ou bebida. Mas outros sintomas também podem ocorrer, como o inchaço do abdome, náuseas, indigestão, mal estar, gases e queimação no estômago.

Mas da onde vem a minha gastrite? Qual a causa?

Há diversas causas que podem levar à inflamação do estômago, como:

  • * Abuso de álcool e cigarro
  • * Ingestão de anti-inflamatórios ou analgésicos por um período prolongado
  • * Estresse, nervosismo ou ansiedade (gastrite nervosa)
  • * Infecção pela bactéria Helicobacter pylori (que pode levar ao surgimento de úlceras se não for tratada)
  • * Algumas doenças autoimunes, como na gastrite crônica atrófica (quando os próprios anticorpos atacam o revestimento do estômago, diminuindo ou extinguindo as enzimas gástricas)
  • * Ingestão de alimentos muito gordurosos, cafeína e refrigerantes em excesso
  • * Idade avançada (pois é comum aparecerem algumas doenças com o envelhecimento)

Tem como evitar a gastrite?

alimento gordurosos gastriteA melhor forma de prevenir a gastrite é evitar os causadores descritos acima.

Também é muito importante lavar bem os alimentos e as mãos antes de comer, para evitar infecções. Outras formas de evitar a gastrite é mastigar bem, comer devagar e em pequenas porções, fazer a refeição em um lugar tranquilo, não deitar logo após as refeições e não comer de madrugada. Para quem gosta de leite, é bom não exagerar, pois o leite contém cálcio, que estimula a secreção gástrica.

Quando sentir a gastrite, preste atenção no que comeu e, se desconfiar de algum alimento em específico, tente evitar comê-lo e observe se a gastrite volta ou não.

O que eu posso fazer para aliviar a gastrite? Tem tratamento?

Existem muitas plantas que ajudam na digestão e podem evitar os sintomas da gastrite, como a hortelã, camomila, alecrim, sálvia, mentazedoária, boldo e gengibre.

A espinheira santa é uma das plantas mais indicadas e já age na hora, pois forma uma camada protetora das paredes do estômago. Além dessa ação protetora, ela possui ação analgésica e cicatrizante. Outras plantas podem ser associadas no tratamento da gastrite, como o alcaçuz europeu e a guaçatongaque ajudam a diminuir a acidez e promovem a cicatrização. 

Uma alimentação equilibrada é fundamental para manter e recuperar a saúde. O estilo de vida saudável contribui para a prevenção de doenças, aumentando a vitalidade e disposição.

Está com dúvidas? Fale com o nosso fitoterapeuta clicando aqui.

Comentários


  • cleonice correa da silva
    ja tomei todos os zois!omeprazol.pant,eso e isso ha muitos anos ,e não tenho melhora nenhuma .Pelo contrário. continua indo ao mesmo profissional e vivo fazendo endoscopia anual e me vejo piorando.quero uma ajuda do q fazer,por favor. OBRIGADA
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Cleonice. A gastrite pode ser cuidada com a Espinheira Santa antes das refeições. Tem que avaliar a causa, pois pode ser por uso de medicamentos, por nervosismo, ansiedade, alimentação inadequada, etc. Ao cuidar da causa, fica fácil se livrar da gastrite. Se precisar de orientação, passe todas essas informações para nossos fitoterapeutas pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.
  • Juliana
    Como me curar de vez desse mal, maldita doença, ñ aguento mais
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Juliana.Trabalhamos com alguns fitoterápicos que podem que podem auxiliar no tratamento da gastrite, dentre eles o mais utilizado seria a Espinheira Santa. Entre em contato conosco através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br para que possamos auxilia-la . Estamos a disposição.
  • Karina
    Estou sofrendo a um pouco mais de 1 ano de gastrite crônica e bulbudonitee e não sei mais o que fazer pra isso passar, parece que é só chegar a parte da noite que ataca tudo e muitas vezes fico sem dormir com dor.. o que posso fazer pra passar logo isso??!
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Karina. Para o seu caso, você pode tomar a Espinheira Santa: https://www.oficinadeervas.com.br/espinheira-santa. Comece o tratamento com o extrato fluido, que é a forma mais concentrada. Pingue 15 a 20 gotas em um pouco de água morna. Espere esfriar e time antes de cada refeição. Pode tomar também antes de deitar, para que não ocorra esse mal estar de noite. Com a melhora, você poderá trocar pelas cápsulas de 300mg e tomar nos mesmos horários. Qualquer dúvida, pode entrar em contato com nosso fitoterapeuta. Estamos à disposição.
  • solange mello
    qual o melhor espinheira santa ou guaçatonga o cha de folhas de espinheira e bom ou o concentrado é melhor?
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Solange. Ambos são bons para o tratamento de gastrite, geralmente a Espinheira Santa é mais utilizada. Ela apresenta bons resultados na forma de chá também, ele deve ser ingerido antes das refeições. Qualquer duvida entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br . Estamos a disposição.
  • Katia
    Meu pai curou úlcera somente com a espinheira santa, precisava de cirurgia, tomou a espinheira santa durante 1 ano , nunca mais sentiu nada, e nem a cirurgia precisou fazer, é um "santo " remédio mesmo
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Kátia. É realmente santa, como diz o nome. Agradeço por seu relato. Abraços.
  • Victor Santos
    Sofro de gastrite desde maio do ano passado tomo esomeprazol e ainda sinto muito incomodos no estomago já fiz várias endoscopia não aguento mais o que faço.
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Victor. Para tratar a gastrite você pode usar a Espinheira Santa, mas temos que avaliar as possíveis causas, pois pode estar associada ao nervosismo, estresse, alimentação, uso de algum medicamento, etc. Entre em contato conosco pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br e relate sobre as questões que citei, pois se não tratarmos as causas, a gastrite tende a voltar, mesmo que você consiga curar no momento com a Espinheira Santa. Estamos à disposição.
  • Luana
    Não agunto mais parece que vivo cheia um incomodo insuportável, da até vontade de vomitar
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Luana. A gastrite é problemática, pois como você deve ter lido, ela pode tem vários fatores desencadeantes. Você pode fazer o tratamento com a Espinheira Santa, mas se quiser falar com nosso fitoterapeuta, podemos avaliar melhor suas necessidades. Então informe se você é nervosa, se toma algum medicamento, se controla a alimentação, qual a sua idade, qual a sua rotina. Estamos à disposição.
  • Amanda Oliveira
    Sofro desse mal à quase dois anos, acho. Minha gastrite é de antro leve, e não cessa nunca... Já tomei todos os zóis e é pior. Tenho muito medo disso. Me ajudem, por favor!
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Amanda. A planta Espinheira Santa é indicada para tratamento de gastrite, ela pode ser utilizada na forma de capsula, tintura ou o chá. Em capsulas a sugestão de uso seria de 1 capsula 3x/dia antes das refeições. Qualquer duvida entre em contato conosco através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br . Estamos a disposição.
  • Yara Gonçalves
    Sofro muito com a gastrite! Os remédios não resolvem , mas sofro de insônia e tomo diazepam pra dormir! Qual seria melhor indicação!
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Yara. A Espinheira Santa é indicada para auxiliar no tratamento de úlcera estomacal e duodenal, gastrite, azia, dores estomacais, aftas e refluxo. Em capsula na dosagem de 300mg a sugestão de uso é de 1 capsula 3x/dia . Qualquer duvida entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br . Estamos a disposição.
  • Victor Santos
    Prezados boa tarde. Gostaria de saber como faço para tratar uma pangastrite erosiva moderada leve e bulbite erosiva plana leve já fiz varias endoscopia e uso pantoprazol de 40 mg e não estou sentindo melhora me ajude por favor não aguento mais essa pangastrite e bulbite.
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Victor. As plantas mais indiadas para esse tratamento são a Espinheira Santa e o Alcaçuz. Caso esteja com presença também do H. Pilory, me avise, pois nesse caso tem que usar junto o própolis em extrato seco, que é um antibiótico natural. Se sua pangastrite for por causa de excesso de produção de ácido, o que é mais comum, pode tomar o extrato fluido de espinheira santa, 20 gotas diluídas em um pouco de água morna para evaporar todo o álcool, antes do café, almoço e jantar. E após essas refeições, tome 1 cáps de Alcaçuz para diminuir a acidez. Esse tratamento deve ser contínuo por pelo menos 3 meses, mesmo que os sintomas desapareçam, pois a total cicatrização leva um tempo. Se você sentir que ocorre formação de gases, pode tomar chá de hortelã ou erva doce, mas com a melhora da gastrite, esses sintomas também desaparecem. As causas são diversas, é é muito importante você detectar e tratar a causa, pois senão pode ocorrer a recidiva e se tornar crônico. Pode ser por uso de algum medicamento, alimentação inadequada, estresse, nervosismo, uso de bebida alcoólica, diabetes e hereditário. Como geralmente está associado ao estado emocional, entre em contato conosco caso queira complementar o seu tratamento. Como as dores e mal estar ocorrem também de noite, pode tomar essas plantas se sentir necessidade durante a noite. Estamos à disposição pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br.
  • Egidio
    Estou com uma pangastrite que não passa a dois anos tive H pilory mas curou mas a pangastrite não para.
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Egídio. Se você não tem mais o H. pilory, essa gastrite pode estar sendo provocada por excesso de produção de ácido clorídrico. Isso pode ter causa na alimentação, no nervosismo ou outro fator. Para ajudar a cicatrizar, pode tomar a Espinheira Santa antes das refeições, e o alcaçuz após as refeições para diminuir a acidez. Esse tratamento deve ser contínuo por pelo menos 3 meses, mesmo com o desaparecimento dos sintomas logo no começo do tratamento. Qualquer dúvida ou orientação, entre em contato conosco pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.
  • Rose
    Tenho gastrite. Sinto muitas dores, enjoos e arrotos. Independente de ter h. Pilory, posso tomar espinheira santa antes das refeições e alçacuz após?
    ⇒ Oficina de Ervas: Rose, bom dia. Pode ser usado a Espinheira Santa e o Alcaçuz da maneira que você falou ou os dois juntos no mesmo horário. Caso necessite de maiores informações envie um e-mail para farmacia@oficinadeervas.com.br. Ficamos a disposição.
  • Ana
    Oi boa tarde, fiz uma endoscopia e descobri que tenho pangastrite moderada e H. Pylori. Estou há uns dias comendo coisas leves e não sinto dor alguma, somente um vazio no estômago. Eu gostaria de saber se a espinheira santa e a babosa matam a h..pylori ou terei que tomar antibiótico?? Tenho uma bactéria no intestino e se eu tomar antibiótico ela pode me fazer mal..isso tá tirando meu sono e minha felicidade :(
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Ana. Tem como tratar a pangastrite com extrato fluido de espinheira santa e guaçatonga, pingando 15 gotas de cada extrato em um pouco de água morna para evaporar o álcool, e tomar antes das refeições. Se sentir incômodo pode tomar novamente a espinheira santa. No caso do H. pylori, o que tenho acompanhado com bom efeito é o uso do extrato seco de própolis 300mg 3 vezes ao dia, antes do café, almoço e jantar, por pelo menos 4 meses. Seu efeito antibiótico natural sem efeito colateral tem ajudado muita gente. Qualquer dúvida, pode entrar em contato conosco. Estamos à disposição.
  • Tatiana
    Boa noite! Nunca tive gastrite antes.Agora estou tomando pantoprazol a quase 3 meses,e não estou vendo melhora. Ano passado entre outubro e novembro tive que tomar antibiótico 2 vezes e antiinflamatórios. No começo desse ano comecei a sofrer com gastrite. E em Março desse ano tive q tomar antibiótico novamente. Sinto dor no estômago,as vezes queimação,e tem o refluxo. O que devo tomar?
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Tatiana. Pode tomar a Espinheira Santa em extrato fluido, pingando 15 gotas em um pouco de água morna para evaporar o álcool. Repita antes de cada refeição. Pode associar o uso do Alcaçuz após as refeições, para diminuir a acidez. Evite alimentos ricos em cafeína, evite comer muito nas refeições, não deite após comer, não faça esforço físico após refeição. Caso tenha sintomas de ansiedade ou nervosismo, entre em contato conosco para que possamos te orientar. Estamos à disposição.
  • josiS
    fiz endoscopia e foi diagnósticado com gastrite erosiva plana intensa. eztou sentindo dores horríveis 24 hs. O que devo 2?
    ⇒ Oficina de Ervas: Josi, alem do tratamento médico pode ser usado a Espinheira Santa e a Guaçatonga. Para maiores informações peço que entre em contato pelo e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br.

Deixe seu comentário sobre:
Gastrite - não aguento mais!