Depressão: Conheça melhor essa doença, suas causas, sintomas e tratamentos

Hoje já não é novidade para ninguém que depressão é SIM uma doença. E uma doença grave, que afeta completamente o dia a dia do paciente.

Então, no informativo de hoje, vamos compartilhar informações valiosas, para que essa doença passe bem longe de você e de sua família.

Vamos saber mais sobre Depressão?

O que é a depressão?

A depressão é uma doença psiquiátrica que faz com que a pessoa se sinta triste, deprimida e com uma sensação de desprazer na maior parte do tempo. Isso acaba interferindo em diversos aspectos da vida da pessoa, junto com outros sintomas físicos que são causados pela doença, e que veremos melhor mais adiante no informativo de hoje.

Números da Depressão, dados de 2017

As estatísticas da depressão confirmam uma situação preocupante a nível de mundo e a nível de Brasil. Confira:

Diferença entre depressão e tristeza

A tristeza é um sentimento que faz parte da vida de todos nós. É normal passar por emoções tristes e deprimidas em momentos difíceis da vida. A depressão surge quando o grau de sofrimento começa a durar muito tempo e a impedir que a pessoa cumpra suas funções normalmente, até as tarefas mais simples como tomar banho e preparar refeições.

Em síntese, a depressão não é efêmera, isto é, ela fica com o paciente e ele simplesmente não consegue superar o estado psicológico da doença.

Você sabia? Os sintomas definem o nível do quadro de depressão:

Quais são os sintomas da depressão?

Há diversos sintomas diferentes de depressão, sendo alguns mais comuns e outros mais variados. Cada pessoa pode apresentar um conjunto diferente de sintomas, pois eles podem ser físicos, psíquicos e cognitivos. Confira abaixo exemplos de cada tipo.

Físicos

Psíquicos

Cognitivos

Preconceito sobre depressão

Apesar de todas as campanhas de organizações e esclarecimentos na mídia sobre a depressão, ainda existe muito preconceito em torno dela. Muitas pessoas acham que os sintomas são sinal de fraqueza e que os depressivos são capazes de se curar por conta própria, o que prejudica muito os pacientes.

Até os próprios depressivos, por desinformação, têm dificuldade de assumir que todos esses sintomas podem ser de ansiedade e depressão, pois ficam tentando procurar explicações em doenças físicas.

A depressão é comprovadamente uma doença. E saber disso é fundamental para não prejudicar ainda mais quem tem esta grave condição.

Causas da depressão

As causas podem ser múltiplas, e também pode haver uma combinação de diversos fatores, como por exemplo, os que listamos abaixo:

Como descobrir a depressão

O diagnóstico é feito a partir da avaliação de um psicólogo ou psiquiatra. Há exames que podem ajudar, mas não são os principais para o diagnóstico. Se você acha que pode estar sofrendo de depressão, é importantíssimo tentar não sentir vergonha de procurar ajuda de profissionais da área da saúde para descobrir com maior precisão o seu quadro.

Tratamento de depressão

O tratamento é feito com psicoterapia no psicólogo e com medicamentos no psiquiatra.

A psicoterapia vai ajudar a pessoa a entender o que levou ela a esse quadro de depressão, como ela pode mudar esses fatores e como ela pode se relacionar melhor com as situações, para que ela não desenvolva um novo episódio.

A medicação pode ser prescrita apenas pelo psiquiatra, e vai ajudar a controlar os sintomas durante o tratamento.

Assim, é possível que a pessoa seja tratada para ter uma vida normal até alcançar a cura total da doença.

Depressão e a Fitoterapia

Algumas ervas medicinais podem ser empregadas durante o tratamento da depressão.

As calmantes ajudam nas tensões nervosas e outras ajudam em sintomas de estresse e ansiedade, como:

Há também vitaminas e outras substâncias que podem ajudar, como:

Dica importante: caso a pessoa esteja sob medicação, é aconselhado o acompanhamento do psiquiatra para o uso de algumas plantas, devido a possível interação medicamentosa.

Se você ainda tem dúvidas sobre este tema tão sensível e importante para nossa saúde, não hesite em nos chamar para conversar.

Estamos aqui para te ajudar e você pode falar com um dos nossos Fitoterapeutas clicando aqui!

 

Fontes que usamos neste informativo:

Precisamos falar sobre a depressão

Ansiedade e depressão podem ser totalmente incapacitantes

Guia de Doenças e Sintomas da Depressão

Saúde Mental Einstein: O que é a depressão

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Maria Isaura
Tem cura? Tomo remédio há 45 anos,,tenho pânico
⇒ Oficina de Ervas: Olá Maria Isaura. Como você deve ter lido em nosso informativo, as causas são diversas, e por esse motivo, a cura vai depender não somente do tratamento, mas dos fatores que desencadeiam essa doença. Isso você poderá descobrir com o seu médico e com o seu psicólogo, pois quando não há possibilidade de cura, muitas vezes pode ter uma forma de tratamento que amenize os sintomas e controle a doença. O mais importante é buscar ajuda e acreditar que tudo é possível. No seu caso, como você faz uso de remédio, fica difícil usar outros medicamentos junto, pois pode ocorrer interação medicamentosa. Mas se quiser falar com nosso fitoterapeuta e passar detalhadamente o seu caso, pode entrar em contato pelo email farmacia@oficinadeervas.com.br. Estamos à disposição para te auxiliar no que for possível.


• Elza Marilena Lopes
Com certeza á depressão e a ansiedade são doenças nem sempre compreendidas por nós pacientes,luta contra essa doença á mais de 30 anos, agora estou pior com a morte do meu filho As pessoas pensam que quem tem esse problema ,é preguiçosa,tem frescura Ou está endemoniado. Muitas vezes nem o médico acredita na queixa do paciente O médico mandava eu fazer um bolo ou conversar com alguma É assim Obrigada
⇒ Oficina de Ervas: Oi Elza. Infelizmente essa doença é mal interpretada ainda sim. Existe muito preconceito. Mas as pesquisas continuam e como é um problema crescente, não há como negar a sua existência e os males que causa, mesmo que não seja uma doença aparente, com dores e feridas pelo corpo. Espero que esteja bem e conseguindo superar tamanhã dor, que é a perda de um filho. Se precisar de qualquer orientação ou conforto, pode entrar em contato conosco. Estamos à disposição.


• Maria Clementina Fernandes Dutra
Meu nome é Maria não sei como me apareceu isso tão de repente era uma mulher saudavel nunca senti nada e de repente comecei com uma tremedeira nas mãos que vinham dos braços e passavam pelas mãos até hj estou a sim já fui a vários psiquiatras e eles me dizem que é depressão mas durmo bem graças a Deus e me pergunto o que é isso faço meus afazeres domesticos tranquilos logo no começo tinha muito medo mas hj não tenho mais. Fico nervosa pq. a tremedeira não passa nunca fiz resonancia do cerebro não deu nada.obgda.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Maria Para que possamos te ajudar melhor, precisamos de algumas informações. Clique no link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Informe sua idade, se tem algum problema de saúde e se faz uso de algum medicamento. Estamos a disposição.


• Antonio Zanotin
ha possibilidade de marcar um horario com o Fitoterapeuta?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Antônio Pode entrar em contato através dos nossos canais de comunicação. Whatsapp: (16) 98234-0111. Pode também entrar em contato através do link e falar com o fitoterapeuta: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Ronaldo
Estou passando por um crise absurda. Pesquisando eu sinto todos os sintomas da depressão. Já não sei o que fazer mais Não tenho mais vontade de fazer nada. Acabou minha paz. Estou sentindo tremores na mão. Insônia. Me sinto sozinho no mundo. Pensamentos terríveis. Isso após o término de um relacionamento.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Ronaldo Clique no link abaixo para que nossos fitoterapeutas possam te orientar: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Informe sua idade, se tem algum problema de saúde e se faz uso de algum medicamento. Estamos a disposição.


• Tatiana
Cinto TDS os sintomas muito medo e tristeza choro por nada mas as pessoas falam q e encosto tenho medo de ir no medico
⇒ Oficina de Ervas: Boa tarde Tatiana Depressão é uma doença e tem tratamento, mas precisa ser devidamente identificada.Não tenha medo de procurar auxílio de um profissional. Até que você consiga um atendimento especializado, entre em contato com um de nossos fitoterapêutas, pelos links abaixo e podemos orientar você de forma mais personalizada. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta https://www.oficinadeervas.com.br/zap Estamos à disposição


• Patrick
Bom dia , tenho 30 anos , e há vários anos. Venho passando por uma tristeza enorme e cansaço ao estremo , como sei se pode ser sintomas da depressao ?
⇒ Oficina de Ervas: Bom dia Patrick O sintoma de tristeza persistente com certeza não é algo normal.Precisa ser investigado melhor para definir uma linha de tratamento. Exixtem muitos recursos na fitoterapia que auxiliam nesses quadros. mas é preciso mais detalhes para uma orientação segura. Para uma orientação mais personalizada, esclarecimentos ou orientações, entre em contato com um de nossos fitoterapêutas através dos links: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta https://www.oficinadeervas.com.br/zap Estamos à disposição


• Elaine Borges
Bia noite Nem sei como descrever , mas acredito que minha mãe está com depressão ou princípio de alzaimer, está muito triste , chora, vê pessoas inexistentes, pessoas que faleceram, fala de morte, nos filhas estamos passando ela em neuro , geriatra, fazendo o que deve ser feito , mas desejo mais informação, pois tenho medo que saia de casa e não saiba voltar , por isso estamos monitorando ela o tempo todo , pois a amamos muito . Podem me ajudar dando mais informação ou remédio com ervas ,
⇒ Oficina de Ervas: Elaine, bom dia O primeiro passo é diagnosticar o quadro, de depressão ou Alzheimer. O tratamento é distinto para cada caso,mas existem opções que auxiliam . Nop caso de depressão são vários fitoterápicos que podem ser indicados e a escolha depende muito de uma avaliação mais criteriosa. Seguem links com alguns exemplos, mas nesses caso recomendamos entrar em contato com os nossos fitoterapêutas para poder realizar uma análise mais personalizada. Depressão: Hipérico:https://www.oficinadeervas.com.br/busca/?termo=hiperico Kawa Kawa: https://www.oficinadeervas.com.br/kawa-kawa Magnólia:https://www.oficinadeervas.com.br/busca/?termo=Magnolia Colônia:https://www.oficinadeervas.com.br/colonia-alpinia Alzheimer: Bacopa:https://www.oficinadeervas.com.br/bacopa Coenzima Q10:https://www.oficinadeervas.com.br/coenzima-q10 DHA:https://www.oficinadeervas.com.br/dha Astaxantina:https://www.oficinadeervas.com.br/astaxantina Para uma orientação mais personalizada, esclarecimentos ou orientações, entre em contato com um de nossos fitoterapêutas através dos links: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta https://www.oficinadeervas.com.br/zap


Artigo Dilênia ou Maçã de Elefante? Entenda os benefícios do uso medicinal dessa planta! 16 Jul 2024 Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos