2016-09-22

Espinheira santa, uma grande aliada contra problemas de estômago

A Espinheira Santa, de nome científico Maytenus ilicifolia, é uma planta também popularmente conhecida como espinheira-divina, maiteno, cancorosa, cangorça, espinho-de-deus, dentre outros nomes. A planta foi batizada com este nome devido à aparência de suas folhas, que contêm espinhos nas margens e pelo fato de ela ser um “santo remédio” que auxilia no tratamento de vários problemas de saúde.

espinheira Santa folha

A Espinheira Santa é encontrada no Brasil desde os estados de Minas Gerais até o Rio Grande do Sul. Também encontrando ao longo do Rio Paraná e nas pastagens. A ocorrência é mais generalizada em sub-bosques úmidos, beiradas de matas de araucária, capões e em matas ciliares onde o solo é rico em matéria orgânica, com umidade de média à alta. Em Santa Catarina é encontrada principalmente no Planalto e na Mata Atlântica de altitude.

Popularmente famosa pelo seu poder de combater úlceras e outros males estomacais, há estudos que comprovam a sua eficácia nesses casos: um experimento realizado na Universidade Estadual de Campinas (SP) analisou o efeito da planta em ratos com úlcera e concluiu que o tamanho da lesão diminuiu rapidamente, além de provocar menos efeitos colaterais em comparação com os remédios convencionais.

Está gostando do nosso informativo? Clique aqui e receba nossos informativos mensais.

espinheira santa fruto

 A Espinheira Santa tornou-se conhecida no mundo médico em 1922 quando o professor Aluízio Franca, da Faculdade de Medicina do Paraná, relatou o sucesso obtido com ela no tratamento da úlcera.

Mas, muito antes disso, a planta já era famosa na medicina popular por suas propriedades curativas, e não só no combate aos males do aparelho digestivo.

Para se ter uma ideia, era utilizada como remédio antitumoral entre os índios brasileiros. No Paraguai, a população rural a empregava como contraceptivo, e na Argentina, como antiasmático e antisséptica.

Ações:

Tonificante, antiúlcera, carminativa, cicatrizante, antisséptica, levemente diurética e laxativa, auxiliando também na eliminação de gases intestinais.

Comentários


  • WALTER DIAS
    Como se faz o chá., ou outra maneira, de fazer.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Walter. Para preparar o chá de espinheira santa, coloque 500mL de água para ferver. Ao levantar fervura, desligue o fogo e acrescente 1 colher de sopa da folha picada e abafe. Deixe esfriar e tome 1 xícara antes de cada refeição durante o dia. Não use no dia seguinte de preparo. Se quiser usar na forma de cápsulas, tintura ou extrato fluido, a ação é a mesma. Caso necessite de orientações, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br ou pelo whats (16) 98234-0111. Estamos à disposição.
  • Rubens Siems
    Bom dia. Estou utilizando o chá com bons resultados. Caso quisesse substituir por cápsulas, qual teria de ser a dosagem de cada cápsula para substituir uma xícara de chá?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Rubens. Você pode tomar 1 cáps de 300mg antes de cada refeição (cafpe, almoço e jantar).
    Qualquer dúvida, pode entrar em contato com nosso fitoterapeuta pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.
  • Inês Alves
    Quem tem diabetes ,pode tomar o chá de espinheira santa ?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Inês. Não há problema de usar a Espinheira santa em diabéticos. Qualquer dúvida ou mais orientações, entre em contato com nossa equipe de fitoterapeutas pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br ou pelo whats (16) 98234-0111. Estamos à disposição.
  • Rosilene Jorge dos Ramos
    Gostaria de saber se pode misturar espinheira santa com erva doce? Se pode, qual a dosagem?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Rosilene. Essas duas plantas podem ser misturadas sim.
    A Erva Doce tem uma ação carminativa muito boa, evitando formação de gases e aliviando cólicas. Assim, pode ajudar no tratamento do estômago com a Espinheira Santa.
    Pode fazer o chá com as 2 ervas, ou usar a tintura com a mistura em partes iguais. Pode tomar 40 gotas antes de cada refeição, pingando em água morna para evaporar todo o álcool.
    Qualquer dúvida, fale com nossos fitoterapeutas por email farmacia@oficinadeervas.com.br ou pelo whats (16) 98234-0111.
    Estamos à disposição.
  • Neide Antunes dos Santos
    Gostaria de saber se a espinheira santa pode ser administrada em crianças e se sim, a partir de que idade?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Neide. Geralmente não há estudos científicos de fitoterápicos em crianças e por isso a idade média para o uso é de 12 anos. No entanto, você pode relatar o caso para orientações com nossos fitoterapeutas pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br ou pelo whats (16)98234-0111.
    Estamos à disposição
  • Cássia Moura varges
    Tenho problema de refluxo e gastrite. Estava tomando Omeprasol, e isso me causou muita perda de peso e também muita insônia. Parei com o Omeprasol e estou tomando Espinheira Santa em cápsula. Gostaria de saber qual a dosagem ideal para tomar diariamente???
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Cássia. A cápsula de Espinheira Santa pode ser de 300mg, antes do café, almoço e jantar. Só que ela melhora a gastrite, mas no caso de refluxo, o mais indicado é usar o Extrato Fluido, pingando 20 gotas em um pouco de água morna e tomando antes das refeições, pois na forma líquida, a solução já entra em contato com o esôfago ajudando na cicatrização e também tratando a gastrite.
    Você pode tomar o Alcaçuz após a refeição para diminuir a acidez do estômago.
    Deixo aqui um link falando sobre o refluxo: https://www.oficinadeervas.com.br/conteudo/acabe-com-este-vai-e-volta-vamos-aprender-sobre-o-refluxo
    Tem várias atitudes simples que vão te ajudar a controlar o refluxo.
    Qualquer dúvida, pode entrar em contato com nosso fitoterapeuta pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br
    Estamos à disposição.
  • ROSEMAR RODRIGUES
    Boa.noite qual a quantidade da erva para fazer o chá e por quanto tempo devo tomar.
    Tenho gastrite e esofagite
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Rosemar. A medida é de 1/4 da palma da mão em ervas picadas e secas. Você pode colocar essa quantidade em 1 litro de água fervente. Desligue e abafe. Depois pode tomar 250mL (copo grande) antes do café, almoço, jantar e de noite. Não deixe sobrar para o dia seguinte. Faça um novo chá.
    Pode tomar por pelo menos 40 dias seguidos e evite alimentos de difícil digestão e muito ácidos.
    Qualquer dúvida, entre em contato conosco.
  • Roseli
    Olá!
    Gostaria de saber qual a maneira correta de usar o chá, antes ou depois das refeições.
    Porque uns falam antes e outros depois.
    Desde já agradeço!
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Roseli. A Espinheira Santa deve ser tomada antes das refeições, pois ela já protege as paredes do estômago antes de receber o alimento. No entanto, se você esquecer de tomar antes, poderá tomar após a refeição, mas poderá ter o efeito com menor eficácia.
    Entre em contato conosco em caso de dúvidas pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br.
    Estamos à disposição.
  • Dilcemar
    Boa noite minha filha está fazendo uso de omeprazol durante noventa dias orientada pelo médico posso fazer a substituição pela espinheira santa qts comprimidos ao dia e por quanto tempo já que ela usa 1 hum comprimido de omeprazol por dia ou pode administrar os dois juntos ?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Dilcemar. Como ela esta fazendo acompanhamento com medico, somente ele poderá autorizar a substituição. Mas caso queira fazer o uso dos dois juntos, a Espinheira Santa pode ser utilizada 1 capsula 3x/dia antes das refeições. Qualquer duvida entre em contato conosco atreves do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos a disposição.
  • Luciano
    Bom dia !
    Posso fazer o chá da espinheira santa misturado com guaçatonga ?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Luciano. Pode misturar sim. qualquer dúvida, pode entrar em contato conosco. Estamos à disposição.
  • Anderson
    Bom dia. Fui submetido a uma sirurgia de úlcera a 4 dias. Posso tomar cha de espinheira santa?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Anderson. O uso não é indicado, como passou por cirurgia o ideal é que converse com seu medico antes de fazer o uso de qualquer medicamento, mesmo sendo fitoterápico. Estamos a disposição.
  • Isabel
    Bom dia!
    Tenho gastrite crônica e bulbite. E metaplasia intestinal.
    Sou alérgica a medicamentos.
    Estou fazendo uso das cápsulas da espinheira santa da Herbarium.
    Bebo três cápsulas por dia em 8/8 horas de 380 mg.
    Durante quanto tempo devo beber?
    Grata.

    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Isabel. O uso da espinheira santa deve ser de no mínimo 40 dias consecutivos e não tem limite de tempo de uso. Qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.
  • Acrislene Ferreira Silva Mousinho
    Posso tomar espinheira Santa antes da janta e uma hora após?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Acrislene. Não há problema tomar a Espinheira Santa apos o jantar. Qualquer duvida entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br .Estamos a disposição.
  • Silvia Tosta
    Boa tarde! Meu marido é gastrectomizado há 9 anos, e sofre de esofagite. A inflamação está num estágio em que sente um bolo na garganta, além de irritação. Já tomou esomeprazol mas não melhorou muito. Agora o médico receitou pantoprazol, mas ele está reticente em tomar. Pergunto: Sem o estômago é possível ele obter alguma melhora, ou mesmo a cura, com a Espinheira Santa?
    Grata!
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Sílvia. Pode usar a Espinheira santa sim, pois essa planta tem ação para o esôfago também, desde que usado na forma certa. Para orientar, por favor, entre em contato com nosso fitoterapeuta pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br. Informe se ele tem os sintomas após refeições, se é refluxo, como é a rotina dele, etc. Estamos à disposição.
  • Kevellyn
    Boa tarde, tenho úlcera. A espinheira santa cura ulcera? O tratamento è durante quanto tempo? Estou tomando 3 vezes ao dia
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Kevellyn. Você deve tomar por 2 meses consecutivos, antes de cada refeição e pode tomar também quando sentir dores. No seu caso, a forma mais indicada é o extrato fluido, por ser mais concentrado. Pode pingar 20 gotas em um pouco de água morna, esperar uns minutos para o álcool evaporar e tomar. Tome cuidado com alimentos, uso de medicamentos, nervosismo. Se quiser relatar seu caso com detalhes, entre em contato conosco que podemos orientar. Estamos à disposição.
  • Vânia
    Qto.tempo posso usar espinheira santa. Faço uso há 3m-1 cápsula de 500mg em jejum. Era dependente de prazóis há quase 15a. Tenho esteatose hepática e síndrome metabólica. Seria bom usar alcaçuz tbm. Grata.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Vânia. A Espinheira Santa é usada antes de cada refeição, e não apenas uma dose grande em jejum. O que você pode fazer é tomar a Espinheira santa antes do almoço e jantar e o Alcaçuz após as refeições, junto com a Silimarina, para controlar a esteatose. Caso queira tirar suas dúvidas com nosso fitoterapeuta, entre em contato pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.
  • fatima
    tomo espinheira santa. estou com gastriste erosiva espinheira santa cura quanto tempo.tomar
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Fátima. Geralmente, tomando corretamente quanto à dosagem e horários, os sintomas desaparecem em 1 a 2 semanas. No entanto o tratamento deve ser de pelo menos 60 dias consecutivos. É importante saber a causa, pois senão o quadro volta a se repetir. As causas mais comuns são estresse, nervosismo, alimentação inadequada e ansiedade. Você pode entrar em contato conosco para descrever com detalhes o seu caso. Estamos à disposição.
  • Candido dias
    Faço uso de sucinto de desvenlafaxina monoidatrada mais zolbidem posso tomar espinheiros Santa.

    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Candido. Não há interação dos medicamento que faz uso com a Espinheira Santa. Na dosagem de 300mg do pó a sugestão de uso é de 1 capsula 3x/dia antes das refeições . Qualquer duvida entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br . Estamos a disposição.
  • Carmen
    Meu esppso foi diagnosticado recentemente com um tumor na boca do estômago.. Estamos aguardando resultado da biópsia.. O chá da espinheira santa é bom também para eses casos???
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Carmen. A Espinheira Santa pode ajudar a aliviar o desconforto, mas existem algumas plantas mais indicadas para auxiliar no tratamento juntamente com o prescrito pelo medico, por possuírem ação antitumoral como o Crajuru. Qualquer duvida entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br . Estamos a disposição.
  • Tania Menna Barreto
    A Espinheira Santa ajuda a emagrecer? Traz complicações hepáticas?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Tânia. Existem algumas outras plantas mais indicadas para auxiliar no emagrecimento . Caso já apresente problemas hepáticos o ideal é que verifique com seu medico antes de fazer o uso. Entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br para que possamos auxiliar . Estamos a disposição.
  • Ana Paula
    . Eu tomei o chá da espinheira santa e Fiquei cheia de vergoes não sei se foi alergia reação alérgica ou o que aconteceu se era para dar mesmo devido a bactéria H Pylori na realidade não tenho certeza se tem H pylori mas tudo indica que sim devido às fortes dores no estômago que vem o tempo e antes da forte dor no estômago e acompanhado com uma forte coceira no corpo grande principalmente na região íntima coceira por pelo lado de fora relatos bons apesar dos vergões o meu estômago deu uma suavizada
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Ana Paula. Pode ser que seja alérgica a algum dos constituintes da Espinheira Santa, o ideal é que suspenda o uso por pelo menos 7 dias e observe se os sintomas melhoram. Caso apos esse período desejar tomar novamente, e os sintomas voltarem você deve suspender o uso definitivo.Qualquer duvida entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br .Estamos a disposição.
  • Valda da silva gomes Gomes
    Tenho gastrite mas quando tomo capsulas de espinheira santa sinto dor no estomago porque isso acontece?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Valda. Peço que entre em contato conosco através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br pois precisamos de algumas informações para orientá-la. Como qual a dosagem que faz uso e quantas vezes ao dia . Estamos a disposição.
  • Carla
    Olá, fui diagnosticada com esofagite discreta não erosiva e pangastrite endoscópica enantemática discreta, gostaria de saber qual a melhor fórmula para eu tomar, cápsulas, tintura ou extrato fluido?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Carla. No seu caso, pode começar com o Extrato Fluido diluido em um pouco de água morna. Com a melhora, pode trocar pela tintura que é menos concentrada ou pelo chá. Entre em contato conosco para qualquer dúvida.
  • Adreciane
    Comecei hoge a tomar o chá da espinheira santa! Estava tomando alecrim,BOUDO e louro! Posso misturar a espinheira santa com ALICRIM? Fico no aguardo do retorno... Deus, vos abençoe.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Adreciane. Pode tomar a Espinheira Santa com Alecrim. Só tome cuidado com a dosagem do alecrim, caso você tenha pressão alta. Estamos à disposição para qualquer dúvida.
  • Edson
    Boa noite tenho gastrite e h. Pilory qual remédio indicado pra mim
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Bom dia Edson. Alem dos cuidados médico existem fitoterápicos que podem auxiliar a combater a H.pilory. Para maiores informações peço que nos envie um e-mail para farmacia@oficinadeervas.com.br
  • Ludovina duarte
    Boa tarde o meu filho tem gastrite esta a tomar Pancreoflat e ulcer in. Pode tomar o chá de espinheira santa. Se sim como?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Ludovina. Esse pancreoflat é para problemas do pâncreas e formação de gases. Esse outro eu não encontrei informações. Se ele toma esses medicamentos em jejum, poderá tomar o chá de espinheira santa antes das refeições. Entre em contato com nossos fitoterapeutas para explicar melhor o caso, informando a idade do seu filho, sintomas e possíveis causas da gastrite, pois pode ser por alimentação inadequada, estresse, nervosismo ou uso de medicamentos. Estamos no seu aguardo.
  • Ronalth
    Bom dia! Gostaria de saber se a espinheira santa combate h plyori e como devo tomar o chá de folhas para combatet
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Ronalth. A Espinheira Santa é usada como cicatrizante e analgésica no tratamento de H. pylori. No entanto, ela não tem ação antibiótica para matar essa bactéria. O que costumamos associar nesse caso, é o uso do própolis em extrato seco e o tratamento é prolongado, pois mesmo que os sintomas desapareçam logo no início do tratamento, a bactéria é de difícil eliminação. Entre em contato com nossos fitoterapeutas e informe se você já faz algum tratamento, para que possamos te orientar. Estamos à disposição.
  • Emerson p gusmao
    Ola queria sabe qual a diferenca do cha de espinheira santa ao espinheira santa concentrado tenho pangastrite qual e o mais indicado
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Emerson. Ambas as apresentações tem o mesmo efeito porem na forma de gotas (tintura e extrato fluido)é mais pratico para ser utilizado.
  • Fernanda
    Boa tarde! Estou tomando a cápsula da espinheira santa e gostaria de saber a partir de quantos dias ela começa a fazer efeito? E também se devo tomar 1 cápsula antes das refeições ou são 2 ? Vcs ajudam muito ! Muito obrigada
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Fernanda, Nas primeiras semanas algum efeito tem que apresentar. Recomendamos que utilize uma capsula 3 a 4 vezes ao dia. Para maiores informações peço que entre em contato pelo e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br
  • Carla
    Ajuda na sindrome do intestino irritável? Uma amiga minha disse que tomou e se curou. Obrigada.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Carla. A ação da espinheira santa é mais para o estômago, mas como ela tem ação cicatrizante, pode ser que sua amiga tenha conseguido um bom resultado. A Síndrome do intestino irritável está ligada ao estado emocional também, e por isso o tratamento é diferente para cada caso. Tem a planta chamada Boswellia serrata e também a tanchagem, que são indicadas para esse problema. Você pode entrar em contato com nossos fitoterapeutas e informar com detalhes o seu caso. Relate sintomas, idade, se tomar algum tipo de medicação, se tem algum problema de saúde, qual a sua dieta alimentar, se tem ansiedade ou estresse e sua rotina. Assim poderemos te orientar. Estamos à disposição.
  • RAINER MIRANDA
    Olá! Quero saber se pode fazer o chá da folha verde e qual a quantidade neste caso.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá! Pode fazer o chá das folhas verdes (frescas), use umas 10 folhas para um copo de 200 mL. Deixo o e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br caso necessite tirar dúvidas em relação aos fitoterápicos
  • Paulo silas borges santos
    ola boa noite, tenho sofrido com queimação e uma dozinha enjuada no lado direito da barriga, fiz um exame abdominal e de um pouco de gordura no figado, o medico me passou pra tomar um medicamento chamado restituir da familia protoprazol, não vi um resultado satisfatório, fiz uma pesquisa e vi que o cha da espinheira santa é muito bom, posso tomar o chà assosiado ao medicamento.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Ola, poderia usar a Silimarina na forma de cápsula para gordura no fígado. Para maiores informações é só entrar em contato pelo e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br
  • Janaína Francisco
    Gostaria de encomendar as cápsulas de espinheira santa com vcs. Qual endereço de vcs??
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Janaina. Para encomendar a manipulação, você pode pedir pelo telefone fixo (16) 2133-4455 e combinar a entrega ou retirada, se você estiver em Ribeirão Preto. Pode também encomendar pelo Whatsapp (16) 98234-0111 ou pelo email farmacioa@oficinadeervas.com.br. Se você estiver fora de Ribeirão Preto, mandamos por transportadora ou correios. Nosso endereço é R. Otto Benz, 548, Nova Ribeirânia, Ribeirão Preto SP. Estamos à disposição.
  • Salete Martins
    Estou com sintomas de h.pilory , estou usando o chá da espinheira Santa , posso associa lá com alguma outra pra combater a bactéria ? Se sim qual melhor ?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Salete. Para combater o H. pilory você pode continuar com a Espinheira Santa antes de cada refeição e tomar o própolis em cápsulas de extrato seco de 300mg junto, antes do café, almoço e jantar, durante pelo menos 4 meses. O própolis possui ação antibiótica natural. Qualquer dúvida, entre em contato conosco. Estamos à disposição.
  • Marlucia
    Olá tenha pangastriste só que tô tomando Kios dexilant posso tomar o chá de espinheira santa
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Marlucia. Pode tomar o chá de Espinheira Santa antes das refeições, sem misturar com o seu medicamento na mesma hora. É importante buscar a causa da gastrite para conseguir tratar de forma efetiva. Por isso, se preferir uma orientação detalhada, entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.
  • Ana Paula
    Gostaria de saber quanto tempo dura o efeito de uma cápsula? Tenho cápsulas de 500 mg. Posso tomar no almoço e na janta?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Ana Paula. A Espinheira Santa deve ser tomada antes de cada refeição, pois ela vai proteger o estômago e ajudar na cicatrização. Por ter ação analgésica, seu uso antes das refeições evita qualquer mal estar. O tempo do efeito não é exato, mas na dosagem de 300 a 500mg já vai ter ação para uma cicatrização, desde que usado corretamente e durante pelo menos 40 dias consecutivos. Qualquer dúvida, entre em contato conosco. Estamos à disposição.
  • Ana Paula
    A espinheira Santa não pode ser usada continuamente?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Ana Paula. A Espinheira Santa pode ser usada continuamente para tratar problemas de estômago. Ela é contraindicada para mulheres em fase de amamentação, pois inibe a prolactina. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.
  • Mayara
    Gostaria de saber se posso tomar cha da espinheira santa com propolis aquoso pela manhã em jejum
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Mayara. Você pode misturar o própolis aquoso com o chá de espinheira santa sim. O mais indicado é tomar antes de cada refeição (café, almoço e jantar). Qualquer dúvida, você pode entrar em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.
  • Wesley
    Boa tarde.. tenho problemas de gastrite a pelo menos 2 anos, e sofro mto com isso.. as medicações q médicos me passaram, os prazóis da vida, mas nunca tive um resultado satisfatório e parei com essas medicações. Comecei a tomar o espinheira santa 500mg em jejum e hora de dormir, porém parece q continuou as dores e acabei parando com 2 semanas mais ou menos. Agora estou tomando o chá da espinheira santa em jejum e qndo vou dormir, tem duas semanas.. mas ainda sinto as dores e mto mal estar. Por favor, o que me recomendaria? Volto com a espinheira santa 500mg ou essa dosagem é mto alta? Se puder me ajudar, ficarei grato. Tb já fui diagnosticado com ansiedade e me receitaram Alprazolan, porém sem sucesso, pois parei de tomar depois de 2 meses, q acredito q esse remédio pode dar futuros prejuízos para minha saúde. Teria alguma indicação pra mim sobre a gastrite e ansiedade por favor?... ahh.. e sou mto nervoso tb, por conta dos stress do dia a dia. Mto obrigado e um excelente final de semana. Mais uma vez serei mto grato se puder me ajudar. Um grande Abraço.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Wesley. A forma que você está usando a Espinheira Santa não é a recomendada. Você deve tomar o chá ou a cápsula antes de cada refeição. Ela sempre funciona bem, desde que a matéria prima seja de qualidade. Tome antes do café, almoço e jantar, e pode repetir se você necessitar em qualquer outro horário. Seu uso por 40 dias consecutivos cicatriza os ferimentos que existem na mucosa gástrica. Se o seu organismo produz excesso de ácido gástrico por causa do nervosismo, pode tomar o Alcaçuz após as refeições também, pois é uma planta que ajuda a controlar a acidez. Quanto ao estado de estresse e nervosismo, tem plantas que ajudam a controlar, como a Valeriana, Mulungu, Kawa Kawa entre outras. Para te orientar melhor, entre em contato com nossos fitoterapeutas. Assim poderemos avaliar qual a melhor planta para o seu caso. Informe se você dorme bem, qual a sua rotina, sua alimentação, se faz exercícios físicos, sua idade e se tem algum outro problema de saúde ou usa algum medicamento. Estamos à disposição.
  • Silvia
    Fui diagnósticada com gastrite esofagite por refluxo e gordura no fígado,sofro bastante com a esofagite ,tomo pantoprazol 2 vezes ao dia e sinvastatina para a gordura no fígado ,e fiquei sabendo do uso da espinheira santa ,a nutricionista me passou cúrcuma longa pra tomar , gostaria de saber se posso e como usar a espinheira santa . Gostaria que vocês me ajudasse com isso
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Silvia. Você pode usar a Espinheira Santa e a Cúrcuma. Para mais orientações peço que entre em contato pelo e-mail: farmacia@oficinadeervas.com.br . Estamos à disposição.
  • Marli xavier
    Ola comecei a tomar espinheira santa devido a queimacoes e acides no estomago. Mas me disseram que a erva emagrece. E eu ja estou magra devido a estar me alimentando pouco. Realmente esta erva emagrece?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Marli. A Espinheira Santa não tem ação para emagrecer. Sua ação mais específica é a proteção gástrica. Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.
  • Ana Paula
    Ja tive histórico de gastrite e por ultimo intolerante a lactose, estou fazendo a dieta sem lactose, porem passei uns nervosos, fiquei agitada e triste e agora sinto dor, estufamento, enjoo e as minhas pernas ficam ansiosas. Posso tomar cha de espinheira santa junto com boldo do chile?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Ana Paula. Você pode sim tomar Espinheira Santa com Boldo do Chile. Porém seu caso está ligado também à problemas emocionais. Entre em contato com nossos fitoterapeutas para mais orientações. Você faz algum tratamento? Toma algum medicamento? Estamos no seu aguardo.
  • Angela
    Boa tarde ! sofro demais com queimação todos os dias, fiz endoscopia e deu que é gastrite, refluxo, hêrnia de hiato e intolerância a lactose, estou tomando suco de couve com batata doce, até já melhorou um pouco, mas depois que li esse artigo, me interessei muito pela espinheira santa e alcaçus. Por gentileza, gostaria de saber se para o meu caso vai resolver, e seria qual dosagem? em capsúla ou em extrato, tintura, por favor me ajudem. Obrigada Angela.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Angela. Você pode tomar o extrato fluido da Espinheira Santa e cápsula de Alcaçuz Extrato Seco. Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo e-mail: farmacia@oficinadeervas.com.br . Estamos à disposição.
  • Tatiane
    Boa tarde, gostaria de saber qual o melhor remédio indicado para a duodenite crônica leve, por favor. Obrigada.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Tatiane. A Espinheira Santa e o Alcaçuz são plantas que auxiliam em caso de duodenite crônica. Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.
  • Vianey
    Qual a melhor forma de tomar espinheira santa para refluxo ,tenho muito refluxo,parece que a comida tá parada na garganta, além de sentir dores no peito por favor me ajudem . Meu médico receitou omeprazol, não quero tomar isso tem muitos efeitos colaterais.

    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Vianey. No caso de refluxo o melhor é tomar a Espinheira Santa na forma de extrato fluido por ser mais concentrado e na forma de líquido. Você pode pingar em torno de 15 gotas do extrato fluido em um pouco de água morna. Espere uns minutos para que o álcool evapore completamente e tome antes de cada refeição (café, almoço e jantar). Pode repetir se tiver incômodo em outro horário também. Evite tomar líquidos durante as refeições, coma pouco em mais vezes, não deite após comer e nem faça esforço físico. Se precisar de mais orientações, entre em contato conosco. Estamos à disposição.
  • jose ricardo de sousa
    ola, tenho gastrite cronica e hiperplasia foveolar, estou com perda de apetite e fico muito empachado todos os diase stava tomando o pantoprazol, mas parei. pois os sintomas so pioram. tevo tentar usar o espinheira santa?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá José Ricardo. A Espinheira Santa pode ajudar na cicatrização da gastrite, mas pode ser associada ao Ipê Roxo para ajudar a controlar a hiperplasia foveolar. Podemos preparar um composto com a mistura dos 2 extratos fluidos. Para maiores informações, entre em contato com nossos fitoterapeutas por esse email e informe sua idade, se tem ou teve H. pilory, se toma algum tipo de medicamento, se faz algum tipo de dieta, etc. Estamos no seu aguardo.
  • ADRIANA MAURA SOARES ZAGO
    QUANDO TOMO O CHA DE ESPINHEIRA SANTA SINTO DOR NO ESTOMAGO , E NORMAL , DOI E DEPOIS PASSA CONTINUO TOMANDO .
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Adriana. Geralmente não ocorre o quadro de dor usando a Espinheira Santa, pois ela tem ação analgésica também. Para avaliar, preciso saber se você está tomando de forma correta, que é antes de cada refeição. Também o preparo do chá deve ser correto, com a infusão das folhas picadas, sem deixar levantar fervura. Você pode entrar em contato com nossos fitoterapeutas para informar com detalhes qual é o problema que você tem no estômago, desde quando está usando a Espinheira Santa e de que forma está preparando e tomando o chá. Pode ser que você se adapte melhor a outras plantas, como a zedoária ou a guaçatonga. Estamos no seu aguardo.
  • Kéle
    Bom dia! Eu consegui me “livrar” do pantoprazol e domperidona mudando um pouco minha alimentação e acrescentando espinheira Santa, porém preciso de pelo menos 5 cápsulas ao dia (330 mg). Há contra indicações nessa dosagem?
    Obrigada!
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Kéle. É necessário sabermos seu peso. Peço para que entre em contato com nossos fitoterapeutas para mais orientações pelo e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.
  • Maria Inês
    Maravilha a atenção,que dão a todos que têm dúvidas !Gostaria de saber a razão de Espinheira Santa líquida possuir álcool etílico na sua fórmula? Sabendo que o álcool etílico é um desencadeador de gástrite!
    Minha filha tem gástrite e refluxo diagnósticado e só faz uso de forma líquida. Quais laboratórios produzem fórmula sem álcool etílico ? Grata pela atenção.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Maria Inês. O álcool é utilizado como líquido extrator do princípio ativo da planta. Recomendamos que a pessoa dilua as gotas da Espinheira Santa em água morna para evaporar esse álcool. Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.
  • Suelen de oliveira
    Boa noite estou com pangastrite, e sou alérgica a omeprazol pantoprazol a família zol
    Estou tomando chá de espinheira Santa a 1 mês 3 vezes ao dia. Gostaria de saber por quanto tempo devo tomar o chá. Desde já agradeço
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Suelen. A Espinheira Santa pode ser usada por 90 dias e fazer uma pausa de 15. Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.
  • Kéle
    Olá, a espinheira Santa pode ser usado por pessoas com pressão baixa?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Kelé. Essa planta não altera a pressão arterial pois sua ação diurética é leve. De qualquer forma, se você sentir que a pressão baixou, é só diminuir a dosagem. Qualquer dúvida, entre em contato conosco para orientações. Estamos àdisposição.
  • Gislene
    Boa noite estava com muito enjoou devido ma alimenraçao fiz a endoscopia fiquei pior mais enjooada ainda a espinheira santa me ajudou muito Grata a Deus pelo o que ele nos deixou
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Gislene. Que bom que a Espinheira Santa te ajudou. Estamos à disposição para qualquer dúvida.
  • Gislene
    Boa noite vou fazer a bariatrica dizem que da muito enjoou posso usar a espinheira santa
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Gislene. Nesse procedimento você terá que seguir rigorosamente as orientações médicas. A Espinheira Santa é cicatrizante, mas não é uma planta específica para controlar enjôos. Essa ação é atribuída ao gengibre. Na homeopatia tem a Nux vomica. Você pode entrar em contato com nossos fitoterapeutas para tirar suas dúvidas. Estamos à disposição.
  • Aline
    Oi bom dia sinto muitas dores nos peitos e tenho reflux parece que a comida demora para descer tenho gastrite enantematosa moderada tomo emeprazol e agora comprei a erva da espinheira santa para tomar como fasso esse cha e,pode ajudar a ter melhoras e quantas vez ao dia devo tomar em quanto tempo ?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Aline. Para tratar o refluxo você deve tomar o chá da Espinheira santa antes de cada refeição e pode repetir toda vez que sentir queimação. Só tome cuidado para não deitar e nem fazer esforço físico depois de comer. O chá é preparado por infusão, colocando as folhas picadinhas em água quente e abafar. A porção pode ser de 1 colher de sopa para 1 xícara. Não prepare grande quantidade para não sobrar para usar no dia seguinte. O uso deve ser prolongado, por pelo menos 3 meses, mesmo que os sintomas desapareçam logo. Os cuidados com o refluxo deve ser constante, mesmo após desaparecerem os sintomas. Qualquer dúvida, entre em contato conosco. Estamos à disposição.
  • Felipe
    Chá de espinheira santa cura REFLUXO GASTROFAGICO?
    QUANTOS DIAS PARA MELHORA O REFLUXO?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Felipe. A Espinheira Santa auxilia em casos de refluxo gastroesofágico, porém sabemos que existem casos que tem que tomar direto para não sentir esse desconforto. Podemos te orientar melhor através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.
  • ricardo
    ola drs, eu gostaria de saber se posso tomar espinheira santa para tratar a gastrite cronica com achados de hiperplasia foveolar, e se devo acrescentar algo mais? obg. e fiquem em paz.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Ricardo. Você pode usar a Espinheira Santa para tratar a gastrite, no entanto, não sei se terá ação sobre a hiperplasia foveolar, pois esse problema é diferente da gastrite, se tratando de um espessamento da camada interna devido ao aumento do número de células. Entre em contato com nossos fitoterapeutas para relatar que tratamento você está fazendo, que medicamentos usa, se tem algum tipo de problema de saúde e quais sintomas apresenta. Dessa forma, poderemos orientar melhor. Estamos à disposição.
  • Jeferson Alan Barbosa
    Fui diagnosticado no inicio de 2020 com Esofagite Erosiva Leve, fiz 3 meses de tratamento com Omeprazol e Domperidona que não resolveu. depois fiz outro tratamento por mais 3 meses com Dexilant, Domperidona e Simeco-plus, este último causou diárreia por 3 meses sendo que tal tratamento também não funcionou. Comecei por conta própria um tratamento com Suco de Couve pela manhã, Menstruz Rasteiro em forma de salada e Espinheira Santa em chá 2 vezes ao dia. Gostaria de saber se posso reutilizar as folhas de espinheira santa em duas doses diárias.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Jefferson. Sugiro que você inclua no seu suco de couve a batata doce crua sem casca, meio copo. Quanto a reutilizar as folhas de espinheira santa, não tem como, mas você pode preparar pela manhã uma quantidade sufuciente para dividir em 2 tomadas. Tem que ser antes das refeições. Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.
  • Rosemary
    Olá meu nome Rosemary fiz endoscopia e deu pagastrite enantematosa leve dai o meu médico deu pra tomar por 2 meses pantoprazon dai quero saber se posso tamar o chã da espinheira santa fico grata
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Rosemary. Você pode tomar a Espinheira Santa na forma de cápsula, chá, tintura ou extrato fluido. Tome antes de cada refeição. Para maiores detalhes, você pode entrar em contato com nossos fitoterapeutas e pedir orientação. Estamos à disposição.
  • Luiza
    Sinto dores no esôfago sinto como se estivesse como se estivesse algo parado.
    E um pouco de dor na boca do estômago
    Como devo tomar a Espinheira Santa!
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Luiza. Nesse caso você deve tomar na forma de extrato fluido, para que o medicamento tenha contato no esôfago. Pingue 15 gotas em meio copo de água morna para evaporar o álcool e tome antes do café, almoço e jantar. Faça o tratamento por pelo menos 2 meses, mesmo que os sintomas desapareçam logo, pois a cicatrização é mais lenta. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.
  • Elisabete
    Boa noite ! Estou tomando a Espinheira Santa a um mês pois tive laringite e faringite depois de ter tido refluxos a minha garganta ficou muito irritada e dolorida estou tomando a espinheira santa de 300 mg 2 vezes ao dia antes das principais refeições mas ainda estou sentindo um bolo agarrado na minha garganta e a garganta ainda esta um pouco dolorida .O que devo fazer? existe outros extratos o cápsulas que posso tomar junto com a espinheira santa para melhorar a queimadura sofrida pelo refluxo
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Elisabete. Quando se trata de refluxo, a melhor forma de usar a Espinheira santa é o extrato fluido, pois assim ocorre o contato da planta com o tecido afetado. A Cápsula só abre no estômago e seu efeito é pra os ferimentos daí para frente. Para diminuir a acidez você pode usar o composto de extratos fluidos de espinheira santa + alcaçuz. Pingue 20 gotas em um pouco de água morna para evaporar o álcool. Tome antes do café, almoço e jantar. Pode repetir a dose em qualquer outro horário se precisar. Pode fazer até um gargarejo antes de engolir. Deixo o link:https://www.oficinadeervas.com.br/espinheira-santa. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas, pois existem algumas orientações espe´cificas para quem tem refluxo. Estamos à disposição.
  • joyce saboia marreira
    Boa noite gostaria que você me ensinase a usar a espinheira santa tenho gastrite causada por h.pilory esofagite e doença do refluxo por favor me ajude te agradeço desde já

    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oá Joyce. No seu caso é melhor usar a Espinheira Santa na forma de extrato fluido, que é mais concentrado e por ser na forma líquida, poderá ser diluída em um pouco de água morna para tomar. Ela vai cicatrizar e analgesiar todo o tecido do esôfago e estômago. Se ainda apresenta a infecção por H. pylori, poderá fazer uso do própolis E.S. 300mg antes das refeições, junto com o extrato de espinheira santa. Entre em contato com nossos fitoterapeutas para maiores informações e orientações. Estamos à disposição.
  • Gabriel otavio
    Posso tomar ela junto com o Omeprazol
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Gabriel. Pode continuar a usar o Omeprazol em jejum e tomar a Espinheira Santa antes de cada refeição. qualquer dúvida, entre em contato conosco. Estamos à disposição.
  • vera
    tenho gastrite nervosa ..posso tomar espinheira santa?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Vera. Você pode sim tomar a Espinheira Santa. Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.
  • Suzane
    faz 1 semana que estou tomando o chá de espinheira santa, mas mesmo assim tb tomo omeprazol junto, o chá fará efeito, ou tenho que para com o omeprazol?
    a idéia é não tomar mais o remedio, pois já faz muito anos que tomo e não tem nenhuma melhora
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Suzane. Você pode continuar com o Omeprazol de manhã em jejum. O chá de Espinheira Santa deve ser tomado antes do café, almoço e jantar. Com a melhora, você pode tentar desmamar o omeprazol, sempre observando os sintomas. O correto é descobrir a causa do seu problema, que pode ser de origem nervosa, medicamentosa, alimentar ou até refluxo. Assim poderá tratar a causa do problema. Se quiser falar com nossos fitoterapeutas, entre em contato conosco. Estamos à disposição.
  • Patrícia
    O que e esse própolis E.S 300mg
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Patrícia. Esse é o própolis em cápsulas de 300mg. Ele é preparado com o extrato seco, que é a forma concentrada do pó. Qualquer dúvida, entre em contato conosco.
  • Hellen Carvalho
    Tenho esofagite grau a e gastrite leve. Tenho muita regurgitação. O ácido sobe pra minha garganta, além de fazer barulho, as vezes causa dor. Tomo o chá de espinheira santa, mas não tá resolvendo, o que me indicaria?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Hellen. No seu caso, o mais indicado é tomar a Espinheira Santa na forma de extrato fluido, que é mais concentrado. Pode ser associado ao Alcaçuz para diminuir a produção de ácido clorídrico. Para tratar o refluxo, que é a causa da gastrite e esofagite, tem vários cuidados a serem tomados como não tomar líquidos nas refeições, comer em menor quantidade, não deitar e nem fazer esforço físico após comer, elevar a cabeceira dos pés da cama, etc. Para poder te orientar de forma personalizada, entre em contato conosco e informe com detalhes a sua idade, se toma medicamentos, se toma medicamentos, se tem outro problema de saúde, como é sua rotina, etc. Estamos no seu aguardo.
  • Michele
    Estou fazendo uso de tintura de espinheora santa com propoplis, porém ainda preciso fazer uso do dexilant pela manhã, gostaria de saber como fazer o desmame do remédio e ficar somente com a espinheira santa?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Michele. Esse desmame vai depender do seu estado, da forma que você está tomando todos os medicamentos, da sua alimentação, etc. Para te orientar, entre em contato conosco e relate o tempo de uso de cada medicamento, que sintomas apresenta, que dosagens usa de cada um, qual a sua idade e sua rotina. Estamos no seu aguardo.
  • Denyse
    Como posso tomar a tintura de espinheira santa?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Denyse. A Espinheira Santa deve ser tomada antes de cada refeição. Dilua 25 a 30 gotas em um pouco de água morna para evaporar todo o álcool antes de tomar. Estamos à disposição.
  • Venusta
    Gostaria de saber se a espinheira santa trata da esofagite ? Tenho laringite , posso tomar ? E em qtos dias fazcefeito ? E tbm to tomando alpazolan , pois sou muito ansiosa e se posso tomar a espinheira santa sendo cha, extrato ?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Venusta. A Espinheira Santa trata a esofagite, desde que o uso seja na forma de extrato Fluido diluído em água, que é a forma mais concentrada. Pode pingar 15 gotas em um pouco de água morna para evaporar o álcool e tomar antes do café, almoço e jantar. Não tem problema tomar essa planta com o problema de laringite ou com o uso desse medicamento ansiolítico. O efeito é rápido, mas a cicatrização exige uso contínuo de pelo menos 60 dias. Como a esofagite é provocada normalmente por refluxo, evite tomar líquidos durante a refeição e não deite após comer. Deixo o link: https://www.oficinadeervas.com.br/espinheira-santa. Qualquer dúvida, entre em contato conosco.
  • Miqueias Silva
    Olá, gostaria de ajudar o paciente Wesley que fez comentário afirmando que sofre de gastrite e também diz que sofre de ansiedade e nervosismo. Gostaria de dizer que, para aliviar os problemas de nervosismo e ansiedade crônica, o Wesley tem que mudar completamente a alimentação, parar de tomar café e qualquer alimento que contenha cafeína, parar de consumir alimentos que contenham glúten, parar de consumir óleo de soja e substituir por óleo de coco, azeite extra-virgem e banha de porco. Deve também parar de comer açúcar branco e pão de trigo, pão francês, macarrão, aveia, alimentos que contém o glúten. Parar de tomar todo tipo de refrigerantes e sucos de caixas, nescau, chocolate, coca-cola. Consumir somente alimentos saudáveis. Se seguir essas dicas ele irá melhorar em tudo na primeira semana.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Miqueias. Agradeço por suas orientações.
  • Andrea paduim
    Gostaria de saber sobre cápsula espinhadeta santa tenho refluxo faringeo faringeo e pangastrite enanentamosa leve gostaria de adquirir extratos pq tenho planta seca e quero saber dosagem
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Andrea. A Espinheira Santa usada no tratamento do refluxo deve ser na forma de extrato fluido diluindo 15 gotas em um pouco de água morna, pois as cápsulas não tem como ajudar a cicatrizar qualquer ferimento no esôfago. Com a melhora, até pode ser usado na forma de chá, mas o consumo de líquidos nas refeições não é indicado no caso de refluxo. O uso correto é tomar essa planta antes de cada refeição. Se você tem alta produção de ácido clorídrico, poderá associar o uso do Alcaçuz https://www.oficinadeervas.com.br/alcacuz. Para poder avaliar o seu caso, entre em contato conosco e informe também a sua idade ,que medicamentos toma, se tem algum outro problema de saúde, que sintomas apresenta. Estamos à disposição.
  • Orlando
    Olá boa noite!
    Estou fazendo o uso da espinheira santa já faz uma semana e percebi umas melhoras principalmente naquela sensação de peso na barriga,mas desde que comecei o tratamento da gastrite com a espinheira santa meu estômago fica queimando direto.
    Gostaria de saber se essa queimação constante é normal se quando faz o uso de espinheira santa?
    Lembrando que meu tratamento e três cápsulas ao dia de 500mg antes das refeições.
    Obrigado!
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Orlando. A Espinheira Santa não provoca queimação. Ela é analgésica e cicatrizante. Não é normal sentir queimação usando essa planta. Entre em contato conosco para informar se você faz uso de algum medicamento, se tem azia e alta produção de ácidos, se faz algum tipo de controle alimentar. Assim poderemos orientar melhor, pois existem outras plantas como a Guaçatonga e também plantas que diminuem a acidez como o Alcaçuz, que pode ser usado com a Espinheira Santa. Deixo os links para você ler e ficamos à disposição. https://www.oficinadeervas.com.br/guacatonga e https://www.oficinadeervas.com.br/alcacuz
  • Germán
    Boa tarde. Eu consegui espinheira santa em pó, moida. Vcs sabem se posso tomar o pó misturado com agua fria, como me explicou o funcionario da loja onde comprei? Qual seria a dose correta? Obg
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá German. Misturado em água fria não terá efeito, a não ser que você consiga engolir todo o pó junto com a água. O correto é fazer a infusão em água quente, coar em filtro de papel e tomar antes de cada refeição. Pode usar 1 colher de café do pó para cada xícara de água fervente.
  • lucilia alves rodrigues
    bom dia..tenho um bloqueio em tomar medicaçao, e estou com gastrite moderada associada ao h pilory. a espinheira santa me ajuda
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Lucilia. No caso de Gastrite associada ao H. pilory, pode tomar a Espinheira Santa na forma de Extrato Fluido e o própolis em cápsulas de extrato seco. Antes do café, almoço e jantar, pingue 15 gotas do extrato de espinheira santa em um pouco de água morna para evaporar todo o álcool e tome junto com 1 cáps de própolis. Esse tratamento deverá ser feito por 3 a 4 meses. Qualquer dúvida, entre em contato conosco. Deixo os links para você ler:
    https://www.oficinadeervas.com.br/espinheira-santa e https://www.oficinadeervas.com.br/propolis
  • LUCILIA ALVES RODRIGUES ALVES RODRIGUES
    OLA COMECEI A FAZER O TRATAMENTO COM O EXTRATO DE ESPINHEIRA SANTA, E O OLEO DE COPAIBA TAMBEM> E JA SENTI UM GRANDE ALIVIO NAS DORES..

    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Lucilia. Fico feliz que esteja sentindo melhoras com o tratamento. A dor alivia rápido, pois a Espinheira Santa é analgésica. No entanto, o tratamento dever ser contínuo por alguns meses, pois a cicatrização é mais lenta. Estamos à disposição para qualquer dúvida.
  • LUCILIA ALVES RODRIGUES ALVES RODRIGUES
    BOA TARDE: VCS ME INDICARAM TOMAR EXTRATO DE ESPINHEIRA SANTA COM PROPOLIS, MAS POSSO TOMAR COM OLEO DE COPAIBA?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Lucilia. Pode tomar junto o óleo de copaíba sim. Estamos à disposição.
  • LUCILIA ALVES RODRIGUES ALVES RODRIGUES
    BOA TARDE, EU ESTAVA TOMANDO SO O CHA, MAS HJ COMECEI COM EXTRATO TOMEI 20 GOTAS COM UM POUQUINHO SO DE AGUA, SERA QUE E CORRETO SO COM TRES DEDINHOS DE AGUA?
    OU TEM QUE SER MAIS AGUA?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Lucilia. Está correto. O que costumamos orientar é para pingar em um pouco de água morna. Assim todo o álcool evapora. Tome antes do café, almoço e jantar. Qualquer dúvida, entre em contato conosco. Estamos à disposição.
  • Jhebison Freitas
    Fui diagnosticado ha dois meses com gastrite moderada com hpylori fui medicado com p kit de antibioticos fortissimos por 14 dias porem depois de 1 mes ao termino da medicacao comecou uma queimacao devido a um antiflamatorio fui medicado com dexilant porem comecou um refluxo que sobe ate a garganta ,outro medico pediu pra eu trocar por sucralfato e um remedio que mandei fazer com as substancias zinco/carnosina/espinheira santa ,posso tomar o cha antes daa refeicoes mesmo usando essaa medicacoes? E posso tbm interagir com louro,boldo,camomila e alecrim?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Jhebson. Pode usar a Espinheira Santa e fazer uma pequena adição das outras plantas na forma de chá, mas não deve tomar muito, pois o refluxo piora com o consumo de líquidos com as refeições. Tome o chá pelo menos 15 minutos antes do café, almoço e jantar. A planta indicada para diminuir a acidez é o Alcaçuz e pode pingar 10 gotas do extrato fluido no seu chá. entre em contato com nossos fitoterapeutas para maiores informações. Deixo aqui o link do Alcaçuz: https://www.oficinadeervas.com.br/alcacuz
  • Jessica Sidou
    Qual a diferença da tintura para o extrato fluído da espinheira santa? Qual o mais eficiente para refluxo?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Jéssica. O Extrato Fluido é mais concentrado que a Tintura e por isso, em casos agudos, é mais indicado usar o extrato fluido. Geralmente se usa 15 gotas do extrato fluido em um pouco de águam morna para evaporar o álcool e toma-se antes do café, almoço e jantar para tratar gastrite. Com a melhora, pode trocar pela tintura com 20 gotas para cada tomada. Qualquer dúvida, estamos à disposição.
  • Cidineia LOPES DA SILVA
    Bom dia.
    Minha filha tem sentido a uns seis meses ânsia, pressão baixa, as vezes seguido de no estomago e dor de cabeça e a ânsia ela não vomita fica uma coisa perturbando a garganta dela ela é deficiente mental e com essa pandemia está muito dificil de passa la ao médico.
    Ja fiz hemograma completo, exame de urina e eletrocardiograma e até ultrassom do abdomem total. Graças a Deus não deu nada.
    Estou aguardando a endoscopia para fazer. Só que todo dia as vezes duas ou msis vezes por dia vem esses sitomas de ânsia e pressao baixa e as vezes dores no estômago. Qual melhor cha para ela eu estou so dando plasil e buscopan simples.
    Por favor, me ajude tem alguma coisa que melhore isso e podemos dormir melhor viver melhor. Para ela melhorar e ficar bem. Obg.
    Gratidão.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Cidineia. No caso dela podemos tentar dar a Espinheira Santa antes de cada refeição para ajudar a melhorar a dor de estômago. Já a dor de cabeça e a ânsia de vômito pode ser que tenha origem de fígado, mas para avaliar isso eu gostaria que você entrasse em contato conosco para nos informar a idade dela, todos os medicamentos que ela faz uso pois pode ser que esteja ocorrendo efeito colateral desses medicamentos. Aguardo seu retorno para orientar melhor.
  • Jéssica
    Tenho esofagite grau b. Qual tratamento vocês me indicariam?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Jéssica. Você pode usar a Espinheira Santa em forma de extrato fluido. Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo e-mail ou WhatsApp: (016) 98234-0111. Estamos à disposição.
  • Leticia
    Olá, boa tarde! Minha sogra tem espinheira santa plantada na casa dela, posso fazer o chá com a folha fresca? Qual seria a quantidade já que as folhas são bem grandes? Obrigada.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Letícia. Pode usar a folha fresca mas deve picar antes de colocar a água quente, para que ocorra uma boa extração. A medida é de 1/4 da palma da sua mão de folha picada para 1 copo de água fervente. Depois você pode colher as folhas adultas e colocar para secar na sombra e guardar para usar quando precisar. O tratamento para gastrite deve ser feito por pelo menos 2 meses tomando 1 xícara antes de cada refeição. Qualquer dúvida, estamos à disposição.
  • Cristiano
    Bom dia, sofro de gastrite atrofica intensa de antro a alguns anos, contudo não tenho a bactéria. Ja tentei de tudo, porém não tive êxito, Qual melhor tratamento para mim?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Cristiano. Temos algumas plantas que podem auxiliar a melhorar o seu quadro, como a Espinheira Santa em Extrato Fluido. Entre em contato com nossos fitoterapeutas para maiores orientações pelo e-mail ou WhatsApp (016)98234.0111. Estamos à disposição.

    https://www.oficinadeervas.com.br/espinheira-santa
  • Gilvan Freitas da Silva
    Bom dia, tenho gastrite e esofagite por causa de H piloris, fiz tratamento indicado pelo medico mas os sintomas voltaram, e agora estou com uma lesão no esôfago suspeita de papiloma, venho usando cápsulas de espinheira santa a pelo menos 2 meses, por quanto tempo posso usar e ela ajuda neste novo problema?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Gilvan. A Espinheira Santa ajuda, no entanto a melhor forma farmacêutica é em Extrato Fluido (o tratamento deve ser por, no mínimo, 3 meses). Além da Espinheira Santa, têm outras plantas que podem ser usadas para H. pylori. Entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo e-mail ou WhatsApp (016)9.8234.0111. Estamos à disposição.
  • Fernanda
    Boa noite! Comecei a tomar a espinheira santa concentrada hoje para gastrite. Ela pode afetar o fígado? Tive Covid e apareceu uns cistos e uma esteatose nos meus exames, que acredito ser dos medicamentos fortes que tomei.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Fernanda. Não tem problema tomar a Espinheira Santa para o estômago. Você pode tomar a Silimarina para a esteatose e proteção do fígado. Qualquer dúvida, entre em contato conosco. Deixo o link da Silimarina: https://www.oficinadeervas.com.br/cardo-mariano
  • JEFERSON PRATEZI MOYA
    Boa noite. Fui diagnosticado com esofagite grau A e gastrite Enantematosa antral discreta o médico me passo tomar pantoprazol e domperidona mas estou recioso. Você falo do extrato fluido de espinheira santa e alcacuz por quanto tempo é o tratamento, desde já agradeço.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Jeferson. O tempo de uso deve ser no mínimo de 60 dias. Depois pode ir diminuindo a dosagem de acordo com sua melhora. Não pare de usar antes disso, pois apesar dos sintomas desaparecerem, a cicatrização é demorada. A cura depende muito de você descobrir e tratar a causa, que pode ser de origem nervosa, estresse, uso de algum medicamento, alimentação inadequada, etc. Qualquer dúvida, entre em contato direto conosco pelo whatsapp (16) 98234-0111. Estamos à disposição.
  • Vitor
    Parabéns pelo site muito informativo, eu já fiz tratamento com espinheira Santa e melhorou muito, mas agora se eu como por exemplo algo como queijo sinto minha garganta inchar e da um pouco de falta de ar... O q seria melhor nesse caso ? Sofro de refluxo e trato com prazol e domperidona!!!
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Vitor. Esse sintoma que aparece com alguns alimentos é de refluxo. Evite os alimentos que você sabe que provocam o refluxo e aumentam a acidez. Você pode usar a Espinheira Santa na forma de extrato fluido diluindo 15 gotas em um pouco de água morna para tomar antes das refeições ou quando sente mal estar. Como o refluxo é um problema que se aprende a conviver, é possível tomar os cuidados necessários e ter uma rotina normal. Deixo aqui algumas dicas: É importante não tomar líquidos durante a refeição. Não deite e nem faça esforço físico após comer. Coma menos nas refeições, mesmo que tenha que repetir mais vezes. Pode elevar a cabeceira da cama com um calço nos pés da cama para evitar o refluxo durante a noite. Evite alimentos de difícil digestão. Estamos à disposição.
  • gisela mara muniz
    Tenho gastrite enantematosa de antro. Não deu h pylori. Fiz exame fezes monoclonal p pesquisa tbm deu negativo. Não posso com nenhum zóis, nem cimetidina, famotidina. Meu estomago dói e queima. Tenho muito arrotos, o dia todo..e com comida saudável...mesmo assim arroto. Me ensinaram tomar 1 gota em 50 ml de agua 3 vezes ao dia, óleo essencial de capim limão. Isso pode tomar? Preciso de ajuda, não estou vencendo pagar médico.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Gisela. Não use o óleo essencial de capim limão nesse momento. Existem plantas mais indicadas para formação de gases e podem ser usadas na forma de tintura. Temos uma tintura carminativa composta de Sálvia, Mentha, Alfavaca e Funcho que você pode pingar 30 a 40 gotas em um pouco de água morna e tomar quando sentir formação de gases. Pode tratar a gastrite com o extrato fluido de espinheira santa, pingando 15 gotas em um pouco de água morna e tomando antes do café, almoço e jantar. Deixo os links para você ler e você pode entrar em contato conosco para qualquer dúvida ou orientação. Estamos à disposição. https://www.oficinadeervas.com.br/espinheira-santa, https://www.oficinadeervas.com.br/salvia, https://www.oficinadeervas.com.br/menta, https://www.oficinadeervas.com.br/funcho-doce
  • Laize da Silva
    Espinheira santa emagrece? pois tenho gastrite e já sou magra posso tomar vou amagrecer mais ainda?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Oi Laize. A Espinheira não emagrece e nem engorda. O seu efeito na gastrite é que faz diferença, pois quem não consegue se alimentar bem por causa das dores, com o tratamento, passa a se alimentar melhor. Isso pode levar ao ganho de peso, mas não ao emagrecimento, a não ser que a pessoa comece a fazer regime. Estamos à disposição para qualquer dúvida.
  • Tatiana
    Vou fazer endoscopia preciso pagar de tomar o cha de espinheira santa uma semana antes do exame como faço com o lanzoprazol para ele não prejudicar meu exame de pesquisa de H pylori ,ou mesmo tomando o cha se eu tiver h pylori vai aparecer no exame ?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Tatiana. Pode continuar a usar a Espinheira santa pois ela é somente um cicatrizante e analgésico. Caso tenha infecção por H. pilory, poderá fazer o tratamento associando o uso do própolis em cápsulas de 300mg antes de cada refeição, junto com a Espinheira (café, almoço e jantar). Qualquer dúvida, entre em contato conosco. Deixo os links para você ler: https://www.oficinadeervas.com.br/espinheira-santa e https://www.oficinadeervas.com.br/propolis
  • Mário Pereira
    Prezados Senhores,
    Faço uso dos seguimtes medicamentos.
    Puran T4 88 mg, Cabergolina 0.5 mg, Nebido (Injeção), Magnesio Dimalato 400 mg, Magnesio Ltreonato 400 mg.

    Tenho Refluxo, Gastrite e Esofagite.
    Posso tomar Espinheira Santa, caso sim, como tomar.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Mário. Pode fazer o tratamento com a Espinheira santa na forma de Extrato Fluido ,que é mais concentrado e também porque dessa forma o extrato vai cicatrizar também o ferimento no esôfago. Pingue 15 gotas do extrato fluido de espinheira santa em um pouco de água morna para evaporar o álcool. Tome antes do café, almoço e jantar por pelo menos 2 meses consecutivos, pois apesar da dor desaparecer logo, a cicatrização é um pouco mais demorada. Deixo o link: https://www.oficinadeervas.com.br/espinheira-santa. qualquer dúvida, entre em contato conosco. Estamos à disposição.
  • joao
    Bom dia, posso fazer a infusão com as folhas verdes, recém colhidas?
    Posso misturar alecrim?
    Obrigado

    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá João,
    Pode usar as folhas verdes e misturar com o Alecrim.
  • Silvia
    Sinto uma dor no peito descendo pra baixo será bom Tomar espinheira Santa
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Sílvia.

    Sugerimos que vá ao médico, pois pode ser gases, refluxo ou algum problema de coração.

    Ao obter o diagnóstico médico, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Estamos à disposição.
  • Fabiana
    Oi eu queria saber o seguinte to começando a tomar a espinheira Santa e queria saber se ela diurética mesmo? Minha médica disse q eu to com gastrite eu nao sei se eu to com a bactéria h.pilory a espinheira Santa sera que eu tomando melhora?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Fabiana,
    Tem uma ação diurética muito leve e ajuda a combater a H pylori porem deve fazer o tratamento proposto pelo médico também.
  • Karine Mendes de Aquino
    Oi. Eu vi em alguns lugares que fala pra tomar a tintura de espinheira santa com água. Mas tem que ser em água morna?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Karine,
    A água morna facilita a evaporação do álcool presente na tintura mas se pingar as gotas em um copo com água a concentração do álcool também é reduzido.
  • Maria Luiza
    Sinto como se tivesse vomito parado na minha garganta, isso seria de repente um refluxo? A espinheira ajudaria?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Maria Luiza.

    Esse sintoma é de refluxo sim.
    Para refluxo é indicada a Espinheira Santa em Extrato Fluido. É a forma mais concentrada. Pode pingar 15 gotas em um pouco de água morna para evaporar o álcool e tomar antes do café, almoço e jantar.

    Caso você tenha azia e muita produção de ácido, poderá usar o Alcaçuz extrato fluido, pingando 15 gotas em água morna e tomar após refeição ou quando sentir azia ou queimação. 

    É importante não tomar líquidos durante a refeição. Não deite e nem faça esforço físico após comer. Coma menos nas refeições, mesmo que tenha que repetir mais vezes. Pode elevar a cabeceira da cama com um calço nos pés da cama para evitar o refluxo durante a noite. Evite alimentos de difícil digestão.

    Deixo os links das plantas:
    https://www.oficinadeervas.com.br/espinheira-santa
    https://www.oficinadeervas.com.br/alcacuz

    Caso você queira mais informações ou orientação, poderá entrar em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Estamos à disposição.
  • Wall Mendes
    Minha mãe está com h.pilori e duas úlceras..já tentou a medicação mas não consegue tomar devido aos efeitos colaterais que sente. Gostaria de uma indicação de plantas naturais.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Wall,

    Para tratar a gastrite provocada por H. pilory é indicado o uso da Espinheira santa na forma de Extrato Fluido e da cápsula de Própolis em extrato seco de 300mg.

    Espinheira Santa E.F. é a forma mais concentrada. Pode pingar 15 gotas em um pouco de água morna para evaporar o álcool e tomar antes do café, almoço e jantar. Essa planta é analgésica e cicatrizante. Apesar da dor desaparecer em poucos dias, a cicatrização completa ocorre com o uso contínuo de pelo menos 60 dias.
    https://www.oficinadeervas.com.br/espinheira-santa

    Propolis E.S. 300mg. Tomar junto com a Espinheira Santa antes do café, almoço e jantar. Esse produto é um antibiótico natural e mata o H. pilory com o uso contínuo de 4 a 6 meses, dependendo do grau de infecção e se já criou resistência com uso frequente de antibióticos.
    https://www.oficinadeervas.com.br/propolis

    Qualquer dúvida, entre em contato conosco. Temos o Whatsapp também (16) 98234-0111 ou pelo link abaixo.

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Estamos à disposição.


  • Gisela Mara Muniz
    Capsula de espinheira santa, aloe vera e alcaçuz vcs fazem? E como tomar?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Gisela,

    Aqui preparamos as cápsulas dessas plantas sim.
    Geralmente para casos de gastrite, é indicado tomar sempre antes de cada refeição. Caso sua gastrite esteja associada a refluxo, o mais indicado é tomar o extrato fluido, que é a forma líquida mais concentrada.
    A Espinheira Santa é cicatrizante e analgésica. O Alcaçuz diminuir a acidez. A babosa, apesar de sua ação cicatrizante, tem ação laxativa também e pode causar esse efeito colateral.

    Deixo os links:

    https://www.oficinadeervas.com.br/espinheira-santa

    https://www.oficinadeervas.com.br/alcacuz

    https://www.oficinadeervas.com.br/babosa

    Qualquer dúvida, entre em contato conosco. Temos o Whatsapp também (16) 98234-0111 ou pelo link abaixo.

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Estamos à disposição.

  • Patrícia
    Boa tarde. Tenho gastrite erosiva moderada de corpo e antro e comecei a tomar tintura de espinheira santa antes das refeições, porém tomo outros medicamentos (vitamina D e neutrofer), gostaria de saber quanto tempo após tomar a tintura posso tomar esses medicamentos, se teria algum problema de interação com esses medicamentos ou ainda com outros. Obrigada
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá, Patrícia

    Pode dar um espaço de 30 min para garantir que não haverá interferência na absorção de nenhum medicamento.

    Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Estamos à disposição.
  • Fernanda
    Boa Noite, a 1 ano atrás fui diagnosticada com h pylori e gastrite, fiz tratamento que meu gastrio indicou, melhorei mais esse ano como tive covid fiz chá de limão com gingibre e fiz o uso uns três meses direto, agora estou sentido muito desconforto abdominal, gases.... Comprei 4 pote de cápsula de espinheira santa de 500ml e comecei a tomar ontem 1 cp antes do almoço 1 cp antes do jantar, gostaria de saber se e seguro e quanto tempo preciso tomar e se a espinheira santa prejudica o fígado e se posso consumir gengibre junto..... Desde já agradeço imensamente!! Um forte abraço🥰
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Fernanda,

    Pode tomar a Espinheira santa antes de cada refeição por pelo menos 2 meses. Não há problema com relação ao fígado. Essa planta só é contraindicada para mulheres em fase de amamentação, pois diminui a lactação.

    Pode usar o gengibre junto, mas esse desconforto abdominal com formação de gases pode ser controlado com plantas como a menta, funcho e sálvia.

    Temos um composto em tintura de Sálvia, Menta. Alfavaca e Funcho para pingar 30 gotas em água morna e tomar todas vez que sentir desconforto.

    Deixo aqui os links das plantas:

    https://www.oficinadeervas.com.br/espinheira-santa

    https://www.oficinadeervas.com.br/gengibre

    https://www.oficinadeervas.com.br/salvia

    https://www.oficinadeervas.com.br/menta

    https://www.oficinadeervas.com.br/basilicao-manjericao-alfavaca

    https://www.oficinadeervas.com.br/funcho-doce

    Entre em contato com nossos fitoterapeutas para qualquer dúvida. Clique no link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Estamos à disposição
  • Regina
    Olá, tintura de espinheira santa pode dar um pouco de sensação de refluxo? Faz uma semana que comecei a tomar antes das refeições por causa da minha gastrite, aí comecei a ter uma sensação de líquido subindo na garganta no decorrer do dia, eu não tinha isso antes...Obrigada.
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Regina.

    A quantidade de líquido tomada durante a refeição pode piorar o refluxo sim.
    A forma correta de tomar a tintura de Espinheira santa é pingar de 30 a 35 gotas em um pouco de água morna para evaporar o álcool. Tomar antes de cada refeição (café, almoço e jantar) e esperar uns minutinhos antes de comer.

    Não tome líquidos durante a refeição. Não deite e nem faça esforço físico após comer. Coma menos nas refeições, mesmo que tenha que repetir mais vezes. Pode elevar a cabeceira da cama com um calço nos pés da cama para evitar o refluxo durante a noite. Evite alimentos de difícil digestão.

    Entre em contato com nossos fitoterapeutas para qualquer dúvida. Clique no link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Estamos à disposição
  • Adele
    Estou sentindo uma leva dorzinha na boca do estômago após as refeições, mas o que tem me incomodado muito é o excesso de gases estomacais que estão causando arrotos constantes e em excesso. Comecei tomar o chá espinheira santa antes das refeições porém alguns minutos após tomar me sinto estufada e aumenta os arrotos, pode ser efeito da erva?
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Adele,

    Nesse caso pode ser que você esteja com a infecção pelo H. pylori. Essa bactéria causa a gastrite e a formação de gases.
    A melhor opção é você procurar um médico para fazer o diagnóstico correto, pois se for esse o caso, você precisará fazer o tratamento da gastrite e da infecção.

    Segue abaixo uma sugestão para casos de gastrite com H. pylori.

    Para tratar a gastrite provocada por H. pilory é indicado o uso da Espinheira santa na forma de Extrato Fluido e da cápsula de Própolis em extrato seco de 300mg.

    Espinheira Santa E.F. é a forma mais concentrada. Pode pingar 15 gotas em um pouco de água morna para evaporar o álcool e tomar antes do café, almoço e jantar. Essa planta é analgésica e cicatrizante. Apesar da dor desaparecer em poucos dias, a cicatrização completa ocorre com o uso contínuo por pelo menos 60 dias.
    https://www.oficinadeervas.com.br/espinheira-santa

    Propolis E.S. 300mg. Tomar junto com a Espinheira Santa antes do café, almoço e jantar. Esse produto é um antibiótico natural e mata o H. pilory com o uso contínuo de 4 a 6 meses, dependendo do grau de infecção e se já criou resistência com uso frequente de antibióticos.
    https://www.oficinadeervas.com.br/propolis

    Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeuras:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Estamos à disposição




  • Luiza
    Estou tomando algasic,posso tomar espinheira santa ou o Omeprazol pra proteger o estômago
    ⇒ Oficina de Ervas:
    Olá Luiza,

    Você pode usar a Espinheira Santa sim para proteger seu estômago. Trabalhamos com ela em forma de chá, tintura, cápsula e extrato fluido. O extrato fluido é melhor por ter uma maior concentração de princípio ativo.

    Para esclarecimento de dúvidas e orientações, clique no link abaixo para falar com um de nossos fitoterapeutas:

    https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta/

    Para ver mais informações sobre a Espinheira Santa e adquirir, clique no link abaixo:

    https://www.oficinadeervas.com.br/espinheira-santa

    Estamos à disposição.

Deixe seu comentário sobre:
Espinheira santa, uma grande aliada contra problemas de estômago