2018-07-25

Gastrite - não aguento mais!

Praticamente todo mundo já sentiu dor de estômago, o que é normal no caso de ingestão de alimentos estragados, contaminados ou muito gordurosos. Mas a gastrite pode ser causada por diversas razões, e até durar por um longo período de tempo, como nos casos crônicos.

O que é a gastrite? Quais os sintomas e tipos de gastrite?

estomago queimando gastriteA gastrite é uma inflamação que ocorre nas paredes do estômago e pode ser aguda (que dura alguns dias ou menos) ou crônica (que dura até meses ou anos).

O principal sintoma é a dor de estômago, que pode surgir quando você fica muito tempo sem comer ou logo após a ingestão de algum alimento ou bebida. Mas outros sintomas também podem ocorrer, como o inchaço do abdome, náuseas, indigestão, mal estar, gases e queimação no estômago.

Mas da onde vem a minha gastrite? Qual a causa?

Há diversas causas que podem levar à inflamação do estômago, como:

  • * Abuso de álcool e cigarro
  • * Ingestão de anti-inflamatórios ou analgésicos por um período prolongado
  • * Estresse, nervosismo ou ansiedade (gastrite nervosa)
  • * Infecção pela bactéria Helicobacter pylori (que pode levar ao surgimento de úlceras se não for tratada)
  • * Algumas doenças autoimunes, como na gastrite crônica atrófica (quando os próprios anticorpos atacam o revestimento do estômago, diminuindo ou extinguindo as enzimas gástricas)
  • * Ingestão de alimentos muito gordurosos, cafeína e refrigerantes em excesso
  • * Idade avançada (pois é comum aparecerem algumas doenças com o envelhecimento)

Tem como evitar a gastrite?

alimento gordurosos gastriteA melhor forma de prevenir a gastrite é evitar os causadores descritos acima.

Também é muito importante lavar bem os alimentos e as mãos antes de comer, para evitar infecções. Outras formas de evitar a gastrite é mastigar bem, comer devagar e em pequenas porções, fazer a refeição em um lugar tranquilo, não deitar logo após as refeições e não comer de madrugada. Para quem gosta de leite, é bom não exagerar, pois o leite contém cálcio, que estimula a secreção gástrica.

Quando sentir a gastrite, preste atenção no que comeu e, se desconfiar de algum alimento em específico, tente evitar comê-lo e observe se a gastrite volta ou não.

O que eu posso fazer para aliviar a gastrite? Tem tratamento?

Existem muitas plantas que ajudam na digestão e podem evitar os sintomas da gastrite, como a hortelã, camomila, alecrim, sálvia, mentazedoária, boldo e gengibre.

A espinheira santa é uma das plantas mais indicadas e já age na hora, pois forma uma camada protetora das paredes do estômago. Além dessa ação protetora, ela possui ação analgésica e cicatrizante. Outras plantas podem ser associadas no tratamento da gastrite, como o alcaçuz europeu e a guaçatongaque ajudam a diminuir a acidez e promovem a cicatrização. 

Uma alimentação equilibrada é fundamental para manter e recuperar a saúde. O estilo de vida saudável contribui para a prevenção de doenças, aumentando a vitalidade e disposição.

Está com dúvidas? Fale com o nosso fitoterapeuta clicando aqui.

Comentários


  • cleonice correa da silva
    ja tomei todos os zois!omeprazol.pant,eso e isso ha muitos anos ,e não tenho melhora nenhuma .Pelo contrário.
    continua indo ao mesmo profissional e vivo fazendo endoscopia anual e me vejo piorando.quero uma ajuda do q fazer,por favor.
    OBRIGADA
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Cleonice.
    A gastrite pode ser cuidada com a Espinheira Santa antes das refeições. Tem que avaliar a causa, pois pode ser por uso de medicamentos, por nervosismo, ansiedade, alimentação inadequada, etc. Ao cuidar da causa, fica fácil se livrar da gastrite.
    Se precisar de orientação, passe todas essas informações para nossos fitoterapeutas pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br.
    Estamos à disposição.
  • Juliana
    Como me curar de vez desse mal, maldita doença, ñ aguento mais

    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Juliana.Trabalhamos com alguns fitoterápicos que podem que podem auxiliar no tratamento da gastrite, dentre eles o mais utilizado seria a Espinheira Santa. Entre em contato conosco através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br para que possamos auxilia-la . Estamos a disposição.
  • Karina
    Estou sofrendo a um pouco mais de 1 ano de gastrite crônica e bulbudonitee e não sei mais o que fazer pra isso passar, parece que é só chegar a parte da noite que ataca tudo e muitas vezes fico sem dormir com dor.. o que posso fazer pra passar logo isso??!
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Karina. Para o seu caso, você pode tomar a Espinheira Santa: https://www.oficinadeervas.com.br/espinheira-santa. Comece o tratamento com o extrato fluido, que é a forma mais concentrada. Pingue 15 a 20 gotas em um pouco de água morna. Espere esfriar e time antes de cada refeição. Pode tomar também antes de deitar, para que não ocorra esse mal estar de noite. Com a melhora, você poderá trocar pelas cápsulas de 300mg e tomar nos mesmos horários. Qualquer dúvida, pode entrar em contato com nosso fitoterapeuta. Estamos à disposição.
  • solange mello
    qual o melhor espinheira santa ou guaçatonga
    o cha de folhas de espinheira e bom ou o concentrado é melhor?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Solange. Ambos são bons para o tratamento de gastrite, geralmente a Espinheira Santa é mais utilizada. Ela apresenta bons resultados na forma de chá também, ele deve ser ingerido antes das refeições. Qualquer duvida entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br . Estamos a disposição.
  • Katia
    Meu pai curou úlcera somente com a espinheira santa, precisava de cirurgia, tomou a espinheira santa durante 1 ano , nunca mais sentiu nada, e nem a cirurgia precisou fazer, é um "santo " remédio mesmo
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Kátia. É realmente santa, como diz o nome. Agradeço por seu relato. Abraços.
  • Victor Santos
    Sofro de gastrite desde maio do ano passado tomo esomeprazol e ainda sinto muito incomodos no estomago já fiz várias endoscopia não aguento mais o que faço.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Victor. Para tratar a gastrite você pode usar a Espinheira Santa, mas temos que avaliar as possíveis causas, pois pode estar associada ao nervosismo, estresse, alimentação, uso de algum medicamento, etc. Entre em contato conosco pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br e relate sobre as questões que citei, pois se não tratarmos as causas, a gastrite tende a voltar, mesmo que você consiga curar no momento com a Espinheira Santa. Estamos à disposição.
  • Luana
    Não agunto mais parece que vivo cheia um incomodo insuportável, da até vontade de vomitar
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Luana. A gastrite é problemática, pois como você deve ter lido, ela pode tem vários fatores desencadeantes. Você pode fazer o tratamento com a Espinheira Santa, mas se quiser falar com nosso fitoterapeuta, podemos avaliar melhor suas necessidades. Então informe se você é nervosa, se toma algum medicamento, se controla a alimentação, qual a sua idade, qual a sua rotina. Estamos à disposição.
  • Amanda Oliveira
    Sofro desse mal à quase dois anos, acho. Minha gastrite é de antro leve, e não cessa nunca... Já tomei todos os zóis e é pior. Tenho muito medo disso. Me ajudem, por favor!
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Amanda. A planta Espinheira Santa é indicada para tratamento de gastrite, ela pode ser utilizada na forma de capsula, tintura ou o chá. Em capsulas a sugestão de uso seria de 1 capsula 3x/dia antes das refeições. Qualquer duvida entre em contato conosco através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br . Estamos a disposição.
  • Yara Gonçalves
    Sofro muito com a gastrite!
    Os remédios não resolvem , mas sofro de insônia e tomo diazepam pra dormir!
    Qual seria melhor indicação!
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Yara. A Espinheira Santa é indicada para auxiliar no tratamento de úlcera estomacal e duodenal, gastrite, azia, dores estomacais, aftas e refluxo. Em capsula na dosagem de 300mg a sugestão de uso é de 1 capsula 3x/dia . Qualquer duvida entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br . Estamos a disposição.
  • Victor Santos
    Prezados boa tarde.
    Gostaria de saber como faço para tratar uma pangastrite erosiva moderada leve e bulbite erosiva plana leve já fiz varias endoscopia e uso pantoprazol de 40 mg e não estou sentindo melhora me ajude por favor não aguento mais essa pangastrite e bulbite.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Victor. As plantas mais indiadas para esse tratamento são a Espinheira Santa e o Alcaçuz. Caso esteja com presença também do H. Pilory, me avise, pois nesse caso tem que usar junto o própolis em extrato seco, que é um antibiótico natural. Se sua pangastrite for por causa de excesso de produção de ácido, o que é mais comum, pode tomar o extrato fluido de espinheira santa, 20 gotas diluídas em um pouco de água morna para evaporar todo o álcool, antes do café, almoço e jantar. E após essas refeições, tome 1 cáps de Alcaçuz para diminuir a acidez. Esse tratamento deve ser contínuo por pelo menos 3 meses, mesmo que os sintomas desapareçam, pois a total cicatrização leva um tempo. Se você sentir que ocorre formação de gases, pode tomar chá de hortelã ou erva doce, mas com a melhora da gastrite, esses sintomas também desaparecem. As causas são diversas, é é muito importante você detectar e tratar a causa, pois senão pode ocorrer a recidiva e se tornar crônico. Pode ser por uso de algum medicamento, alimentação inadequada, estresse, nervosismo, uso de bebida alcoólica, diabetes e hereditário. Como geralmente está associado ao estado emocional, entre em contato conosco caso queira complementar o seu tratamento. Como as dores e mal estar ocorrem também de noite, pode tomar essas plantas se sentir necessidade durante a noite. Estamos à disposição pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br.
  • Egidio
    Estou com uma pangastrite que não passa a dois anos tive H pilory mas curou mas a pangastrite não para.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Egídio. Se você não tem mais o H. pilory, essa gastrite pode estar sendo provocada por excesso de produção de ácido clorídrico. Isso pode ter causa na alimentação, no nervosismo ou outro fator. Para ajudar a cicatrizar, pode tomar a Espinheira Santa antes das refeições, e o alcaçuz após as refeições para diminuir a acidez. Esse tratamento deve ser contínuo por pelo menos 3 meses, mesmo com o desaparecimento dos sintomas logo no começo do tratamento. Qualquer dúvida ou orientação, entre em contato conosco pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.
  • Rose
    Tenho gastrite. Sinto muitas dores, enjoos e arrotos. Independente de ter h. Pilory, posso tomar espinheira santa antes das refeições e alçacuz após?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Rose, bom dia. Pode ser usado a Espinheira Santa e o Alcaçuz da maneira que você falou ou os dois juntos no mesmo horário. Caso necessite de maiores informações envie um e-mail para farmacia@oficinadeervas.com.br. Ficamos a disposição.
  • Ana
    Oi boa tarde, fiz uma endoscopia e descobri que tenho pangastrite moderada e H. Pylori. Estou há uns dias comendo coisas leves e não sinto dor alguma, somente um vazio no estômago. Eu gostaria de saber se a espinheira santa e a babosa matam a h..pylori ou terei que tomar antibiótico?? Tenho uma bactéria no intestino e se eu tomar antibiótico ela pode me fazer mal..isso tá tirando meu sono e minha felicidade :(
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Ana. Tem como tratar a pangastrite com extrato fluido de espinheira santa e guaçatonga, pingando 15 gotas de cada extrato em um pouco de água morna para evaporar o álcool, e tomar antes das refeições. Se sentir incômodo pode tomar novamente a espinheira santa. No caso do H. pylori, o que tenho acompanhado com bom efeito é o uso do extrato seco de própolis 300mg 3 vezes ao dia, antes do café, almoço e jantar, por pelo menos 4 meses. Seu efeito antibiótico natural sem efeito colateral tem ajudado muita gente. Qualquer dúvida, pode entrar em contato conosco. Estamos à disposição.
  • Tatiana
    Boa noite!
    Nunca tive gastrite antes.Agora estou tomando pantoprazol a quase 3 meses,e não estou vendo melhora.
    Ano passado entre outubro e novembro tive que tomar antibiótico 2 vezes e antiinflamatórios.
    No começo desse ano comecei a sofrer com gastrite.
    E em Março desse ano tive q tomar antibiótico novamente.
    Sinto dor no estômago,as vezes queimação,e tem o refluxo.
    O que devo tomar?

    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Tatiana. Pode tomar a Espinheira Santa em extrato fluido, pingando 15 gotas em um pouco de água morna para evaporar o álcool. Repita antes de cada refeição. Pode associar o uso do Alcaçuz após as refeições, para diminuir a acidez. Evite alimentos ricos em cafeína, evite comer muito nas refeições, não deite após comer, não faça esforço físico após refeição. Caso tenha sintomas de ansiedade ou nervosismo, entre em contato conosco para que possamos te orientar. Estamos à disposição.
  • josiS
    fiz endoscopia e foi diagnósticado com gastrite erosiva plana intensa. eztou sentindo dores horríveis 24 hs. O que devo 2?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Josi, alem do tratamento médico pode ser usado a Espinheira Santa e a Guaçatonga. Para maiores informações peço que entre em contato pelo e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br.
  • Messias
    Boa tarde eu tenho gastrite crônica a mas de 4anos ,já fui em 3 especialista já tomei uma Farmácia dê remédio e não fiquei bom,tomei remédio caseiro espinheira santa suco da batatinha mas dá diarréia em mim ,eu sinto muito mal estár não sei mas o que faço
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Messias. Pode ser que além da gastrite, você tenha uma infecção estomacal com H. pilory, que é uma bactéria que além de causar a gastrite, pode dar mal estar e diarreias. Por acaso você fez biópsia? Já constatou H. pilory alguma vez? Se sim, o tratamento é diferente, pois além da Espinheira Santa, você tem que tratar a infecção com cápsulas de própolis em extrato seco por vários meses. Se não for isso, pode ser por nervosismo ou estresse,que aumenta a produção de ácido clorídrico. Nesse caso tem que associar o uso do alcaçuz. Para podermos orientar melhor, entre em contato conosco e relate com detalhes informando a sua idade, que medicamentos toma, se tem algum outro problema de saúde, se tem nervosismo ou ansiedade, se tem ou teve H. pilory, etc. Estamos no seu aguardo.
  • Rafaela
    Olá!
    Estou sofrendo a 1 ano com:
    esofagite distal não erosiva;
    Hérnia hiatal por deslizamento;
    Gastrite moderada no antro.
    Sinto muita azia e queimação, depois das revelações. Eu não aguento mais, estou com a qualidade de vida péssima, já fui a 5 gastro, já tomei todos os remédios da família dos omeprazol.
    Me ajudeeeee?

    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Rafaela. Existe fitoterápicos como a Espinheira Santa, Guaçatonga e o Alcaçuz que pode auxiliar no seu caso, para maiores informações peço que entre em contato pelo e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br
  • Júlio Souza
    Bom dia estou a oito meses sofrendo com gastrite acentuada e venho fazendo várias endoscopias e não tenho a h.pilory. acho que além da má alimentação estou me sentindo muito ancioso. Já tomei omeprazol e pantoprazol e não adianta. Sinto fortes dores no estômago que não cessam. Comecei tomar agora chá de casca de pacari mas comecei ontem e ainda não sei se vai dar certo. Podem me ajudar?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Júlio, bom dia. Existem fitoterápicos que podem auxiliar na gastrite e no emocional, para que possamos lhe orientar melhor peço que entre em contato pelo e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br
  • Andrea dos santos kubota
    Há 20 dias venho sofrendo com o estômago..falta de apetite..sem paladar e olfato me ajudem
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Andrea, Esses tipos de sintomas precisa passar por algum médico para dar o diagnostico do que pode ser. Para maiores informações peço que entre em contato pelo e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br
  • Fabio Azevedo da Silva
    Tenho gastrite leve tô tomando chá de espinheira Santa , por quanto tempo e capaz de acaba com a gastrite?0
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Fábio. O uso deve ser contínuo por pelo menos 40 dias. Deve ser tomado antes do café, almoço e jantar. Se você precisar de mais informações, fale com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.
  • Nilda da Silva cezar
    Há 5 meses atrás tive h pilory e gastrite crônica fiz o uso do kit de antibióticos por 14 dias e estou tomando esomeprazo 40l e domperix não sinto nenhuma melhora ainda não repeti a endoscopia será que posso tomar a chá de espinheira santa
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Nilda. Pode tomar a Espinheira Santa sim, porém conseguimos te orientar melhor através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br . Estamos à disposição.
  • João Souza
    Ola boa tarde , fui diagnosticada com pangastrite moderada, e gastrite crônica em atividade, duodenite, e h piroly , fiz tratamento com antibióticos, não sei se matou a bactéria, porém já tenho dois meses com dores nas costas , mas do lado esquerdo, e acima na costela, como se tivesse algo no centro dela, todo dia, o que faço, acredito q seja gastrite ou refluxo.... não vivo mais feliz, com essa dor me incomodando, me ajudem por favor, na parte da frente não sinto nada ....
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá João. A sua dor nas costas pode ser gases devido à H. pylori. Entre em contato conosco pelo e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br que podemos te auxiliar melhor. Estamos à disposição.
  • FERNANDO
    Boa tarde,

    Estou tratando de uma gastrite já faz quase 2 anos e nenhuma melhora. Já tomei todos medicamentos possíveis, garrafada de espinheira santa, mudei alimentação, fiz endoscopia, ecoendoscopia e tudo parece bem paleativo. Nas biopsias não deu malignidade, mas deu Hiperplasia Foveolar (em grau avançado) e endema. O que sugerem pra que eu possa agora? Nâo tem H-pylori. Desde já agradeço!
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Fernando. Existem registros de que os sais biliares podem provocar inflamações, hiperplasia foveolar (aumento das células da camada interna do estômago) e edema. A hiperplasia foveolar pode ocorrer na doença de Ménétrier também, onde ocorre perda de albumina. É importante saber a origem do seu problema, pois senão o tratamento fica somente no sintomático. A Espinheira Santa ainda é a mais indicada e pode ser usada na forma de extrato fluido, diluindo 15 a 20 gotas em um pouco de água morna e tomar antes de cada refeição. Entre em contato conosco para nos passar as informações sobre o diagnóstico médico e o tratamento indicado por ele. Estamos à disposição.
  • Patrícia
    Boa tarde. Sofro de gastrite desde pequena e já fui no médico recentemente, fiz uma endoscopia e foi confirmado que tenho gastrite. Tenho Gastrite nervosa e por infecções alimentares também. Nunca entrei em tratamento, pois não quero ficar tomando esses remédios que eu sei que futuramente vão piorar mais e eles só aliviam momentaneamente. O que sugerem para que eu possa tomar?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Patrícia. Como a gastrite é de origem nervosa, é importante fazer um tratamento para controlar o seu estado emocional, e isso pode ser feito com plantas como o Maracujá, Mulungu, Kawa Kawa ou outra, dependendo do seu caso. Esse nervosismo pode piorar em caso de TPM, e por isso é importante também saber se você tem esse problema. quanto à gastrite, pode tomar a Espinheira Santa em Extrato Fluido, 15 gotas diluídas em um pouco de água morna, antes do café, almoço e jantar. Ela tem ação cicatrizante e analgésica. Podemos te orientar com detalhes se você entrar em contato conosco. Estamos à disposição.
  • Edla
    Boa noite. Fui diagnosticada com pangastrite, já tomei todos os "prazois", um dia melhora o outro piora, isto tem 2 meses. Fiz endoscopia, não acusou hpilory, porém há 1ano e 3 meses tb tinha feito uma endoscopia e apareceu o hpilory q fiz tratamento e agora ele sumiu junto com uma esofagite de antro. Porém a pangastrite apareceu. Li sobre a espinheira santa e mandei manipular cápsulas, comecei tomar há 3 dias, nos dois primeiros dias parecia q a dor tinha ido embora, mas hoje, o terceiro dia senti muita dor. Li q a espinheira santa pode ter o efeito colateral de dor estomacal, vômito, diarreia... talvez por não ser tintura, não sei.
    Outra coisa, estava tomando esomeprazol e parei 4 dias antes do exame pq li q pode mascarar o hpilory na biópsia, será q deu certo? Conforme vcs pediram informações detalhadas, ando muito nervosa, estressada e etc. O médico me receitou um remédio manipulado de Imipramina HCl 50mg/ Fluoxetina HCl 30mh que não tomei pq li q afeta o estômago. Enfim, fiquei "num mato sem cachorro"! Faço outro teste de hpilory, troco a cápsula de espinheira santa por tintura, tomo o remédio para ansiedade...ou ainda tem algo o fazer? Me ajudem por favor.
    Obs. Tenho feito dieta rígida.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Edla. A Espinheira Santa pode ser usada na pangastrite e tem efeito de alívio já nos primeiros dias. Não costuma dar efeito colateral. Como o seu caso é agudo, o mais indicado é usar o Extrato Fluido que é mais concentrado, até que melhore e possa continuar com as cápsulas. É importante também tomar antes de cada refeição e marcar um retorno para daqui alguns meses. Provavelmente não tenha o H. pilory, mas se quiser usar o própolis em cáps de Extrato Seco por uns meses, ele é antibiótico natural e pode prevenir seu aparecimento ou eliminar, caso ainda tenha a infecção. Se você quiser orientação quanto ao estresse, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo email ou pelo whatsapp (16) 98234-0111. Pode ser que sua piora tenha sido provocada pelo estado emocional, aumentando a produção de ácido. Estamos no seu aguardo.
  • NeuzaGomes De Souza
    Tenho gastrite crônica e o maior sintoma é dor no esôfago .Gostaria de fazer tratamento com florais pois tenho ansiedade e insônia.Oque devo usar?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Neuza. Se você sente dor no esôfago, provavelmente tenha também refluxo. Os cuidados são além do tratamento com medicamentos. Você pode usar a Espinheira Santa em extrato fluido para cicatrizar e diminuir a dor. Quanto à ansiedade e insônia, pode ser tratado com florais ou plantas. Para poder orientar, precisamos que você entre em contato conosco e informe que medicamentos você usa, qual a sua rotina, se tem refluxo ou somente gastrite, se faz regime alimentar, se está passando por problemas ou tem ansiedade e insônia crônicas, etc. Estamos no seu aguardo.
  • Casdiana
    Tenho pangastrite fiz o tratamento de hpylori. Nao fiz ainda outra endoscopia. Estou tendo azia no começo nao sentia estou no regime ha 4 meses. Posso fazer o consumo extrato aquoso de propolis verde sem alcol ou tem que ser extrato seco. Tambem estou tomando cha de espinheira santa
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Casdiana. Pode ser o extrato de própolis sem álcool e pode usar também em forma de extrato seco. Para maiores orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.
  • Hudnei Vieira pelzl
    Ola tenho gastrite gronica como devo usar folha espinheira santa quanto tempo ?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Hudnei. A folha deve ser preparada na forma de infusão (sem deixar ferver a planta). Pode preparar pela manhã uma quantidade para 3 xícaras e tomar 1 xícara antes de cada refeição. Se você tem as folhas bem picadinhas, pode usar a medida de 1/4 da palma da sua mão para cada xícara. O tempo de cicatrização de gastrite é de 40 a 60 dias. Mesmo que os sintomas melhorem, não pare de usar para que ocorra a cicatrização completa. Avalie a origem da sua gastrite, para que possa tratar e não ter recidiva. Ela geralmente é provocada por alimentação errada, uso de medicamentos, nervosismo, estresse ou ansiedade. Se precisar de mais orientações, entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.
  • Claudio luis costa
    Ola drs..tenho fortes dores de estômago que vai p costas .somente a noite....fiz endoscopia. Resultado gastrite crônica leve de antro....a biópsia deu negativo p tudo h.pilory e outros ..tomo espinheira santa a 30 dias mas as dores......so por Deus..o que fazer
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Cláudio. A forma correta de uso da Espinheira Santa é tomar 15 minutos antes de cada refeição. Como você está em estado agudo da gastrite, use na forma de Extrato Fluido, que é a forma mais concentrada. Pode pingar 15 gotas em um pouco de água morna para evaporar o álcool e tomar antes do café, almoço e jantar. Pode repetir de noite ou qualquer horário que sinta desconforto. O tempo de cicatrização é de 60 dias, mesmo que os sintomas desapareçam. qualquer dúvida, entre em contato conosco. Deixo o link aqui: https://www.oficinadeervas.com.br/espinheira-santa
  • Gabriel Almeida
    Bom.. fiz endoscopia deu gastrite cronica antral leve, e h pylori positivo leve, fiz o tratamento com esogastro ibp 7 dias de antibiotico e 28 dias de esomeprazol, agora estou aqui 6 dias apos o tratamento e ainda sinto muitot enjoo, estufamento e sem apetite e as vzs sinto uma queimação no estômago de manhã, vocês podem me ajudar por favor? Não sei mais oque fazer...
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Gabriel. Nesse caso, você deve seguir o tratamento do médico. Podemos te orientar melhor através do e-mail ou WhatsApp (016) 98234.0111. Estamos à disposição.
  • Dalgiza Maria de Oliveira Silva
    Não aguento mais sofrer por causa da gastrite a mas de 10 anos já tomei todos prazol e já não durmo direito mesmo com alprazolam tomo remédio de pressão ,na última indoscopia deu gastrite crônica leve e inativa com foco de metaplasia intestinal incompleta, em mucosa de tipo pilorico
    Não deu h pylori
    Sinto muito dor no estômago nas costas e do lado esquerdo que vai até às costas muito gases dor de cabeça . Me ajuda por favor
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Dalgisa. No seu caso pode ser usada a Espinheira Santa e o Alcaçuz para diminuir a acidez. Tem outras plantas que também ajudam a evitar formação de gases, como o hortelã, funcho e alfavaca. Entre em contato com nossos fitoterapeutas e informe sua idade, que medicamentos você toma, como é sua alimentação, se tem ansiedade ou nervosismo, qual a sua rotina. Assim poderemos orientar melhor. Estamos à disposição.
  • Eduardo
    Vivi com gastrite por muitos anos mas ela atacou forte recentemente por que estava abusando muito na hr de comer, fiquei bem mal e comecei a tomar chá de espinheira santa faz uns 15 dias e melhorei bastante. Por quanto tempo posso tomar esse chá? Existe alguma contra indicação de uso prolongado? Ou posso tomar por varios meses?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Eduardo. Você pode fazer uso prolongado da Espinheira santa, mas o bom resultado depende da forma de uso correto. Tome o chá sempre antes de cada refeição e não suspenda o uso em menos de 60 dias, para que ocorra a cicatrização total. Qualquer dúvida, entre em contato conosco.
  • Rejane
    Tomei espinheira santa por 25 dias coloquei as folhas e galhos dentro da chaleira junto com gengibre e colava pra ferver e tomava no chimarrão e a noite porém tive que parar pois atacou o estômago de uma forma que faz 20 dias que sofro com ardência nas paredes do estômago muita dor na boca do estomago não sei o que aconteceu , gostaria de saber se o consumo errado os exagerado da planta pode ter causado mais feridas pois tenho gastrite crônica moderada com a bactéria pilory?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Rejane. Provavelmente foi o uso exagerado do Gengibre que te fez mal. Apesar do Gengibre ajudar na digestão, se usar muito, pode acarretar desconforto gástrico, principalmente para quem tem gastrite. Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.
  • Ricardo Medeiros Batista
    Estou com pangastrite e muito gases devido ter intolerância à lactose e frutose, tomo zart pra pressão e grifage pra diabete, sou ansioso é tô tomando serenzo pra ansiedade, o serenzo tá me causando acidez e dores estomacais, devo parar e substituir por espinheira Santa?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Ricardo. Pode continuar a usar o Serenzo mas tome após a refeição. Para diminuis a acidez e tratar a pangastrite, use o composto de extrato fluido de Espinheira Santa + Alcaçuz. Pingue 20 gotas em um pouco de água morna para evaporar o álcool e tome antes do café, almoço e jantar. Deixo os links e qualquer dúvida, entre em contato conosco. https://www.oficinadeervas.com.br/espinheira-santa e https://www.oficinadeervas.com.br/alcacuz
  • Graça
    Meu caso é muito parecido com o da Cleonice, então já obtive a resposta. Muito obrigada.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Graça.

    Estamos sempre à disposição para qualquer dúvida.

    Clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

  • Giovani
    Bom dia. Gostaria de saber pôr favor ô quê faço pra acabar com a gastrite tenho ela a mais de três anos. Sinto muitas dores no estômago arroto muito tenho azia má digestão e dores nas costas. Fiz já 4 endoscopias em menos de dois anos. A última deu pangastrite erosiva de grau moderado associada a agregados linfoides.Me ajude pôr favor não aguento mais sentir dores qualidade de vida zero muito obrigado desde já.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Giovani,
    Poderia usar a Espinheira Santa em extrato fluido pingando as gotas em água porem podemos lhe orientar melhor se você entrar em contato com os nossos fitoterapeutas através do link https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/?utm_source=site&utm_medium=link-footer&utm_campaign=link&utm_content=footer
  • Ana bearriz
    Olá, eu estou com pangastrite e esofagite grau À Los Angeles, tô tomando Dexilant no momento, antes tentei tomar a espinheira Santa porém me dava sono , boca seca e as vzs fazia queimar mais o estômago então parei e tbm parece que ela emagrece e como estou super abaixo do peso foi mais um motivo de eu interromper, gostaria de uma ajuda de vcs, não aguento mais essa situação, sou muito ancíosa, tenho depressão, e essa situação mexe muito com meu emocional, disposição, oque vcs tem para me dizer ???
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Ana,

    O emagrecimento é muito comum no quadro de gastrite. Se você não sentiu melhoras com o uso da Espinheira Santa, pode ser que tenha algum efeito colateral para você.
    Nesse caso, poderá tentar o tratamento com o Extrato Fluido de Guaçatonga, pingando 15 gotas em um pouco de água morna e tomando antes do café, almoço e jantar.

    Quanto ao quadro de ansiedade, se você não toma nenhum medicamento, poderá usar o extrato fluido de Lippia alba.
    Pode pingar 15 gotas em um pouco de água morna e tomar de manhã e de noite. Ela é uma planta relaxante e pode dar sonolência, por isso você pode controlar a quantidade de gotas e as tomadas diárias.

    Deixo os links para você ler:

    https://www.oficinadeervas.com.br/guacatonga

    https://www.oficinadeervas.com.br/lipia

    Caso queira tirar dúvidas ou falar com um de nossos fitoterapeutas é só clicar no link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Estamos à disposição


  • Iolane
    Tenho gastrite crônica nervosa desde 16.anos. até hoje sofro com essa doença já fiz várias tratamento mais ñ tenho cura total. Tenho ansiedade. Isso tudo provoca mal está é dor no estômago.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Iolane

    É interessante tratar não só os sinais e sintomas, mas também a causa que, no seu caso, é a ansiedade.

    Entre em contato com nossos fitoterapeutas informando sua idade, se usa algum medicamente e se tem algum problema de saúde. Clique no link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Para tratar os sintomas da gastrite, você pode usar a Espinheira Santa, uma planta que possui ação analgésica e cicatrizante, em forma de Extrato Fluido (apresentação mais concentrada). Pode tomar 20 gotas 3 vezes ao dia, antes da principais refeições. Dilua em 100mL de água morna para evaporar o pouco de álcool que contém.

    Clique no link abaixo para ver mais sobre a Espinheira Santa:

    https://www.oficinadeervas.com.br/espinheira-santa

    Estamos à disposição
  • Karine da Silva Podeleski Benicio
    Estou alguns dias ja com uma pequena queimação no estômago, gosto ruim na boca e bastante saliva, ja me diceram que pode ser gastrite. O que posso tomar?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Karine,

    Geralmente essa sensação de queimação é de gastrite e pode estar associado ao refluxo.

    Para refluxo é indicada a Espinheira Santa em Extrato Fluido. É a forma mais concentrada.
    Pode pingar 15 gotas em um pouco de água morna para evaporar o álcool e tomar antes do café, almoço e jantar. O uso deve ser contínuo por pelo menos 60 dias, mesmo que a dor desapareça pelo efeito analgésico, pois a cicatrização é lenta.

    https://www.oficinadeervas.com.br/espinheira-santa

    Caso você tenha azia e muita produção de ácido, poderá usar o Alcaçuz extrato fluido, pingando 15 gotas em água morna e tomando após refeição ou quando sentir azia ou queimação. 

    https://www.oficinadeervas.com.br/alcacuz

    É importante não tomar líquidos durante a refeição. Não deite e nem faça esforço físico após comer. Coma menos nas refeições, mesmo que tenha que repetir mais vezes. Pode elevar a cabeceira da cama com um calço nos pés da cama para evitar o refluxo durante a noite. Evite alimentos de difícil digestão.

    Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Estamos à disposição
  • Rosimar Marçal Magalhães
    Tenho gastrite erosiva e refluxo. Hérnia de hiato volumosa e hérnia paraesofágica. Má digestão e regurgitação de comida. Tenho ansiedade e estresse não consigo dormir. Sem qualidade de vida.Sem vontade de viver por causa disso.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Rosimar,

    Vou passar aqui algumas orientações, caso você não esteja fazendo tratamento:

    Para gastrite com refluxo é indicada a Espinheira Santa em Extrato Fluido. É a forma mais concentrada.
    Pode pingar 15 gotas em um pouco de água morna para evaporar o álcool e tomar antes do café, almoço e jantar. O uso deve ser contínuo por pelo menos 60 dias, mesmo que a dor desapareça pelo efeito analgésico, pois a cicatrização é lenta.
    https://www.oficinadeervas.com.br/espinheira-santa

    Caso você tenha azia e muita produção de ácido, poderá usar o Alcaçuz extrato fluido, pingando 15 gotas em água morna e tomando após refeição ou quando sentir azia ou queimação. 
    https://www.oficinadeervas.com.br/alcacuz

    É importante não tomar líquidos durante a refeição. Não deite e nem faça esforço físico após comer. Coma menos nas refeições, mesmo que tenha que repetir mais vezes. Pode elevar a cabeceira da cama com um calço nos pés da cama para evitar o refluxo durante a noite. Evite alimentos de difícil digestão.

    Para controlar a ansiedade e produção de ácidos devido ao nervosismo e insônia, pode usar a Lippia alba em Extrato Fluido. Pingue 15 gotas em um pouco de água morna para evaporar o álcool e tome após café, almoço e jantar. A Lippia tem ação calmante e ansiolítica e você pode tomar até 4 vezes ao dia se precisar.
    https://www.oficinadeervas.com.br/lipia

    Você pode entrar em contato com nossos fitoterapeutas para qualquer dúvida:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Estamos à disposição.


  • Alberto
    Há 2 meses comecei a sentir um mal estar geral e ansiedade, fui ao médico e receitou-me alprazolam e B2. 2 dias depois comecei a sentir fortes dores e queimação no peito, voltei novamente e fiz exame de sangue e deu positivo a H Pylori. Receitaram-me Amoxilina, Claritromicina e Omoprazol (14+28), fiz a medicação mas não melhorou. Receitaram - me novamente Domperidona, Esomeprazol e Gaviscon, mas mesmo assim continuo com fortes dores e queimação no peito (por vezes sinto no meio do peito as vezes sinto a esquerda e direita do peito. Ontem comecei a sentir como se algo estivesse preso no esófago.
    O que devo fazer? Há vezes que essas dores não param mesmo com estes inibidores.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Alberto.

    Essas dores são causadas pelo refluxo do ácido que acaba por ferir o esôfago.
    Não sei se você já terminou o tratamento com os antibióticos, mas é importante seguir a prescrição médica para acabar com essa bactéria.

    Passo aqui uma sugestão de tratamento para gastrite com H. pylori, mas como cada caso é muito pessoal, você pode entrar em contato conosco para nos passar todas as informações sobre o seu tratamento.

    Para tratar a gastrite provocada por H. pilory é indicado o uso da Espinheira santa na forma de Extrato Fluido e da cápsula de Própolis em extrato seco de 300mg.

    Espinheira Santa E.F. é a forma mais concentrada. Pode pingar 15 gotas em um pouco de água morna para evaporar o álcool e tomar antes do café, almoço e jantar. Essa planta é analgésica e cicatrizante. Apesar da dor desaparecer em poucos dias, a cicatrização completa ocorre com o uso contínuo por pelo menos 60 dias.

    https://www.oficinadeervas.com.br/espinheira-santa

    Propolis E.S. 300mg. Tomar junto com a Espinheira Santa antes do café, almoço e jantar. Esse produto é um antibiótico natural e mata o H. pilory com o uso contínuo de 4 a 6 meses, dependendo do grau de infecção e se já criou resistência com uso frequente de antibióticos.

    https://www.oficinadeervas.com.br/propolis

    Entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Estamos à disposição.

Deixe seu comentário sobre:
Gastrite - não aguento mais!