Castanha da Índia: para que serve e efeitos colaterais

Você já ouviu falar na Castanha da Índia? Se sim, você já sabe que essa semente é muito popular e eficaz no tratamento de varizes e hemorróidas por sua ação positiva na circulação do corpo! Mas há mais detalhes sobre a semente desta árvore, tanto em seu funcionamento quanto sua história curiosa. Quer saber mais? Neste artigo, veremos os benefícios da Castanha da Índia e quem pode pode consumir.

 

Comprar Castanha da Índia

O que é a Castanha da Índia?

Aqui vai a primeira informação curiosa da Castanha da Índia: ela não é exatamente indiana. Ao que tudo indica, essa espécie é nativa dos Balcãs, uma região do sudeste Europeu e um tanto distante da Índia; sendo introduzida no restante da Europa através do Império Otomano. Mas também aparece na Ásia Menor, Cáucaso e Norte da Índia.

O nome científico desta espécie é Aesculus hippocastanum, e os seus nomes populares em português são Castanha da Índia, castanha indiana e castanheiro da índia. No entanto, por se desenvolver em mais países, terá também outros nomes populares, como em inglês horse-chestnut ou buckeye.

Faz parte da família Sapindaceae e é uma árvore decídua que pode alcançar 25 metros de altura, mas suas castanhas — ou sementes — não são apropriadas para alimentação, pois são amargas. Portanto, seus usos principais são medicinais e ornamentais.

Há ainda outra curiosidade: A Castanha da Índia, na Grã-Bretanha e Irlanda, é utilizada para uma brincadeira de crianças chamada conkers. E durante a Primeira Guerra Mundial, houve uma campanha para coleta dessas sementes para a produção cordite, um tipo de explosivo usado como propelente de armas.

É claro que não há nada explosivo na Castanha da Índia, pelo contrário: extraía-se somente o amido, que depois iria para outros processos químicos. Na realidade, a Castanha da Índia não é uma excelente fonte de amido, mas foi escolhida para não afetar o consumo de produtos alimentícios durante a guerra e foi escolhida também durante a Segunda Guerra Mundial.

A Castanha da Índia também foi citada por Anne Frank em seu diário, que descreveu a árvore em Amsterdã. A árvore veio a se deteriorar e falecer por causas naturais, como vento e fungos, no entanto, suas castanhas tornaram-se outras 13 mudas distribuídas pelos Estados Unidos.

Agora que já desbravamos um pouco da história da Castanha da índia, vamos compreender melhor seus usos medicinais e como ela age no seu corpo!

Comprar Castanha da Índia

Castanha da Índia: para que serve

Afinal, Castanha da Índia é bom para quê? Embora tenha sido usada de formas diferentes ao longo da história, suas ações estimulantes da circulação sanguínea se destacam.

As partes utilizadas são suas sementes, e seus componentes são:

 

A Castanha da Índia possui ações:

 

Ela é vendida na forma de cápsulas, tintura e também faz parte de cremes indicados para varizes e cremes para hemorróidas. Além de ser um bom fitoterápico sozinho, é associado com outras plantas para ser ainda mais eficaz no seu tratamento — seja na versão em creme ou em cápsulas e tintura. Se você já deseja garantir alguma das opções de Castanha da Índia manipuladas para você, basta clicar aqui.

Comprar Castanha da Índia

E quais são as indicações de uso da Castanha da Índia?

A Castanha da Índia é utilizada no tratamento de doenças como:

 

A escina presente na Castanha da Índia é um princípio ativo que inibe a eliminação de líquidos orgânicos pela derme — a pele — e promove a permeabilidade vascular. Trata-se de um tipo de saponina com propriedades tônico-venosas, que otimiza o tônus das paredes venosas. A Ciência continua estudando os componentes deste fitoterápico e deve-se levar em consideração o mecanismo sinérgico da Castanha da Índia.

 

Dosagem usual recomendada

A dosagem ideal varia com o quadro apresentado pelo paciente, bem como a forma que se consumirá a Castanha da Índia — que pode ser utilizada em cápsulas, tintura ou creme. E se você se pergunta quanto tempo para fazer efeito, é um fato que também depende da condição do paciente e se todas as orientações forem seguidas corretamente.

Portanto, converse com profissionais da saúde para conferir a dosagem para o seu caso. Aproveite para falar com fitoterapeutas e não deixe a sua saúde de lado! Você pode entrar em contato com um de nossos fitoterapeutas clicando aqui.


Comprar Castanha da Índia

Castanha da Índia corta o efeito de anticoncepcional?

Não há dados disponíveis que indiquem que a Castanha da Índia interrompa ou influencie no funcionamento de anticoncepcionais. Há ainda quem consuma este fitoterápico para ativar melhor a circulação e evitar trombos, quando já possui algum histórico individual ou familiar. Lembramos que o uso de anticoncepcionais deve ser acompanhado por profissionais da saúde e sua posologia precisa ser seguida com rigorosidade.

Comprar Castanha da Índia

Castanha da Índia emagrece?

Não há evidências que a Castanha da Índia sirva especialmente para redução de taxas de gordura corporal em metas de emagrecimento, embora existam pesquisas de tais efeitos em roedores. É possível diminuir inchaços e retenção de líquidos ao ser utilizada para a circulação. Se você tem interesse em adquirir um estilo de vida mais saudável e tem o objetivo de emagrecer, existem plantas mais adequadas! Confira nosso informativo: 7 dicas de emagrecimento saudável com plantas! Clique aqui.


Comprar Castanha da Índia

Castanha da Índia: efeitos colaterais e contraindicações

A Castanha da Índia é um fitoterápico bem tolerado pelo organismo humano e não apresenta reações adversas graves. Quando ocorrem, podem provocar náuseas, urticária, refluxo, espasmos musculares e desconforto gastrointestinal. No entanto, há precauções de uso importantes:

Quem possui histórico de alergia à escina (um dos principais componentes da Castanha da Índia) ou demais condições, deve manter-se atento e buscar outras alternativas de tratamento.

 

Comprar Castanha da Índia

Castanha da Índia: preço e onde comprar

Você pode comprar Castanha da Índia no nosso site, clicando aqui.

Em caso de dúvidas, você pode falar com nossos fitoterapeutas, clicando aqui.

Bibliografia

https://vascularclinica.com.br/orientacoes/varizes-e-anticoncepcional-qual-e-relacao/

http://www.latamjpharm.org/trabajos/24/2/LAJOP_24_2_7_2_E2DEC835LY.pdf

https://www.scielo.br/j/rbfar/a/fdWcGYwDMqhGN9qM9nHXrSd/?format=html&lang=pt

https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1046/j.1467-2494.1999.234192.x

https://www.degruyter.com/document/doi/10.1515/jbcpp-2019-0115/html

https://www.woodlandtrust.org.uk/trees-woods-and-wildlife/british-trees/a-z-of-british-trees/horse-chestnut/

https://www.bbc.co.uk/radio4/history/making_history/makhist10_prog3d.shtml

https://esj-journals.onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/j.1442-1984.2010.00304.x

https://www.hsnstore.pt/blog/nutricao/plantas/castanha-de-indias/

Deixe seu comentário

Escreva seu nome compelto (ex. Jane Miller)

Comentários

Veja o comentário de outros usuários e deixe o seu comentário também!

• Nazareno da Silva Medeiros
Bom dia, fiz uma cirurgia.no fígado para tira um.nodulo hepatico proveniente de hepatite C, isto aconteceu depois do tratamento para eliminar o vírus em 2014.. Posso usar a Castanha da Índias composta, uso adulto.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Nazareno Para avaliar o seu caso, precisamos de mais informações. Entre em contato com nossos fitoterapeutas e informe a sua idade, se faz uso de algum medicamento, que sintomas apresenta, para qual finalidade você quer usar a Castanha da Índia e se tem algum problema de saúde. Deixo o link para contato: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• HELGA SPRINGER
tenho varizes salientes, doloridas. Idade 84 anos. Posso tomar a castanha da india e qual seria a dosagem. tomo diariamente Anastrosol ( noite) e Puran 75 mg (manhã)
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Helga. Geralmente a Castanha da Índia é bem tolerada e não apresenta efeitos colaterais, mas existem algumas contraindicações, e no caso de idosos, é aconselhável que procure orientação de profissional habilitado. A dosagem pode ser calculada de acordo com os sintomas, peso corporal, atividades diárias, etc. O uso externo na forma ce creme não tem contraindicação e pode ser passado nas pernas 2 a 3 vezes ao dia. https://www.oficinadeervas.com.br/castanha-da-india Para que possamos calcular a dosagem, entre em contato com nossos fitoterapeutas e passe as informações com detalhes. Você pode falar conosco pelo link abaixo, ou pelo WhatsApp (16)98234-0111. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Nara
Olá tenho um pequeno cisto no fígado, bem pequeno mesmo, posso romar a castanha da Índia pois tenho varizes e sinto meus pés inchado.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Nara. A Castanha da Índia é contraindicada em caso de insuficiência hepática, mas não é o seu caso. Você poderá fazer o uso da Castanha da Índia, e se quiser, poderá associar ao Hamamelis, que tem uma ação boa também para problemas de varizes. https://www.oficinadeervas.com.br/castanha-da-india https://www.oficinadeervas.com.br/hamamelis Pode também fazer massagem ou apenas passar o creme de Hamamelis + Castanha da Índia nos pés e nas pernas. https://www.oficinadeervas.com.br/creme-para-varizes Para dúvidas e orientações posológicas clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Wanderlei Takao Tanaka
Boa tarde. Por gentileza sou diabético tipo 2 , tenho problemas de circulação e uso meia média compressão recomendado pelo médico vascular, e tenho muitas varizes e dores na pernas e faço exercícios físicos. Mas tive úlcera venosa leve e de vez em quando aparece furúnculos que dói. Então comprei a castanha aessculus hippocastanum de 300 mg e estou tomando 1 a 2 por dia , será que continuo tomando ou paro de tomar por motivo da diabete tipo 2 . Já tomo os remédios atovastatina para circulação e os remédios para diabetes metafórica 850mg e glimiperida de 5mg. Desde já agradeço. Uma ótima semana.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Wanderlei. A Castanha da Índia vai melhorar a circulação e não interfere no diabetes. Pode tomar de acordo com a prescrição ou orientação dada pelo vendedor, pois existe o pó da planta e o extrato seco, que é a forma concentrada. Assim, não poderei te orientar porque não tenho a informação da sua formulação. Qualquer dúvida, entre em contato: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Joelza
Oi, boa tarde. Tenho muitas varizes nos membros inferiores e sinto muitas dores durante o dia . Qual seria a indicação de cápsula e creme de castanha da Índia para mim?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Joelza. Se você não faz nenhum tratamento, poderá usar a Castanha da Índia e o Hamamelis, pois esse composto melhora a circulação e fortalece as veias. Você pode tomar as cápsulas e também passar o creme nas pernas. É aconselhável elevar as pernas para o alto pelo menos 1 vez durante o dia. Isso ajuda a diminuir a dor e o inchaço. Além disso, é preciso caminhar, caso você fique muito tempo sentada em sua rotina. Deixo abaixo um informativo sobre varizes. https://www.oficinadeervas.com.br/conteudo/5-plantas-para-tratamento-de-varizes https://www.oficinadeervas.com.br/castanha-da-india https://www.oficinadeervas.com.br/hamamelis Para maiores informações, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Tania
Olá..Já tive hepatite na adolescência e Malária há 30 anos atrás na África. Não tenho mais problema de fígado. Comprei a castanha indiana pra dor lombar quando acordo. Tomei uma cápsula e me senti bem. Posso continuar tomando? E por qto tempo? Obrigada!( Tenho 65 anos e tomo aradois pra pressão alta)
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Tania. efeitos colaterais e contraindicações da Castanha da Índia A Castanha da Índia é um fitoterápico bem tolerado pelo organismo humano e não apresenta reações adversas graves. Quando ocorrem, podem provocar náuseas, urticária, refluxo, espasmos musculares e desconforto gastrointestinal. No entanto, há precauções de uso importantes: Não é recomendado para gestantes, lactantes e crianças por falta de estudos que atestem um consumo seguro por estes pacientes. Não é recomendado para pacientes hipersensíveis ou alérgicos aos seus componentes. Não é recomendado para pacientes que consomem anticoagulantes. Não é recomendado para pacientes com insuficiência renal ou hepática. Para pacientes idosos, o ideal é buscar orientação médica. Pacientes que vão passar por cirurgias devem interromper o uso da Castanha da Índia pelo menos 3 semanas antes do procedimento. Quem possui histórico de alergia à escina (um dos principais componentes da Castanha da Índia) ou demais condições, deve manter-se atento e buscar outras alternativas de tratamento. A cada 90 dias de uso, pausar 15 dias e repetir o ciclo. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Viviana Clara Da Silva
Olá boa noite, tenho uma pergunta sobre estar na menopausa se causa maior sangramentos?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Viviana. Durante o período do climatério, que é a fase que antecede a menopausa, ocorrem alterações hormonais que podem levar a esse sintoma. É aconselhável que você faça uma consulta ao seu ginecologista para avaliar o problema, pois você pode ter anemia se o sangramento for intenso. O uso de alguns medicamentos também podem acentuar esse problema. Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Edna
Eu tomei a castanha da índia eu estou sentindo meus ouvidos tampados, um pouco de fraqueza, náuseas
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Edna Náuseas pode ser um efeito da Castanha da índia, para saber se realmente não é uma coincidência recomendo que faça uma pausa de uma semana e volte a fazer o uso, se os sintomas voltarem suspenda o uso do fitoterápico. Qualquer dúvida ou orientação, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Magda Oliveira
Bom dia, tenho arritmia e fibrilação atrial, uso natca passo,e estou com problema circulatório, minha canel está ficando preta, já tomei vários remédios passado pelo negócio cascular e não melhorei ele indicou aplicação de espuma mais não estou podendo fazer agora, mandei manipular castanha da indua 300mg com rutina 120mg ,fui na cardiologista e esqueci de perguntar, posso tomar? Obrigada
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Magda Clique no link abaixo para falar com nossos fitoterapeutas: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Informe qual (is) problema (s) de saúde apresenta e se usa algum medicamento além do que mencionou, assim vamos te orientar melhor. Estamos à disposição.


• Ana Lúcia
Tive Avc hemorrágico em 2020 os médicos não descobriram a causa por eu ter uma vida saudável, no entanto tenho varizes e fui ao médico ele passou castanha da Índia, nem cheguei a comprar porque fiquei com medo de haver algum sangramento nas veias da cabeça...isso seria possível, ou é contra indiçado no meu caso?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Ana Lúcia. Se o seu médico soube do AVC e te recomendou a Castanha da Índia, provavelmente ele entenda que tenha sido causado por formação de coágulo, e nesse caso, você pode tomar essa planta. Caso você esteja fazendo uso de algum medicamento que tenha ação anticoagulante, não é indicado tomar a Castanha da Índia. O efeito adverso ou o risco dependerá também da dosagem que seu médico indicou. Para o alívio das dores nas pernas, você poderá também optar pelo uso da planta na forma de creme para massagem, associado ao uso interno receitado pelo médico. https://www.oficinadeervas.com.br/castanha-da-india Para mais informações, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• MARIA ISABEL
Bom dia! Me chamo Maria Isabel, tenho 52 anos e muitas varizes externa, faz 15 dias que estou tomando Três c[apsulas diárias de castanha da ìndia, ontem a noite tive na cama forte dor na pern, verificando percebi uma erução inter da minha safena que está doete.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Maria Isabel Para que nossos fitoterapeutas possam te orientar, clique no link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Informe como está usando a Castanha da Índia, se tem algum outro problema de saúde e se usa outros medicamentos. Aguardamos seu contato. Estamos à disposição.


• Kissia
Tenho vasinhos...mas agora tô fazendo musculação percebi que aumentaram a quantidade de vamos e É algumas veias dilataram....qual castanha da Índia seria mais indicado?pó, tintura ou cápsula?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Kissia. A Castanha da India é indicada para casos de varizes mas não remove as veias que estão comprometidas. Durante o uso, melhora a circulação e alivia os desconfortos causados pelas varizes. Para maiores detalhes, recomendamos que entre em contato com os nossos fitoterapeutas pelo link https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Ficamos a disposição.


• Fernando Antonio Costa
Tenho cirosse totalmente controlada, posso usar a Castanha da Indi
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Fernando Entre em contato nossos fitoterapeutas e informe os medicamentos que faz uso: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Cemilda
Olá ! Pode ser feito o chá da castanha da india ou com o pó pode ser consumido ?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Cemilda. Pode fazer o chá da Castanha da índia, o pó pode ser consumido. Ficamos a disposição.


• Maria de Fátima Gonçalves
Castanhas da Índia pode dar sono? Pq queria dar para meu pai ele tem 87 anos e queixa de muito cansaço nas pernas mas me preocupa pq ele já dorme bem.
⇒ Oficina de Ervas: Olá Maria, Não é comum dar sono, vai atuar mais na circulação. Para maiores informações fale com os nossos fitoterapeutas pelo link abaixo. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Vania
Boa. Tarde eu estou com dúvidas pois já sofre do nervo ciático e agora atacou de novo cheguei a tomar injeção mas nada resolveu tenho muitas varizes internas e um mioma no útero muito pequeno de um cm mas além da dor sinto minha perna muito gelada pode haver com circulação, será que poderei tomar a castanha da india indiana e quanto tempo devo tomar e quantidade, desde de já obrigada pela atenção.
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Vânia Se as dores nas pernas forem causadas por má circulação, você poderá tomar a Castanha da Índia por pelo menos 4 meses. https://www.oficinadeervas.com.br/castanha-da-india Quanto à dor ciática, ela pode ser provocada por má postura, falta de fortalecimento muscular ou algum movimento brusco. Nesse caso, pode usar a Erva Baleeira na forma de cápsulas, que é anti-inflamatório, e na forma de creme. Ela vai aliviar também as dores nas pernas, apesar de não ter ação na circulação venosa. https://www.oficinadeervas.com.br/erva-baleeira Quanto ao mioma, como está pequeno, dá para tratar com Unha de Gato + Uxi Amarelo. https://www.oficinadeervas.com.br/unha-de-gato https://www.oficinadeervas.com.br/uxi-amarelo Qualquer dúvida, entre em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Ivonelma Ferreira da Silva
Olá me chamo Ivonelma fiz a retirada da Safena e demais varizes ha 20 dias estou tomando flebom, emas permaneço com dores pesadas, então comecei a tomar castanha da índia 3 cápsula ao dia, também,daí então começou uma dor das na região abaixo da lombar e descendo para as pernas em especial a perna esquerda incomoda como se fosse nos nervos posterior das pernas, será se tem haver com o uso da castanha da india?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Ivonelma Não tem como saber.. Suspenda o uso e veja se melhora. Qualquer dúvida ou orientação, poderá entrar em contato com nossos fitoterapeutas pelo link abaixo: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Maria Salete Rosolem
Olá bom dia! Sou de CTBA e sofro com varizes à muito tempo, já tirei safena . Estou usando castanha da índia em pó mas me dá enjôo estou insistindo pra ver se tenho melhoras, pois comecei a pouco tempo. Tenho 63 anos . Posso continuar a usar o pó da castanha ou cápsulas seria melhor.? Agradeço se me responder . Obrigada
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Maria Salete Você pode experimentar o extrato seco padronizado da Castanha da Índia, temos em cápsula. Trata-se apenas da substância responsável pelo efeito terapêutico encapsulada. Já o pó, contém todas outras substâncias presente na planta inclusive alguma que pode ser responsável pelo seu enjôo. Clique no link abaixo e fale com nossos fitoterapeutas para que eles possam te orientar: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Claudiana
Comecei usar a cápsula hoje de castanha da índia e as palmas de minha mão estão coçando muito,é normal? O que fazer pra amenizar?
⇒ Oficina de Ervas: Olá, Claudiana Não é comum ocorrer esse tipo de reação, no momento não da para afirmar se é por causa do uso da Castanha da índia, mas também não podemos descartar que possa ser reação alérgica aos constituintes desse fitoterápico. No momento suspenda o uso por 15 dias, após os 15 dias volte a usar e observe. Deixo abaixo o link para que você possa entrar em contato com os nossos fitoterapeutas. https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta Estamos à disposição.


• Rosilene
Olá tenho esofagite grau a refluxo, posso tomar castanha da india ? Pois tenho muitas variáveis e dores nas pernas.
⇒ Oficina de Ervas: Bom dia Rosilene Não existem estudos que indiquem que a Castanha daa índia apresente contra- indicações para quem apresente esofagite ou refluxo. Ela auxilia o tratamento de problemas como varizes, dores nas pernas, inchaço e hemorróidas. Segue abaixo o link com maiores informações sobre o produto: Castanha da Índia: https://www.oficinadeervas.com.br/castanha-da-india Para uma orientação mais personalizada, esclarecimentos ou orientações, entre em contato com um de nossos fitoterapêutas através dos links: https://www.oficinadeervas.com.br/fale-fitoterapeuta https://www.oficinadeervas.com.br/zap Estamos à disposição


Artigo Dilênia ou Maçã de Elefante? Entenda os benefícios do uso medicinal dessa planta! 16 Jul 2024 Informativo A rinite atacou? Entenda os sintomas e como a fitoterapia pode ajudar! 04 Jul 2024 Artigo Margaridão, Titônia ou Mão-de-deus? Entenda os benefícios! 28 Jun 2024 Artigo Capim-limão: benefícios e uso na aromaterapia 25 Jun 2024 Informativo Cirrose e Hepatite: é a mesma coisa? Cuide do fígado de forma mais natural 04 Jun 2024 Artigo Eucalipto: benefícios e propriedades medicinais 29 Mai 2024

Ver Outros Conteúdos