Insônia: dormir mal prejudica a saúde

O que é insônia?

A insônia é a falta de sono, que pode surgir em diferentes formas. A mais comum é a dificuldade de iniciar o sono, mas há pessoas que acordam várias vezes durante a noite, que acordam no meio do sono e não conseguem voltar a dormir ou que dormem a noite inteira mas acordam ainda cansadas.

Quais as causas da insônia?

A insônia aparece quando há um aumento do alerta cerebral durante a noite, que pode ocorrer devido à ansiedade, estresse, depressão, problemas pessoais, prática de exercícios muito perto do horário de dormir, alimentação pesada no jantar, horários de dormir desregulados e maus hábitos de sono, como a ingestão de estimulantes (como cafeína) perto da hora de dormir. Há condições de saúde que também podem causar insônia, como problemas respiratórios ou na tireoide.

Consequências de dormir mal

Consequências de dormir malQuando não conseguimos dormir bem, o corpo começa a reagir, causando efeitos negativos na nossa saúde e rotina. Durante o dia, pode haver problemas como fadiga, cansaço, sonolência e falta de concentração, prejudicando a realização de tarefas básicas e aumentando o risco de acidentes. Outros sintomas de dormir mal são irritabilidade, mau humor, dores no corpo, alterações de apetite e alterações de memória. Há, também, evidências de que pessoas que possuem insônia há mais de 3 meses apresentam maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

Como ter certeza de que tenho insônia? Quais os sintomas?

Insonia - Memes de falta de sonoA insônia é facilmente detectável por quem a tem, mas há casos e casos, e o único jeito de se obter certeza é com um exame chamado polissonografia. Ele analisa o paciente enquanto dorme, por meio de eletrodos e sensores fixados no corpo, captando os movimentos dos olhos e pernas, a respiração, a atividade cerebral e o teor de oxigênio no sangue.

Não consigo dormir bem. Como tratar a insônia?

Não há um único remédio ou tratamento para insônia, pois cada paciente pode ter causas diferentes e cabe ao médico descobrir quais são elas e diagnosticar individualmente. De forma geral, recomenda-se manter bons hábitos noturnos, mas há casos em que é necessário fazer um tratamento com medicamentos.

Insônia e a Fitoterapia. Uma forma natural de tratar a insônia.

Existem várias plantas que podem te ajudar a dormir bem, pois possuem ação calmante e relaxante muscular, induzindo ao sono e diminuindo a ansiedade. A Melissa, o Maracujá, a Alfazema e o Capim Limão são as mais conhecidas e geralmente são consumidas na forma de chá. Porém, há plantas que possuem uma ação mais potente, como a Valeriana, a Lípia, a Kawa Kawa, o Lúpulo e o Mulungu. Para saber qual é a melhor planta para você, fale com o nosso fitoterapeuta clicando aqui.

Cada caso de insônia é diferente em cada paciente e se persitirem os sintomas, um médico deverá ser consultado.

 

Por Vitória Emi H M

Comentários


  • Arthurnei Moreira da Cunha
    boa tarde. tenho muita dificuldade para dormir, posso conjugar duas ervas para ajudar no sono?
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Arthurnei. Pode conjugar duas ou mais ervas, desde que tenha necessidade. Se quiser uma orientação para o seu caso, pode entrar em contato com nosso fitoterapeuta e explicar com detalhes o seu problema. Deixo aqui os contatos: farmacia@oficinadeervas.com.br ou whatsapp (16) 98234-0111. Estamos à disposição.
  • Luzia
    Canela de velho da sono?
    ⇒ Oficina de Ervas: Olá Luzia, tudo bem? A Canela de Velho não tem esta ação, ela é mais utilizada como anti-inflamatório e analgésico. Para insônia outras plantas podem ser utilizadas, para saber qual a ideal para senhora, fale conosco. E-mail: farmacia@oficinadeervas.com.br / telefone: 16 2133-4455 / Whatsapp: 16 99159-9056.

Deixe seu comentário sobre:
Insônia: dormir mal prejudica a saúde