Espinheira santa, uma grande aliada contra problemas de estômago

A Espinheira Santa, de nome científico Maytenus ilicifolia, é uma planta também popularmente conhecida como espinheira-divina, maiteno, cancorosa, cangorça, espinho-de-deus, dentre outros nomes. A planta foi batizada com este nome devido à aparência de suas folhas, que contêm espinhos nas margens e pelo fato de ela ser um “santo remédio” que auxilia no tratamento de vários problemas de saúde.

espinheira Santa folha

A Espinheira Santa é encontrada no Brasil desde os estados de Minas Gerais até o Rio Grande do Sul. Também encontrando ao longo do Rio Paraná e nas pastagens. A ocorrência é mais generalizada em sub-bosques úmidos, beiradas de matas de araucária, capões e em matas ciliares onde o solo é rico em matéria orgânica, com umidade de média à alta. Em Santa Catarina é encontrada principalmente no Planalto e na Mata Atlântica de altitude.

Popularmente famosa pelo seu poder de combater úlceras e outros males estomacais, há estudos que comprovam a sua eficácia nesses casos: um experimento realizado na Universidade Estadual de Campinas (SP) analisou o efeito da planta em ratos com úlcera e concluiu que o tamanho da lesão diminuiu rapidamente, além de provocar menos efeitos colaterais em comparação com os remédios convencionais.

espinheira santa fruto

 A Espinheira Santa tornou-se conhecida no mundo médico em 1922 quando o professor Aluízio Franca, da Faculdade de Medicina do Paraná, relatou o sucesso obtido com ela no tratamento da úlcera.

Mas, muito antes disso, a planta já era famosa na medicina popular por suas propriedades curativas, e não só no combate aos males do aparelho digestivo.

Para se ter uma ideia, era utilizada como remédio antitumoral entre os índios brasileiros. No Paraguai, a população rural a empregava como contraceptivo, e na Argentina, como antiasmático e antisséptica.

Ações:

Tonificante, antiúlcera, carminativa, cicatrizante, antisséptica, levemente diurética e laxativa, auxiliando também na eliminação de gases intestinais.

Comentários


  • WALTER DIAS
    Como se faz o chá., ou outra maneira, de fazer.
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Walter. Para preparar o chá de espinheira santa, coloque 500mL de água para ferver. Ao levantar fervura, desligue o fogo e acrescente 1 colher de sopa da folha picada e abafe. Deixe esfriar e tome 1 xícara antes de cada refeição durante o dia. Não use no dia seguinte de preparo. Se quiser usar na forma de cápsulas, tintura ou extrato fluido, a ação é a mesma. Caso necessite de orientações, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br ou pelo whats (16) 98234-0111. Estamos à disposição.
  • Rubens Siems
    Bom dia. Estou utilizando o chá com bons resultados. Caso quisesse substituir por cápsulas, qual teria de ser a dosagem de cada cápsula para substituir uma xícara de chá?
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Rubens. Você pode tomar 1 cáps de 300mg antes de cada refeição (cafpe, almoço e jantar). Qualquer dúvida, pode entrar em contato com nosso fitoterapeuta pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.
  • Inês Alves
    Quem tem diabetes ,pode tomar o chá de espinheira santa ?
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Inês. Não há problema de usar a Espinheira santa em diabéticos. Qualquer dúvida ou mais orientações, entre em contato com nossa equipe de fitoterapeutas pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br ou pelo whats (16) 98234-0111. Estamos à disposição.
  • Rosilene Jorge dos Ramos
    Gostaria de saber se pode misturar espinheira santa com erva doce? Se pode, qual a dosagem?
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Rosilene. Essas duas plantas podem ser misturadas sim. A Erva Doce tem uma ação carminativa muito boa, evitando formação de gases e aliviando cólicas. Assim, pode ajudar no tratamento do estômago com a Espinheira Santa. Pode fazer o chá com as 2 ervas, ou usar a tintura com a mistura em partes iguais. Pode tomar 40 gotas antes de cada refeição, pingando em água morna para evaporar todo o álcool. Qualquer dúvida, fale com nossos fitoterapeutas por email farmacia@oficinadeervas.com.br ou pelo whats (16) 98234-0111. Estamos à disposição.
  • Neide Antunes dos Santos
    Gostaria de saber se a espinheira santa pode ser administrada em crianças e se sim, a partir de que idade?
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Neide. Geralmente não há estudos científicos de fitoterápicos em crianças e por isso a idade média para o uso é de 12 anos. No entanto, você pode relatar o caso para orientações com nossos fitoterapeutas pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br ou pelo whats (16)98234-0111. Estamos à disposição
  • Cássia Moura varges
    Tenho problema de refluxo e gastrite. Estava tomando Omeprasol, e isso me causou muita perda de peso e também muita insônia. Parei com o Omeprasol e estou tomando Espinheira Santa em cápsula. Gostaria de saber qual a dosagem ideal para tomar diariamente???
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Cássia. A cápsula de Espinheira Santa pode ser de 300mg, antes do café, almoço e jantar. Só que ela melhora a gastrite, mas no caso de refluxo, o mais indicado é usar o Extrato Fluido, pingando 20 gotas em um pouco de água morna e tomando antes das refeições, pois na forma líquida, a solução já entra em contato com o esôfago ajudando na cicatrização e também tratando a gastrite. Você pode tomar o Alcaçuz após a refeição para diminuir a acidez do estômago. Deixo aqui um link falando sobre o refluxo: https://www.oficinadeervas.com.br/conteudo/acabe-com-este-vai-e-volta-vamos-aprender-sobre-o-refluxo Tem várias atitudes simples que vão te ajudar a controlar o refluxo. Qualquer dúvida, pode entrar em contato com nosso fitoterapeuta pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br Estamos à disposição.
  • ROSEMAR RODRIGUES
    Boa.noite qual a quantidade da erva para fazer o chá e por quanto tempo devo tomar. Tenho gastrite e esofagite
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Rosemar. A medida é de 1/4 da palma da mão em ervas picadas e secas. Você pode colocar essa quantidade em 1 litro de água fervente. Desligue e abafe. Depois pode tomar 250mL (copo grande) antes do café, almoço, jantar e de noite. Não deixe sobrar para o dia seguinte. Faça um novo chá. Pode tomar por pelo menos 40 dias seguidos e evite alimentos de difícil digestão e muito ácidos. Qualquer dúvida, entre em contato conosco.
  • Roseli
    Olá! Gostaria de saber qual a maneira correta de usar o chá, antes ou depois das refeições. Porque uns falam antes e outros depois. Desde já agradeço!
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Roseli. A Espinheira Santa deve ser tomada antes das refeições, pois ela já protege as paredes do estômago antes de receber o alimento. No entanto, se você esquecer de tomar antes, poderá tomar após a refeição, mas poderá ter o efeito com menor eficácia. Entre em contato conosco em caso de dúvidas pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.
  • Dilcemar
    Boa noite minha filha está fazendo uso de omeprazol durante noventa dias orientada pelo médico posso fazer a substituição pela espinheira santa qts comprimidos ao dia e por quanto tempo já que ela usa 1 hum comprimido de omeprazol por dia ou pode administrar os dois juntos ?
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Dilcemar. Como ela esta fazendo acompanhamento com medico, somente ele poderá autorizar a substituição. Mas caso queira fazer o uso dos dois juntos, a Espinheira Santa pode ser utilizada 1 capsula 3x/dia antes das refeições. Qualquer duvida entre em contato conosco atreves do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos a disposição.
  • Luciano
    Bom dia ! Posso fazer o chá da espinheira santa misturado com guaçatonga ?
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Luciano. Pode misturar sim. qualquer dúvida, pode entrar em contato conosco. Estamos à disposição.
  • Anderson
    Bom dia. Fui submetido a uma sirurgia de úlcera a 4 dias. Posso tomar cha de espinheira santa?
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Anderson. O uso não é indicado, como passou por cirurgia o ideal é que converse com seu medico antes de fazer o uso de qualquer medicamento, mesmo sendo fitoterápico. Estamos a disposição.
  • Isabel
    Bom dia! Tenho gastrite crônica e bulbite. E metaplasia intestinal. Sou alérgica a medicamentos. Estou fazendo uso das cápsulas da espinheira santa da Herbarium. Bebo três cápsulas por dia em 8/8 horas de 380 mg. Durante quanto tempo devo beber? Grata.
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Isabel. O uso da espinheira santa deve ser de no mínimo 40 dias consecutivos e não tem limite de tempo de uso. Qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.
  • Acrislene Ferreira Silva Mousinho
    Posso tomar espinheira Santa antes da janta e uma hora após?
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Acrislene. Não há problema tomar a Espinheira Santa apos o jantar. Qualquer duvida entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br .Estamos a disposição.
  • Silvia Tosta
    Boa tarde! Meu marido é gastrectomizado há 9 anos, e sofre de esofagite. A inflamação está num estágio em que sente um bolo na garganta, além de irritação. Já tomou esomeprazol mas não melhorou muito. Agora o médico receitou pantoprazol, mas ele está reticente em tomar. Pergunto: Sem o estômago é possível ele obter alguma melhora, ou mesmo a cura, com a Espinheira Santa? Grata!
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Sílvia. Pode usar a Espinheira santa sim, pois essa planta tem ação para o esôfago também, desde que usado na forma certa. Para orientar, por favor, entre em contato com nosso fitoterapeuta pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br. Informe se ele tem os sintomas após refeições, se é refluxo, como é a rotina dele, etc. Estamos à disposição.
  • Kevellyn
    Boa tarde, tenho úlcera. A espinheira santa cura ulcera? O tratamento è durante quanto tempo? Estou tomando 3 vezes ao dia
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Kevellyn. Você deve tomar por 2 meses consecutivos, antes de cada refeição e pode tomar também quando sentir dores. No seu caso, a forma mais indicada é o extrato fluido, por ser mais concentrado. Pode pingar 20 gotas em um pouco de água morna, esperar uns minutos para o álcool evaporar e tomar. Tome cuidado com alimentos, uso de medicamentos, nervosismo. Se quiser relatar seu caso com detalhes, entre em contato conosco que podemos orientar. Estamos à disposição.
  • Vânia
    Qto.tempo posso usar espinheira santa. Faço uso há 3m-1 cápsula de 500mg em jejum. Era dependente de prazóis há quase 15a. Tenho esteatose hepática e síndrome metabólica. Seria bom usar alcaçuz tbm. Grata.
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Vânia. A Espinheira Santa é usada antes de cada refeição, e não apenas uma dose grande em jejum. O que você pode fazer é tomar a Espinheira santa antes do almoço e jantar e o Alcaçuz após as refeições, junto com a Silimarina, para controlar a esteatose. Caso queira tirar suas dúvidas com nosso fitoterapeuta, entre em contato pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.
  • fatima
    tomo espinheira santa. estou com gastriste erosiva espinheira santa cura quanto tempo.tomar
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Fátima. Geralmente, tomando corretamente quanto à dosagem e horários, os sintomas desaparecem em 1 a 2 semanas. No entanto o tratamento deve ser de pelo menos 60 dias consecutivos. É importante saber a causa, pois senão o quadro volta a se repetir. As causas mais comuns são estresse, nervosismo, alimentação inadequada e ansiedade. Você pode entrar em contato conosco para descrever com detalhes o seu caso. Estamos à disposição.
  • Candido dias
    Faço uso de sucinto de desvenlafaxina monoidatrada mais zolbidem posso tomar espinheiros Santa.
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Candido. Não há interação dos medicamento que faz uso com a Espinheira Santa. Na dosagem de 300mg do pó a sugestão de uso é de 1 capsula 3x/dia antes das refeições . Qualquer duvida entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br . Estamos a disposição.
  • Carmen
    Meu esppso foi diagnosticado recentemente com um tumor na boca do estômago.. Estamos aguardando resultado da biópsia.. O chá da espinheira santa é bom também para eses casos???
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Carmen. A Espinheira Santa pode ajudar a aliviar o desconforto, mas existem algumas plantas mais indicadas para auxiliar no tratamento juntamente com o prescrito pelo medico, por possuírem ação antitumoral como o Crajuru. Qualquer duvida entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br . Estamos a disposição.
  • Tania Menna Barreto
    A Espinheira Santa ajuda a emagrecer? Traz complicações hepáticas?
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Tânia. Existem algumas outras plantas mais indicadas para auxiliar no emagrecimento . Caso já apresente problemas hepáticos o ideal é que verifique com seu medico antes de fazer o uso. Entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br para que possamos auxiliar . Estamos a disposição.
  • Ana Paula
    . Eu tomei o chá da espinheira santa e Fiquei cheia de vergoes não sei se foi alergia reação alérgica ou o que aconteceu se era para dar mesmo devido a bactéria H Pylori na realidade não tenho certeza se tem H pylori mas tudo indica que sim devido às fortes dores no estômago que vem o tempo e antes da forte dor no estômago e acompanhado com uma forte coceira no corpo grande principalmente na região íntima coceira por pelo lado de fora relatos bons apesar dos vergões o meu estômago deu uma suavizada
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Ana Paula. Pode ser que seja alérgica a algum dos constituintes da Espinheira Santa, o ideal é que suspenda o uso por pelo menos 7 dias e observe se os sintomas melhoram. Caso apos esse período desejar tomar novamente, e os sintomas voltarem você deve suspender o uso definitivo.Qualquer duvida entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br .Estamos a disposição.
  • Valda da silva gomes Gomes
    Tenho gastrite mas quando tomo capsulas de espinheira santa sinto dor no estomago porque isso acontece?
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Valda. Peço que entre em contato conosco através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br pois precisamos de algumas informações para orientá-la. Como qual a dosagem que faz uso e quantas vezes ao dia . Estamos a disposição.
  • Carla
    Olá, fui diagnosticada com esofagite discreta não erosiva e pangastrite endoscópica enantemática discreta, gostaria de saber qual a melhor fórmula para eu tomar, cápsulas, tintura ou extrato fluido?
    ⇒ Oficina de Ervas: Oi Carla. No seu caso, pode começar com o Extrato Fluido diluido em um pouco de água morna. Com a melhora, pode trocar pela tintura que é menos concentrada ou pelo chá. Entre em contato conosco para qualquer dúvida.
  • Adreciane
    Comecei hoge a tomar o chá da espinheira santa! Estava tomando alecrim,BOUDO e louro! Posso misturar a espinheira santa com ALICRIM? Fico no aguardo do retorno... Deus, vos abençoe.
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Adreciane. Pode tomar a Espinheira Santa com Alecrim. Só tome cuidado com a dosagem do alecrim, caso você tenha pressão alta. Estamos à disposição para qualquer dúvida.
  • Edson
    Boa noite tenho gastrite e h. Pilory qual remédio indicado pra mim
    ⇒ Oficina de Ervas: Bom dia Edson. Alem dos cuidados médico existem fitoterápicos que podem auxiliar a combater a H.pilory. Para maiores informações peço que nos envie um e-mail para farmacia@oficinadeervas.com.br

Deixe seu comentário sobre:
Espinheira santa, uma grande aliada contra problemas de estômago