A Espinheira Santa, de nome científico Maytenus ilicifolia, é uma planta também popularmente conhecida como espinheira-divina, maiteno, cancorosa, cangorça, espinho-de-deus, dentre outros nomes. A planta foi batizada com este nome devido à aparência de suas folhas, que contêm espinhos nas margens e pelo fato de ela ser um “santo remédio” que auxilia no tratamento de vários problemas de saúde.

A Espinheira Santa é encontrada no Brasil desde os estados de Minas Gerais até o Rio Grande do Sul. Também encontrando ao longo do Rio Paraná e nas pastagens. A ocorrência é mais generalizada em sub-bosques úmidos, beiradas de matas de araucária, capões e em matas ciliares onde o solo é rico em matéria orgânica, com umidade de média à alta. Em Santa Catarina é encontrada principalmente no Planalto e na Mata Atlântica de altitude.
Popularmente famosa pelo seu poder de combater úlceras e outros males estomacais, há estudos que comprovam a sua eficácia nesses casos: um experimento realizado na Universidade Estadual de Campinas (SP) analisou o efeito da planta em ratos com úlcera e concluiu que o tamanho da lesão diminuiu rapidamente, além de provocar menos efeitos colaterais em comparação com os remédios convencionais.

A Espinheira Santa tornou-se conhecida no mundo médico em 1922 quando o professor Aluízio Franca, da Faculdade de Medicina do Paraná, relatou o sucesso obtido com ela no tratamento da úlcera.
Mas, muito antes disso, a planta já era famosa na medicina popular por suas propriedades curativas, e não só no combate aos males do aparelho digestivo.
Para se ter uma ideia, era utilizada como remédio antitumoral entre os índios brasileiros. No Paraguai, a população rural a empregava como contraceptivo, e na Argentina, como antiasmático e antisséptica.
Ações:
Tonificante, antiúlcera, carminativa, cicatrizante, antisséptica, levemente diurética e laxativa, auxiliando também na eliminação de gases intestinais.
⇒ Oficina de Ervas: Oi Walter. Para preparar o chá de espinheira santa, coloque 500mL de água para ferver. Ao levantar fervura, desligue o fogo e acrescente 1 colher de sopa da folha picada e abafe. Deixe esfriar e tome 1 xícara antes de cada refeição durante o dia. Não use no dia seguinte de preparo. Se quiser usar na forma de cápsulas, tintura ou extrato fluido, a ação é a mesma. Caso necessite de orientações, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br ou pelo whats (16) 98234-0111. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Oi Rubens. Você pode tomar 1 cáps de 300mg antes de cada refeição (cafpe, almoço e jantar). Qualquer dúvida, pode entrar em contato com nosso fitoterapeuta pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Oi Inês. Não há problema de usar a Espinheira santa em diabéticos. Qualquer dúvida ou mais orientações, entre em contato com nossa equipe de fitoterapeutas pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br ou pelo whats (16) 98234-0111. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Oi Rosilene. Essas duas plantas podem ser misturadas sim. A Erva Doce tem uma ação carminativa muito boa, evitando formação de gases e aliviando cólicas. Assim, pode ajudar no tratamento do estômago com a Espinheira Santa. Pode fazer o chá com as 2 ervas, ou usar a tintura com a mistura em partes iguais. Pode tomar 40 gotas antes de cada refeição, pingando em água morna para evaporar todo o álcool. Qualquer dúvida, fale com nossos fitoterapeutas por email farmacia@oficinadeervas.com.br ou pelo whats (16) 98234-0111. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Neide. Geralmente não há estudos científicos de fitoterápicos em crianças e por isso a idade média para o uso é de 12 anos. No entanto, você pode relatar o caso para orientações com nossos fitoterapeutas pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br ou pelo whats (16)98234-0111. Estamos à disposição
⇒ Oficina de Ervas: Oi Cássia. A cápsula de Espinheira Santa pode ser de 300mg, antes do café, almoço e jantar. Só que ela melhora a gastrite, mas no caso de refluxo, o mais indicado é usar o Extrato Fluido, pingando 20 gotas em um pouco de água morna e tomando antes das refeições, pois na forma líquida, a solução já entra em contato com o esôfago ajudando na cicatrização e também tratando a gastrite. Você pode tomar o Alcaçuz após a refeição para diminuir a acidez do estômago. Deixo aqui um link falando sobre o refluxo: https://www.oficinadeervas.com.br/conteudo/acabe-com-este-vai-e-volta-vamos-aprender-sobre-o-refluxo Tem várias atitudes simples que vão te ajudar a controlar o refluxo. Qualquer dúvida, pode entrar em contato com nosso fitoterapeuta pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Oi Rosemar. A medida é de 1/4 da palma da mão em ervas picadas e secas. Você pode colocar essa quantidade em 1 litro de água fervente. Desligue e abafe. Depois pode tomar 250mL (copo grande) antes do café, almoço, jantar e de noite. Não deixe sobrar para o dia seguinte. Faça um novo chá. Pode tomar por pelo menos 40 dias seguidos e evite alimentos de difícil digestão e muito ácidos. Qualquer dúvida, entre em contato conosco.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Roseli. A Espinheira Santa deve ser tomada antes das refeições, pois ela já protege as paredes do estômago antes de receber o alimento. No entanto, se você esquecer de tomar antes, poderá tomar após a refeição, mas poderá ter o efeito com menor eficácia. Entre em contato conosco em caso de dúvidas pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Dilcemar. Como ela esta fazendo acompanhamento com medico, somente ele poderá autorizar a substituição. Mas caso queira fazer o uso dos dois juntos, a Espinheira Santa pode ser utilizada 1 capsula 3x/dia antes das refeições. Qualquer duvida entre em contato conosco atreves do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos a disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Oi Luciano. Pode misturar sim. qualquer dúvida, pode entrar em contato conosco. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Anderson. O uso não é indicado, como passou por cirurgia o ideal é que converse com seu medico antes de fazer o uso de qualquer medicamento, mesmo sendo fitoterápico. Estamos a disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Isabel. O uso da espinheira santa deve ser de no mínimo 40 dias consecutivos e não tem limite de tempo de uso. Qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Acrislene. Não há problema tomar a Espinheira Santa apos o jantar. Qualquer duvida entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br .Estamos a disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Oi Sílvia. Pode usar a Espinheira santa sim, pois essa planta tem ação para o esôfago também, desde que usado na forma certa. Para orientar, por favor, entre em contato com nosso fitoterapeuta pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br. Informe se ele tem os sintomas após refeições, se é refluxo, como é a rotina dele, etc. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Oi Kevellyn. Você deve tomar por 2 meses consecutivos, antes de cada refeição e pode tomar também quando sentir dores. No seu caso, a forma mais indicada é o extrato fluido, por ser mais concentrado. Pode pingar 20 gotas em um pouco de água morna, esperar uns minutos para o álcool evaporar e tomar. Tome cuidado com alimentos, uso de medicamentos, nervosismo. Se quiser relatar seu caso com detalhes, entre em contato conosco que podemos orientar. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Oi Vânia. A Espinheira Santa é usada antes de cada refeição, e não apenas uma dose grande em jejum. O que você pode fazer é tomar a Espinheira santa antes do almoço e jantar e o Alcaçuz após as refeições, junto com a Silimarina, para controlar a esteatose. Caso queira tirar suas dúvidas com nosso fitoterapeuta, entre em contato pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Fátima. Geralmente, tomando corretamente quanto à dosagem e horários, os sintomas desaparecem em 1 a 2 semanas. No entanto o tratamento deve ser de pelo menos 60 dias consecutivos. É importante saber a causa, pois senão o quadro volta a se repetir. As causas mais comuns são estresse, nervosismo, alimentação inadequada e ansiedade. Você pode entrar em contato conosco para descrever com detalhes o seu caso. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Candido. Não há interação dos medicamento que faz uso com a Espinheira Santa. Na dosagem de 300mg do pó a sugestão de uso é de 1 capsula 3x/dia antes das refeições . Qualquer duvida entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br . Estamos a disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Carmen. A Espinheira Santa pode ajudar a aliviar o desconforto, mas existem algumas plantas mais indicadas para auxiliar no tratamento juntamente com o prescrito pelo medico, por possuírem ação antitumoral como o Crajuru. Qualquer duvida entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br . Estamos a disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Tânia. Existem algumas outras plantas mais indicadas para auxiliar no emagrecimento . Caso já apresente problemas hepáticos o ideal é que verifique com seu medico antes de fazer o uso. Entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br para que possamos auxiliar . Estamos a disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Ana Paula. Pode ser que seja alérgica a algum dos constituintes da Espinheira Santa, o ideal é que suspenda o uso por pelo menos 7 dias e observe se os sintomas melhoram. Caso apos esse período desejar tomar novamente, e os sintomas voltarem você deve suspender o uso definitivo.Qualquer duvida entre em contato através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br .Estamos a disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Valda. Peço que entre em contato conosco através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br pois precisamos de algumas informações para orientá-la. Como qual a dosagem que faz uso e quantas vezes ao dia . Estamos a disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Oi Carla. No seu caso, pode começar com o Extrato Fluido diluido em um pouco de água morna. Com a melhora, pode trocar pela tintura que é menos concentrada ou pelo chá. Entre em contato conosco para qualquer dúvida.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Adreciane. Pode tomar a Espinheira Santa com Alecrim. Só tome cuidado com a dosagem do alecrim, caso você tenha pressão alta. Estamos à disposição para qualquer dúvida.
⇒ Oficina de Ervas: Bom dia Edson. Alem dos cuidados médico existem fitoterápicos que podem auxiliar a combater a H.pilory. Para maiores informações peço que nos envie um e-mail para farmacia@oficinadeervas.com.br
⇒ Oficina de Ervas: Oi Ludovina. Esse pancreoflat é para problemas do pâncreas e formação de gases. Esse outro eu não encontrei informações. Se ele toma esses medicamentos em jejum, poderá tomar o chá de espinheira santa antes das refeições. Entre em contato com nossos fitoterapeutas para explicar melhor o caso, informando a idade do seu filho, sintomas e possíveis causas da gastrite, pois pode ser por alimentação inadequada, estresse, nervosismo ou uso de medicamentos. Estamos no seu aguardo.
⇒ Oficina de Ervas: Oi Ronalth. A Espinheira Santa é usada como cicatrizante e analgésica no tratamento de H. pylori. No entanto, ela não tem ação antibiótica para matar essa bactéria. O que costumamos associar nesse caso, é o uso do própolis em extrato seco e o tratamento é prolongado, pois mesmo que os sintomas desapareçam logo no início do tratamento, a bactéria é de difícil eliminação. Entre em contato com nossos fitoterapeutas e informe se você já faz algum tratamento, para que possamos te orientar. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Emerson. Ambas as apresentações tem o mesmo efeito porem na forma de gotas (tintura e extrato fluido)é mais pratico para ser utilizado.
⇒ Oficina de Ervas: Fernanda, Nas primeiras semanas algum efeito tem que apresentar. Recomendamos que utilize uma capsula 3 a 4 vezes ao dia. Para maiores informações peço que entre em contato pelo e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br
⇒ Oficina de Ervas: Oi Carla. A ação da espinheira santa é mais para o estômago, mas como ela tem ação cicatrizante, pode ser que sua amiga tenha conseguido um bom resultado. A Síndrome do intestino irritável está ligada ao estado emocional também, e por isso o tratamento é diferente para cada caso. Tem a planta chamada Boswellia serrata e também a tanchagem, que são indicadas para esse problema. Você pode entrar em contato com nossos fitoterapeutas e informar com detalhes o seu caso. Relate sintomas, idade, se tomar algum tipo de medicação, se tem algum problema de saúde, qual a sua dieta alimentar, se tem ansiedade ou estresse e sua rotina. Assim poderemos te orientar. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá! Pode fazer o chá das folhas verdes (frescas), use umas 10 folhas para um copo de 200 mL. Deixo o e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br caso necessite tirar dúvidas em relação aos fitoterápicos
⇒ Oficina de Ervas: Ola, poderia usar a Silimarina na forma de cápsula para gordura no fígado. Para maiores informações é só entrar em contato pelo e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br
⇒ Oficina de Ervas: Oi Janaina. Para encomendar a manipulação, você pode pedir pelo telefone fixo (16) 2133-4455 e combinar a entrega ou retirada, se você estiver em Ribeirão Preto. Pode também encomendar pelo Whatsapp (16) 98234-0111 ou pelo email farmacioa@oficinadeervas.com.br. Se você estiver fora de Ribeirão Preto, mandamos por transportadora ou correios. Nosso endereço é R. Otto Benz, 548, Nova Ribeirânia, Ribeirão Preto SP. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Salete. Para combater o H. pilory você pode continuar com a Espinheira Santa antes de cada refeição e tomar o própolis em cápsulas de extrato seco de 300mg junto, antes do café, almoço e jantar, durante pelo menos 4 meses. O própolis possui ação antibiótica natural. Qualquer dúvida, entre em contato conosco. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Oi Marlucia. Pode tomar o chá de Espinheira Santa antes das refeições, sem misturar com o seu medicamento na mesma hora. É importante buscar a causa da gastrite para conseguir tratar de forma efetiva. Por isso, se preferir uma orientação detalhada, entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Ana Paula. A Espinheira Santa deve ser tomada antes de cada refeição, pois ela vai proteger o estômago e ajudar na cicatrização. Por ter ação analgésica, seu uso antes das refeições evita qualquer mal estar. O tempo do efeito não é exato, mas na dosagem de 300 a 500mg já vai ter ação para uma cicatrização, desde que usado corretamente e durante pelo menos 40 dias consecutivos. Qualquer dúvida, entre em contato conosco. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Ana Paula. A Espinheira Santa pode ser usada continuamente para tratar problemas de estômago. Ela é contraindicada para mulheres em fase de amamentação, pois inibe a prolactina. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Oi Mayara. Você pode misturar o própolis aquoso com o chá de espinheira santa sim. O mais indicado é tomar antes de cada refeição (café, almoço e jantar). Qualquer dúvida, você pode entrar em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Wesley. A forma que você está usando a Espinheira Santa não é a recomendada. Você deve tomar o chá ou a cápsula antes de cada refeição. Ela sempre funciona bem, desde que a matéria prima seja de qualidade. Tome antes do café, almoço e jantar, e pode repetir se você necessitar em qualquer outro horário. Seu uso por 40 dias consecutivos cicatriza os ferimentos que existem na mucosa gástrica. Se o seu organismo produz excesso de ácido gástrico por causa do nervosismo, pode tomar o Alcaçuz após as refeições também, pois é uma planta que ajuda a controlar a acidez. Quanto ao estado de estresse e nervosismo, tem plantas que ajudam a controlar, como a Valeriana, Mulungu, Kawa Kawa entre outras. Para te orientar melhor, entre em contato com nossos fitoterapeutas. Assim poderemos avaliar qual a melhor planta para o seu caso. Informe se você dorme bem, qual a sua rotina, sua alimentação, se faz exercícios físicos, sua idade e se tem algum outro problema de saúde ou usa algum medicamento. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Silvia. Você pode usar a Espinheira Santa e a Cúrcuma. Para mais orientações peço que entre em contato pelo e-mail: farmacia@oficinadeervas.com.br . Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Marli. A Espinheira Santa não tem ação para emagrecer. Sua ação mais específica é a proteção gástrica. Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Oi Ana Paula. Você pode sim tomar Espinheira Santa com Boldo do Chile. Porém seu caso está ligado também à problemas emocionais. Entre em contato com nossos fitoterapeutas para mais orientações. Você faz algum tratamento? Toma algum medicamento? Estamos no seu aguardo.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Angela. Você pode tomar o extrato fluido da Espinheira Santa e cápsula de Alcaçuz Extrato Seco. Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo e-mail: farmacia@oficinadeervas.com.br . Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Tatiane. A Espinheira Santa e o Alcaçuz são plantas que auxiliam em caso de duodenite crônica. Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Vianey. No caso de refluxo o melhor é tomar a Espinheira Santa na forma de extrato fluido por ser mais concentrado e na forma de líquido. Você pode pingar em torno de 15 gotas do extrato fluido em um pouco de água morna. Espere uns minutos para que o álcool evapore completamente e tome antes de cada refeição (café, almoço e jantar). Pode repetir se tiver incômodo em outro horário também. Evite tomar líquidos durante as refeições, coma pouco em mais vezes, não deite após comer e nem faça esforço físico. Se precisar de mais orientações, entre em contato conosco. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá José Ricardo. A Espinheira Santa pode ajudar na cicatrização da gastrite, mas pode ser associada ao Ipê Roxo para ajudar a controlar a hiperplasia foveolar. Podemos preparar um composto com a mistura dos 2 extratos fluidos. Para maiores informações, entre em contato com nossos fitoterapeutas por esse email e informe sua idade, se tem ou teve H. pilory, se toma algum tipo de medicamento, se faz algum tipo de dieta, etc. Estamos no seu aguardo.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Adriana. Geralmente não ocorre o quadro de dor usando a Espinheira Santa, pois ela tem ação analgésica também. Para avaliar, preciso saber se você está tomando de forma correta, que é antes de cada refeição. Também o preparo do chá deve ser correto, com a infusão das folhas picadas, sem deixar levantar fervura. Você pode entrar em contato com nossos fitoterapeutas para informar com detalhes qual é o problema que você tem no estômago, desde quando está usando a Espinheira Santa e de que forma está preparando e tomando o chá. Pode ser que você se adapte melhor a outras plantas, como a zedoária ou a guaçatonga. Estamos no seu aguardo.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Kéle. É necessário sabermos seu peso. Peço para que entre em contato com nossos fitoterapeutas para mais orientações pelo e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Maria Inês. O álcool é utilizado como líquido extrator do princípio ativo da planta. Recomendamos que a pessoa dilua as gotas da Espinheira Santa em água morna para evaporar esse álcool. Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Suelen. A Espinheira Santa pode ser usada por 90 dias e fazer uma pausa de 15. Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Kelé. Essa planta não altera a pressão arterial pois sua ação diurética é leve. De qualquer forma, se você sentir que a pressão baixou, é só diminuir a dosagem. Qualquer dúvida, entre em contato conosco para orientações. Estamos àdisposição.
⇒ Oficina de Ervas: Oi Gislene. Que bom que a Espinheira Santa te ajudou. Estamos à disposição para qualquer dúvida.
⇒ Oficina de Ervas: Oi Gislene. Nesse procedimento você terá que seguir rigorosamente as orientações médicas. A Espinheira Santa é cicatrizante, mas não é uma planta específica para controlar enjôos. Essa ação é atribuída ao gengibre. Na homeopatia tem a Nux vomica. Você pode entrar em contato com nossos fitoterapeutas para tirar suas dúvidas. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Aline. Para tratar o refluxo você deve tomar o chá da Espinheira santa antes de cada refeição e pode repetir toda vez que sentir queimação. Só tome cuidado para não deitar e nem fazer esforço físico depois de comer. O chá é preparado por infusão, colocando as folhas picadinhas em água quente e abafar. A porção pode ser de 1 colher de sopa para 1 xícara. Não prepare grande quantidade para não sobrar para usar no dia seguinte. O uso deve ser prolongado, por pelo menos 3 meses, mesmo que os sintomas desapareçam logo. Os cuidados com o refluxo deve ser constante, mesmo após desaparecerem os sintomas. Qualquer dúvida, entre em contato conosco. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Felipe. A Espinheira Santa auxilia em casos de refluxo gastroesofágico, porém sabemos que existem casos que tem que tomar direto para não sentir esse desconforto. Podemos te orientar melhor através do e-mail farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Ricardo. Você pode usar a Espinheira Santa para tratar a gastrite, no entanto, não sei se terá ação sobre a hiperplasia foveolar, pois esse problema é diferente da gastrite, se tratando de um espessamento da camada interna devido ao aumento do número de células. Entre em contato com nossos fitoterapeutas para relatar que tratamento você está fazendo, que medicamentos usa, se tem algum tipo de problema de saúde e quais sintomas apresenta. Dessa forma, poderemos orientar melhor. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Jefferson. Sugiro que você inclua no seu suco de couve a batata doce crua sem casca, meio copo. Quanto a reutilizar as folhas de espinheira santa, não tem como, mas você pode preparar pela manhã uma quantidade sufuciente para dividir em 2 tomadas. Tem que ser antes das refeições. Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Oi Rosemary. Você pode tomar a Espinheira Santa na forma de cápsula, chá, tintura ou extrato fluido. Tome antes de cada refeição. Para maiores detalhes, você pode entrar em contato com nossos fitoterapeutas e pedir orientação. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Luiza. Nesse caso você deve tomar na forma de extrato fluido, para que o medicamento tenha contato no esôfago. Pingue 15 gotas em meio copo de água morna para evaporar o álcool e tome antes do café, almoço e jantar. Faça o tratamento por pelo menos 2 meses, mesmo que os sintomas desapareçam logo, pois a cicatrização é mais lenta. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Elisabete. Quando se trata de refluxo, a melhor forma de usar a Espinheira santa é o extrato fluido, pois assim ocorre o contato da planta com o tecido afetado. A Cápsula só abre no estômago e seu efeito é pra os ferimentos daí para frente. Para diminuir a acidez você pode usar o composto de extratos fluidos de espinheira santa + alcaçuz. Pingue 20 gotas em um pouco de água morna para evaporar o álcool. Tome antes do café, almoço e jantar. Pode repetir a dose em qualquer outro horário se precisar. Pode fazer até um gargarejo antes de engolir. Deixo o link:https://www.oficinadeervas.com.br/espinheira-santa. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas, pois existem algumas orientações espe´cificas para quem tem refluxo. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Oá Joyce. No seu caso é melhor usar a Espinheira Santa na forma de extrato fluido, que é mais concentrado e por ser na forma líquida, poderá ser diluída em um pouco de água morna para tomar. Ela vai cicatrizar e analgesiar todo o tecido do esôfago e estômago. Se ainda apresenta a infecção por H. pylori, poderá fazer uso do própolis E.S. 300mg antes das refeições, junto com o extrato de espinheira santa. Entre em contato com nossos fitoterapeutas para maiores informações e orientações. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Oi Gabriel. Pode continuar a usar o Omeprazol em jejum e tomar a Espinheira Santa antes de cada refeição. qualquer dúvida, entre em contato conosco. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Vera. Você pode sim tomar a Espinheira Santa. Para mais orientações entre em contato com nossos fitoterapeutas. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Suzane. Você pode continuar com o Omeprazol de manhã em jejum. O chá de Espinheira Santa deve ser tomado antes do café, almoço e jantar. Com a melhora, você pode tentar desmamar o omeprazol, sempre observando os sintomas. O correto é descobrir a causa do seu problema, que pode ser de origem nervosa, medicamentosa, alimentar ou até refluxo. Assim poderá tratar a causa do problema. Se quiser falar com nossos fitoterapeutas, entre em contato conosco. Estamos à disposição.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Patrícia. Esse é o própolis em cápsulas de 300mg. Ele é preparado com o extrato seco, que é a forma concentrada do pó. Qualquer dúvida, entre em contato conosco.
⇒ Oficina de Ervas: Oi Hellen. No seu caso, o mais indicado é tomar a Espinheira Santa na forma de extrato fluido, que é mais concentrado. Pode ser associado ao Alcaçuz para diminuir a produção de ácido clorídrico. Para tratar o refluxo, que é a causa da gastrite e esofagite, tem vários cuidados a serem tomados como não tomar líquidos nas refeições, comer em menor quantidade, não deitar e nem fazer esforço físico após comer, elevar a cabeceira dos pés da cama, etc. Para poder te orientar de forma personalizada, entre em contato conosco e informe com detalhes a sua idade, se toma medicamentos, se toma medicamentos, se tem outro problema de saúde, como é sua rotina, etc. Estamos no seu aguardo.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Michele. Esse desmame vai depender do seu estado, da forma que você está tomando todos os medicamentos, da sua alimentação, etc. Para te orientar, entre em contato conosco e relate o tempo de uso de cada medicamento, que sintomas apresenta, que dosagens usa de cada um, qual a sua idade e sua rotina. Estamos no seu aguardo.